Melhores cursos de Farmácia, segundo o Guia da Faculdade

melhores cursos de farmáciaO curso de Farmácia está entre os mais procurados pelos estudantes em 2022, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Por isso, se você pretende seguir essa área e fazer uma graduação em Farmácia, nada melhor do que procurar boas instituições. Assim você tem a certeza de que terá uma boa formação e consequentemente uma boa carreira.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para te ajudar, o Guia da Carreira selecionou as melhores faculdades de Farmácia, segundo o Guia da Faculdade, uma pesquisa realizada anualmente pela Quero Bolsa, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.

Conheça as melhores faculdades e saiba mais sobre o curso de Farmácia:

Melhores cursos de Farmácia

O Guia da Faculdade avaliou centenas de cursos de todas as regiões do país. Ao todo, nove faculdades se destacaram na pesquisa e receberam nota máxima na avaliação, cinco estrelas.

Veja, a seguir, quais são as melhores universidades e saiba as cidades em que estão situadas:

Universidade Cidade (UF)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Ouro Preto (MG)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Mato Grosso do Sul (MS)
Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maringá (PR)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre (RS)
Universidade Federal de Sergipe (UFS) São Cristóvão (SE)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Araraquara (SP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campinas (SP)
Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto (SP)
Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP)

Como é o curso de Farmácia?

O curso de Farmácia tem a duração média de 5 anos. Ao longo da graduação os alunos têm contato com disciplinas das áreas de Ciências Exatas; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Farmacêuticas, além de algumas disciplinas de Ciências Humanas, como bioética.

O estágio do curso é obrigatório e dividido em três áreas de prática:

  • Fármacos, cosméticos, medicamentos e assistência farmacêutica: 60%;
  • Análises clínicas, genéticas e toxicológicas e alimento: 30%;
  • Especificidades institucionais e regionais: 10%.

Além de cumprir as disciplinas obrigatórias e do estágio, o estudante precisa fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para receber o diploma. Para atuar na área é necessário ter o registro no Conselho Regional de Farmácia.

Grade curricular do curso de Farmácia

Conheça algumas disciplinas que compõem a grade do curso:

  • Análises Toxicológicas e Ambientais
  • Assistência Farmacêutica
  • Biotecnologia de Produtos Farmacêuticos
  • Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos
  • Educação e Comunicação em Saúde
  • Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente
  • Farmacoterapia
  • Farmácia Clínica e Hospitalar
  • Química Orgânica
  • Saúde Coletiva
  • Sistemas Corporais
  • Tecnologia Farmacêutica
  • Terapias Integrativas e Complementares
  • Terapêutica Medicamentosa

+ Teste Vocacional para Farmácia

Existe faculdade de Farmácia EaD?

Sim! O MEC já reconhece a oferta do curso nessa modalidade de ensino. Os alunos de Farmácia EaD têm as mesmas disciplinas do que os de um curso presencial, a única diferença é o formato em que as aulas e os materiais são disponibilizados aos estudantes.

Mas é importante lembrar que o MEC exige uma carga de atividades presenciais em cursos a distância, então em alguns momentos será necessário ir até o polo de apoio da universidade para realizar alguma atividade.

Uma das vantagens de fazer o curso a distância é a praticidade, já que não é necessário se deslocar até a universidade, sendo possível assistir às aulas em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Além disso, outro ponto positivo é o valor das mensalidades que costumam ser mais baixas do que as de cursos presenciais.

Para se ter uma ideia, é possível encontrar a mensalidade do curso presencial de Farmácia a partir de R$199,75 no site da Quero Bolsa. Já no curso EaD, o estudante pode encontrar mensalidades a partir de R$12,99.

Mercado de trabalho do profissional formado em Farmácia

O farmacêutico pode trabalhar em empresas de cosméticos, laboratórios, farmácias e redes de distribuição de medicamentos. Veja algumas das atividades realizadas por esse profissional de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):

  • Realizam ações de controle de qualidade de produtos e serviços farmacêuticos, gerenciando o armazenamento, distribuição e transporte desses produtos; Desenvolvem produtos e serviços farmacêuticos, podem coordenar políticas de assistência farmacêutica e atuam na regulação e fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos;
  • Realizam análises clínicas, toxicológicas, físico-químicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas;
  • Podem realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.

Entenda a avaliação do Guia da Faculdade

A pesquisa avalia mais de 16 mil cursos em todo o país e mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior julgam as graduações de acordo com o seguintes critérios:

  • Qualidade do projeto pedagógico
  • Qualidade do corpo docente
  • Qualidade da infraestrutura

Cada curso é avaliado por seis professores e coordenadores e o resultado final é transformado em estrelas. Confira:

  • Nota entre 5 e 4,50 – 5 estrelas, considerado excelente;
  • Nota menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas, considerado muito bom;
  • Nota menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas, considerado bom;
  • Nota menor que 2,50 – não estrelado.

Outras faculdades para cursar Farmácia

Além das universidades do Guia da Faculdade, existem outras opções de faculdades para quem quer cursar Farmácia. Separamos cinco instituições que são reconhecidas pelo MEC e que oferecem condições especiais nas mensalidades.

É possível ingressar com a nota do Enem, pelo vestibular tradicional e o estudante pode tentar ainda uma bolsa de estudo pela Quero Bolsa.

Clique nos links abaixo e confira todas as opções:

Veja mais: + Curso técnico em Farmácia: saiba tudo sobre a formação

+ 10 pós-graduações mais procuradas em Farmácia

O curso de Farmácia é concorrido?

O curso de Farmácia está entre os mais procurados pelos estudantes em 2022, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Quais os melhores cursos de Farmácia?

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Como é o curso de Farmácia?

O curso de Farmácia tem a duração média de 5 anos. Ao longo da graduação os alunos têm contato com disciplinas das áreas de Ciências Exatas; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Farmacêuticas, além de algumas disciplinas de Ciências Humanas, como bioética.

Existe faculdade de Farmácia EaD?

Sim! O MEC já reconhece a oferta do curso nessa modalidade de ensino. Os alunos de Farmácia EaD têm as mesmas disciplinas do que os de um curso presencial, a única diferença é o formato em que as aulas e os materiais são disponibilizados.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin