O que é e as vantagens de um MBA

Você sabe o que é MBA e para o que ele serve? Se você ainda não sabe, clica aqui que a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Afinal, o que é um MBA? Essa modalidade de curso tem se tornado cada vez mais comum nos últimos tempos. Provavelmente você conhece alguém que tenha feito um MBA, não é mesmo?! E se você já terminou sua graduação, talvez esteja procurando um curso para complementar sua formação e seu currículo, possibilitando o encontro de vagas melhores no mercado de trabalho.

E aí, o que é um MBA e será que ele é a melhor alternativa para você? Continue a leitura, a gente te explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Além disso, você vai entender o motivo pelo qual um MBA pode ser relevante para seu crescimento e sucesso profissional.

O que é um MBA?

A sigla MBA significa Master in Business Administration (algo como Mestre em Administração de Negócios, em português). E como o próprio nome já diz, o MBA é um tipo de curso voltado para alunos que desejam se aprofundar em áreas que envolvem administração e negócios relacionados à empresas. 

Por isso, se você curte assuntos como mercado financeiro, liderança, marketing e outros que sejam relevantes em ambientes super empresariais, um MBA pode ser o curso certo pra você! Além disso, é possível encontrar esse curso em modalidades EAD (a distância), em períodos noturnos ou diurnos. Perfeito para quem trabalha fora e precisa conciliar os estudos com uma rotina bastante corrida! 

Além disso, o curso de MBA é sim considerado uma pós-graduação e para isso precisa ter, no mínimo, 360 horas em seu currículo. Essa é uma exigência do MEC (Ministério da Educação) para que este tipo de curso seja regularizado e possua diploma válido.

Quais as vantagens em fazer um MBA?

Vamos falar a verdade, quem nunca sentiu aquela vontade de aprender um pouco mais ao terminar a graduação? Muitas vezes, o período da faculdade oferece poucas experiências práticas ao longo do curso. Por isso, saber o que é MBA pode ser bem importante!

Além de complementar seu currículo e te colocar mais próximo de boas oportunidades de emprego, o MBA possui um diferencial, que o torna único entre as opções de pós-graduação. Afinal, além de focar bastante em temas empresariais, é comum encontrar em programas de MBA tarefas práticas, estudos de casos reais e outras atividades que te colocarão cara a cara com os desafios do mercado de trabalho. 

Um curso que oferece esse tipo de visão empresarial mais afinada e com um toque de liderança constitui no que é um MBA. Além disso, esses valores são algo muito estimado por empregadores e empresas renomadas!

Mas qual é melhor, a opção acima ou o mestrado? Essa dúvida é muito comum quando as pessoas passam a se perguntar o que é um MBA. Que é considerado como pós-graduação a gente já sabe. Mas qual a diferença para um mestrado? O que é melhor para cada pessoa e carreira? Bom, na verdade, o MBA e o mestrado são bastante distintos. Vem ver o porquê!

O que é MBA e o que é mestrado?

O MBA e o mestrado são considerados pós-graduação e só podem ser cursados por quem já possui título de nível superior, ou seja, já terminou a faculdade. Entretanto, em um MBA você aprenderá mais sobre o funcionamento e os desafios de um ambiente empresarial, tendo aulas (muitas vezes práticas) voltadas para a solução de problemas relacionados a finanças, vendas, marketing e outros. Além disso, o MBA é um curso lato sensu, enquanto o mestrado é um curso do tipo stricto sensu.

Tá certo, mas qual a diferença? Bom, em um mestrado, o enfoque é outro! O estudo costuma ser mais voltado para a área da pesquisa, docência (no caso de quem quer ser professor) e para produções acadêmicas. Ademais, é preciso que você desenvolva uma tese e uma pesquisa bem encorpada sobre determinado assunto. 

Além disso, ao final do programa, é necessário defender sua tese por meio de uma dissertação de mestrado, que deve conter análise, resultados e metodologia de acordo com as normas vigentes, além de outros fatores.

A outra diferença entre o mestrado e o MBA é que o primeiro programa de ensino é fiscalizado e acompanhado bem de perto pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o que não acontece no caso do MBA.

MBA X Mestrado: qual é o melhor?

Com base em tudo que te explicamos acima, isso quer dizer que o mestrado é melhor? Nada disso! O que muda, de um caso para o outro, é o enfoque. O que você prefere? Se dedicar à pesquisa e à docência ou ao mercado de trabalho? Se você pende mais para a segunda opção, é possível que o MBA seja a melhor alternativa para você.

Além disso, assim como em programas de mestrado, alguns programas de MBA também concedem bolsas de auxílio financeiro aos alunos. Esse tipo de ajuda pode ser bastante significativa, afinal, um MBA costuma ser oferecido em instituições privadas (pagas) de ensino, enquanto programas de mestrado são mais comuns em universidades públicas e geralmente não envolvem custos e mensalidades.

E então, já sabe o que é melhor para complementar o seu currículo e alavancar a sua carreira? Conseguiu entender o que é MBA? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários quais suas percepções e opiniões sobre o que é um MBA.

Onde encontrar cursos de MBA ou pós-graduação?

Se você está buscando por algum curso de MBA ou alguma pós-graduação, vai encontrar uma lista de faculdades com bolsa de estudo que oferecem descontos em mensalidades de diversos desses cursos.

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

E então, já sabe o que é melhor para complementar o seu currículo e alavancar a sua carreira? Conseguiu entender o que é MBA? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários quais suas percepções e opiniões sobre o que é um MBA.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!