Psicologia na UNAMA

  • Graduação
  • 10 semestres
  • 80 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 317,88
4,4

Boa

(13)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Psicologia na UNAMA?

Psicologia é a área de conhecimento que estuda os processos mentais dos seres humanos. Os psicólogos analisam emoções, percepções, desenvolvimento, personalidade e relações sociais. Aplicando teorias e métodos científicos, a psicologia ajuda a resolver problemas individuais e sociais, promove a saúde mental e o bem-estar, e contribui para a melhoria das práticas educacionais e organizacionais.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais

  • Duração: em média, 5 anos

O que você vai aprender?

  • Filosofia Da Ciência

  • Est. Sup. Básico I Em Psicologia

  • Teorias E Sistemas Psicológicos Ii - Psicanálise

  • Psicologia Da Personalidade

Como é a faculdade UNAMA

Avaliação dos Alunos

4,4

Boa

13 avaliações

  • Empregabilidade
    4,1
  • Estrutura
    4,3
  • Professores
    4,5
  • localização
    4,6

Resumo da faculdade

  • mais de 27.000 alunos matriculados
  • mais de 880 docentes
  • 60 cursos de graduação
  • 11 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Unama é referência no âmbito da iniciação científica e disponibiliza Núcleos de Estudos e Pesquisas nas áreas de Educação e Desenvolvimento, Socioeconomia, Qualidade de Vida e Meio Ambiente, Ciências Jurídicas, Saúde e Comunicação, Linguagem e Cultura.

A instituição também conta com uma matriz focada na prática profissional e investe em ações para alavancar a empregabilidade dos alunos.

O curso de Psicologia forma profissionais aptos a intervir no comportamento humano, com base em conhecimentos teóricos e práticos.

Durante o curso, os estudantes aprendem a analisar o comportamento humano, entender as emoções, identificar transtornos psicológicos e aplicar técnicas terapêuticas para ajudar os indivíduos a lidar com seus problemas.

O curso tem uma duração média de 5 anos e é dividido em disciplinas teóricas e práticas, que abrangem diferentes áreas da psicologia, como psicologia clínica, social, do desenvolvimento, organizacional, entre outras.

As disciplinas teóricas fornecem as bases conceituais e metodológicas necessárias para o entendimento da psicologia, enquanto as disciplinas práticas proporcionam a vivência e a aplicação dos conhecimentos em situações reais.

Além disso, os estudantes de Psicologia têm a oportunidade de realizar estágios em instituições públicas ou privadas, como clínicas, hospitais, escolas e empresas, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de trabalho.

Ao final do curso, os alunos se formam como bacharéis em Psicologia e estão aptos a atuar em diferentes áreas, como clínica, educacional, organizacional, entre outras, seja como profissionais autônomos ou em instituições públicas ou privadas.

No Brasil, a idade mínima para fazer faculdade de Psicologia é de 18 anos. A partir dessa faixa etária, os estudantes podem optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outros vestibulares, como forma de ingresso na graduação.

De acordo com as informações do Censo da Educação Superior 2022, o curso de Psicologia está entre os que mais acolhem beneficiários de programas do governo de acesso ao ensino superior, como Fies e Prouni. Em 2022, a área teve 12.639 matrículas de beneficiários do Fies. Além disso, a formação teve 28.115 matrículas dos beneficiários do Prouni no mesmo período. O número corresponde a 6,2% e concede o quinto maior número de matrículas para essa modalidade, atrás de Direito (57.851), Administração (38.166) e Enfermagem (29.778), Pedagogia (29.613).

Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia dura cinco anos, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). O curso inclui disciplinas teóricas e atividades práticas que se intensificam a partir do segundo ano.

Confira as últimas notícias sobre Psicologia

MEC retomará debate público sobre EAD

O Ministério da Educação (MEC) pretende finalizar a revisão do marco regulatório da educação a distância até 31 de dezembro de 2024. Para isso, a partir de junho, será retomado o processo de reuniões com gestores, especialistas, conselhos federais e representantes das instituições de educação superior para discutir a oferta de cursos a distância.

A informação foi divulgada primeiramente no site do MEC.

A Portaria nº 528, publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 7 de junho, estabelece o prazo para a criação de novos referenciais de qualidade e marco regulatório para a oferta de cursos de graduação na modalidade a distância, além de procedimentos transitórios para processos regulatórios de instituições de ensino superior e cursos EaD.

O objetivo é aprofundar o debate iniciado no ano passado. Além de avaliar as possibilidades e condições de oferta de cursos específicos, o MEC pretende promover um processo de diálogo público sobre aspectos relevantes que orientarão a revisão das atuais regras de credenciamento e autorização de cursos, formas de avaliação, parâmetros de qualidade e diretrizes da educação a distância.

A percepção é que, para garantir simultaneamente a sustentabilidade e a qualidade da oferta de cursos de graduação, é necessário uma reflexão mais ampla e um movimento coordenado que integre novas regras regulatórias, revisão das diretrizes e a construção de instrumentos de avaliação capazes de captar as peculiaridades do ensino a distância.

Durante esse processo, o MEC retomará os processos sobrestados pela Portaria MEC nº 2.041, de 29 de novembro de 2023, que já tenham passado por visita de avaliação, com exceção dos cursos referidos pelo art. 41 do Decreto nº 9.235, de 2017 - Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Os cursos que ainda não foram visitados terão que aguardar a revisão dos instrumentos de avaliação, que serão elaborados em conformidade com o novo marco regulatório.

Novos cursos, aumentos de vagas e novos credenciamentos também só serão liberados após a conclusão desse processo, inclusive para as instituições universitárias.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Psicologia é a área de conhecimento que estuda os processos mentais dos seres humanos. Os psicólogos analisam emoções, percepções, desenvolvimento, personalidade e relações sociais. Aplicando teorias e métodos científicos, a psicologia ajuda a resolver problemas individuais e sociais, promove a saúde mental e o bem-estar, e contribui para a melhoria das práticas educacionais e organizacionais.

A faculdade de Psicologia é uma área acadêmica que estuda aspectos do comportamento humano e das relações interpessoais. Ao longo do curso, os alunos aprendem os principais conceitos do desenvolvimento humano, como a teoria da personalidade, a psicopatologia e a psicoterapia.

Além disso, o programa abrange diferentes áreas de análise, incluindo a psicologia clínica, a psicologia social, a psicologia educacional e a psicopatologia, bem como o desenvolvimento infantil, neuropsicologia e dinâmicas de grupo.

Ao decorrer do curso, os alunos também são ensinados sobre técnicas de avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes, por meio de atividades práticas que permitem a aplicação dos conceitos aprendidos, como a realização de testes psicológicos e o aconselhamento durante o atendimento.

Para complementar o currículo formativo, os alunos cumprem, ainda, uma carga horária destinada ao estágio, adquirindo experiência prática. Os estudantes também são incentivados a participar de atividades de extensão para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. A realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também é obrigatória para a obtenção do diploma.

Além da graduação, o campo da Psicologia oferece oportunidades de aprofundamento por meio de programas de pós-graduação, incluindo a especialização em Psicologia e o mestrado em Psicologia, tanto na modalidade presencial quanto à distância (EaD).

A pós-graduação em Psicologia permite que os profissionais já formados expandam seus conhecimentos em áreas específicas, como Psicologia Clínica, Educacional ou Social. Esses cursos geralmente têm duração variável, dependendo da instituição e do tipo de programa.

Fundo neutro com símbolos da psicologia interconectados, incluindo um cérebro estilizado, uma borboleta, um divã freudiano e o Bastão de Asclépio, em uma composição fluida e moderna com uma paleta de cores calmante de azul-petróleo, cinza e branco.

Existe curso de Psicologia EaD?

A modalidade EaD para o curso de Psicologia é disponibilizada exclusivamente para programas de pós-graduação. Atualmente, a formação em Psicologia está sendo alvo de debates em relação à legalidade do modelo à distância para o nível de graduação. O tema encontra resistência por parte dos conselhos regionais e federal, que participam ativamente da discussão e prezam pela seguridade do modelo presencial de ensino. Para analisar o tema, o Ministério da Educação (MEC) formulou uma série de medidas, como consulta pública. Além disso, no dia 29 de novembro, o órgão suspendeu, por 90 dias, a processo de autorização de graduação em Psicologia à distância, por meio da Portaria Nº 2.041.

Quais são as áreas da Psicologia?

O Conselho Federal de Psicologia reconhece, atualmente, 13 especialidades da Psicologia. São elas:

  • Psicologia Escolar e Educacional: Foca na compreensão e melhoria dos processos de aprendizagem e desenvolvimento em ambientes educacionais.
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho: Examina o comportamento humano no contexto ocupacional, melhorando a produtividade e selecionando os melhores candidatos para determinados cargos.
  • Psicologia de Tráfego: Estuda comportamentos seguros no trânsito, analisando fatores psicológicos que influenciam motoristas e pedestres.
  • Psicologia Jurídica: Aplica princípios psicológicos em contextos legais. Isso inclui avaliações de competência, testemunho em tribunal, perfil criminal e consultoria em casos de custódia.
  • Psicologia do Esporte: Visa otimizar o desempenho de atletas e equipes, abordando aspectos mentais e emocionais.
  • Psicologia Clínica: Foca no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios mentais. Os psicólogos clínicos trabalham em vários contextos, incluindo consultórios privados, hospitais e clínicas.
  • Psicologia Hospitalar: Voltada ao apoio psicológico a pacientes hospitalizados, ajudando-os a lidar com doenças, tratamentos e a recuperação.
  • Psicopedagogia: Integra os conhecimentos da psicologia e da educação para entender e intervir nos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Psicomotricidade: Estuda a relação entre os movimentos do corpo e a mente, focando no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, principalmente em crianças.
  • Psicologia Social: Investiga como os indivíduos influenciam e são influenciados por outras pessoas e pelo ambiente social.
  • Neuropsicologia: Explora a relação entre o cérebro e o comportamento, investigando como lesões, transtornos e diferenças na estrutura cerebral afetam a cognição e o comportamento.
  • Psicologia em Saúde: Foca na promoção da saúde e no bem-estar, prevenindo doenças e lidando com a psicologia da doença, abordando tanto fatores físicos quanto mentais que podem afetar a saúde.
  • Avaliação Psicológica: Refere-se ao uso de testes e outras ferramentas de avaliação para compreender o comportamento individual, habilidades, traços de personalidade e funcionamento cognitivo.

Caso você tenha dúvidas se o curso de Psicologia é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Psicologia da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da UNAMA perto de você

Psicologia
A partir de
R$ 317,88/mês
Enfermagem
A partir de
R$ 387,19/mês
Direito
A partir de
R$ 447,61/mês
Arquitetura e Urbanismo
A partir de
R$ 591,71/mês
Ciência da Computação
A partir de
R$ 910,40/mês
Biomedicina
A partir de
R$ 429,14/mês