Libras na UNIMAR
- 12 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 39,90

Como é o curso de Libras na UNIMAR?
O curso de Libras, ou Língua Brasileira de Sinais, forma profissionais aptos a se comunicar por meio de sinais visuais. Durante o curso, os alunos aprendem a expressar ideias, sentimentos e informações por meio de expressões faciais, manuais e corporais. Os especialistas do campo contribuem para a inclusão social de indivíduos com dependências auditivas, traduzindo informações para a compreensão geral.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Linguística, letras e artes/Eixo tecnológico: Produção cultural e design
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Libras E O Sistema Braile
Desenvolvimento E Aprendizagem De Alunos Surdos: Cognitivo, Afetivo E Social
Fundamentos Teóricos E Metodológicos Da Inclusão
Aspectos Linguísticos Da Libras
Como é a faculdade UNIMAR
Resumo da faculdade
- mais de 13.000 alunos matriculados
- mais de 280 docentes
- 59 cursos de graduação e 77 de pós-graduação
- 90 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Unimar se destaca por oferecer uma infraestrutura completa e moderna, que atende às necessidades práticas e teóricas dos estudantes. O campus ocupa uma extensa área de 556 hectares e abriga laboratórios de ponta, clínicas, hospitais, fazendas experimentais e centros especializados.
A qualificação docente, composta por mestres e doutores, garante um ensino de qualidade e orientado ao mercado de trabalho. A biblioteca central, com seu amplo acervo físico e digital, oferece suporte contínuo aos estudantes e pesquisadores.
Outro diferencial relevante é a integração entre teoria e prática, viabilizada pelas parcerias com centros especializados e pela oferta de cursos práticos em áreas como Medicina Veterinária e Ciências Agrárias. A metodologia EaD também é pensada para garantir flexibilidade e suporte contínuo, com ambiente virtual de fácil navegação e recursos que facilitam o aprendizado.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Libras deve preparar o aluno para, entre outros itens:
Traduzir e interpretar a comunicação em diversos formatos de acessibilidade;
Desenvolver estratégias para a inclusão social;
Especificar requisitos de acessibilidade para comunicação de pessoas com deficiência;
Propor e desenvolver estratégias de produção e usabilidade de tecnologia assistiva para comunicação;
Especificar critérios de acessibilidade para o planejamento da comunicação alternativa em eventos;
Gerenciar equipes de trabalho;
Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.
A graduação em Letras-Libras é ofertada por diversas instituições públicas ou privadas, possuindo duração média de quatro anos. Algumas instituições oferecem opções de cursos livres e de licenciatura em Letras com habilitação em Libras. Confira algumas das principais faculdades, bem avaliadas nos critérios do Ministério da Educação (MEC), que oferecem o curso:
Além disso, o estudante também poderá encontrar cursos livres oferecidos de forma gratuita por diversas instituições públicas e privadas nacionais, como, por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP).
O curso de Libras, ou Língua Brasileira de Sinais, forma profissionais aptos a se comunicar por meio de sinais visuais. Durante o curso, os alunos aprendem a expressar ideias, sentimentos e informações por meio de expressões faciais, manuais e corporais. Os especialistas do campo contribuem para a inclusão social de indivíduos com dependências auditivas, traduzindo informações para a compreensão geral.
A estrutura do curso abrange desde o aprendizado do alfabeto manual até a construção de frases e diálogos mais complexos. A prática é integral, e as aulas envolvem atividades interativas, vídeos, jogos e exercícios que ajudam a desenvolver a fluência na língua de sinais.
As metodologias adotadas no curso priorizam a imersão dos alunos no universo da comunicação não verbal, com aulas que incentivam a prática em situações do cotidiano e em ambientes educacionais.
Ao final do curso, os participantes estão capacitados para atuar como intérpretes de Libras, educadores, ou em qualquer outro papel que demande a comunicação eficaz entre surdos e ouvintes.