Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Enem

É possível concluir o ensino médio pelo Enem? Entenda agora

11 de março de 2017
Homem branco de óculos de grau, com rosto de dúvida. Ele veste uma camisa rosa.
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Se você ouviu em algum lugar que poderia concluir o Ensino Médio pelo Enem, é hora de repensar seus planos, pois as regras mudaram há alguns anos! A forma de concluir o Ensino Médio para quem parou os estudos agora acontece de outra forma.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País. Milhões de jovens se inscrevem no exame para conseguir vaga em universidades públicas e privadas, bolsas de estudos ou financiamentos para ajudar a pagar a faculdade. Ou seja, atualmente ele tem essa finalidade de dar acesso ao Ensino Superior.

Por essa razão, a partir da edição de 2017, não foi mais possível obter o certificado de conclusão do ensino médio. Mas fique tranquilo, pois o Governo Federal está aplicando outra prova para quem precisa de um certificado do Ensino Médio, e até mesmo do Ensino Fundamental.

Como conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio?

Uma das alternativas para quem não concluiu o ensino médio na idade correta é fazer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) que também é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova é aplicada gratuitamente em todo o país, geralmente, uma vez ao ano. Para participar da prova de conclusão do Ensino Fundamental você precisa ter pelo menos 15 anos. Já a prova para concluir o Ensino Médio exige que o participante tenha pelo menos 18 anos completos. Confira, a seguir, mais detalhes de como funciona o Encceja.

como-concluir-o-ensino-medio-pelo-enem

Para que serve a prova do Encceja?

A prova do Encceja atualmente serve como método para aferir os conhecimentos de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e Médio pelo sistema tradicional, na idade indicada.

Desta forma, se o participante atingir a nota exigida, ele receberá o certificado de conclusão dos ensino fundamental ou médio.

Como é a prova do Encceja?

As provas do Encceja são aplicada em único dia e são composta por uma prova de redação e 120 questões que são divididas em quatro áreas do conhecimento:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Para conseguir o diploma de conclusão do ensino médio por meio do Encceja é necessário atingir no mínimo 100 pontos em cada prova e no mínimo 5 pontos na redação.

como-concluir-o-ensino-medio-pelo-enem

O que acontece se eu atingir a pontuação mínima somente em algumas provas?

Se você estiver tentando obter o certificado do ensino médio pelo Enem e não atingir a pontuação mínima em todas as provas, poderá solicitar uma declaração parcial de proficiência para as competências em que obteve uma boa nota.

Desta forma, quando for realizar outra edição do Encceja, você não precisará fazer as questões das áreas em que já conseguiu a nota suficiente.

Quem fez Encceja precisa de histórico escolar?

As pessoas que concluíram o Ensino Fundamental e Médio pelo Encceja estão dispensadas da apresentação do Histórico Escolar para fins de inscrição em demais processos seletivos. O certificado Encceja é válido como documento necessário.

Você pode retirar o seu certificado na instituição que escolheu na hora da inscrição, que normalmente são as secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Onde estudar com a nota do Enem?

Depois de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, o estudante pode realizar o Enem para ingressar em uma instituição de ensino superior do Brasil ou do exterior. Isso porque a nota da prova pode ser usada em diversos programas do governo que oferecem vagas gratuitas em universidades públicas ou bolsas e financiamentos nas universidades particulares.

Após o resultado do Enem ser divulgado, normalmente no final de janeiro, o primeiro programa a abrir inscrições é o SiSU. Nele, você poderá disputar milhares de vagas em universidades e institutos federais sem precisar fazer nenhuma outra prova. Para participar do Sisu, que oferece vagas em universidades públicas, basta ter feito o Enem do ano anterior e não ter zerado na redação.

Caso não consiga ou não queira uma vaga pelo Sisu, você poderá aproveitar o seu desempenho no Enem no ProUni (que concede bolsas de estudo parciais e integrais) e no  FIES (que concede financiamento estudantil).

Para participar do Prouni e do Fies é necessário atingir uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. 

No Prouni e no FIES, alguns requisitos referentes ao total da renda da sua família também podem ser requisitados, visto que o programa é voltado a pessoas com renda mais baixa. Sempre consulte as regras do edital vigente, pois elas podem mudar a cada ano.

Você também pode utilizar sua nota no Enem como forma de conseguir uma bolsa de estudo em processos seletivos das próprias faculdades particulares. Dessa forma, você não precisa fazer o vestibular outra vez.

Esta modalidade se chama “ingresso direto” e muitas instituições de ensino oferecem até 80% de desconto para quem chega primeiro.

Quer conhecer algumas dessas faculdades? Selecionamos algumas delas com vagas disponíveis em todo o Brasil. São instituições reconhecidas pelo MEC e com um catálogo gigante de cursos em todas as áreas do conhecimento:

Plano de estudo gratuito para o Enem

Você se animou para estudar para o Encceja e para o Enem? Então é hora de se organizar e começar a estudar. Para o Encceja, o mais recomendado é participar de uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na sua cidade. As escolas públicas oferecem as aulas gratuitamente e em períodos facilitados para quem trabalha. Esta é uma dica apenas para facilitar seus estudos, pois não é necessário ter frequentado uma escola para se inscrever no Encceja.

Já se você precisa de uma ajuda nos estudos para o Enem e gosta de estudar sozinho, recomendamos conhecer o Plano de Estudo da Quero Bolsa! É um cronograma super completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Os usuários do material ainda recebem dicas extras toda semana por e-mail. O plano é totalmente gratuito e pode ser baixado clicando aqui.

+ Veja também!
Teste Vocacional online rápido e gratuito – Faça agora mesmo

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.