Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Conheça as principais bolsas de estudos disponíveis no Brasil

24 de julho de 2018
Bolsas de Estudos
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Bolsas de Estudos

Não é novidade que ter diploma de nível superior aumenta muito as chances de conseguir um bom emprego. Se você está com o orçamento apertado e não tem condições de bancar a faculdade, uma bolsa de estudo pode ser a ajuda que faltava para conquistar esse sonho e construir uma carreira de sucesso.

Existem diversos programas de bolsas no Brasil. Alguns são promovidos por instituições privadas e outros são iniciativas do Governo Federal.

O auxílio pode vir na forma de desconto nas mensalidades ou no pagamento em dinheiro. Existem bolsas para quem está no ensino médio, curso técnico, graduação, pós-graduação e até cursos livres como de idiomas, preparatórios para concursos, etc.

Veja a seguir um guia que preparamos com os principais programas de bolsas de estudos do Brasil. Saiba como funcionam e como garantir uma vaga!

 

Programas de bolsas de estudo de instituições privadas

Neora

O programa Neora oferece bolsas de estudo em turmas que não preencheram todas as vagas. As universidades particulares disponibilizam vagas depois de realizarem os processos seletivos tradicionais.

O procedimento é simples e feito pela internet. Quem tiver interesse deve acessar o site e fazer uma busca por curso ou universidade.

Após escolher a melhor opção, o candidato deve pagar uma taxa referente à pré-matrícula. Depois é só seguir as instruções do site para efetivar a matrícula e garantir a bolsa. Não é necessário comprovar renda.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um site que oferece até 75% de desconto nas mensalidades de faculdades privadas. Já são mais de 700 universidades participantes em todo o Brasil.

O procedimento para ganhar a bolsa é simples e sem burocracia. Tudo é feito pela internet.

O interessado deve fazer uma busca no Quero Bolsa informando qual curso deseja, se tem preferência por alguma universidade ou modalidade de ensino (presencial ou a distância). O sistema mostra todas as opções onde há vagas disponíveis.

O site do Quero Bolsa traz informações sobre os cursos e os requisitos para entrar em cada universidade. Para cada vaga o sistema informa o valor da mensalidade e o percentual de desconto que será oferecido até o final do curso.

Assim que você escolher a melhor opção, basta clicar em “quero essa bolsa”, pagar uma taxa de pré-matrícula e imprimir o comprovante para apresentar na universidade.

 

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo para cursos de graduação, pós-graduação, técnicos, educação básica, preparatórios para concursos, etc.

São mais de 15 mil instituições participantes, entre universidades, escolas profissionalizantes e colégios.

As bolsas podem cobrir até 70% dos custos e a inscrição é gratuita. No site o interessado pode fazer uma busca por curso, localização ou universidade. O sistema informa os detalhes de cada vaga em aberto (duração do curso, período, se é presencial ou a distância, mensalidade e percentual de desconto).

Após escolher a melhor opção, o candidato deve pagar o valor referente à primeira mensalidade. Com o comprovante de pagamento em mãos, o próximo passo é efetivar a matrícula.

Se por alguma razão o candidato não se matricular no curso, o Educa Mais Brasil devolve o valor pago.

 

Fundação Estudar

A Fundação Estudar oferece bolsas de estudo por mérito acadêmico – selecionando os melhores estudantes para receberem o benefício. Além do auxílio financeiro, o programa ajuda jovens a acelerarem seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para participar é obrigatório ser brasileiro e ter até 34 anos. Outra exigência é estar matriculado em uma universidade ou em processo de aceitação.

As bolsas podem ser usadas para fazer a graduação completa no Brasil, no exterior ou com intercâmbio.

Uma das grandes vantagens da Fundação Estudar é que o candidato pode usar a bolsa em qualquer universidade brasileira, em qualquer curso. Só há restrições para as instituições estrangeiras.

O processo seletivo é feito em sete etapas, todas elas eliminatórias. Veja quais são:

  1. Inscrição
  2. Testes de perfil e lógica
  3. Vídeo e questionário
  4. Entrevista online
  5. Dinâmica de grupo
  6. Painel com ex-bolsistas
  7. Entrevista final

As primeiras quatro etapas são realizadas pela internet. As últimas três são presenciais.

O valor da bolsa depende do curso e da instituição em que o estudante está matriculado.

 

Programas de bolsas de estudo de instituições públicas

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal. O objetivo é ajudar o aluno de baixa renda a pagar uma faculdade particular.

As bolsas são de dois tipos: integrais (que cobrem 100% dos custos) e parciais (que cobrem 50% dos custos e o estudante paga a outra metade).

A concorrência para entrar no ProUni é grande. Para se inscrever é obrigatório ter feito a última edição do Enem. O desempenho mínimo exigido é de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Além disso, o candidato deve cumprir alguns requisitos de renda e escolaridade.

O processo seletivo acontece duas vezes ao ano (normalmente em janeiro e junho).

 

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) é um órgão do Ministério da Educação (MEC) que mantém diversos programas de bolsas destinados a estudantes de graduação, mestrado e doutorado, tanto no Brasil como no exterior.

Entre as principais bolsas de graduação está o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), uma iniciativa para aperfeiçoar e valorizar a educação básica. As universidades desenvolvem projetos e os estudantes de licenciatura recebem uma bolsa da Capes para implementá-los em escolas da rede pública.

 

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O CNPq tem diversos programas de apoio à pesquisa e oferece bolsas a estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação.

Um dos principais programas é o de Iniciação Científica (IC) para estudantes de graduação. O aluno recebe um auxílio financeiro para desenvolver um projeto de pesquisa junto a um professor orientador. A bolsa tem duração de um ano e pode ser renovada por mais um ano.

 

Universidades que participam de programas de bolsas

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC que oferecem bolsas de estudos:

 

Veja também:

O que é ProUni?

 

Vai tentar uma bolsa de estudo? Já sabe qual curso quer fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.