Psicanálise no UNIPÊ
- Graduação
- 70 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 52,90

Como é o curso de Psicanálise no UNIPÊ?
A Psicanálise é uma abordagem teórica e terapêutica criada por Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX, que busca compreender os processos inconscientes da mente humana e como eles influenciam o comportamento, os sentimentos e os pensamentos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da saúde
Duração: Em geral, até 2 anos
O que você vai aprender?
Ambientação Digital
Bases Biológicas Dos Processos Psicológicos
Diversidade Étnico-cultural
Neurofisiologia
Como é a faculdade UNIPÊ
Resumo da faculdade
- mais de 11.000 alunos matriculados
- mais de 500 docentes
- 99 cursos de graduação e 116 de pós-graduação
- 25 unidades no estado de Paraíba
Dúvidas mais frequentes
No UNIPÊ, a formação dos alunos ocorre em um ambiente de interação da instituição com a comunidade local, tanto por meio de parcerias com empresas como na prestação de serviços à população.
Além de sua atuação na formação de profissionais qualificados, o UNIPÊ também se destaca por sua participação na comunidade local, por meio de projetos de extensão e de responsabilidade social. A instituição realiza ações voltadas para a saúde, educação, cultura e meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento da região.
O curso de Psicanálise geralmente é voltado para quem quer compreender a mente humana, trabalhar com saúde mental ou se aprofundar em teorias psicológicas.
Ele pode ser oferecido em nível de pós-graduação lato sensu, cursos livres ou formações especializadas, já que no Brasil a Psicanálise não é regulamentada como profissão exclusiva.
Aqui está um resumo de como é o curso: - Duração: Normalmente de 12 a 24 meses, dependendo da instituição e da carga horária. - Modalidade: Presencial, semipresencial ou online. Alguns cursos combinam teoria e prática em atendimentos supervisionados.
Conteúdo:
- História da Psicanálise e de Sigmund Freud;
- Principais conceitos e teorias psicanalíticas (inconsciente, mecanismos de defesa, sonhos, transferências);
- Abordagens de diferentes escolas psicanalíticas (Freudiana, Lacaniana, Jungiana, entre outras); -Técnicas de análise e prática clínica;
- Estudo de casos clínicos e ética profissional.
- Público-alvo: Psicólogos, profissionais da área de saúde, educação ou interessados em desenvolvimento pessoal e compreensão do comportamento humano.
- Objetivo: Capacitar o estudante para atuar em atendimentos clínicos ou aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento da mente humana.
A Psicanálise é uma abordagem teórica e terapêutica criada por Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX, que busca compreender os processos inconscientes da mente humana e como eles influenciam o comportamento, os sentimentos e os pensamentos.
De forma resumida:
- Objetivo: Entender conflitos internos, desejos reprimidos e traumas que podem gerar sofrimento emocional ou comportamental.
- Método: Geralmente envolve a fala do paciente em sessões, associações livres, interpretação de sonhos, análise de resistências e transferência.
- Conceitos-chave: Inconsciente, mecanismos de defesa, sonhos, libido, complexo de Édipo.
- Aplicações: Tratamento de ansiedade, depressão, fobias, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas emocionais.
A psicanálise também é considerada uma teoria da mente e não apenas uma técnica terapêutica, influenciando áreas como literatura, arte, educação e sociologia.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Psicanálise
