Descubra o que se estuda em Marketing

O que será que os alunos aprendem nesta que é uma das graduações mais quentes do momento? Veja aqui as matérias do curso de Marketing!

Nada escapa à força do Marketing. Tudo que é comercializado deve passar pelo crivo desta atividade, que é uma das mais importantes do mercado de trabalho atual.

O profissional de Marketing é aquele que entende as necessidades do público-alvo, pesquisa as inovações, desenvolve produtos e define as melhores estratégias de vendas.

Qual empresa pode se dar ao luxo de abrir mão dessas atividades?

Para dar conta do recado, os profissionais do Marketing precisam se dedicar e desenvolver habilidades incríveis.

A seguir, descubra o que se estuda em Marketing e onde estão as melhores faculdades para você entrar com tudo no mercado de trabalho!

O curso de Marketing

O Marketing se popularizou muito rápido no Brasil. De uma hora para outra, passamos de poucas faculdades para mais de 300 em todo o Brasil.

São quase 60 mil alunos matriculados atualmente – parte disso graças à alta disponibilidade do curso na modalidade EAD.

Grande parte das opções disponíveis é de tecnólogo, um curso superior com apenas dois anos de duração.

Ou seja: além de tudo, dá para entrar no mercado de trabalho muito rapidamente.

Nesse curto período, os alunos têm pela frente um grande desafio: aprender o máximo de conceitos e práticas possíveis.

No geral, Marketing mistura elementos de Administração e Publicidade & Propaganda. O estudante terá de aprender, portanto, sobre gestão e finanças, para, na sequência, conseguir desenvolver a proposta conceitual de um produto, identificar o público-alvo, as variações e tendências de consumo, os elementos semiológicos envolvidos no merchandising (cores, imagens, fontes) e elaborar estratégias sólidas de vendas.

Como a concorrência nos mercados está cada vez mais alta, o domínio de todos esses conhecimentos pode fazer muita diferença.

Sem falar que a atividade está cada vez mais complexa, dado que a humanidade entra na era da inteligência artificial, dos algoritmos, da personalização, da hiperconectividade.

É a sua praia? Então veja a seguir o que se estuda nessa graduação!

O que se estuda em Marketing

Normalmente os cursos de Marketing, por sua curta duração, têm uma grade curricular bastante objetiva – e também corrida.

A maioria das graduações começa o semestre apresentando cinco grandes eixos da área de Administração:

  • Modelos de gestão e processos gerenciais: coordenação e controle de processos, ferramentas.
  • Gestão de projetos: recursos humanos, gestão de qualidade, riscos, conceitos, escopo de projeto, custos.
  • Empreendedorismo: desafios, oportunidades, panorama nacional, plano de negócios.
  • Finanças: matemática financeira, juros, parcelamento, análise de financiamento, investimentos.
  • Planejamento estratégico: técnicas e ferramentas de planejamento, diagnóstico, estratégias organizacionais, posicionamento, controle.

Depois vem o mergulho no mundo do Marketing propriamente dito, ou seja, muito estudo sobre o que diz respeito a mercados e produtos, como:

  • Pesquisa mercadológica: coleta de dados, análise, tendências.
  • Gestão de produto, serviços e marcas.
  • Canais de venda, preços, promoção, comunicação.
  • Comportamento do consumidor: influências, psicologia, fatores socioculturais, comportamento de compra.
  • Inteligência de Marketing: análise de mercado, comportamento do consumidor, sistemas de informação, métricas.
  • Marketing de produtos e serviços: gestão, precificação, branding.
  • Logística: conceitos, atividades, planejamento logístico.
  • Marketing digital: fundamentos, buscadores, otimização para busca (SEO), resultados.
  • Negociação: estratégia em negociação, implementação, fechamento e avaliação, gestão de conflito.
  • Trade Marketing: ponto de venda, planejamento, programas de relacionamento, comunicação e merchandising.
  • Novas tecnologias em comunicação e Marketing, mídias sociais.

Essa é a estrutura básica de um curso de tecnólogo em Marketing. As graduações a distância abordam os mesmos tópicos da presenciais, ou seja, não há prejuízo para quem quer estudar remotamente (inclusive o diploma tem a mesma validade no mercado de trabalho).

O curso de bacharelado em Marketing tem duração de 4 anos, o dobro de tempo do tecnólogo. Quem optar por esse formato terá mais matéria pela frente, principalmente na área da Administração. Mas vale lembrar que temos pouquíssimas opções de bacharelado em Marketing, menos de uma dezena em todo o Brasil.

Quanto custa estudar Marketing

Marketing é uma profissão em alta no mercado de trabalho e pode render excelentes salários aos seus profissionais.

Mas nem por isso está entre as graduações mais caras.

Entre as opções presenciais, as mensalidades variam, em média, entre R$ 650 e R$ 1.200.

As EAD têm valores muito mais interessantes. Em algumas das faculdades mais conhecidas dos brasileiros (veja algumas delas abaixo), dá para estudar com investimento de cerca de R$ 240 por mês.

Os alunos ainda podem tentar bolsa do ProUni (em cursos presenciais ou EAD) ou financiar os estudos a juros baixíssimos pelo FIES (apenas cursos presenciais). Além disso, podem aproveitar as promoções e parcerias oferecidas pelas próprias faculdades. É só ficar de olho.

Onde estudar Marketing

O Ministério da Educação informa que 97% de todas as faculdades de Marketing disponíveis hoje no Brasil estão na rede privada de ensino.

Ou seja, muito provavelmente você terá de optar por uma delas.

Como há muita faculdade disponível, especialmente no EAD, vale fazer um estudo prévio, analisar com cuidado a grade curricular de cada instituição e escolher as que têm melhor avaliação junto ao MEC.

Com isso você garante um ensino de qualidade e obtém uma formação diferenciada, que permitirá entrar no concorrido mundo do Marketing com o pé direito.

Abaixo, a gente apresenta algumas faculdades bem interessantes onde você pode estudar Marketing ou Marketing Digital e obter um diploma aceito nas melhores empresas.

Confira:

Veja também:

Quanto ganha um Profissional de Marketing?

Pensando em estudar Marketing? Conte para a gente qual sua faculdade dos sonhos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin