Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Psicologia no FAVI

  • Graduação
  • 10 semestres
  • 80 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 489,91
4,1

Boa

(24)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Psicologia no FAVI?

Psicologia é a área dedicada ao estudo do comportamento e dos processos mentais humanos. Busca compreender os pensamentos, sentimentos, aprendizado, relações interpessoais e comportamentos em variados contextos.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais

  • Duração: em média, 5 anos

Qual a grade curricular de Psicologia?

  • Administração de Recursos Humanos I

  • Análise de Dados

  • Análise Experimental do Comportamento

  • Clínica Psicanalítica

Como é a faculdade FAVI

Avaliação dos Alunos

4,1

Boa

24 avaliações

  • Empregabilidade
    3,5
  • Estrutura
    3,4
  • Professores
    4,5
  • localização
    4,8

Resumo da faculdade

  • mais de 560 alunos matriculados
  • mais de 40 docentes
  • 32 cursos de graduação
  • 1 unidade no estado de Espírito Santo

Dúvidas mais frequentes

A Favi oferece aos estudantes uma plataforma para nivelamento dos conhecimentos. No Sistema Online de Revisão Básica de Conteúdos, os alunos podem realizar avaliações em diferentes áreas (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Português e Química) e, de acordo com os resultados obtidos, podem se inscrever em disciplinas onlines sugeridas.

O curso de Psicologia forma profissionais aptos a intervir no comportamento humano, com base em conhecimentos teóricos e práticos.

Durante o curso, os estudantes aprendem a analisar o comportamento humano, entender as emoções, identificar transtornos psicológicos e aplicar técnicas terapêuticas para ajudar os indivíduos a lidar com seus problemas.

O curso tem uma duração média de 5 anos e é dividido em disciplinas teóricas e práticas, que abrangem diferentes áreas da psicologia, como psicologia clínica, social, do desenvolvimento, organizacional, entre outras.

As disciplinas teóricas fornecem as bases conceituais e metodológicas necessárias para o entendimento da psicologia, enquanto as disciplinas práticas proporcionam a vivência e a aplicação dos conhecimentos em situações reais.

Além disso, os estudantes de Psicologia têm a oportunidade de realizar estágios em instituições públicas ou privadas, como clínicas, hospitais, escolas e empresas, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de trabalho.

Ao final do curso, os alunos se formam como bacharéis em Psicologia e estão aptos a atuar em diferentes áreas, como clínica, educacional, organizacional, entre outras, seja como profissionais autônomos ou em instituições públicas ou privadas.

No Brasil, a idade mínima para fazer faculdade de Psicologia é de 18 anos. A partir dessa faixa etária, os estudantes podem optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outros vestibulares, como forma de ingresso na graduação.

De acordo com as informações do Censo da Educação Superior 2022, o curso de Psicologia está entre os que mais acolhem beneficiários de programas do governo de acesso ao ensino superior, como Fies e Prouni. Em 2022, a área teve 12.639 matrículas de beneficiários do Fies. Além disso, a formação teve 28.115 matrículas dos beneficiários do Prouni no mesmo período. O número corresponde a 6,2% e concede o quinto maior número de matrículas para essa modalidade, atrás de Direito (57.851), Administração (38.166) e Enfermagem (29.778), Pedagogia (29.613).

Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia dura cinco anos, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). O curso inclui disciplinas teóricas e atividades práticas que se intensificam a partir do segundo ano.

Confira as últimas notícias sobre Psicologia

CFP reafirma na Câmara dos Deputados que psicólogas e psicólogos são profissionais da Educação:

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reiterou seu apoio, na Câmara dos Deputados, à inclusão das(os) psicólogas(os) como parte integrante da equipe educacional da educação básica. Em uma audiência pública realizada na quinta-feira (9/5) pela Comissão de Educação, discutiu-se a inserção de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), conforme proposto no Projeto de Lei 3.599/2023 em análise na Casa.

A conselheira Raquel Guzzo, representante do CFP, enfatizou a importância de fortalecer a educação pública através da formação de equipes multifuncionais de apoio e acompanhamento nas escolas. Ela destacou que essa medida possibilitaria uma compreensão mais ampla do desenvolvimento escolar das crianças, promovendo uma relação mais próxima com suas famílias, sem recorrer à patologização ou medicalização.

Raquel Guzzo, que também é professora titular e pesquisadora na área da Psicologia Escolar na PUC-Campinas, ressaltou que a educação brasileira enfrenta diversos desafios, e que a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social, em conjunto com gestores e educadores, pode trazer mudanças significativas para o ambiente escolar.

Ela enfatizou: "Por isso, é fundamental que profissionais da Psicologia e do Serviço Social estejam presentes diariamente na escola, compreendendo os conflitos e a dinâmica escolar. Sem essa participação, a compreensão do contexto escolar fica incompleta".

Comissão de Saúde aprova política de assistência à saúde na rede pública de ensino:

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece a Política Nacional de Saúde na Escola (PNSE). Essa medida visa contribuir para a formação completa dos alunos da rede pública de ensino básico por meio de ações voltadas para prevenção, promoção e atenção à saúde. As informações foram divulgadas pela Agência Câmara de Notícias.

De acordo com o projeto, os objetivos da PNSE incluem proporcionar condições para a formação completa dos alunos, contribuir para a construção de um sistema de cuidado e desenvolvimento social focado na promoção da cidadania e dos direitos humanos, fortalecer o enfrentamento de vulnerabilidades na saúde, cultura, esporte e lazer, e garantir a comunicação e troca de informações entre escolas públicas e os serviços de saúde, cultura, esporte e medidas socioeducativas.

As ações de promoção da saúde podem abranger avaliações diagnósticas, como clínica, nutricional, oftalmológica, auditiva e odontológica, atualização e controle do calendário de vacinação e medidas de peso e altura. Propõe também a educação permanente em saúde com foco em alimentação saudável, prevenção do tabagismo e do consumo de álcool e drogas, redução da morbimortalidade por acidentes e violência, promoção de atividades físicas e controle de fatores de risco de câncer.

Este projeto será agora analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Psicologia é a área dedicada ao estudo do comportamento e dos processos mentais humanos. Busca compreender os pensamentos, sentimentos, aprendizado, relações interpessoais e comportamentos em variados contextos.

A faculdade de Psicologia é uma área acadêmica que estuda aspectos do comportamento humano e das relações interpessoais. Ao longo do curso, os alunos aprendem os principais conceitos do desenvolvimento humano, como a teoria da personalidade, a psicopatologia e a psicoterapia.

Além disso, o programa abrange diferentes áreas de análise, incluindo a psicologia clínica, a psicologia social, a psicologia educacional e a psicopatologia, bem como o desenvolvimento infantil, neuropsicologia e dinâmicas de grupo.

Ao decorrer do curso, os alunos também são ensinados sobre técnicas de avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes, por meio de atividades práticas que permitem a aplicação dos conceitos aprendidos, como a realização de testes psicológicos e o aconselhamento durante o atendimento.

Para complementar o currículo formativo, os alunos cumprem, ainda, uma carga horária destinada ao estágio, adquirindo experiência prática. Os estudantes também são incentivados a participar de atividades de extensão para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. A realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também é obrigatória para a obtenção do diploma.

Além da graduação, o campo da Psicologia oferece oportunidades de aprofundamento por meio de programas de pós-graduação, incluindo a especialização em Psicologia e o mestrado em Psicologia, tanto na modalidade presencial quanto à distância (EaD).

A pós-graduação em Psicologia permite que os profissionais já formados expandam seus conhecimentos em áreas específicas, como Psicologia Clínica, Educacional ou Social. Esses cursos geralmente têm duração variável, dependendo da instituição e do tipo de programa.

Existe curso de Psicologia EaD?

A modalidade EaD para o curso de Psicologia é disponibilizada exclusivamente para programas de pós-graduação. Atualmente, a formação em Psicologia está sendo alvo de debates em relação à legalidade do modelo à distância para o nível de graduação. O tema encontra resistência por parte dos conselhos regionais e federal, que participam ativamente da discussão e prezam pela seguridade do modelo presencial de ensino. Para analisar o tema, o Ministério da Educação (MEC) formulou uma série de medidas, como consulta pública. Além disso, no dia 29 de novembro, o órgão suspendeu, por 90 dias, a processo de autorização de graduação em Psicologia à distância, por meio da Portaria Nº 2.041.

Quais são as áreas da Psicologia?

O Conselho Federal de Psicologia reconhece, atualmente, 13 especialidades da Psicologia. São elas:

  • Psicologia Escolar e Educacional: Foca na compreensão e melhoria dos processos de aprendizagem e desenvolvimento em ambientes educacionais.
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho: Examina o comportamento humano no contexto ocupacional, melhorando a produtividade e selecionando os melhores candidatos para determinados cargos.
  • Psicologia de Tráfego: Estuda comportamentos seguros no trânsito, analisando fatores psicológicos que influenciam motoristas e pedestres.
  • Psicologia Jurídica: Aplica princípios psicológicos em contextos legais. Isso inclui avaliações de competência, testemunho em tribunal, perfil criminal e consultoria em casos de custódia.
  • Psicologia do Esporte: Visa otimizar o desempenho de atletas e equipes, abordando aspectos mentais e emocionais.
  • Psicologia Clínica: Foca no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios mentais. Os psicólogos clínicos trabalham em vários contextos, incluindo consultórios privados, hospitais e clínicas.
  • Psicologia Hospitalar: Voltada ao apoio psicológico a pacientes hospitalizados, ajudando-os a lidar com doenças, tratamentos e a recuperação.
  • Psicopedagogia: Integra os conhecimentos da psicologia e da educação para entender e intervir nos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Psicomotricidade: Estuda a relação entre os movimentos do corpo e a mente, focando no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, principalmente em crianças.
  • Psicologia Social: Investiga como os indivíduos influenciam e são influenciados por outras pessoas e pelo ambiente social.
  • Neuropsicologia: Explora a relação entre o cérebro e o comportamento, investigando como lesões, transtornos e diferenças na estrutura cerebral afetam a cognição e o comportamento.
  • Psicologia em Saúde: Foca na promoção da saúde e no bem-estar, prevenindo doenças e lidando com a psicologia da doença, abordando tanto fatores físicos quanto mentais que podem afetar a saúde.
  • Avaliação Psicológica: Refere-se ao uso de testes e outras ferramentas de avaliação para compreender o comportamento individual, habilidades, traços de personalidade e funcionamento cognitivo.

Caso você tenha dúvidas se o curso de Psicologia é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Psicologia da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas do FAVI perto de você

Direito
A partir de
R$ 297,56/mês
Gestão de Recursos Humanos
A partir de
R$ 280,40/mês
Farmácia
A partir de
R$ 518,79/mês
Psicologia
A partir de
R$ 489,91/mês
Pedagogia
A partir de
R$ 245,95/mês
Fisioterapia
A partir de
R$ 489,89/mês