dcsimg

Descubra quais são os melhores cursos de Direito

Quer fazer graduação em Direito? Então veja as melhores faculdades para você começar a estudar já!

O curso de Direito é um dos mais populares entre os estudantes que escolhem a área de humanas. Esse curso tem a duração média de 5 anos e pode ser visto em diversas faculdades públicas e privadas do país.

O bacharel em Direito poderá atuar em várias áreas jurídicas e se por acaso quiser prosseguir com carreira de advogado, juiz e até promotor de justiça, deverá realizar a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a fim de obter uma autorização para exercer essas funções.

Melhores cursos de Direito

Antes de escolher uma faculdade é essencial verificar qual é a sua situação junto ao MEC (Ministério da Educação). Para poder emitir diplomas válidos, a faculdade precisa ter reconhecimento do Ministério, e além deste processo, o MEC avalia as instituições e cursos em três aspectos:

  • CPC (Conceito Preliminar de Curso) – Essa é responsável por avaliar a estrutura física da instituição, o corpo docente, a satisfação dos estudantes, os recursos pedagógicas e outros aspectos relevantes.
  • Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) – Essa avaliação é feita com uma quantidade de estudantes do primeiro ao último semestre de cada curso, para avaliar o rendimento dos alunos  referente ao conteúdo programático.
  • IGC (Índice Geral de Cursos) – Após feito o Enade, as notas dos estudantes vão influenciar no conceito de cada curso, o CPC. Junto com a nota desse exame é retirado a média do IGC.

As notas para essas avaliações são de 1 a 5, sendo que a partir de 3 a faculdade é considerada boa, sendo já indicada para a matrícula.

Lista das 20 dos melhores cursos de Direito

Todos os anos o jornal Folha de São Paulo, lista as melhores faculdades do Brasil, segundo as avaliações do MEC. Porém, 90% dessas instituições são públicas e o seu ingresso é apenas através do Sisu, ou processo seletivo próprio. Veja a lista dessas universidades:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  4. Escola de Direito de São Paulo (FGV DIREITO SP)
  5. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  7. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  8. Universidade de Brasília (UNB)
  9. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  10. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
  11. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  12. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  13. Universidade Federal Fluminense (UFF)
  14. Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  15. Universidade Federal de Goiás (UFG)
  16. Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  17. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  18. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Pontifícia
  19. Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  20. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Boas faculdades privadas de Direito

Sabemos que além de boas notas, a faculdade precisa ter mensalidades compatíveis com o seu bolso. Então separamos faculdades consideradas boas nas avaliações do MEC, além de serem reconhecidas.

Essas que disponibilizam bolsas, convênios e financiamentos próprios, sem nenhuma burocracia, sem precisar fazer Enem, tudo direto com a instituição. Na maioria dos casos, elas financiam cerca de 70% da mensalidade, lhe dando mais conforto e tranquilidade na hora de estudar, veja:

As faculdades acima possuem sede em todo o país e possui diversas formas de ingresso, como pela nota do Enem ou vestibular agendado.

Veja também:

Veja tudo o que você precisa saber sobre o P-FIES

Saiba tudo sobre o ProUni 2019

Vai cursar Direito? Conte para a gente aqui nos comentários! Qual faculdade você escolheu?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin