dcsimg

Saiba quais faculdades fazer pra trabalhar com tecnologia

Conheça algumas faculdades que te permitirão trabalhar com tecnologia e construir uma carreira de sucesso!

Existem diversas opções de faculdades para trabalhar com tecnologia que, além de serem a porta de entrada para boas oportunidades no mercado de trabalho, ainda oferecem a possibilidade de o profissional formado construir uma carreira sólida e bem remunerada.

No mundo globalizado onde vivemos, o uso da tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Por isso, a demanda por profissionais especializados é grande, o que torna o setor bastante atrativo para quem busca uma carreira de sucesso.

Mas, quais faculdades são voltadas para quem deseja trabalhar com tecnologia? É justamente essa pergunta que responderemos neste post. Fizemos uma lista com alguns cursos que você pode fazer, acompanhe!

Confira algumas faculdades para trabalhar com tecnologia

Quando falamos em tecnologia, as pessoas logo pensam em ficar em frente a um computador o dia todo, criando códigos super complexos. Embora o campo da programação seja uma das áreas tecnológicas com mais demanda de profissionais, existem diversos outros setores nos quais se pode atuar.

Sem mais delongas, vamos conhecer algumas opções de faculdades para trabalhar no setor tecnológico!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

O profissional dessa área administra fluxos de informação em qualquer rede de computadores e armazena e desenvolve sistemas de armazenamento e recuperação de dados. Uma das principais áreas de atuação dos analistas de sistemas é o campo de desenvolvimento de software.

Mas a área não se resume a essas funções. Há diversas oportunidades de trabalho nos setores de administração de redes, arquitetura e administração de sistemas, gestão de banco de dados, gestão de projetos de TI e consultoria estratégica em TI.

O curso é oferecido na modalidade bacharelado, tem duração de 4 anos e pode ser encontrado tanto em faculdades públicas quanto em particulares. E também há o curso de tecnólogo em Análise de Sistemas, que pode ser feito em 3 anos!

Na faculdade Anhanguera, você encontra o curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade semipresencial e o curso pode ser feito em diversos polos espalhados por todo o país.

Engenharia de Computação

O curso de Engenharia da Computação é bastante interessante para quem deseja trabalhar com tecnologia. Isto porque ele é totalmente focado no projeto e desenvolvimento de hardwares, softwares e demais dispositivos tecnológicos.

Além de ter a oportunidade de trabalho no desenvolvimento de programas, aplicativos e circuito eletrônicos, o engenheiro de software ainda pode trabalhar com robótica e automação industrial.

O curso de Engenharia da Computação tem duração de 5 anos e é oferecido na modalidade bacharelado. Você encontra essa graduação tanto em instituições públicas quanto em faculdades particulares e, muitas vezes, as aulas acontecem em tempo integral.

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação é bastante conhecido e o aluno que opta por essa graduação tem bastante contato com conteúdos voltados para administração e gestão em TI.

A função do profissional dessa área é administrar o conteúdo que circula pela rede de computadores da empresa bem como desenvolver os sistemas de armazenamento e recuperação de informações.

Nessa área, é possível fazer um curso de bacharelado, que tem a duração de 4 anos, ou um curso superior tecnológico, que dura em média 2 anos.

Sistemas para Internet

O curso de Sistemas para Internet prepara o profissional para planejar, desenvolver e gerenciar diversos programas, aplicativos e interfaces para páginas na web. Depois de formado, o profissional da área pode trabalhar com web design, administração de sites e segurança da informação na web.

Essa graduação é oferecida na modalidade superior tecnológico e tem duração média de 2 anos. O curso é encontrado em diversas instituições e pode ser feito a distância, o que possibilita ao aluno ter mais flexibilidade para estudar.

Jogos Digitais

Esse curso é voltado para pessoas criativas, que pretendem trabalhar com o desenvolvimento de jogos para videogames, computadores, celulares, tablets, internet etc. O profissional pode atuar no desenvolvimento do roteiro do jogo, na criação, no desenho dos personagens e ainda ser responsável por definir as regras gerais do jogo.

Além de criar jogos, o profissional formado nessa área pode trabalhar com a criação de simuladores de situações reais, como aqueles sobre como dirigir um caminhão ou pilotar uma aeronave.

O curso tem duração média de 3 anos, dependendo da instituição e da especialidade. Na Universidade de Franca (UNIFRAN), por exemplo, a graduação em Jogos Digitais é oferecida na modalidade EAD e tem a duração de 2 anos.

Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação prepara profissionais para trabalhar em diversas áreas do setor de TI, como gerenciamento de TI, programação e análise de sistemas, e docência e pesquisa.

Durante o curso, o aluno aprende bastante sobre programação, tem contato com linguagens de programação mais tradicionais como Java, além de conteúdos sobre banco de dados, arquitetura de sistemas e hardware ― e ainda aprende um pouco sobre inteligência artificial e robótica!

O curso tem duração média de 4 anos e pode ser encontrado em faculdades públicas e particulares. Na faculdade Anhanguera você encontra essa graduação no formato presencial.

Onde fazer uma faculdade pra trabalhar com tecnologia

Há diversas instituições no país que oferecem cursos de graduação voltados para o setor de tecnologia, nas modalidades presencial e a distância. É importante conhecer todas as opções do setor para definir qual curso é mais adequado para seu perfil.

A seguir, listamos algumas instituições que oferecem cursos voltados para o campo de Tecnologia da Informação (TI). Todas são reconhecidas pelo MEC e oferecem um excelente custo-benefício.

Veja também:

Descubra quais são os 7 cursos tecnólogos mais bem pagos

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Você já decidiu qual curso fazer em 2019? Conte para nós deixando seu comentário no post.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin