Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos na USCS
- Pós-graduação
- 7 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 60,00

Boa
(2)
Como é o curso de Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos na USCS?
A produção de alimentos envolve variados processos, desde a fabricação, até a circulação e venda. Porém, a estocagem e comercialização dos suprimentos não é um processo simples. Existem normas que regulam as diferentes etapas da cadeia produtiva dos produtos alimentícios, tendo o objetivo de garantir a qualidade e vigilância nos diferentes processos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Meio Ambiente e Ciências Agrárias
Duração: 6 meses a 2 anos, em média
O que você vai aprender?
Legislações Sanitárias: Entendimento
Ferramentas Na Gestão Da Segurança De Alimentos
Análises Microbiológicas E Suas Interpretações
Importância Da Rotulagem De Alimentos Para A Segurança Alimentar
Como é a faculdade USCS
Avaliação dos Alunos
Boa
2 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 8.000 alunos matriculados
- mais de 670 docentes
- 340 cursos de pós-graduação
- 44 unidades
Dúvidas mais frequentes
Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1967 para cursos presenciais e desde 2013 para cursos EaD, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul se destaca por ser uma referência no ensino superior, combinando tradição com inovação para preparar profissionais prontos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Outro diferencial inclui a presença da Pós USCS em múltiplas localidades além de São Caetano do Sul, incluindo cidades do Brasil, como Fortaleza, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Caetano do Sul, São Luís e São Paulo.
Além disso, a Pós USCS conta com alunos até mesmo de outros países graças à modalidade EAD e aos mais de 250 cursos das mais diversas áreas do conhecimento como Administração, Arquitetura, Comunicação, Economia, Direito, Educação, Educação Física, Saúde, Engenharia, Estética, Filosofia, Psicologia e Tecnologia da Informação.
O curso de Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos é ofertado, comumente, em nível de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), sendo destinado aos profissionais já inseridos na área da alimentação e que possuem uma formação superior base na área.
Por se tratar de uma pós-graduação, o estudante poderá concluir o curso em um período menor se comparado a um bacharelado, por exemplo. A duração média da especialização varia entre 6 meses a 2 anos, o que fica a critério da instituição de ensino. Além disso, o aluno pode optar por diferentes modalidades para o desenvolvimento dos estudos, como o presencial e EaD.
No modelo presencial, o estudante desenvolverá contato direto com a infraestrutura da instituição de ensino, tendo acesso aos laboratórios específicos da formação. Já no EaD, o aluno realizará suas aulas de forma 100% online, contando com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela instituição de ensino. Na plataforma, o aluno pode ter acesso aos materiais e videoaulas de forma digital.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, 29 instituições de ensino superior possuem ofertas para a especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
No site da Quero Bolsa, você pode encontrar ofertas para o curso nas instituições mencionadas. Acesse e confira!
A produção de alimentos envolve variados processos, desde a fabricação, até a circulação e venda. Porém, a estocagem e comercialização dos suprimentos não é um processo simples. Existem normas que regulam as diferentes etapas da cadeia produtiva dos produtos alimentícios, tendo o objetivo de garantir a qualidade e vigilância nos diferentes processos.
Por esse motivo, cabe às indústrias do ramo atender aos critérios de qualidade impostos, se atentando às questões sanitárias, ambientais e legislativas, o que demanda a presença de profissionais qualificados para zelar pelos cuidados impostos pela legislação nacional.
Em busca de se especializar no setor, muitos profissionais optam pelo curso de Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos, pós-graduação que abrange os principais conceitos ambientais, legislativos e epidemiológicos, permitindo que o profissional formado administre e evite os prejuízos resultantes de uma má prática de fabricação e distribuição de alimentos.
Como forma de abranger as temáticas listadas, o curso disponibiliza um conteúdo programático amplo, abordando as múltiplas etapas de produção dos alimentos e fatores que contribuem, negativamente ou positivamente, para a qualidade final. Por esse motivo, condições de poluição, qualidade da água, rotulagem e epidemiologias são temas frequentes na formação.