dcsimg

Veja algumas boas faculdades que oferecem bolsas de estudo

Quer cursar uma boa faculdade com bolsa de estudo? Conheça algumas possibilidades!

O desejo de cursar uma faculdade pode, em certos casos, parecer um sonho inalcançável para algumas pessoas que não têm condições de arcar com as mensalidades. Devido a necessidades de pagar contas e de se manter, grande parte dos brasileiros precisam trabalhar mesmo antes de pensar em ter o ensino superior.

Mas esse sonho pode estar mais próximo da realidade, pois algumas faculdades particulares oferecem bolsas de estudo para facilitar a entrada de estudantes e auxiliar aqueles para os quais as mensalidades não cabem no orçamento do mês.

As bolsas de estudo podem te auxiliar a obter o sonhado diploma de ensino superior e melhorar, futuramente, a sua qualidade de vida, permitindo que se abram para você melhores oportunidades de emprego e renda devido à qualificação universitária.

O que é e como funciona uma Bolsa de Estudo?

Uma bolsa de estudo nada mais é que um auxílio financeiro fornecido a um estudante que queira frequentar e concluir um curso em instituição privada, ou seja, particular.

Esse auxílio financeiro não ocorre com o recebimento em dinheiro do valor da mensalidade, como algumas pessoas pensam. Na realidade, esse auxílio ocorre porque o aluno consegue um desconto direto na sua mensalidade, isto é, um desconto integral (100% da mensalidade não será paga pelo aluno) ou um desconto parcial (por exemplo, 25%, 50%, 75% da mensalidade não será paga pelo aluno).

Quais os critérios para se conseguir uma Bolsa de Estudo?

Para que você consiga uma bolsa de estudos em uma faculdade, os critérios são variáveis, já que dependem do tipo de bolsa e de definições específicas de cada uma delas.

  • Critérios socioeconômicos

Quando o tipo de bolsa estabelece através de critérios socioeconômicos para definir quem será beneficiado. Será importante que você comprove algumas condições que demonstrem que você não pertence à camada mais rica da população. Sendo assim, normalmente solicita-se comprovação de renda familiar e patrimônio (questões econômicas) e conclusão de Ensino Médio na educação pública e etnia (questões sociais).

  • Critérios acadêmicos

Quando o tipo de bolsa estabelece o critério acadêmico, a pessoa que deseja ser beneficiada precisa demonstrar seu mérito intelectual para ganhar a bolsa. Em alguns casos, solicita-se a nota no Enem e em outros pode-se utilizar a própria prova de vestibular da instituição e estabelecer que os primeiros candidatos terão bolsa.

  • Critérios administrativos

Algumas faculdades podem conceder bolsas de acordo com alguns critérios administrativos definidos pela própria instituição. É comum, por exemplo, ofertar bolsas parciais para pessoas que fizerem a matrícula até tal data específica.

Tipos de bolsas de estudo mais comuns

Há diversos tipos de bolsas de estudo oferecidas, podendo ser custeadas pelo governo, por ONGs ou instituições filantrópicas e até mesmo pela própria faculdade.

  • ProUni

O Programa Universidade para Todos foi criado e é mantido pelo Governo Federal. Para concorrer às bolsas parciais ou integrais que são oferecidas, o interessado deve, primeiro, realizar o Enem e utilizar a nota obtida nesta prova para se inscrever no sistema eletrônico do ProUni em um curso de uma faculdade específica e aguardar o resultado.

Nesse caso, há critérios socioeconômicos que precisam ser atendidos bem como critérios acadêmicos, pois, ao fim, entre os estudantes que se candidataram, serão escolhidos os com melhor nota obtida no Enem.

  • Bolsa institucional e site Quero Bolsa

Como você já sabe, algumas faculdades privadas oferecem bolsas para facilitar a entrada e permanência de alunos em seus cursos e, assim, custeiam parte das mensalidades. Cada faculdade define os descontos e critérios, mas existe um site que pode rastrear a bolsa que você procura.

Por meio do site Quero Bolsa você pode pesquisar diversas instituições e cursos, na modalidade presencial ou a distância, que estão oferecendo bolsas de estudo no momento. É um excelente site que conta com ferramentas de pesquisa bem fáceis de usar e que realizam uma verdadeira varredura na internet, mostrando diversos resultados.

Boas faculdades que oferecem Bolsas de Estudo

Agora que você já sabe mais sobre o que é, como funciona, quais são os critérios e os tipos de bolsas de estudo, vale a pena conhecer boas faculdades, que são reconhecidas pelo MEC, que apresentam essa possibilidade de desconto integral ou parcial em suas mensalidades. Veja algumas:

Cada uma dessas faculdades apresenta tipos de bolsas de estudo que podem variar entre bolsas oferecidas pela própria instituição e bolsas do ProUni. Por isso, vale a pena conferir.

Veja também:

Conheça as principais bolsas de estudos disponíveis no Brasil

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Está precisando de uma bolsa para realizar o sonho de fazer uma faculdade? Ou você já tem uma bolsa em alguma faculdade?

Conte pra gente aqui embaixo nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin