Melhores cursos de Enfermagem, segundo o Guia da Faculdade

Decidiu cursar Enfermagem, mas não sabe qual faculdade escolher? Reunimos os melhores cursos da área, segundo o Guia da Faculdade. Vem conferir. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que é o Guia da Faculdade?

O Guia da Faculdade é um selo de qualidade, criado através de uma parceria entre o jornal Estadão e a edtech Quero Educação, no qual avalia as graduações de acordo com as notas recebidas.

De 2018 até hoje, o Guia já ouviu mais de 9.500 professores universitários sobre a qualidade de quase 16 mil cursos superiores oferecidos em todos os estados brasileiros. 

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participarem e, para serem avaliados, os cursos de graduação precisam ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura e ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

Leia mais: Quanto custa um curso técnico em Enfermagem? 

Como funciona a avaliação do Guia da Faculdade?

O Guia da Faculdade utiliza a metodologia “avaliação por pares”. Isso significa que, no processo de avaliação, ele colhe a opinião de diversos de professores do ensino superior brasileiro.

A avaliação é feita por meio de três notas (de 1 a 5) para cada curso. A primeira nota é referente à qualidade do projeto pedagógico; a segunda é referente à qualidade do corpo docente; e a terceira é referente à qualidade da infraestrutura.

A partir das notas, o resultado pode ser classificado da seguinte forma: 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom), 3 estrelas (bom), não estrelado (curso que não atingiu pelo menos 3 estrelas), sem notas (curso sem o número mínimo de notas para receber uma avaliação) e não avaliado (curso que não atende aos critérios para ser avaliado).

Melhores faculdades de Enfermagem

Segundo o Guia da Faculdade, os cursos de Enfermagem que receberam nota máxima (5 estrelas) estão divididos em 2 universidades particulares e 12 universidades públicas e são listados a seguir.

Leia mais: Que nota precisa tirar no Enem para passar em Enfermagem? 

  • Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Com mais de 30 anos de existência, o curso de Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) está localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP), é particular e apresenta altos índices de empregabilidade entre os alunos formados.

  • Universidade Federal de Santa Catarina

O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está localizado em Florianópolis (SC), é público e tem mais de 50 anos de história. São 10 semestres ao todo.

  • Universidade de Santos

O curso de Enfermagem da Universidade de Santos (Unisantos) é particular e referência de qualidade na região de Santos (SP). Além disso, apresenta um alto índice de aprovação em concursos públicos.

  • Universidade Federal de Santa Maria

O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está localizado no Campus Palmeira das Missões, em Palmeira das Missões (RS) e é oferecido na modalidade Bacharelado e no formato presencial. 

  • Universidade de São Paulo

Os cursos de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) – tanto no campus da capital paulista, quanto na cidade de Ribeirão Preto – fazem parte da Escola de Enfermagem, criada em 1942. Entre 1946 e 2021, a EEUSP formou quase 4 mil enfermeiros.

  • Universidade Federal de São Paulo

O curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está localizado no bairro de Vila Clementino, em São Paulo (SP), é público e contribui para o avanço da ciência por meio de pesquisas inovadoras, aprendizado prático e um firme compromisso com a comunidade.

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é público e pioneiro na região sul do Brasil. Está localizado na capital gaúcha, em Porto Alegre (RS), e foi criado em abril de 1950, anexo à Faculdade de Medicina.

  • Universidade Estadual de Londrina

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresenta carga horária total de 4152 horas, regime integral e duração mínima de 4 anos. Em 2022, completa 50 anos de história.

  • Universidade Estadual Paulista

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP) está localizado no campus de Botucatu (SP) e tem o objetivo de formar profissionais de excelência. O complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu destaca-se como um importante campo de estágio para os alunos.

  • Universidade Federal da Bahia

O curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é público, com modalidade de ensino presencial e carga horária total de 4440 horas. Está localizado em Salvador (BA) e foi a primeira escola do estado da Bahia para a formação de enfermeiras(os). 

  • Universidade Federal do Jataí

O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Jataí (UFJ) foi criado em 2007 e está localizado na cidade de Jataí (GO). É presencial em período integral, modalidade Bacharelado, carga horária total de 4446 horas e com duração mínima de 10 semestres, sob a responsabilidade da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás.

  • Universidade Federal de Minas Gerais

O curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é público, está localizado em Belo Horizonte (MG) e tem duração de 10 semestres, com disciplinas teóricas e teórico-práticas, nas quais são abordados conteúdos relacionados ao processo saúde/doença da pessoa, da família e da comunidade. 

  • Universidade Federal de Pelotas

O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está localizado em Pelotas (RS) e foi criado em 1976. Ao todo, são 4 anos e 6 meses de curso, com aulas teóricas, práticas e estágios em Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios, Escolas e Hospitais.

Leia mais: Conheça a diferença entre Auxiliar e Técnico de Enfermagem

Como é o curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem tem o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na prevenção, promoção e proteção da saúde de toda e qualquer pessoa. Ao final do curso, o estudante se qualifica a compreender o estado de saúde do paciente, a prestar assistência e a tomar decisões adequadas e éticas, de acordo com a profissão. Para isso, tem aulas teóricas e práticas das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Enfermagem.

Os tipos de formação para o curso de Enfermagem são: bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico. A duração média do curso de graduação em Enfermagem é de quatro anos e, para concluir o curso, o aluno precisa fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O valor do curso de Enfermagem pode variar muito de acordo com a instituição de ensino escolhida. Geralmente ultrapassa a faixa dos R$ 2 mil.

Bolsas de estudo para o curso de Enfermagem

Você pode garantir o curso de Enfermagem dos seus sonhos através do programa de bolsas do Quero Bolsa.

A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudo da América Latina e, através dela, você encontra bolsas de estudo de até 80% em universidades espalhadas por todo o país. Confira, abaixo, algumas das instituições parcerias que possuem ótimas condições de desconto nas mensalidades e são avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin