Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

5 dicas para conseguir trabalho no exterior morando no Brasil

31 de janeiro de 2023
Mulher de home office, em uma chamada de vídeo, através de um trabalho no exterior
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Conquistar um trabalho no exterior pode ser uma excelente opção para a carreira de alguém. Existem muitos benefícios para fazer isso, incluindo a possibilidade de aprender novos idiomas, conhecer culturas diferentes, ampliar a rede de contatos profissionais e, claro, adquirir novas habilidades, experiência e remuneração.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Muitos países oferecem salários mais elevados do que os encontrados em seu próprio país, o que pode ser uma grande motivação para muitos trabalhadores. Além disso, a remuneração pode ajudar a financiar outros objetivos, como a casa própria ou as viagens.

O trabalho no exterior também pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades interpessoais e de liderança. Ao trabalhar com colegas de diferentes culturas, é possível aprender sobre diferentes estilos de liderança, comunicação e negociação. 

Ter essa experiência no currículo oferece novas oportunidades de emprego, já que é possível se destacar entre outros candidatos. Outro ponto é que a rede de contatos pode ser valiosa ao conseguir um trabalho no exterior.

E, para isso, não há a necessidade de mudança física do país. É possível conseguir uma vaga em alguma empresa estrangeira ainda morando no Brasil, sabia? Existem oportunidades remotas para muitas áreas.

Já sabe qual é a área que mais combina com você? Faça o teste gratuito!

Dicas para conseguir trabalho no exterior

Como mencionado, há muitos motivos que levam as pessoas a desejar ter um trabalho no exterior. O que não parece ser uma tarefa tão fácil, o professor da Escola Superior de Engenharia e Gestão de São Paulo (ESEG), do Grupo Etapa, Edgard Rodrigues dá algumas dicas.

Para ele, é preciso muito autoconhecimento para conseguir destacar as próprias qualidades, habilidades e conquistas de maneira assertiva para os recrutadores. “Só com muito preparo e planejamento é possível concretizar o sonho de atuar em uma empresa fora do Brasil”, acredita o especialista.

Conhecer suas motivações

Este é o primeiro passo para quem quer um trabalho no exterior: é necessário saber o que te motiva para essa decisão. Obter este autoconhecimento facilita na compreensão das principais razões que levam o profissional a esta busca e ajuda a evitar aventuras profissionais que podem ser ruins e perda de tempo.

Acesse sua rede de apoio 

Faça contato com professores, colegas de classe, profissionais com quem já se relacionou e amigos que já viveram fora do país. Essas pessoas podem te mentorear para conquistar um trabalho no exterior e indicar boas oportunidades remotas.

Avalie os requisitos legais

Em caso de trabalho no exterior de forma presencial informações sobre os vistos de trabalho, para compreender a imigração promovida por países que buscam profissionais qualificados e até obter cidadania.

Já a respeito do trabalho remoto, há processos que precisam ser compreendidos como impostos, operação de câmbio, emissão de notas fiscais, entre outras.

Utilize o LinkedIn 

Outra forma de conseguir trabalho no exterior é através da rede social corporativa, LinkedIn. Presente em mais de 200 países, a plataforma é uma forma prática de ficar por dentro de vagas em aberto, além de se conectar com recrutadores de outros países. Para isso, é preciso manter o perfil atualizado e em inglês.

Certifique-se de que está afiado no inglês

Para obter trabalho no exterior, saber fluentemente um segundo idioma só facilita o caminho, principalmente quando a língua é inglês. Segundo o professor, quanto maior a fluência, mais rápida será sua adaptação e melhor será sua comunicação – o que faz muita diferença. Então, invista em conhecimento!

Trabalho no exterior home office

Trabalhar em casa ou “home office” é uma tendência crescente na atualidade, especialmente para empresas que atuam no exterior. Embora tenha muitos benefícios, como a flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, trabalhar em uma empresa no exterior também apresenta alguns desafios.

Uma das principais preocupações é a comunicação e a colaboração. Trabalhar de forma remota pode dificultar a comunicação e a coordenação entre colegas de trabalho, especialmente quando há diferenças de fuso horário ou linguagem. 

Por isso que o fuso horário depende muito de uma organização e disciplina do profissional para uma rotina de trabalho no exterior que possa ser compatível com a equipe internacional. 

Algumas empresas pedem ao profissional um overlap de tempo de trabalho de pelo menos 4 horas com a equipe local. Isso seria um período em que o profissional remoto e equipe interna estejam online para as demandas.

Outro desafio é a tecnologia. Trabalhar em casa exige uma boa conexão de internet, equipamentos tecnológicos de alta qualidade e ferramentas de colaboração eficientes. Além disso, também pode ser solitário e isolado, sem o contato diário com colegas de trabalho.

Por isso, conseguir ter uma boa comunicação online, através das reuniões e plataformas digitais para esse contato é extremamente fundamental para conseguir desenvolver as demandas de trabalho.

+ Home Office x Modelo Híbrido: qual a diferença?

Quais as melhores profissões para conseguir trabalho no exterior?

As profissões que oferecem a possibilidade de trabalho remoto no exterior são, em geral, aquelas que não requerem presença física e que podem ser realizadas a partir de qualquer lugar com acesso à internet. Algumas das melhores opções incluem:

Desenvolvedor de software

A demanda por desenvolvedores de software é alta em todo o mundo e muitas empresas estão dispostas a contratar profissionais que trabalhem de forma remota.

Designer gráfico

Assim como os desenvolvedores de software, os designers gráficos também podem trabalhar a partir de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet e aos programas necessários.

Escritor e redator

Se você tem habilidades de escrita e redação, pode trabalhar como freelancer ou para uma empresa de outro país, criando conteúdo para blogs, sites e outras plataformas.

Tradutor

Falar mais de um idioma pode oferecer muitas oportunidades de trabalho no exterior. Algumas das profissões é a de tradutor, ajudando empresas a se comunicar com seus clientes em diferentes países.

Professor online

Com a popularização das aulas online, muitas empresas estão contratando professores para dar aulas de línguas, matemática, ciências e outras disciplinas a estudantes de todo o mundo.

Consultor

Se você tem experiência em uma determinada área, como marketing, finanças ou negócios, pode trabalhar como consultor, ajudando empresas a solucionar seus problemas e alcançar seus objetivos.

Gerente de projetos

Se você tem habilidades de gerenciamento e organização, pode trabalhar como gerente de projetos, ajudando empresas a gerenciar seus projetos e garantir que eles sejam entregues no prazo e dentro do orçamento.

Em geral, as profissões que oferecem a possibilidade de trabalho remoto no exterior são aquelas que requerem habilidades técnicas ou de gerenciamento, mas também existem opções para profissionais de outras áreas, como jornalistas, fotógrafos e até mesmo médicos. 

O importante é que você tenha habilidades específicas e seja capaz de se comunicar e trabalhar com clientes e colegas de outros países. Para isso, investir em educação sempre será uma boa escolha. Conheça instituições de ensino superior que ofereçam graduações com descontos de até 80% nas mensalidades:

+ Leia mais!
Home office: veja como conseguir um emprego neste formato
5 aplicativos para trabalhar bem durante o home office

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.