dcsimg

Saiba quais faculdades fazer pra trabalhar com esportes

Quer trabalhar com esporte? Então veja as nossas dicas e escolha o curso que mais combina com você!

Trabalhar com esporte é o desejo de muitos jovens e neste ramo existem diversas possibilidades para carreiras de sucesso e bastante promissoras.

De tantos cursos que o estudante pode optar para trabalhar com esporte, separamos sete deles para poder explicar melhor como é que este profissional atua nesta área. Vamos lá!

Faculdades para trabalhar com esportes

Educação Física

Quando se pensa em curso para trabalhar com esportes, vem logo na cabeça o curso de educação física. Esse curso tem a duração de 4 a 5 anos e pode ser visto na forma de bacharel ou licenciatura (para quem deseja trabalhar em escolas).

Nele o estudante se prepara para ser um educador físico e trabalhar diretamente com os atletas, condicionando-os para o esporte de interesse.

Nutrição

Todo atleta necessita de um nutricionista, assim como instituições de atletismo, pois esse profissional sabe o que deve ser feito para aumentar o desempenho físico, desportivo, evolucional do atleta ou jogadores.

O curso de nutrição tem a duração de 5 anos e para se especializar nesta área o estudante deverá realizar um curso de pós- graduação em nutrição esportiva, que tem a duração média de 1 a 2 anos.

Fisioterapia

Outro profissional importantíssimo para esta área é o fisioterapeuta esportivo, pois ele trabalha com os atletas lesionados e também na prevenção de lesões. Geralmente todos os clubes e times possuem o seu fisioterapeuta para acompanhamento do dia a dia dos seus atletas.

Esse curso tem a duração de 5 anos e durante a formação, o estudante terá muitas experiências práticas em laboratórios e atendimentos.

Fisiologia

O fisiologista é responsável por testar, acompanhar e melhorar o desempenho do corpo humano. Ele desenvolve a resistência, velocidade e massa muscular do atleta, aumentando assim a sua capacidade física.

É um curso com duração de 5 anos e pode ser visto em diversas faculdades do país.

Medicina

Nem precisamos falar o quanto a medicina é importante no esporte. O médico esportista é especializado em prevenir, tratar e reabilitar os profissionais ou não profissionais que realizam atividades físicas, pois ele visa a importância desses exercícios para a melhoria do corpo humano.

Esse profissional também atende pessoas com doenças crônicas, como: diabetes, obesidade, asma, entre outros.

A faculdade de medicina dura 6 anos e após a formação básica o estudante deverá realizar a residência, onde escolherá a área que deseja atuar.

Administração

Independente do esporte, as organizações esportivas possuem muitos administradores especializados na área. O administrador esportivo é responsável por gerir de maneira mais eficiente os ambientes de esporte, propondo um gerenciamento positivo e práticas de liderança que sejam efetivas.

A faculdade de administração tem a duração média de 4 anos e é ótima para quem deseja ingressar na parte organizacional de uma empresa de esportes.

Comunicação e Marketing

O marketing esportivo utiliza o esporte como ferramenta de comunicação (corporativa ou institucional) patrocinando e estabelecendo parcerias com atletas, campeonatos, times, clubes e ligas.  Aplicando os princípios do marketing a qualquer produto ou serviço da indústria do esporte, desde academias e eventos até equipamentos e vestuário esportivo.

Viu a quantidade de cursos que você pode fazer para trabalhar com esporte? Então vamos ver agora quais faculdades oferecem esses cursos!

Faculdades com cursos para trabalhar com esporte

Sempre na hora de indicarmos uma faculdade, lembramos da importância dela ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois assim o diploma de conclusão de curso é válido em qualquer lugar do país.

Separamos algumas faculdades que se encaixam nas exigências do MEC e trabalham com financiamentos e bolsas sem burocracia, para quem não pode pagar uma faculdade:

Essas faculdades também participam do ProUni e Fies.

Veja mais:

Descubra quais são as notas de corte do Sisu 2018

Saiba tudo sobre o novo FIES 2018

Com qual área você se identificou mais? Conte pra gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin