dcsimg

Confira as notas das grandes faculdades dadas pelo MEC

Veja quais foram as notas das grandes faculdades em avaliações recentes do Ministério da Educação (MEC) e entenda o que elas significam!

As notas que o Ministério da Educação (MEC) dá às faculdades são o principal indicador de qualidade que o estudante deve considerar antes de se matricular em um curso de graduação.

Porém, é importante saber o que cada indicador (CI, IGC, CI-EAD etc.) significa antes de consultar as notas recebidas por uma instituição de ensino.

Neste artigo vamos explicar o que o MEC leva em consideração nas avaliações e mostrar as notas atuais de algumas grandes faculdades. Confira!

Notas do MEC: como as faculdades são avaliadas

Antes de pesquisar as notas do MEC para uma faculdade, você precisa saber os fatores que cada indicador leva em consideração.

Existem três indicadores que se referem à instituição de ensino como um todo, funcionando como um parâmetro geral de qualidade:

  • IGC (Índice Geral de Cursos). Leva em consideração as avaliações recebidas por todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição nos últimos três anos, e a distribuição de alunos entre os diferentes níveis de ensino.
  • CI (Conceito Institucional). Para atribuir essa nota, o MEC envia um grupo de especialistas às instalações da faculdade, que analisam fatores como: estrutura oferecida aos alunos, qualificação do corpo docente e políticas de ensino.
  • CI-EAD. É o Conceito Institucional que se refere especificamente ao ensino a distância (EAD). Por isso, é uma nota importante a ser considerada na hora de escolher um curso de graduação EAD ou semipresencial.

Como saber se a faculdade é boa?

Para todos esses indicadores (IGC, CI e CI-EAD), a faculdade recebe uma nota de 1 a 5. Veja o que essas notas significam:

  • Notas 1 e 2. Indicam que a instituição de ensino não cumpre os requisitos básicos de qualidade estipulados pelo MEC. Logo, faculdades com essas notas não são uma boa opção.
  • Nota 3. Aponta que a faculdade atende aos requisitos de qualidade exigidos pelo MEC e, portanto, é uma boa escolha.
  • Notas 4 e 5. Instituições com essas notas podem ser consideradas acima da média ou excelentes no cumprimento das exigências do MEC.

Notas do MEC para algumas grandes faculdades

Confira agora as notas do MEC para algumas grandes faculdades particulares e públicas. Os dados estão disponíveis para consulta pública no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC).

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
CI: 4
IGC: 3
CI-EAD: 5

Cruzeiro do Sul Educacional (presencial)
CI: 5
IGC: 4
CI-EAD: 5

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS)
CI: 3
IGC:3

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
CI: 3
IGC: 4

Universidade de Franca (UNIFRAN)
CI: 4
IGC: 3

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
CI: 3
IGC: 3
CI-EAD: 4

Universidade Paulista (UNIP)
CI: 4
IGC: 3

Universidade Estácio de Sá (UNESA)
CI: 4
IGC: 4

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
IGC: 5

Universidade Federal Fluminense (UFF)
CI: 5
IGC: 4
CI-EAD: 4

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
CI: 4
IGC: 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
CI: 5
IGC: 5
CI-EAD: 4

Faculdades bem avaliadas pelo MEC

Conheça a seguir 4 faculdades que foram avaliadas pelo MEC com notas satisfatórias, ou seja, que você deve considerar ao procurar um curso presencial ou a distância.

Além de serem bem avaliadas pelo MEC, elas oferecem facilidades como bolsas de estudo, descontos especiais, financiamento estudantil sem burocracia e também participam do ProUni e FIES.

Clique nos links abaixo para conhecer os cursos oferecidos e obter mais informações sobre bolsas e descontos:

Você também pode se interessar por:

Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

As Melhores Faculdades de Administração

Depois de entender os critérios de avaliação do MEC e conhecer as notas das grandes faculdades, responda nos comentários: qual curso você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin