Descubra quanto tempo dura a faculdade de Marketing

Sabia que há diferentes tipos de faculdade de Marketing, cada uma com duração diferente? Veja qual é a opção ideal para você!

Num mundo tão bombardeado de informações, uma estratégia de Marketing bem elaborada é a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa ou ideia.

Não é por acaso que a atividade se estabeleceu como uma das mais importantes do mercado de trabalho atual, atravessando praticamente todas as áreas de conhecimento. Por isso, onde quer que você olhe, há vagas de trabalho em Marketing – algumas muito bem remuneradas.

Com isso, a procura pelo curso disparou nos últimos anos. Mas você está por dentro das de quanto tempo leva para se formar?

A seguir, descubra quanto tempo dura a faculdade de Marketing e onde encontrar as melhores!

Quanto tempo dura a faculdade de Marketing

Há diversas maneiras de estudar Marketing. Muitas pessoas, por exemplo, optam por fazer o curso de Publicidade e Propaganda ou de Administração, já que ambos tratam do assunto.

Mas para quem quer brilhar na área, a melhor pedida é fazer um curso específico de Marketing.

Eles são encontrados facilmente nas faculdades brasileiras, especialmente na rede particular.

O curso é oferecido em dois formatos, com durações diferentes.

Saiba mais a seguir.

Quanto tempo dura a faculdade de Tecnólogo em Marketing

Essa é a opção mais fácil de encontrar, com disponibilidade em centenas de faculdades pelo país.

Os tecnólogos são graduações focadas na prática profissional, por isso os alunos saem da faculdade com todas as ferramentas necessárias para encarar o concorrido mercado de trabalho.

O melhor de tudo: a duração do tecnólogo em Marketing é de apenas dois anos.

Parece pouco, mas pode acreditar: é tempo o suficiente para se familiarizar com os grandes fundamentos da área, aprender a desvendar os segredos do mercado e descobrir as melhores formas de lançar produtos e serviços para o público consumidor.

É uma graduação com alta disponibilidade também na modalidade a distância, da qual falaremos no próximo tópico.

Quanto tempo dura a faculdade de Bacharelado em Marketing

Esse tipo de curso é mais abrangente que o tecnólogo e por isso dura mais: quatro anos.

Por ter o dobro da duração, é recomendado para quem tem mais tempo para se preparar para o mercado de trabalho.

A vantagem sobre o tecnólogo é poder estudar os fundamentos da profissão com mais profundidade e ainda passar por temas da Administração, da Psicologia e da Comunicação.

A desvantagem: é mais difícil de encontrar, com disponibilidade em pouco mais de uma dezena de faculdades pelo país, e raríssimo na modalidade a distância (EAD).

Mas será que dá para fazer a faculdade de Marketing em ainda menos tempo? Descubra a seguir!

Dá para fazer a faculdade de Marketing em menos tempo?

Muita gente acha que ao optar pelo curso EAD vai conseguir terminar a faculdade em menos tempo.

Não é verdade.

No caso de Marketing, o EAD tem a mesma duração do presencial, ou seja, dois anos para o tecnólogo e quatro para o bacharelado.

Mas o EAD tem um diferencial importante que pode tornar mais leve a vida do estudante: a possibilidade de acompanhar as atividades a qualquer hora, de qualquer lugar.

Embora isso não diminua o tempo do curso, o aluno pode distribuir melhor seu tempo, conciliar os estudos com um emprego e aproveitar os recursos tecnológicos dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Os alunos de Marketing EAD fazem as disciplinas por meio de videoconferências e aulas em vídeo, materiais interativos, bibliotecas virtuais e ferramentas de troca de ideias – sem falar no acompanhamento constante de professores e tutores.

O diploma é de nível superior e é reconhecido formalmente no mercado de trabalho.

Como é a faculdade de Marketing

Quando você pesquisar sobre curso de Marketing, vai perceber que a graduação é oferecida com nomes e enfoques diferentes.

Temos pelo menos sete designações distintas:

  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Marketing em Mídias Digitais
  • Marketing Digital
  • Marketing Digital e Data Science
  • Marketing e Propaganda
  • Marketing e Publicidade
  • Propaganda e Marketing

Existem mais de 300 faculdades de Marketing em todo o Brasil que, juntas, totalizam mais de 60 mil alunos matriculados.

Quem entra nesse curso dá de cara com o dinamismo da prática profissional, que exige uma base teórica consistente, faro para mercado e muita mão na massa.

Os alunos começam a faculdade desvendando cinco grandes eixos da atividade:

  • Processos de Marketing
  • Gestão de Projetos
  • Planejamento Estratégico
  • Empreendedorismo
  • Finanças

Isso inclui, por exemplo, aprender sobre as principais ferramentas da área, recursos humanos, gestão de risco, desenvolvimento de projetos, oportunidades, planos de negócios, análise de investimento, diagnóstico, posicionamento de produtos e serviços.

Na segunda metade do curso vem o aprendizado prático de Marketing, que inclui pesquisa de mercado, análise de tendências, gestão de marcas, canais de venda, comportamento do consumidor, psicologia da compra, branding, fatores socioeconômicos, inteligência de mercado, métricas de venda, comportamento do consumidor, política de preços, planejamento logístico, merchandising e nova tecnologias.

Os formados em Marketing, seja no bacharelado ou no tecnólogo, podem trabalhar em empresas do comércio, indústrias e prestação de serviço, consultorias, terceiro setor e serviço público.

Hoje, a média salarial de um profissional de Marketing no Brasil é de R$ 3.500, podendo chegar a R$ 7.000, conforme a pessoa vai adquirindo mais experiência.

Em cargos de grande responsabilidade, como o de diretor de Marketing em multinacionais, os salários podem ultrapassar os R$ 100.000 mensais.

Faculdades de Marketing

Quem pensa em estudar Marketing precisa saber que quase todos os cursos disponíveis – mais de 97% deles – estão na rede privada. Há mais de 300 faculdades espalhadas pelo país.

A área é concorridíssima e valoriza profissionais com boa formação. Com isso, quem tem diploma de faculdades conceituadas geralmente sai à frente na disputa.

Como há uma oferta gigantesca de cursos de Marketing, vale garantir vaga em faculdades de primeira.

A gente separou algumas para você conhecer:

Veja também:

Quanto ganha um Profissional de Marketing?

Qual faculdade de Marketing é a ideal para você, a de tecnólogo ou a de bacharelado? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin