dcsimg

Conheça as melhores faculdades de Administração de São Paulo

Descubra quais são as melhores faculdades de Administração do estado de São Paulo e saiba onde encontrar ensino de qualidade e mensalidades baixas.

O curso superior de Administração está entre os mais procurados pelos estudantes brasileiros, segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 

A grande procura se justifica: o curso é bem abrangente e forma profissionais versáteis, preparados para trabalhar em diferentes áreas de empresas e organizações. Portanto, se você está pensando em fazer Administração, saiba que o curso é um ótimo caminho para se inserir no mercado.

A faculdade de Administração é oferecida por diversas instituições públicas e privadas em todo o Brasil. Várias delas ficam no estado de São Paulo e aparecem com frequência nos rankings que apontam as melhores universidades do país.

Quer saber quais são as faculdades de São Paulo com os melhores resultados? Veja a seguir.

Ranking de universidades

Uma das pesquisas que elencam as melhores universidades é o Ranking Universitário Folha, ligado ao jornal Folha de S. Paulo. Tal conjectura leva em conta a avaliação do mercado e bases de dados nacionais e internacionais.

Veja, abaixo, instituições paulistas com cursos de Administração bem posicionados no Ranking Universitário Folha:

Universidades públicas

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Centro Universitário Municipal de Franca (UNI-FACEF)
  • Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP)
  • Centro Universitário Das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE)
  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Universidade de Taubaté (UNITAU)

Universidades particulares

Critérios do MEC

Para identificar quais as melhores faculdades de Administração em São Paulo, também podemos olhar para os critérios de avaliação oficiais do Ministério da Educação. As notas de todas as instituições credenciadas estão disponíveis no portal e-MEC.

As universidades e os cursos são avaliados pelo ministério com base nos seguintes critérios:

  • Conceito Institucional (CI): avalia a infraestrutura, os métodos de ensino e o Plano de Desenvolvimento Institucional da faculdade. Para cursos a distância (EAD), esse critério recebe o nome de CI-EaD.
  • Índice Geral de Cursos (IGC): é a nota média de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição. É obtido por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e de avaliações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): indicativo da qualidade de cada curso oferecido pela instituição de ensino superior. É divulgado anualmente, junto com os resultados do Enade.

As notas atribuídas nos conceitos variam de 1 a 5. A partir de 3, os resultados são considerados positivos. Notas 1 e 2 são insatisfatórias e obrigam a instituição a se adequar dentro de um prazo determinado, sob risco de ter cursos e matrículas suspensos.

Faculdades com boas notas e mensalidades baixas

Sabemos que passar em uma universidade pública não é fácil e que faculdades particulares de elite cobram mensalidades altas. 

Listamos abaixo algumas instituições privadas com resultados positivos no MEC que oferecem o curso de Administração e cobram mensalidades bem em conta, além de terem programas próprios de bolsas e descontos:

Todas elas têm notas acima de 3 nos critérios avaliados pelo governo, de acordo com dados do portal e-MEC. Confira:

  • A Universidade Anhanguera tem CI 3 e 4 (dependendo da unidade) e nota máxima no CI-EaD (5). 
  • A avaliação da estrutura dos cursos a distância também é muito positiva na FMU (CI-EaD 5) e na UNOPAR (Ci-EaD 4). 
  • A Universidade Anhembi Morumbi ainda não teve o CI-EaD atribuído, mas se destaca no IGC e no CPC em Administração (ambos com nota 4).

Lembrando que, por serem reconhecidas pelo MEC, essas universidades emitem diplomas válidos em todo o território nacional, aceitos tanto pelo mercado de trabalho privado quanto por concursos públicos e programas de pós-graduação.

Gostou das opções? Acesse o site da instituição de seu interesse e entre em contato para saber mais sobre as modalidades em que o curso de Administração é oferecido (presencial, semipresencial e EAD), mensalidades, processos seletivos e sistemas de bolsas de estudo.

Leia mais:

Saiba o que se estuda na faculdade de Administração

Conheça as opções de faculdades de Administração EAD em São Paulo

Você está pensando em fazer faculdade de Administração? Já se decidiu ou está em dúvida sobre qual curso escolher? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin