Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?
USP

USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

A USP oferece opções de cursos para que você possa alavancar a sua carreira.

Neste momento essa faculdade não é parceira Voce administra essa faculdade? Iniciar uma parceria

Sobre a USP

Tamanho:

mais de 10.000 alunos


Concorrência:

até 1 aluno por vaga


Preço:

Informação não disponível

A Universidade de São Paulo, também conhecida como USP, é uma instituição pública de ensino superior. Fundada em 1934, a USP é considerada uma das melhores universidades da América Latina por diferentes índices e avaliações.

O campus principal da USP está localizado na cidade de São Paulo e conta com institutos e centros de pesquisa. A universidade possui ainda outros campi no interior do estado, totalizando mais de 90 mil alunos matriculados.

A USP já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, tanto nacionais quanto internacionais. Na edição de 2024 do Guia da Faculdade, a universidade foi avaliada com nota máxima em 116 cursos, uma média superior se comparada ao último ano, em que instituição obteve conceito máximo em 108 cursos.

Com uma ampla oferta de cursos de graduação e pós-graduação, a USP atende estudantes de diferentes áreas do conhecimentos, proporcionando uma formação qualificada.

As inscrições para o Enem-USP estão abertas. Para participar do processo, os estudantes devem acessar o site da Fuvest para concorrer a uma das 1.500 vagas oferecidas pela instituição.

Além disso, a segunda chamada do Provão Paulista foi divulgada. Para assegurar a vaga na USP, o candidato deve realizar a pré-matrícula de forma on-line entre os dias 5 a 6 de fevereiro.

mais de 64.000 alunos matriculados

mais de 6.000 docentes

270 cursos de graduação

49 unidades no estado de São Paulo

Escolha seu curso para buscar as melhores vagas da USP

Quais são os diferenciais da USP?

A USP está entre as universidades mais renomadas do país e é referência em diversas áreas de conhecimento. Dentre seus diferenciais, podemos destacar a ampla oferta de cursos de graduação e pós-graduação, a qualidade do corpo docente e a infraestrutura que a universidade oferece, abrangendo desde laboratórios equipados até hospitais universitários e museus.

Para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a instituição disponibiliza o Moodle USP, sistema virtual de apoio às disciplinas. O portal reúne ferramentas e materiais de estudo.

Além disso, a USP disponibiliza, eventualmente, cursos de curta duração, presenciais e on-line, voltados à comunidade. Como exemplo, no mês de janeiro, a instituição está com vagas abertas para programas de verão, com cursos nas áreas de matemática, matemática aplicada, estatística e ciência da computação, por meio do Programa de Verão do Instituto de Matemática e Estatística (IME).

No mês de janeiro, a instituição também está com inscrições abertas para cursos on-line gratuitos, oferecidos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Ao todo, são 72 cursos, com inscrições abertas até o fim do mês. São 5.000 vagas para diferentes áreas do conhecimento.

  • Mais de 180 cursos de graduação e mais de 200 programas de mestrado e doutorado;

  • 99% dos professores da instituição têm ao menos o título de doutorado;

  • Cepeusp: com quadras, campos, piscinas e pista de atletismo, é o maior complexo esportivo estudantil da América Latina

  • A USP é responsável por mais de 20% de toda a produção científica brasileira.

Avaliação dos alunos

4,3

Boa

507 avaliações

  • Empregabilidade
    4,7
  • Estrutura
    4,3
  • Professores
    4,2
  • Localização
    4,2
  • Imagem de perfil: Patrick Rosa

    Patrick Rosa • Ciências Exatas

    Ótima infraestrutura e recursos para meio científico

  • Imagem de perfil: Lucas Nardini

    Lucas Nardini • Ciências Exatas

    Minha experiência com a Universidade

  • Imagem de perfil: Micaela Herford

    Micaela Herford • Terapia Ocupacional

    Estudar na USP exige responsabilidade e comprometimento com a sociedade

  • Imagem de perfil: Rodrigo Silva

    Rodrigo Silva • Marketing

    Ótimas oportunidades de carreira!

  • Imagem de perfil: Elias Miguel

    Elias Miguel • Agronomia - Engenharia Agronômica

    Ótima escola, com bons professores e estrutura.

  • Imagem de perfil: Alexandre Murat

    Alexandre Murat • Administração

    Empregabilidade garantida com formação e rede de relacionamento de ponta!


Encontre um campus USP perto de você

O campus principal da USP fica localizado na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. Com uma área de mais de 3 milhões de metros quadrados, o campus abriga unidades de ensino e pesquisa, incluindo as faculdades de Medicina, Direito, Economia, Odontologia e Engenharia.

A USP conta, ainda, com unidades em: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga. Ribeirão Preto, São Carlos, Santos e São Sebastião

Quais as notas de corte da USP?

Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na USP? Vejas as notas necessárias para entrar na USP pelo Fies e pelo Prouni.

Saiba mais sobre a USP

**Quanto custa mensalidade da USP? . A USP é uma universidade pública e gratuita, o que significa que ela não cobra mensalidade dos alunos. A seleção para ingressar na USP é realizada através do vestibular da Fuvest ou pelo Enem USP.

Qual a prova para entrar na USP? . A Fuvest é responsável por organizar o vestibular de ingresso à Universidade de São Paulo (USP). O vestibular da Fuvest é conhecido por sua grande concorrência e atrai estudantes de todas as regiões do país. Para entrar na USP, é necessário passar por esse processo seletivo.

Qual o curso mais difícil da USP? . De acordo com a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pela prova de seleção para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), os cursos de medicina, psicologia e relações internacionais são os mais concorridos do vestibular de 2023.

Da para entrar na USP com a nota do Enem? . Sim, é possível entrar na USP com a nota do Enem. Os dados são referentes ao Sisu 2022/1, portanto, representa uma perspectiva para as notas de corte do Sisu 2023/1. Naquela edição os pontos de corte da USP no Sisu variavam de 703,70 a 852,15 pontos.

A USP é federal ou estadual? . A USP é uma universidade pública estadual. Ela oferece cursos em diferentes áreas do conhecimento, nos formatos EaD e presencial.

*O que significa a sigla USP?** . A sigla USP significa Universidade de São Paulo. Nomenclatura oficial da instituição.

Sino de ofertas
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!