Análise e Desenvolvimento de Sistemas: conheça este curso

Conheça a carreira do tecnólogo em Análise de Sistemas, como funciona o curso e onde estudar!

Conheça a carreira do tecnólogo em Análise de Sistemas, entenda como funciona o curso e veja onde estudar!

TIAmantes e usuários da tecnologia devem reconhecer a complexidade dos ambientes virtuais, websites e programas que utilizamos no nosso dia a dia na internet. Afinal, tudo isso só existe pois foi desenvolvido através de softwares e hardwares específicos para cada função. Parece complexo? Pois essa é a função de um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas!

Esse segmento profissional é muito promissor, já que envolve tecnologia e sistemas computacionais – uma área com crescentes procuras por profissionais no mercado de trabalho. Muitos dizem que um especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está investindo na carreira do futuro. Será mesmo?

Se você está pensando em cursar o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, saiba que essa pode ser uma profissão repleta de oportunidades e que pode exigir muitas especializações profissionais no futuro. Entenda melhor como funciona esse curso e onde estudar!

O que faz um profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional de nível superior que analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implementa e cuida da manutenção de sistemas computacionais e softwares.

Analistas e desenvolvedores de sistemas trabalham principalmente na produção de softwares, podendo atuar em diversas fases da criação de um sistema computacional: levantamento de requisitos, projeto, especificação, documentação, implantação, testes e manutenções. De qualquer forma, o principal objetivo de um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é analisar e propor soluções tecnológicas.

O mercado da Tecnologia em Informação (TI) para analistas e desenvolvedores de sistemas é promissor e, atualmente, faltam profissionais qualificados para atender a demanda das empresas. Logo, é uma área em que não costumam faltar oportunidades e vagas disponíveis para trabalhos.

Como é o curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma formação de nível superior que dura entre dois anos e meio e três anos, podendo ser oferecido no formato presencial ou a distância. Por ser um curso tecnológico, é uma formação voltada ao mercado de trabalho e o aluno tem a oportunidade de realizar atividades práticas que serão exigidas pela empresa onde for trabalhar.

Vale lembrar que o diploma de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância vale tanto quanto o presencial. Nos dois casos, mais importante do que a modalidade de ensino é a forma como cada aluno aproveita o material oferecido pelo curso. Para isso, é preciso se certificar de que você vai cursar uma instituição de ensino de qualidade, reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, vale ressaltar que o curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser oferecido com diferentes nomenclaturas. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, eles podem ser:

  • Análise de Sistemas de Informação
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação
  • Desenvolvimento de Software
  • Engenharia de Software
  • Processamento de Dados
  • Sistemas de Software

O que se estuda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

As disciplinas do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas variam de acordo com a instituição e a ênfase dada em cada currículo. Algumas das matérias mais comuns são:

  • Análise Estruturada de Sistemas
  • Análise Orientada a Objetos
  • Desenvolvimento de Software Seguro
  • Direito e Legislação
  • Estrutura de Dados
  • Fundamentos de Redes de Computadores
  • Laboratório de Programação
  • Linguagens de Programação
  • Matemática Aplicada à Informática
  • Probabilidade e Estatística
  • Programação e Design para Web
  • Programação em Banco de Dados
  • Programação Estruturada
  • Programação Orientada a Objetos
  • Sistemas de Banco de Dados
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas Operacionais
  • Teoria Geral de Sistemas

Leia também: Descubra o que faz o profissional de Análise de Sistemas

Quais as áreas de atuação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O analista de sistemas pode atuar em empresas de tecnologia de pequeno, médio e grande porte, trabalhar como freelancer ou ser funcionário de empresas de todos os setores que utilizam tecnologia, além de poder fazer concursos públicos.

Algumas das principais áreas de atuação seguidas por profissionais deste segmento são:

Desenvolvimento de software

O desenvolvedor de softwares é responsável pela criação direta de sistemas e soluções para as necessidades de seus clientes. São profissionais que devem ser práticos e saber ouvir os problemas de seus clientes para surgir com propostas otimizadas. Essa é uma das áreas mais populares do nicho, assim como uma das mais buscadas pelas empresas e com mais vagas ofertadas no mercado de trabalho. 

Administração de Banco de Dados

O administrador de banco de dados é o profissional responsável pela segurança das informações contidas no banco de dados de uma empresa. Ele é a pessoa criativa que deve propor soluções de segurança, monitoração e sugere atualizações que ajudam a otimizar o uso das informações contidas nos softwares.

Administração de Redes

Um profissional desta área administra toda a infraestrutura tecnológica da empresa em que trabalha. Ele realiza instalações, parametrizações e configurações de sistemas informatizados, além de garantir a segurança das informações contidas na rede que administra. É um segmento de muita responsabilidade.

O cargo de analista de sistemas também está entre os que mais geraram empregos nos últimos anos. De acordo com relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essa é a profissão que mais criou postos de trabalho entre 2009 e 2012, com 49.535 novos empregos durante o período.

Existe uma carência de profissionais qualificados no mercado de tecnologia. Com isso, sobram vagas e os salários são atrativos mesmo para quem está em início de carreira. No entanto, esta ainda é uma profissão não regulamentada, ou seja, em que não é obrigatório ter diploma para exercê-la. Porém, as empresas dão prioridade para candidatos que têm o nível superior, e para estes também oferecem salários melhores e mais oportunidades de crescimento.

Veja também: Quanto ganha um analista de sistemas?

Onde estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Se você já se decidiu que esta é a área a seguir, é importante saber que existem centenas de instituições de ensino superior autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Algumas oferecem o ensino na modalidade EAD, outras na modalidade presencial. Em todos os casos, prefira se matricular em faculdades sérias e de renome, que não somente oferecem um ensino de qualidade mas que também são reconhecidas pelo MEC. Entre elas, destacamos algumas abaixo:

Em todas as faculdades particulares acima, é possível contar com uma série de facilidades para ingressar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como por exemplo o ingresso facilitado através da sua nota do Enem, bolsas de estudos, descontos e financiamentos sem burocracia. 

Tentar a chance com programas do governo federal de ampliação do acesso ao ensino superior também são uma possibilidade, já que essas instituições de ensino participam do ProUni ou o Fies. Fique de olho nos sites de cada faculdade para saber mais!

Você pretende fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin