Engenharia de Materiais na Anhanguera
- Pós-graduação
- 6 meses
- 55 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 89,25

Como é o curso de Engenharia de Materiais na Anhanguera?
A Engenharia de Materiais é a área responsável pelo estudo de materiais, com foco em propriedades físicas, químicas e mecânicas. Suas aplicações permitem a produção de compósitos que atendem diferentes indústrias, como a automobilística, aeroespacial, eletrônica e biomédica, por meio da transformação de matéria-prima em recursos produtivos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: 5 anos
O que você vai aprender?
Higiene E Segurança Do Trabalho Ead
Gestão Da Produção Ead
Difração De Raios X
Processos Metalúrgicos
Como é a faculdade Anhanguera
Resumo da faculdade
- mais de 121.000 alunos matriculados
- mais de 5.000 docentes
- 100 cursos de graduação e 746 de pós-graduação
- 2697 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Anhanguera se diferencia pela constante evolução de sua metodologia de ensino, oferecendo uma ampla variedade de cursos alinhados às exigências do mercado. A instituição promove um ambiente educacional moderno, com recursos tecnológicos que apoiam o aprendizado e favorecem a interação entre alunos e professores.
Outro ponto de destaque é a rede de convênios com empresas de diversos setores, que proporciona descontos exclusivos para os estudantes em produtos e serviços. Além disso, a instituição aplica o Programa de Avaliação Institucional, que coleta a opinião dos alunos para aprimorar continuamente a experiência acadêmica.
Com mais de 100 cursos disponíveis nas modalidades presencial, semipresencial e EaD, a instituição oferece flexibilidade para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho ou outras atividades.
A infraestrutura tecnológica é um dos pilares da Anhanguera, com uma plataforma digital intuitiva e moderna que facilita o acesso ao conteúdo e à interação com os professores. Além disso, a faculdade disponibiliza bolsas de estudo e opções de financiamento, tornando o ensino superior acessível a um número maior de pessoas.
O curso de Engenharia de Materiais, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ministério da Educação (MEC), é um programa superior, desenvolvido em nível de bacharelado. Ele possui duração média de cinco anos, e carga horária de 4000 horas, aplicadas para o desenvolvimento de disciplinas teóricas e práticas, agrupadas entre núcleos básicos, profissionalizantes e específicos.
Ao percorrer pelo eixo básico, os estudantes desenvolvem lições relacionadas à matemática, física, química e computação, compreendendo, também, aspectos éticos que regem a área. Esse conjunto corresponde a 30% da grade do aluno, e serve como base para a compreensão de conceitos posteriores. Durante o período, os participantes também frequentam laboratórios, aplicando, na prática, os conteúdos lecionados.
O eixo profissionalizante se refere às conceituações específicas da Engenharia de Materiais, incluindo o estudo dos diferentes tipos de materiais, características e processos de fabricação. A grade corresponde a 15% do período total de formação, e é sucedida pelo núcleo de conteúdos específicos, que é de livre escolha, permitindo que cada instituição de ensino opte pela metodologia que lhe aprove.
Conforme a DNC, o objetivo do curso é preparar o futuro engenheiro para:
Ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
Estar apto a pesquisar, desenvolver e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
Ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável
Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Materiais?
O curso de Engenharia de Materiais tem uma duração média de 5 anos no formato de bacharelado. Dividido em 10 semestres, os alunos participam de aulas teóricas e práticas em laboratórios, além de realizarem estágios supervisionados e desenvolverem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ambos obrigatórios para a obtenção do diploma.
Quais são as melhores faculdades de Engenharia de Materiais do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Serviço Social do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de São Paulo (USP) | 5 | São Paulo - SP |
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | 5 | Limeira - SP |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | 5 | Rio de Janeiro - SP |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | 5 | Porto Alegre - RS |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) | 5 | São Carlos - SP |
Caso você tenha dúvidas se este curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
A Engenharia de Materiais é a área responsável pelo estudo de materiais, com foco em propriedades físicas, químicas e mecânicas. Suas aplicações permitem a produção de compósitos que atendem diferentes indústrias, como a automobilística, aeroespacial, eletrônica e biomédica, por meio da transformação de matéria-prima em recursos produtivos.
O curso de Engenharia de Materiais forma profissionais preparados para desenvolver, melhorar e transformar materiais em indústrias. Ao longo da formação, os estudantes aprendem sobre a estrutura e as propriedades dos elementos, incluindo metais, polímeros, cerâmicas e compósitos, e como podem ser manipulados para melhorar seu desempenho em aplicações práticas.
Além dos componentes teóricos, os alunos desenvolvem aulas em laboratórios e projetos que complementam o aprendizado, com ênfase na criação de soluções tecnológicas. A base é pautada por práticas sustentáveis, aplicadas para atender as demandas do mercado industrial e tecnológico.
Após a conclusão do curso, os egressos estão prontos para contribuir com o desenvolvimento de novos materiais, em indústrias automobilísticas, aeronáuticas, petroquímicas, biomédicas, de eletroeletrônicos e de construção civil.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Engenharia de Materiais