Blogueira: Conheça tudo sobre essa profissão!

Pensando em se tornar uma blogueira? Neste artigo você conhece mais sobre essa profissão e como se tornar uma. Confira!

O que é ser uma blogueira?

Até poucos anos atrás, o blogueiro ou a blogueira só era aquela pessoa que escrevia em seu blog (site) sobre os mais diversos assuntos, como moda, beleza, maquiagem, viagens, jogos, entre outros.

Hoje, com a popularização das redes sociais, a função de blogueira ganhou novos significados. Agora, a blogueira não é só a pessoa que escreve em um blog, mas também quem faz produção de conteúdos para suas próprias redes sociais, principalmente no Instagram e Youtube – onde também são chamados de digital influencers (influenciadores digitais). 

Em resumo, basicamente, a blogueira é uma pessoa que produz conteúdo em texto, foto ou vídeo sobre diversos assuntos na internet. A maior parte desses produtores de conteúdos são mulheres. Por isso, é mais comum se ouvir a palavra blogueira do que blogueiro. 

Antes, escrever em blogs era mais um hobby do que profissão, pois, em geral, não havia muito retorno financeiro. Mas hoje, milhares de pessoas vivem de sua atuação como blogueiras, realizando parcerias com marcas e recebendo patrocínios. 

Para conseguir viver dessa profissão, conquistar uma quantidade de seguidores, leitores ou inscritos é essencial. Quanto maior seu público, maior seu alcance. A quantidade de seguidores pode variar de 10 mil a milhões de pessoas. 

O que faz uma blogueira?

Uma das funções principais das blogueiras é acompanhar as novidades e sempre estar pesquisando sobre o assunto que ela aborda, planejar, produzir e postar conteúdos. Além disso, ela precisa responder as mensagens e comentários de seus seguidores.

No dia a dia, as blogueiras também firmam parcerias, testam produtos e serviços e produzem conteúdos de publicidade – garantindo o retorno financeiro de seu trabalho.

Quanto ganha uma blogueira?

Em geral, a blogueira é uma profissional autônoma e seus rendimentos dependem da quantidade de parcerias, patrocínios e publicidades de cada mês. Os ganhos mensais podem variar de R$ 1.500,00, para blogueiras em crescimento, a R$ 50.000, para as mais famosas. Algumas blogueiras chegam a faturar milhões por mês.

O que precisa fazer para ser uma blogueira?

O primeiro passo para ser uma blogueira é definir quais assuntos serão tratados em suas redes e qual seu público-alvo. Para produzir conteúdos mais profissionais, também é importante adquirir bons equipamentos, como computador, câmera e microfone, bem como aprender a editar fotos e vídeos.

Por ser uma profissão ainda muito nova, não há uma formação específica para a função de blogueiro ou blogueira. Em geral, eles buscam se formar na área da qual abordam. Se uma blogueira fala sobre viagens, por exemplo, é interessante que ela estude Turismo; se ela aborda sobre moda e estilo, pode ser formar em Moda, e por aí vai.

Independente da área que aborde, a blogueira não deixa de ser uma comunicadora. Sendo assim, uma boa forma de se preparar é por meio de cursos da área de comunicação, como Jornalismo, Marketing ou Publicidade e Propaganda. Abaixo, conheça um pouco mais cada um desses cursos

Jornalismo

O curso de Jornalismo é uma bacharelado com duração média de 4 anos. Os formados se habilitam a produzir conteúdos para diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. Para isso, os jornalistas recolhem, redigem, registram por meio de imagens e de sons, interpretam e organizam informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos.

Marketing

O curso de Marketing é um tecnólogo com duração média de 2 anos. Essa graduação capacita profissionais a elaborar planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas de diversos ramos. O profissional de marketing também planeja, executa e avalia pesquisas e estratégias de mercado.

Publicidade e Propaganda

A graduação em Publicidade e Propaganda é um bacharelado e tem duração média de 4 anos. O curso habilita profissionais a desenvolver propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico e venda de serviços publicitários.

Onde estudar para ser blogueira? 

Se interessou por algum dos cursos citados? Saiba que, além de escolher o curso que mais combina com você, também é importante pesquisar mais sobre a instituição de ensino que se deseja ingressar e consultar suas avaliações no Ministério da Educação (MEC).

Algumas faculdades particulares dão ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se interessou? Então, dê uma olhada em algumas dessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando menos, no ensino presencial ou a distância:

Leia também: Saiba tudo sobre faculdade de Comunicação e onde cursar

O que você achou da carreira de blogueira? Compartilha sua opinião com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!