A profissão de Biomedicina está voltada principalmente para a pesquisa sobre doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e aumento da qualidade de vida da população em geral.
Como o próprio nome indica, é uma carreira situada entre a Biologia e a Medicina. Os biomédicos não fazem cirurgias nem prescrevem medicamentos. Seu foco está na pesquisa, identificação e classificação microrganismos causadores de enfermidades, no desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas. Este profissional trabalha principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos. Conheça as áreas de Biomedicina.
A profissão de biomédico é regulamentada e, para exercê-la, é obrigatório ter diploma de nível superior em curso de Biomedicina ou Ciências Biológicas – Modalidade Médica reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).
O curso
O curso de Biomedicina é do tipo bacharelado, dura em média quatro anos e prepara o estudante para entender as causas e maneiras de curar as mais variadas doenças.
Com foco em disciplinas da área da Saúde, é uma formação com carga horária intensa de aulas práticas e atividades em laboratório. Durante a graduação, os alunos são estimulados a desenvolver trabalhos científicos, participar de seminários e congressos na área. Saiba o que se estuda em Biomedicina.
Para se formar em Biomedicina é obrigatório passar por um período de estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Faculdades de Biomedicina
Se você quer entrar com o pé direito na profissão de biomédico, o melhor a fazer é escolher um curso de Biomedicina reconhecido e bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC).
Selecionamos algumas boas faculdades onde você vai encontrar o curso de Biomedicina com o selo de qualidade do MEC:
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Centro Universitário UNIBTA
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para quem se forma em Biomedicina é amplo e está em expansão. Existem 37 especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os profissionais podem optar por seguir a carreira na área de pesquisa, saúde, meio ambiente, alimentos e docência, entre outras.
A biomedicina é uma profissão em alta e entre as áreas mais promissoras estão a reprodução humana e a pesquisa genética (células tronco, por exemplo). Um dos setores que mais empregam biomédicos é o de análises clínicas.
Veja também:
Você se interessa pela profissão de Biomédico? Conte para a gente aqui nos comentários!