dcsimg

Saiba como se tornar artista plástico e que faculdade fazer

Tá a fim de investir na profissão de artista plástico, mas não sabe em qual faculdade ingressar? Veja a seguir algumas características da carreira e onde estudar!

Utilizando a criatividade e ousadia para expressar ideias e sentimentos, através de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e outros elementos visuais e táteis, o artista plástico é responsável por representar o mundo real ou imaginário através de suas emoções e de um grande senso estético.

Talento e técnica são os dois elementos fundamentais para quem deseja seguir nessa carreira, mas é preciso também dominar conceitos teóricos, ter conhecimento da realidade cultural na qual se pretende trabalhar, ter um olhar crítico e ainda saber lidar com diversas ferramentas e modos de expressão.

Se você está querendo investir nessa profissão, mas tem dúvidas sobre o curso, o mercado de trabalho ou ainda sobre qual faculdade fazer, então fique ligado neste post, que vamos explicar tudo isso para você!

O perfil do artista plástico

Para seguir nessa carreira, o estudante precisa gostar de manifestações artísticas. Além de possuir habilidades como a de ser sensível, observador, autêntico, ousado, disciplinado e estar disposto a aceitar sugestões e principalmente críticas.

Ter algum talento manual ou afinidade com desenho ou pintura também é uma característica importante para o exercício da profissão de artista plástico.

Conheça o curso de Artes Plásticas

Apesar de algumas universidades oferecerem o curso de Artes Plásticas, esta atividade é considerada uma carreira de livre-formação, pois, não há uma exigência de escolaridade formal para exercer a profissão.

No entanto, é preciso aprender as técnicas e ferramentas para desenvolver a atividade e alcançar reconhecimento na sua área de atuação.

Veja a seguir quais são os três tipos de formação no ensino superior que o artista plástico pode investir para se capacitar, confira:

Nível Superior – Bacharelado

Algumas faculdades exigem além do vestibular, um teste de aptidão para ingressar nessa graduação.

O curso tem duração de aproximadamente 4 anos e o currículo contém uma grande carga horária de atividades práticas, como: desenho, pintura, modelagem, entre outras.

O estudante conta ainda com algumas disciplinas teóricas de grande importância para o desenvolvimento profissional, são elas: História da Arte, Sociologia, Semiótica, Estética e Comunicação Visual.

Para concluir o curso de bacharel em artes plásticas, o estudante precisará desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Nível Superior – Licenciatura

Com duração média de 4 anos, o curso de licenciatura em Artes Plásticas, tem uma grade curricular bem semelhante com a formação em bacharelado, no entanto, como habilita o aluno para a docência, o curso possui disciplinas ligadas à área educacional, como: folclore brasileiro, organização da educação brasileira, psicologia da educação e didática.

Veja a seguir algumas faculdades que oferecem o curso de artes plásticas ou artes visuais com a formação em licenciatura, confira:

O aluno que opta pela licenciatura em Artes Plásticas deve realizar um estágio supervisionado na área para concluir a graduação.

Nível Superior – Tecnólogo

Com duração de aproximadamente 3 anos, os cursos tecnólogos na área de artes plásticas, costumam ter um foco mais direcionado para uma determinada área de conhecimento, formando assim profissionais mais especializados.

Dentre as graduações disponíveis em diversas universidades podemos citar: o curso de tecnólogo em Artes Gráficas, tecnólogo em Artes Plásticas ou tecnólogo em Artes Visuais. A grade curricular varia conforme a segmentação do curso e abrange disciplinas teóricas e práticas que envolvam o desenvolvimento da profissão.

Confira a seguir uma lista com universidades que oferecem cursos relacionados a área de artes plásticas, confira:

Design de Produto

Design Gráfico

Mercado de trabalho e renda média

O campo de trabalho para o artista plástico tem melhorado, atualmente, devido a criação de leis de incentivo cultural, pela qualificação dos profissionais da área e pela abrangência que o setor ganha a cada dia.

Veja a seguir algumas áreas de atuação, onde o estudante formado em Artes Plásticas pode atuar, confira:

  • Produção de feiras
  • Restauração de obras
  • Instalações artísticas
  • Galerias de arte
  • Monitor de museus ou teatros
  • Organizador de eventos
  • Educador ou coordenador cultural
  • Animação gráfica
  • Professor de escolas ou cursos especializados
  • Curadoria de exposições ou trabalhos sociais
  • Ilustrador
  • Especialista em arte digital para agências de publicidade ou editoras

Um artista plástico tem uma jornada de trabalho de aproximadamente 43 horas semanais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho. A faixa salarial fica entre R$ 1.384 e R$ 4.377 levando em conta o piso salarial e o teto salarial médio de profissionais contratados com carteira assinada no regime CLT, em todo o território nacional.

Vale ressaltar que no Brasil, a profissão de Artes Plásticas ainda não é regulamentada, ou seja, não conta com regras, conselho ou classe fiscalizadora. Mas a carreira é autorizada e reconhecida pelo Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho.

Veja onde estudar Artes Plásticas

De algum tempo para cá, a graduação em Artes Plásticas é mais conhecida como Artes Visuais. Com essa nomenclatura, você vai encontrar uma maior quantidade de cursos universitários na área, tanto na formação em licenciatura quanto em bacharelado.

Veja a seguir uma lista que preparamos para você estar por dentro de algumas instituições reconhecidas e aprovadas pelo MEC que oferecem este tipo de graduação na modalidade presencial, confira:

Formação em Licenciatura

Formação em  Grau Tecnológico – Áreas correlatas

Design de Produto

Design Gráfico

Ah! Nessas instituições é possível conseguir o benefício de bolsas de estudos e financiamentos, fique atento!

Veja também:

Curso de Artes Plásticas

Teste Vocacional Artes Plásticas

E aí, gostou das nossas dicas? Tem alguma informação interessante sobre a carreira em Artes Plásticas que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin