dcsimg

Confira se existe Psicologia a distância e onde estudar

Pretende ser psicólogo e gostaria de estudar Psicologia a distância? Descubra se essa graduação é oferecida na modalidade EAD no Brasil!

Você sabia que a faculdade de Psicologia é uma das 10 mais procuradas graduações do país? Esse curso ocupa o 7o lugar do ranking do Ministério da Educação (MEC) desde 2010.

Para você ter uma ideia do tamanho da procura, mais de 235 mil matrículas foram efetuadas no curso de Psicologia em 2016. Nada mais certo do que surgir uma demanda por essa graduação na modalidade a distância, concorda?

Continue lendo para descobrir se existe curso de Psicologia EAD e conferir onde estudar.

Afinal, existe faculdade de Psicologia a distância no Brasil?

Não. A graduação em Psicologia é oferecida exclusivamente na modalidade presencial e não pode ser oferecida a distância.

Se você encontrar uma instituição de ensino superior oferecendo um bacharelado de Psicologia EAD, não se matricule sem verificar se o curso é reconhecido pelo MEC. A chance dessa graduação ser irregular é muito grande.

E por que isso acontece? Por duas razões.

Primeiro, alguns cursos do setor de saúde — Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia — são analisados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) antes de passarem pelo processo de regularização no MEC. Sem o aval desse conselho, a graduação proposta dificilmente será aprovada.

Segundo, o CNS não apoia a oferta desses cursos na modalidade EAD. O Conselho Nacional de Saúde já declarou oficialmente que é contra essa prática devido aos prejuízos que um curso a distância na área de saúde pode gerar aos estudantes e à sociedade.

Como assim prejuízo? O aluno de um curso de Psicologia, Odontologia, Medicina ou Enfermagem precisa ter certas vivências que somente a modalidade presencial proporciona.

Estudantes de Enfermagem, por exemplo, precisam saber como coletar sangue e aplicar uma injeção corretamente. Como um aluno que faz esse curso 100% a distância vai desenvolver essas habilidades?

Sem praticar em um laboratório físico da faculdade e sem a supervisão de um profissional já formado, com certeza vai ser difícil. Sem a prática e a orientação certas, esse futuro profissional de enfermagem pode colocar em risco o paciente que ele atender.

O mesmo acontece com a faculdade de Psicologia. Como o aluno vai aprender a fazer observações comportamentais, aplicar testes psicológicos e atender pacientes com diferentes idades estudando a distância?

Para desenvolver essas habilidades, o estudante precisa ser supervisionado e orientado por um psicólogo já formado e em um ambiente adequado à atividade, como no consultório de psicologia da faculdade ou do local de estágio.

Mas e agora, o que fazer já que não existe graduação em Psicologia a distância? Você deve procurar um curso presencial perto de você.

Como funciona a graduação em Psicologia na modalidade presencial

O curso de Psicologia é um bacharelado que dura em média 5 anos. O objetivo é formar profissionais capacitados para lidar com diversas questões relacionadas ao comportamento humano e aos processos mentais das pessoas.

Durante a faculdade, você terá diversas disciplinas que vão te ensinar a:

  • Escutar o seu futuro paciente
  • Falar corretamente com ele
  • Aplicar técnicas e testes que ajudam a diagnosticar transtornos, distúrbios e outros problemas psicológicos que afetam a sua qualidade de vida
  • Indicar o tratamento ideal para intervir na situação e melhorá-la

Tem estágio? Com certeza! Você precisará realizar estágios supervisionados básicos e específicos para conhecer as diferentes áreas da Psicologia e adquirir a vivência necessária para a sua formação:

  • Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde
  • Estágio em Psicologia Social, Institucional e das Organizações
  • Estágio em Psicologia, Políticas Públicas e Políticas Educacionais

Durante essa atividade, indispensável aos seus estudos, você terá contato direto com professores, supervisores e alunos de Psicologia. Além disso, realizará atividades de campo para observar, planejar, intervir, preparar materiais e elaborar relatórios.

Áreas de atuação do psicólogo

Após receber o seu diploma de bacharel em Psicologia e se registrar no Conselho Regional de Psicologia no seu estado, você poderá atuar em uma das seguintes áreas:

  • Psicologia Educacional
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Psicologia de Trânsito
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia Social
  • Psicopedagogia
  • Psicomotricidade
  • Neuropsicologia

É possível seguir carreira em um desses ramos trabalhando em empresas privadas, no setor público (federal, estadual ou municipal) ou abrindo seu próprio negócio/consultório.

Boas faculdades para estudar Psicologia presencialmente

Agora que você está por dentro do curso e sabe que não existe faculdade de Psicologia a distância, conheça algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem uma boa formação nessa área:

Veja também:

Psicologia: saiba tudo sobre a profissão e veja onde estudar

Conheça as áreas da Psicologia e saiba onde estudar

Descubra quanto ganha um psicólogo

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Psicologia

Gostou de saber um pouco mais sobre o curso de Psicologia a distância? Conte para a gente onde pretende estudar! Deixe seu comentário logo abaixo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin