Curso de Farmácia

O curso de Farmácia prepara o aluno para trabalhar no ramo de fármacos, medicamentos, cosméticos, controle, produção e análise de alimentos, além de realizar análises clínicas e toxicológicas.
O campo de trabalho do farmacêutico é amplo. Este profissional pode fazer desde o atendimento em drogarias até pesquisas sobre novos medicamentos em indústrias, passando pela análise de amostras em laboratórios.
Qualquer que seja a área, para exercer a profissão de farmacêutico é obrigatório ter o diploma de bacharel em Farmácia em curso reconhecido pelo MEC e estar registrado junto ao Conselho Regional de Farmácia de seu Estado.
Veja como funciona o curso de Farmácia, as principais disciplinas, as universidades que oferecem esta graduação e como é o mercado de trabalho para este profissional!
O que se faz no curso de Farmácia?
Conhecido também como Ciências Farmacêuticas, o curso de Farmácia faz parte da área da Saúde, é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos. É oferecido principalmente em formato presencial, mas há instituições credenciadas pelo MEC que atuam na modalidade a distância. É possível cursar Farmácia em período integral ou noturno.
Ao ingressar no curso de Farmácia, o estudante terá contato com as disciplinas básicas da área da Saúde, como Anatomia, Biologia e Fisiologia. Já nos primeiros anos começam as disciplinas que formam a base para a Farmácia, como Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica, Física e a prática em laboratórios.
No curso de Farmácia o estudante aprende a:
- Examinar e testar substâncias e princípios ativos.
- Identificar as reações provocadas no organismo.
- Realizar análises clínicas e toxicológicas de amostras como sangue, urina e fezes.
- Analisar a composição de alimentos industrializados.
- Prestar orientação farmacológica e combater a infecção hospitalar.
O aluno deve obrigatoriamente passar por estágios e, para se formar, deve defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Por ser do tipo bacharelado, o curso de Farmácia proporciona uma formação generalista com a qual o profissional pode atuar nas diferentes áreas do setor.
Em algumas universidades o estudante deve optar, ao longo da graduação, por uma entre várias habilitações no curso de Farmácia. É o caso de uma universidade pública do Rio de Janeiro que oferece quatro habilitações:
- Farmacêutico
- Farmacêutico Bioquímico – Análise de Alimentos
- Farmacêutico Bioquímico – Análises Clínicas
- Farmacêutico Industrial
Qual é a grade curricular de Farmácia?
O currículo do curso de Farmácia pode variar de acordo com a instituição. Confira abaixo algumas disciplinas que costumam aparecer:
- Análises Toxicológicas
- Anatomia Humana Geral
- Atenção Farmacêutica
- Biologia Celular Geral
- Bioquímica Clínica
- Bromatologia (estudo dos alimentos)
- Citologia Aplicada
- Controle de Garantia de Medicamentos e Cosméticos
- Farmácia Hospitalar
- Farmacoeconomia
- Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
- Farmacognosia
- Farmacologia
- Farmacotécnica
- Físico-Química Aplicada à Farmácia
- Garantia de Qualidade em Práticas Farmacêuticas
- Gestão Farmacêutica
- Hematologia
- Histologia e Embriologia Geral
- Imunologia
- Imunoradiobiologia Clínica
- Microbiologia
- Parasitologia
- Patologia Geral
- Produção de Medicamentos e Cosméticos
- Química Analítica, Farmacêutica, Orgânica, Geral e Inorgânica
- Toxicologia Geral
Onde estudar Farmácia?
No Brasil a graduação em Farmácia é oferecida por centenas de instituições em todas as regiões do País. Nas universidades públicas, o maior obstáculo está em superar a concorrência por uma vaga. Seja no vestibular ou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é preciso apresentar uma boa pontuação para passar.
Nas faculdades particulares, é preciso ficar de olho bem aberto. Como a oferta tende a ser maior (já viu quantas instituições privadas surgem a cada ano em sua região?), o futuro farmacêutico deve fazer uma escolha bem criteriosa. A gente recomenda que você verifique os seguintes itens:
- Reconhecimento do MEC: para que o diploma tenha validade.
- Infraestrutura :para que você tenha à disposição os melhores recursos de aprendizagem, como bibliotecas atualizadas e laboratórios com tecnologia de ponta.
- Localização: para que o tempo de deslocamento não se transforme em um fardo durante o curso.
- Relação custo-benefício: para que você estude com a maior qualidade possível, sem ficar no vermelho.
Para ajudar nessa busca, fizemos uma pré-triagem. Na lista a seguir você vai encontrar somente faculdades reconhecidas pelo MEC, que oferecem boa infraestrutura, têm diversas unidades espalhadas pelo Brasil afora e – melhor de tudo – participam de programas que ajudam o estudante de baixa renda a cursar o ensino superior (como o ProUni e o FIES) e ainda contam com iniciativas próprias de descontos, bolsas de estudos e financiamento sem burocracia.
Dê uma olhada:
Qual é o perfil do profissional formado em Farmácia?
Ao portar um diploma do curso de Farmácia, o profissional está autorizado a exercer mais de 70 atividades farmacêuticas, como por exemplo:
- Trabalhar com pesquisa, produção e manipulação de medicamentos;
- Gerenciar e administrar farmácias e drogarias;
- Prestar assistência farmacêutica em serviços de saúde públicos ou privados;
- Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
- Emitir laudos e pareceres de análise de alimentos.
O profissional de Farmácia deve estar disposto a aprender sempre, pois a cada dia novos remédios e tratamentos são lançados no mercado. Cabe ao profissional estar atento à adequação de cada medicamento à necessidade de seus pacientes.
Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Farmácia?
Quem se forma em Farmácia encontra um mercado de trabalho promissor. É uma das áreas com maior taxa de ocupação: 94,3% dos farmacêuticos brasileiros estão trabalhando, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).
As oportunidades de trabalho podem estar em farmácias e drogarias, que por lei precisam ter em seus quadros um profissional de farmácia para assumir a responsabilidade técnica. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, no Brasil existem cerca de 67 mil farmacêuticos em atividade e mais de 97 mil estabelecimentos como farmácias e drogarias.
Há também oportunidades em hospitais, laboratórios, indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos. No setor público, o profissional de Farmácia pode atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), em fiscalização, vigilância sanitária e trabalhar com perícia criminal, na área de toxicologia forense.
Especialistas em carreiras apontam que, entre as áreas em expansão para quem se forma em Farmácia, estão a da biotecnologia associada à área farmacêutica, interpretação de DNA e criação de medicamentos sob demanda. O envelhecimento da população impulsiona várias indústrias relacionadas à qualidade de vida, entre elas a indústria de fármacos.
Veja também:
Pretende fazer o curso de Farmácia? Já escolheu sua faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!


Técnico em Administração: Conheça 3 áreas para iniciar a carreira

Quem possui curso técnico pode eliminar matérias na faculdade? Entenda

MBA: 5 sinais de que você precisa investir na formação

Curso técnico ou profissionalizante: quais são as diferenças?

Conheça todos os cursos que a Unicamp oferece

Essas são profissões que só precisam de curso técnico; confira

Aprenda o poder do Marketing de Influência com a Boca Rosa

Isso é o que aprendemos sobre o uso da tecnologia com ‘Futurama’
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.