Veja quais são as profissões do futuro

Na hora de escolher uma profissão, existem muitos fatores para se levar em consideração. Seja por aptidão, identificação com a área ou desejo por reconhecimento e destaque, existem vários critérios válidos a considerar na hora de escolher seguir uma carreira. Mas e se você soubesse quais são as profissões do futuro, você adaptaria sua trajetória profissional para ter mais sucesso?

Afinal, com o surgimento de novas tecnologias todos os dias e várias mudanças no comportamento das pessoas, surgem novas profissões que estão sempre em alta e garantem muita visibilidade e destaque no futuro do trabalho. Dessa forma, para permanecer sempre à frente no mercado da sua área, é preciso investir em algumas aptidões ou áreas do conhecimento específicas.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Por isso, listamos aqui algumas das profissões do futuro que estão em destaque no mercado de trabalho e prometem continuar em alta nos próximos anos, com base em algumas das principais consultorias de recrutamento profissional do mercado (Robert Half, Michael Page e Hays). Confira abaixo.

Afinal, quais são as profissões do futuro?

Engenheiros de Dados

Não é de hoje que profissionais da tecnologia têm destaque no mercado de trabalho. Em um mundo cada vez mais digitalizado, o profissional de Big Data é uma profissão que já tem e certamente ainda terá muito espaço para crescer no futuro. 

Atualmente, o fluxo de informações e dados relevantes de uma empresa e seus usuários é gigantesco, e é preciso um profissional capacitado em engenharia de dados e tecnologia para manusear, analisar, categorizar e tratar todo esse volume de informação obtida digitalmente. 

É esse profissional quem transforma dados em informação, e fornece direcionamentos relevantes aos departamentos competentes das empresas de tecnologia. Para se trabalhar na área, são exigidas formações como Tecnologia da Informação, Matemática ou Estatística.

Além disso, a faixa salarial de profissionais desta categoria costuma ser elevada e acima da média, uma vez que profissionais de tecnologia cada vez mais se consagram entre os mais bem pagos do país.

Leia mais: Quanto ganha um profissional de TI?

Designer de Interface e Experiência

Com um mundo cada vez mais digitalizado, quem não valoriza uma boa experiência ao utilizar um serviço online? E os profissionais que estudam essas questões, viabilizam soluções e aplicam melhorias visíveis em serviços tecnológicos são os designers de interface ou designers de experiência de usuário, também conhecidos como UX Designers ou UI Designers.

Para garantir que clientes tenham boas experiências com seus serviços, esses designers elaboram testes de usabilidade e entrevistam usuários para entender suas questões e melhorar as ferramentas tecnológicas do mercado digital. Para grandes empreendedores da tecnologia, essa profissão já começou a ser valorizada no mercado de trabalho atual, e tende a continuar em alta nos próximos anos, à medida que a digitalização dos serviços continua a crescer.

Para atuar nesta área, as possibilidades de formações são variadas, e vão desde Design até Ciências da Computação ou Análise de Sistemas. Vale ressaltar também que esta profissão está bastante em alta, então existem diversos cursos profissionalizantes e pós-graduações que preparam especialistas para seguir neste nicho.

Gestor de Resíduos

Com o passar dos anos, profissões relacionadas à sustentabilidade e que pensem em soluções para lidarmos com as consequências humanas no planeta Terra certamente terão destaque. Não à toa, os profissionais que gerenciam nossos resíduos e pensam em estratégias para transformar lixo em fonte de renda e energia estão no caminho certo para obter reconhecimento no mercado de trabalho.

Um fator para reconhecer profissões do futuro é identificar a demanda de profissionais que o mercado passa a exigir, e com recentes leis brasileiras como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, profissionais especializados em gestão do tratamento de água, esgotos, destinação correta do lixo, reciclagem e limpeza urbana estão cada vez mais em evidência.

Assim, não faltam oportunidades de trabalho para quem visa amenizar os danos humanos no planeta, e essa área deve crescer ainda mais com o passar dos anos. Para ser um gestor de resíduos, algumas das formações necessárias podem englobar Engenharias Química ou Ambiental, ou até mesmo Biologia. E também existem várias pós-graduações que podem te direcionar ainda mais para a área, com foco em Saneamento e Gestão Ambiental

Quais são as profissões do futuro - Guia da Carreira

Médico

Pode parecer clichê, mas na verdade é bastante óbvio que os profissionais que cuidam da saúde humana estão entre aqueles que merecem constante destaque e notoriedade nas suas áreas. Especialmente aqueles que priorizam a medicina do futuro, ou seja, que utilizam de novas ferramentas, recursos e equipamentos tecnológicos para otimizar o processo de atendimento aos seus pacientes.

Veja mais: Como está o mercado de trabalho para quem faz Medicina?

Sendo assim, a medicina está entre as áreas com profissões do futuro, especialmente quando falamos de Telemedicina, Inteligência Artificial, Cirurgias Robóticas e Genética Molecular. Essas áreas da medicina não apenas revolucionam o mercado atual de saúde como também possibilitam novas soluções e um futuro mais inovador para médicos e pacientes, com mais precisão e acessos.

A formação nesses casos é, claramente, o curso de Medicina. Mas para ser um médico do futuro, é preciso muito mais que só uma graduação: cursos especializantes, residências e pós-graduações serão constantemente necessários na carreira destes profissionais.

Profissional de Logística

Profissionais de Logística planejam e executam a inteligência operacional e processual dentro de grandes empresas. Algo essencial nos dias de hoje e cada vez mais necessário para uma empresa prosperar no futuro. Afinal, transporte, armazenamento, vendas, distribuição e entrega de produtos são funções estratégicas necessárias dentro da maioria das organizações.

Sendo uma área essencial dentro de grandes empresas, a faixa salarial de profissionais desta área costuma também ser bastante elevada. Com salários podendo chegar até R$45 mil, o mercado de trabalho está bastante favorável para quem deseja seguir se especializando nesta área.

Confira também: Quanto ganha um logístico?

Algumas das formações requeridas são essencialmente Logística ou Engenharias diversas. Existem também cursos de especialização, pós-graduações e MBAs que são imprescindíveis para o profissional de Logística que quer ascender constantemente na carreira.

Especialista em Diversidade

Nos tempos atuais, quem não investe em diversidade e procura formas de gerar identificação do público com a sua marca fica para trás. É fato! Por isso, especialistas em diversidade, equidade e inclusão são profissionais com cada vez mais destaque nas empresas que estão em crescimento.

A principal função de um profissional de Diversidade é planejar e aplicar estratégias que incentivem e facilitem a inclusão das pessoas nas empresas. Parece simples, mas em um país como o Brasil, com imensa desigualdade social, isso requer um comprometimento constante.

Esses especialistas costumam trabalhar entre os times de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, e as formações necessárias podem variar. Podem-se exigir graduação em Administração, Sociologia, Psicologia ou áreas relacionadas. Mas geralmente, para profissões como esta, fatores como vivências ou experiências extracurriculares costumam contar bastante (às vezes mais até mesmo do que a área de formação do profissional). 

Gestor de Comunidade

O posicionamento digital de uma marca tem sido algo cada vez mais relevante para consumidores conforme a digitalização da sociedade. Quem nunca conferiu as redes sociais de determinada marca antes de investir em seus produtos ou consumir seus serviços? Por isso, gerir o relacionamento com consumidores nas redes sociais é uma necessidade latente no mercado do marketing digital, e quem faz isso é o Gestor de Comunidade.

Esse profissional é quem fala com os consumidores através de grandes mídias, posiciona a marca perante à concorrência e identifica como atender seus clientes da melhor forma, além de diagnosticar novas oportunidades no segmento. No meio digital, essas são funções muito valiosas que direcionam cada vez mais as empresas no caminho certo, para o futuro. 

Para trabalhar como Gestor de Comunidade, algumas habilidades de marketing e comunicação são requeridas, mas as áreas de formação necessárias podem variar bastante entre Marketing, Publicidade, Comunicação Social e até mesmo Relações Públicas. De qualquer forma, a experiência online é muito valorizada entre profissionais deste nicho.

Onde estudar para atuar nas profissões do futuro?

Seja qual for a área que você deseja seguir para obter o tão desejado reconhecimento profissional, é preciso começar por algum lugar. E por que não iniciar do zero, com uma graduação que te forneça todo o conhecimento necessário para se destacar e conseguir um cargo entre as profissões do futuro?

Para mergulhar nos conhecimentos das áreas que mencionamos acima, priorize sempre faculdades que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação, que ofereçam não somente um ensino de qualidade mas que também facilitem o acesso de alunos ao ensino superior – com bolsas de estudo ou opções facilitadas de ingresso. Para facilitar sua vida, separamos algumas opções abaixo:

E aí, você já se decidiu se vai seguir alguma das profissões do futuro que listamos acima? Responda nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin