dcsimg

Conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos EAD

Deseja trabalhar no setor de RH, mas não consegue frequentar as aulas do curso presencial? Que tal fazer o curso de Gestão de Recursos Humanos EAD?

Frequentar as aulas do curso presencial pode ser um problema para muitas pessoas. Com a correria do dia a dia, nem todos conseguem chegar no horário previsto para o início das aulas. Se esse é o seu caso, uma opção excelente é a modalidade EAD. Além de oferecer mais praticidade, os cursos a distância tendem a ser mais em conta, isso porque a universidade não tem gastos com infraestrutura física.

Portanto, se o seu sonho é trabalhar no setor de RH de alguma empresa, não tem mais desculpas para você adiá-lo. Opte por um curso de Gestão de Recursos Humanos EAD.

Atuação do profissional de Gestão de Recursos Humanos EAD

Esse profissional atua com gestão de pessoas dentro de instituições e empresas. Ele desenvolve e gerencia planos de carreira, além de planejar todo o processo de recrutamento, avaliação e seleção. Também aplica treinamentos e auxilia na execução da política salarial da empresa. Quando necessário, esse gestor elabora programas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.

No dia a dia, esse profissional deverá avaliar a necessidade de novos funcionários para manter a qualidade do processo produtivo da empresa. Além disso, ele também faz o manejo do quadro de colaboradores.

É uma rotina e tanto, não é mesmo?

Esse profissional tem muitas responsabilidade, pois todo o processo de gerenciamento de pessoal, desde a contratação até a manutenção e treinamentos, está nas mãos desse gestor. Por isso, é importante que ele domine as técnicas necessárias para lidar com pessoas.

É claro que em parte essas técnicas vêm com a experiência, mas a maioria delas deve ser aprendida na faculdade. Mesmo que parte delas seja assimilada na teoria, quando chegar o momento certo, você saberá aliar a teoria à prática. Para entender como funciona o curso e o que será aprendido nele, vamos explicar mais abaixo!

Como é o curso de Gestão de Recursos Humanos EAD

O curso de Gestão de Recursos Humanos EAD é focado, principalmente, nas questões trabalhistas. Durante o período da faculdade, você estudará desenvolvimento e gestão de pessoas, legislação trabalhista, saúde e segurança no trabalho, negociação de conflitos e relações de trabalho.

Além disso, disciplinas como Contabilidade, Matemática Financeira e Cálculos previdenciários também serão ministradas. Ao final do curso, você terá aprendido a atuar nas principais áreas de RH e adquirido os conhecimentos e técnicas necessárias para enfrentar esse desafio que é gerenciar pessoal.

Abaixo, vamos disponibilizar a grade curricular do curso, assim você poderá ter uma ideia mais clara do curso e da profissão. Essa grade é da faculdade Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Portanto, se você for realizar seu curso em outra faculdade, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), que também oferece o curso, a estrutura pode ser um pouco diferente. Isso porque algumas faculdades acrescentam ou modificam algumas disciplinas gerais.

Grade curricular do curso de Gestão de Recursos Humanos EAD

  • Administração de Departamento Pessoal
  • Direito aplicado aos negócios
  • Gestão de Pessoas
  • Psicologia do Trabalho
  • Segurança e Medicina do Trabalho
  • Administração de cargos e salários
  • Recrutamento e seleção de pessoas
  • Remuneração estratégica
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos I
  • Consultoria em Recursos Humanos
  • Empreendedorismo
  • Fundamentos de Sociologia aplicada às organizações
  • Planejamento Estratégico e de Recursos Humanos
  • Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos II
  • Economia
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Língua Portuguesa
  • Princípios de Administração e Marketing
  • Probabilidade e Estatística
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas aos negócios

Por que fazer o curso de Gestão de Recursos Humanos EAD

Se você tem interesse em fazer esse curso, deve gostar de pessoas. Sendo assim, essa profissão é ideal para você, pois trará a oportunidade de tornar melhor a vida de vários colaboradores. Por meio da sua atuação, eles trabalham mais motivados, já que você desenvolverá treinamentos para melhorar o desempenho da equipe e aplicará melhorias na qualidade de vida dos funcionários.

Todas as empresas precisam contratar novos colaboradores e gerenciar pessoal, até mesmo as microempresas buscam ter um profissional para essa área. Portanto, você terá inúmeras oportunidades, já que esse gestor é tão importante.

Fazer esse curso na modalidade EAD lhe trará mais praticidade e flexibilidade de horários, já que poderá estudar quando e onde quiser. Mas tome cuidado: é importante ter muita disciplina para não “deixar pra lá” e acumular matérias. Além disso, você terá menos gastos, não só com a mensalidade, que é mais barata, mas também com transporte e alimentação, gastos comuns quando se estuda presencialmente.

Mercado de trabalho para quem faz Gestão de Recursos Humanos EAD

Após se formar em Gestão de Recursos Humanos EAD, você poderá atuar na área de Recrutamento e Seleção na escolha de candidatos que se adequem ao perfil da vaga e, posteriormente, na aprovação do mais indicado. Também poderá trabalhar no Treinamento e Desenvolvimento, assim garante que, após a contratação, os colaboradores tenham oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Na área de Remuneração e Benefícios, esse profissional deve assegurar que o salário oferecido aos funcionários seja compatível com a função que eles exercem. Também aplica políticas de benefícios, já que algumas instituições oferecem recompensas. Já no Departamento Pessoal, o gestor de Recursos Humanos cuida para que o cumprimento da legislação trabalhista seja cumprida. Também organiza a folha de pagamentos.

A crise econômica aqueceu o mercado para esse profissional, pois nesse momento é primordial realizar uma gestão eficiente das equipes para melhorar a produtividade. Com isso, há vagas disponíveis em todas as áreas apresentadas acima. Por mais que algumas pequenas e médias empresas ofereçam oportunidades, as grandes empresas e escritórios de consultoria são os que mais empregam.

As melhores oportunidades estão em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, em algumas cidades do interior paulista também há boas chances. No Nordeste, a oferta de vagas está em crescimento.

Onde estudar Gestão de Recursos Humanos EAD

No momento de escolher a faculdade onde vai cursar Gestão de Recursos Humanos EAD, é importante verificar se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Sabemos como é complicado conferir uma por uma. Com isso em mente, criamos uma lista com algumas faculdades que oferecem o curso na modalidade EAD e são reconhecidas pelo MEC. Confira!

Veja também:

Gestão de Recursos Humanos: conheça este curso

Quanto ganha um profissional de RH?
Agora que você já sabe as principais informações sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos EAD, conte para nós onde pretende estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin