O que é o Sisu? Conheça a seleção para universidades públicas

Se você está buscando entrar em uma universidade pública, já deve saber o que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), não é?
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Caso ainda não tenha ouvido falar do programa, saiba que esse é o sistema de ingresso utilizado pelas principais universidades federais e estaduais para preencher as vagas dos seus cursos de graduação.
Todo ano, o Sisu abre o processo seletivo duas vezes: no primeiro e no segundo semestre letivo. Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, e as vagas serão disponibilizadas de acordo com a pontuação que os candidatos obtiverem na prova.
Para saber mais sobre o que é o Sisu e os motivos para ser um dos processos seletivos mais importantes do Ensino Superior brasileiro, separamos as principais informações que todo candidato deve saber e ficar atento para concorrer às vagas.
Tire todas as suas dúvidas para conhecer e aproveitar as oportunidades que o Sisu oferece.
+ É possível entrar no Sisu para cursos EaD?
+ Como funciona a nota de corte do Sisu?
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular próprio da instituição.
O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos. A participação é gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano.
O programa engloba as instituições públicas de todos os estados do Brasil, e oferece vagas para ampla concorrência, que todos os candidatos que realizaram o Enem podem se inscrever e tentar ingressar na faculdade.
Há também as vagas para cotas do Sisu, que são reservadas para públicos como estudantes de escolas públicas, pessoas com baixa renda familiar, critérios de cor e raça e outras ações afirmativas, que podem ter critérios específicos de acordo com cada universidade.
+ Como se inscrever no Sisu? Garanta sua vaga na universidade pública
Como o Sisu funciona?
O Sisu é um sistema totalmente informatizado que recupera a nota do Enem e seleciona os melhores candidatos para uma mesma vaga, turno, curso, universidade e modalidade de concorrência. Funciona assim:
Primeiro, o candidato se inscreve pela Internet, no site oficial do Sisu, usando o mesmo número de inscrição e senha do Enem (são aceitos somente candidatos que fizeram a edição mais recente do exame, sem ter zerado a redação).
Cada candidato pode selecionar duas opções de curso dentro das vagas disponíveis em instituições públicas, em ordem de preferência entre as vagas indicadas.
Ao escolher as opções de curso, o participante também deve selecionar a modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência, caso não se encaixe em algum critério exigido para cotas.
+ Cotas do Sisu: saiba tudo sobre as vagas
Enquanto estiverem abertas as inscrições, os candidatos podem consultar a “nota de corte”, que é a menor nota do Enem possível para entrar naquela vaga. Dependendo da nota de corte, o participante pode optar por continuar disputando aquela vaga, ou tentar outra opção de curso se perceber que a pontuação não será suficiente para aprovação.
As notas de corte são divulgadas diariamente e são atualizadas em diferentes horários ao longo dos dias de inscrições abertas: à meia-noite, sete da manhã, meio-dia, cinco e meia da tarde e oito da noite (tudo referente ao horário de Brasília).
Poucos dias depois do término das inscrições, os participantes podem consultar o resultado do Sisu na página oficial do programa, na qual é possível checar quais são os próximos passos a serem tomados em caso de aprovação.
+ Como funciona o Sisu do 2º semestre?
Os candidatos selecionados devem seguir todo o passo a passo estipulado para fazer a matrícula na universidade e garantir a vaga dentro do prazo de matrícula. Alguns cursos podem exigir provas complementares, de Habilidades Específicas, por exemplo.
Caso sobrem vagas, quem não passou nas duas chamadas pode se inscrever para a Lista de Espera do Sisu e tentar novamente ingressar em um curso pela seleção. As notas de corte vão abaixando até que todas as vagas oferecidas na graduação específica sejam preenchidas.
O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e ambos processos são abertos para os estudantes que fizeram a edição do Enem no ano anterior.
+ Saiba como funciona a lista de espera do Sisu

Quem pode participar do Sisu?
Qualquer pessoa que tenha feito o Enem no ano anterior e tenha obtido nota maior do que zero na redação pode participar do Sisu. Não existe limite de renda ou idade para se inscrever e o processo é gratuito e totalmente realizado de forma virtual.
As universidades participantes podem exigir uma nota mínima no Enem para entrar em cada um dos seus cursos. Essas notas podem variar de acordo com critérios próprios de cada faculdade e para cada curso. Nesse caso, a nota mínima pode ser consultada pelos candidatos após a inscrição.
Enquanto algumas instituições fazem a seleção pela média geral do Enem, algumas faculdades também colocam pesos diferentes para a nota da redação e das provas de cada área.
+ Veja 5 estratégias para se inscrever no Sisu
Por exemplo, é possível que um curso da área da saúde possa dar maior peso para a prova de Ciências da Natureza do Enem, uma graduação de engenharia dê peso maior para o caderno de Ciências Exatas e uma vaga para um curso de humanas exija uma importância maior na nota da redação e da prova de Ciências Humanas.
Vale lembrar, ainda, que bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem se inscrever no Sisu. No entanto, caso seja selecionado pelo Sisu, o estudante precisará optar por apenas um dos dois programas: Sisu ou Prouni, já que não é permitido acumular esses dois benefícios. O Prouni é outro programa do governo que incentiva o ingresso de estudantes no Ensino Superior do país, mas nesse caso é voltado para universidades particulares.
Quais são os tipos de cota do Sisu?
No Sisu, existem diferentes tipos de cotas que podem ser adotadas pelas instituições de ensino superior participantes. As cotas abrangem três grupos de porcentagem/reserva de vagas:
Alunos de escola pública: Todas as instituições públicas federais participantes do Sisu devem reservar 50% das vagas, por curso e turno, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Pessoas de baixa renda: Estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e que fizeram o ensino médio em escolas públicas também têm direito a participar das cotas do Sisu.
Ações afirmativas: Essas vagas são para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Cada universidade participante também pode disponibilizar vagas para suas próprias ações afirmativas, por exemplo vagas reservadas para pessoas com deficiência e quilombolas.
Veja também as modalidades de cotas do Sisu
- Grupo L1 – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.
- Grupo L2 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
- Grupo L5 – Candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
- Grupo L6 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
- Grupo L9 – Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
- Grupo L10 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
- Grupo L13 – Candidatos com deficiência que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
- Grupo L14 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Como conseguir uma vaga pelo Sisu?
Para entrar na faculdade por meio do Sisu é preciso alcançar um bom resultado no Enem. Isso porque o programa é um dos mais concorridos do Brasil. Logo, é preciso se preparar para o Enem. Nessa hora, um plano de estudos pode ser um grande aliado.
Pensando em trazer organização para sua rotina, a Revista Quero está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudo Enem de Boa 2022. Trata-se de um cronograma de estudo completo, com texto, exercícios com resolução e vídeo-aulas. Quem se inscreve recebe também dicas especais semanalmente. Para baixar basta clicar aqui.
+ 10 faculdades de Pedagogia com menor nota de corte no Sisu
+ 30 faculdades de Enfermagem com menor nota de corte no Sisu

Quais são os documentos necessários para a matrícula no Sisu?
Os documentos exigidos para matrícula no Sisu podem variar. Mas geralmente alguns documentos a ser cobrados são:
- RG ou Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional (CNH);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar;
- Título de eleitor (para os maiores de 18 anos);
- Comprovante eleitoral (para aqueles que já votaram);
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para estudantes homens);
- Fotos 3×4.
Os candidatos selecionados por cota podem precisar apresentar a documentação que comprove seu direito à vaga, como:
- Comprovante de renda;
- Autodeclaração Étnico-Racial;
- Laudos Médicos.
+ Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES
Existem alternativas ao Sisu?
Se não deu para passar no Sisu, não desanime! O processo seletivo é mesmo muito concorrido, já que o número de candidatos é alto e a quantidade de vagas nem sempre é expressiva e não atende toda a concorrência.
Mas existem outras alternativas para ingressar em uma universidade caso não dê certo com o Sisu. Para instituições públicas, há faculdades que possuem um vestibular para seleção própria, com é o caso da Universidade de São Paulo (USP), com a Fuvest, e tantas outras instituições públicas de todo o país.
Entretanto, existem outros programas, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conheça mais:
Prouni
O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais em universidades particulares, possibilitando que jovens com poucas condições financeiras tenham acesso à educação de qualidade.
Para participar do ProUni, é necessário ter realizado o Enem e atender a critérios socioeconômicos estabelecidos pelo programa. As bolsas integrais são destinadas aos estudantes cuja renda familiar per capita não ultrapasse um determinado valor, enquanto as bolsas parciais são direcionadas aos que possuem renda um pouco mais elevada.
+ Quem tem ProUni pode fazer o Sisu? Entenda
Fies
O FIES permite que estudantes de baixa renda financiem seus estudos em instituições particulares, com juros subsidiados e condições favoráveis de pagamento.
O financiamento pode ser parcial ou integral, dependendo da modalidade escolhida e da renda familiar do estudante.
+ Quem tem FIES pode participar do Sisu? Descubra
Deixamos a seguir uma lista com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com benefícios como bolsas de estudos, descontos, e convênios:
- Faculdades Anhanguera
- Unopar - Universidade Norte do Paraná
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio - Universidade Estácio de Sá
- USJT - Universidade São Judas Tadeu
- Centro Universitário IBMR
- FMU - Centro Universitário
Caso você não tenha feito o Enem, não se preocupe. As faculdades acima contam com alternativas de formas de ingresso que também facilitam o acesso ao Ensino Superior.


Quarto do despejo: resumo e análise da obra

Hebreus: história, cultura e religião

Química orgânica: o que é, reações e classificações

Enem 2023: Confira o gabarito extraoficial do segundo dia de prova

Campo Magnético: origem, aplicações e impacto na vida cotidiana

Estratificação social na educação superior: desafios e soluções

Maioridade Penal no Brasil: o que é, argumentos a favor e contra

Idade Média: o que foi, características e figuras marcantes

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Veja lista com 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem

Descubra quais são os cursos com menor nota de corte
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.