O Marketing é a área responsável pela imagem de uma empresa diante do seu público. É uma profissão que tem como foco o cliente e suas necessidades.
O profissional de Marketing desenvolve estudos de perfil do consumidor, elabora estratégias de comunicação e ajuda a definir o posicionamento mercadológico da empresa onde atua.
Embora seja um mercado bastante concorrido, o Marketing é uma das áreas que mais cresce no Brasil, com salários que podem chegar a R$ 65 mil em cargos de direção. Claro que chegar lá não é fácil e o aspirante a esta carreira terá que estudar e trabalhar bastante para conseguir um bom emprego.
Saiba quanto ganha um profissional de Marketing nos diversos campos de atuação da carreira e descubra onde estão as melhores oportunidades da área!
Piso Salarial do Profissional de Marketing
Os profissionais de Marketing não possuem um piso salarial único válido em todo o território nacional.
Também nem sempre têm um sindicato que os represente junto aos empregadores. Quando há alguma referência de piso salarial, ele geralmente é aplicado às pessoas que trabalham no apoio às ações de marketing, como operadores de telemarketing, atendentes, promotores de venda, etc.
Esses valores variam de acordo com o ramo da empresa em que o profissional de apoio atua: comércio, serviços, indústria, transportes.
De acordo com o Sindicato dos Publicitários de São Paulo, o piso salarial no estado é de R$ 1.237.
Salário Médio de um Profissional de Marketing
O Marketing, em geral, é uma profissão bem remunerada no Brasil. Veja a seguir alguns exemplos de salários dos principais cargos que esses profissionais podem ocupar, de acordo com a Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho:
Inteligência de Mercado
- Gerente: R$ 7.734
- Consultor: R$ 4.312
- Coordenador: R$ 5.958
- Supervisor: R$ 6.688
- Analista: R$ 3.283
Marketing
- Diretor: R$ 12.500
- Gerente: R$ 8.197
- Especialista: R$ 4.124
- Coordenador: R$ 4.531
- Supervisor: R$ 3.060
- Consultor: R$ 3.161
- Analista de Marketing: R$ 2.765
- Assessor de Marketing: R$ 1.699
- Assistente: R$ 1.713
Marketing Digital
- Gerente: R$ 4.669
- Coordenador: R$ 3.651
- Analista: R$ 2.315
Os melhores Salários para os Profissionais de Marketing
A consultoria Robert Half desenvolveu um estudo sobre os melhores salários da área de Marketing e descobriu que, mesmo em um cenário instável da economia, a remuneração dos profissionais da área subiu entre 1 e 11% em relação ao ano anterior.
As melhores oportunidades estão nos cargos de direção, onde os salários podem chegar a R$ 65 mil. Confira as médias pagas a diversas funções dos profissionais de Marketing, de acordo com o estudo:
Diretor Comercial
- Pequenas e médias empresas: de R$ 21.000 a R$ 40.000
- Grandes empresas: de R$ 22.000 a R$ 55.000
Diretor de Marketing
- Pequenas e médias empresas: de R$ 20.000 a R$ 30.000
- Grandes empresas: de R$ 22.000 a R$ 45.000
Gerente Nacional de Vendas
- Pequenas e médias empresas: de R$ 15.000 a R$ 27.000
- Grandes empresas: de R$ 17.000 a R$ 30.000
Gerente Regional de Vendas
- Pequenas e médias empresas: de R$ 10.000 a R$ 20.000
- Grandes empresas: de R$ 12.000 a R$ 26.000
Gerente de Produto
- Pequenas e médias empresas: de R$ 7.600 a R$ 15.000
- Grandes empresas: de R$ 8.000 a R$ 20.000
Coordenador de Comunicação
- Pequenas e médias empresas: de R$ 6.000 a R$ 10.000
- Grandes empresas: de R$ 7.000 a R$ 12.000
O Mercado para o Profissional de Marketing
A carreira de Marketing tem sido apontada por consultorias em Recursos Humanos como uma das mais promissoras do mercado, junto a Finanças, Engenharia e Logística.
O mercado brasileiro tem se profissionalizado continuamente para se manter competitivo num cenário global. Como consequência, áreas vitais para esse crescimento, como o Marketing, tiveram que acelerar o passo e antecipar as tendências de mercado que estavam ? e ainda estão ? por vir.
O profissional de Marketing tem a grande responsabilidade de entender o mercado para desvendar o perfil do consumidor. Com isso, ele pode traçar estratégias adequadas de comunicação e vendas.
Há oportunidades de trabalho para o profissional de Marketing em empresas de serviços, varejo, indústrias, órgão públicos e terceiro setor. Por ser uma peça estratégica, ele precisa ter uma sólida formação e ser capaz de pensar em ações, produtos e serviços que ajudem a fortalecer a imagem da companhia junto ao público.
Para conseguir um bom salário neste mercado tão competitivo é preciso investir em experiência e formação. Fazer cursos de especialização na área e dominar mais de um idioma podem ser um bom começo!
Há um Projeto de Lei (1226/2007) em tramitação na Câmara dos Deputados que propõe regulamentar a carreira e restringir o exercício da profissão apenas aos portadores de diploma em Marketing e áreas afins.
Como se tornar um Profissional de Marketing
Quem deseja seguir carreira na área de Marketing pode optar por dois tipos de curso superior: o Bacharelado e o Tecnológico.
O curso de Bacharelado em Marketing tem duração de quatro anos e o de Tecnólogo, dois. Ambos podem ser feitos presencialmente ou a distância.
Existem diversas nomenclaturas para esses cursos. Veja:
- Comunicação e Marketing
- Marketing Estratégico
- Propaganda e Marketing
- Gestão em Comunicação
- Publicidade e Propaganda
- Gestão de Marketing no Varejo
- Gestão de Marketing em Turismo
- Gestão de Vendas e Marketing
- Gestão de Marketing de Pequenas e Médias Empresas
Selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos de graduação para quem quer trabalhar na área de Marketing. Todas as faculdades da nossa lista participam do ProUni e do FIES, além de terem programas próprios de bolsas de estudos, convênios com empresas e sites, descontos e financiamentos sem burocracia. Dê uma olhada:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
O que achou da remuneração dos profissionais de Marketing? Pretende seguir essa carreira? Conte para a gente nos comentários!