dcsimg

Ciências exatas e suas tecnologias: Conheça as profissões

Você sabe quais cursos as Ciências Exatas englobam? Quer saber se tem afinidade com a área? Descubra agora!

Resultados precisos por meio da Matemática e da Lógica: é o que define, basicamente, as Ciências Exatas.

As Ciências Exatas e suas tecnologias abrangem um grupo com várias áreas do conhecimento, bastante ligadas a números e cálculos. Como exemplos temos a Computação, Estatística, Matemática, Física, Química, Engenharia e parte da Economia, assim como todos os cursos derivados dessas áreas.

É uma área bastante ampla, com um leque de opções em graduação e em constante mudança, principalmente na parte que abrange informática e computação.

Os cursos da área de Ciências Exatas contemplam diversos tipos de perfis, mas os fatores comuns são: ser bom em raciocínio lógico, gostar de desafios, de resolver problemas e de conviver com a inovação.

É importante salientar que qualquer graduação relacionada às Ciências Exatas e suas tecnologias também desenvolvem as competências humanas, pois o profissional não atua sozinho, ele interage com colegas, usuários ou alunos, caso se torne professor.

Preparado para conhecer alguns cursos do campo das Ciências Exatas? Vamos lá!

Ciências Exatas e suas tecnologias: a sua carreira pode estar em um destes cursos

Conheça algumas das principais direções de Exatas e descubra sua potencial carreira:

Física

Este é um curso oferecido como bacharelado e licenciatura. Você pode tanto dar aulas, quanto atuar na indústria eletrônica, auxiliar nas áreas de Biologia e Medicina ou se dedicar a estudos e pesquisas.

A Física estuda a relação entre energia e matéria, suas leis e propriedades. Estuda também fenômenos físicos em todas as escalas, desde partículas subatômicas.

O físico aprende a aplicar as leis do mundo para resolver questões práticas e do dia a dia. Esse profissional pode se especializar em Astrofísica, Plasma, Acústica, desenvolvimento de materiais, Física nuclear, entre outras áreas.

Economia

Neste curso, o aluno aprende como elaborar análises econômicas e apresentar soluções para crises ou momentos de instabilidade econômica.

O curso exige bastante habilidade com números, boa memória e foco, além do interesse por pesquisa e estar em constante atualização, visto que é um meio bastante dinâmico.

A Economia, assim como Ciências Contábeis, também faz parte das Ciências Humanas, pois sua grade curricular não é restrita às disciplinas de Exatas.

Essas duas opções em graduação fazem parte do catálogo de cursos de universidades como a Cruzeiro do Sul.

Química

Química é outro curso que tem a opção de escolha entre licenciatura e bacharelado. Você pode optar por ser professor ou se tornar um químico e atuar com o desenvolvimento de combinações e fórmulas para serem aplicadas em produtos diversos.

Engenharias

As Engenharias abrem campo em vários segmentos:

  • Engenharia da Computação: o conjunto de conhecimento nessa área é usado para desenvolver computadores e periféricos. O aluno aprende como projetar e construir computadores, sistemas de integração de software e hardware e periféricos.
  • Engenharia Civil: esta engloba a concepção, projeto e construção de qualquer tipo de infraestrutura que a sociedade precisa: moradias, prédios comerciais, viadutos, estradas, pontes, aquedutos etc.
  • Engenharia ambiental: trata dos problemas ambientais em todas as suas dimensões (social, econômica e ecológica), visando o desenvolvimento sustentável.
  • Engenharia mecânica: é a área que usa os princípios da Física, Engenharia e Ciência dos metais para o projeto e fabricação de máquinas e ferramentas.

A Anhanguera é uma das universidades que tem uma vasto portfólio das engenharias — você certamente encontrará a que procura.

Matemática

A Matemática pode formar professores e matemáticos, dependendo do curso de sua opção: licenciatura ou bacharelado.

Na licenciatura, parte da formação é didática, que prepara os profissionais para atuarem como professores no ensino infantil, fundamental ou médio. O bacharelado amplia a atuação do profissional, que pode, inclusive, ser professor universitário ou atuar no campo de pesquisas acadêmicas.

Tecnologia da informação

O curso de graduação em Tecnologia da Informação pode direcionar o profissional para áreas diversas. Nesse curso, o aluno aprende como administrar todos os recursos de infraestrutura de ambientes informatizados, gerenciar sistemas, implementar e controlar bancos de dados, desenvolver soluções em redes, hardwares e softwares, entre outros.

Outras opções em Exatas são:

  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Design de interiores
  • Design de produto
  • Design gráfico
  • Engenharia de produção
  • Engenharia elétrica
  • Engenharia mecatrônica
  • Jogos digitais
  • Mecatrônica industrial
  • Produção industrial
  • Redes de computadores
  • Sistemas de comunicações

Onde fazer cursos de Ciências Exatas e suas tecnologias

Além das titulações em bacharelado e licenciatura, os cursos de graduação na área de Exatas também são oferecidos na titulação tecnológica.

Com duração menor — de 2 ou 3 anos — os cursos que formam tecnólogos são muito procurados por quem quer apressar um pouco a carreira (bacharelados e licenciaturas têm duração de 4 a 6 anos).

Veja em quais universidades você encontra uma diversidade de cursos em Ciências Exatas:

Todas as universidades citadas são registradas e têm seus cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

O ingresso nessas instituições de ensino pode ser pelo ProUni, acesso direto com a nota do Enem ou por meio de processo seletivo, o tradicional vestibular.

Os cursos de Ciências Exatas e suas tecnologias podem ser feitos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, de acordo com a sua disponibilidade.

Você também verá que há opções de descontos, bolsas de estudos, convênios e financiamentos, tudo para facilitar o seu ingresso no ensino superior e não pesar no seu orçamento.

Você também pode se interessar:

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Civil online

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Agora conta pra gente: sua meta é fazer um curso da área de Exatas? Qual curso e qual faculdade você escolheu?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin