Fitoterapia na Uniminas
- Pós-graduação
- 21 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 60,00

Como é o curso de Fitoterapia na Uniminas?
A Fitoterapia é uma prática terapêutica que utiliza plantas medicinais para prevenir, tratar e aliviar doenças.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Biológicas
Duração: Em geral, até três anos
O que você vai aprender?
Conceitos Básicos Em Fitoterapia
Botânica E Fisiologia Das Plantas
Desenvolvimento De Fitoterápicos E Sua Utilização Na Saúde Pública
Etnofarmacologia
Como é a faculdade Uniminas
Resumo da faculdade
- 7 cursos de graduação e 2.874 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Minas Gerais
Dúvidas mais frequentes
Os cursos da Uniminas contam com certificados emitidos pela Iseed Faved, instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2006. Eles também têm valores mais acessíveis, o apoio de tutores e o suporte de materiais didáticos atualizados.
O curso de Fitoterapia ensina sobre o uso de plantas medicinais para prevenir e tratar doenças. Durante o programa, os alunos aprendem identificar, cultivar, coletar e preparar bioativos, além de extrair suas propriedades químicas, farmacológicas e toxicológicas.
O currículo também inclui disciplinas como botânica, farmacognosia, farmacologia, e toxicologia de plantas, com ênfase nas interações entre fitoterápicos e medicamentos convencionais.
Além disso, os alunos têm contato com a legislação sobre o uso de plantas medicinais no Brasil e as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) relacionadas ao uso de fitoterápicos.
O curso é desenvolvido em nível de pós-graduação, com carga horária que varia entre 180 e 400 horas, e é suportado por modalidades presenciais ou a distância.
Ao fim do curso, os egressos estão prontos para atuar em clínicas, farmácias, consultórios de saúde integrativa e na indústria farmacêutica.
A Fitoterapia é uma prática terapêutica que utiliza plantas medicinais para prevenir, tratar e aliviar doenças.
Baseada no uso de substâncias naturais presentes em folhas, flores, raízes e cascas, a Fitoterapia se vale de bioativos que promovem o bem-estar, administrados em forma de chás, tinturas, cápsulas, pomadas e extratos.
A abordagem pode ser utilizada isoladamente ou em conjunto com outros tratamentos convencionais, respeitando a individualidade do paciente e suas necessidades.
Quais são os benefícios da Fitoterapia?
A fitoterapia oferece benefícios para a saúde, sendo uma opção natural e eficaz no tratamento de várias condições.
Um dos principais benefícios é o seu potencial para tratar e prevenir doenças enquanto minimiza efeitos colaterais. Além disso, muitas plantas medicinais possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes, imunológicas e calmantes, o que torna a fitoterapia útil no alívio de sintomas de doenças crônicas.
A fitoterapia também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão, equilibrar os níveis hormonais e promover a saúde cardiovascular.
Encontre bolsas de estudo para Fitoterapia