dcsimg

Saiba quais faculdades fazer pra trabalhar com pessoas

Você gosta de lidar com o ser humano? Então saiba que suas opções de graduação são muitas. Conheça algumas delas!

Existem diversas faculdades voltadas ao cuidado de pessoas. Além de atividades ligadas ao setor de saúde, há outras áreas a serem exploradas, as quais oferecem boas oportunidades na carreira e ainda proporcionam bons ganhos financeiros ― dependendo da área de atuação, experiência profissional e cursos de especialização.

Ao realizar um curso desse tipo, você poderá fornecer auxílio para pessoas que precisam de ajuda com problemas e ainda melhorar a qualidade de vida de muita gente. Quer saber mais um pouco sobre algumas dessas profissões? Então continue a leitura deste post!

Conheça algumas faculdades voltadas ao trato com pessoas

Lidar com o outro é um quesito essencial para diversas profissões. Mas algumas carreiras são específicas para trabalhar com pessoas, ajudando-as a resolver problemas de saúde ou de outro tipo.

E isso não significa, necessariamente, realizar um trabalho voluntário, você pode ter uma carreira de prestígio e muito bem remunerada cuidando e dando atenção aos outros. Algumas áreas voltadas para ajudar pessoas estão no topo das profissões mais bem pagas do país. Então, sem mais delongas, vamos saber quais são algumas delas!

Recursos Humanos

O profissional de recursos humanos trabalha com processos de recrutamento e seleção de funcionários, cria políticas de projeção salarial dentro das empresas, realiza treinamento de pessoal e ainda orienta profissionais para conseguirem o emprego ideal.

O curso de Recursos Humanos é uma graduação tecnológica, ou seja, oferece uma formação específica. Essa graduação é oferecida nas modalidades presencial e a distância e tem duração de 2 anos.

Medicina

A faculdade de Medicina está no topo da preferência entre os estudantes. Além disso, a profissão de médico é uma das mais bem pagas do país. A função do médico é zelar pela saúde e bem-estar dos pacientes. Ele pode atuar tanto na rede pública quanto na rede particular de saúde.

Para se formar, é preciso estudar de forma integral durante 6 anos e, depois desse período, fazer residência médica na área que deseja atuar ou um curso de especialização. O tempo médio para uma especialização ou residência varia de 2 a 5 anos, dependendo da área escolhida.

O médico recém-formado atua de forma generalista, identificando e tratando doenças simples, além de ser responsável por encaminhar o paciente para um especialista, caso haja necessidade.

Enfermagem

O enfermeiro é o braço direito do médico dentro dos hospitais e centros de saúde. Esse profissional tem contato direto com os paciente e é responsável por administrar medicamentos, realizar primeiros socorros, fazer curativos, preparar o paciente para a realização de exames, entre outras funções.

A faculdade de Enfermagem tem uma carga horária de 4.000 horas, o que equivale a 4 ou 5 anos de estudo, dependendo da instituição. O curso pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto à distância.

Algumas instituições, como o Centro Educacional Anhanguera, oferecem o curso nos dois formatos.

Psicologia

O curso de Psicologia prepara o profissional para ajudar as pessoas a se conhecerem e a lidar melhor com seus problemas. Ele é responsável por diagnosticar e tratar distúrbios emocionais como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, entre outros tipos de disfunções que atrapalham a saúde e qualidade de vida do ser humano.

Mas o campo de atuação do profissional não se restringe somente ao atendimento a pacientes. O psicólogo também pode atuar no departamento de Recursos Humanos de empresas, fazendo a seleção de profissionais ou ajudando candidatos a encontrarem o emprego ideal.

A faculdade de Psicologia dura em média 5 anos e é oferecida somente no formato presencial. Há uma grande demanda de vagas para o curso, tanto nas instituições públicas quanto nas particulares. Você encontra o curso de Psicologia em faculdades privadas como na Faculdade Pitágoras, em Minas Gerais, e no Centro Educacional Anhanguera, que possui unidades em diversos estados e cidades do país.

Serviço Social

Quem se forma neste curso pode atuar como assistente social, ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade, como desempregados, pessoas em situação de rua, vítimas de abuso sexual e violência doméstica, e crianças abandonadas, por exemplo. O profissional dessa área pode atuar em empresas públicas, particulares e ONGs.

A faculdade de Serviço Social tem duração de 4 anos e pode ser feita tanto de forma presencial quanto EAD. Há oferta para o curso em instituições públicas e particulares, como na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e na Universidade de Franca (UNIFRAN).

Educação Física

O educador físico atua na prescrição e controle do treinamento das modalidades desportivas e lutas. Ele pode atuar em academias, clubes e centros recreativos. Além disso, há uma grande demanda para quem deseja trabalhar como personal trainner. Seja como for, sua função é promover a saúde da população por meio da prática de atividades físicas.

A faculdade de Educação Física tem duração de 4 anos e pode ser feita presencialmente ou a distância. É possível encontrar o curso em instituições públicas e particulares, sendo que a maior parte das vagas encontra-se nas faculdades privadas.

O curso é oferecido nas modalidades bacharelado e licenciatura. As faculdades Anhanguera e UNIFRAN oferecem a graduação nos dois formatos.

Nutrição

O nutricionista atua para promover a saúde da população por meio da alimentação. Ele elabora cardápios em restaurantes, cria planos alimentares para quem deseja emagrecer, ganhar massa muscular ou mudar sua dieta por causa de problemas de saúde, entre diversas outras funções.

O profissional pode atuar em empresas públicas, particulares ou ainda abrir a própria clínica ou consultório.

O curso de Nutrição é oferecido nas modalidades presencial e semipresencial, sendo que a maior parte das faculdades oferece essa graduação no formato presencial. A duração do curso é de 4 anos e depois de formado, o nutricionista pode se especializar em diversas áreas.

Onde fazer uma faculdade para trabalhar com pessoas

Como você viu, há diversas faculdades que promovem o cuidado com pessoas. Então, se você já escolheu qual curso fazer, precisa agora verificar se a instituição de seu interesse é regularizada perante o MEC. Isto porque seu diploma só terá validade para o mercado de trabalho se você se formar em uma instituição reconhecida pelo órgão.

A seguir, vamos listar algumas instituições públicas e particulares onde você pode fazer os cursos citados acima e outros que possibilitem trabalhar com pessoas. Confira!

Veja também:

Psicologia ou Psiquiatria: qual a melhor opção?

Psicologia: saiba tudo sobre a profissão e veja onde estudar

Então, você gosta de lidar com pessoas e quer exercer uma profissão que possibilita que você exerça esse dom? Deixe seu comentário contando para nós qual carreira quer seguir.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin