dcsimg

Conferente: conheça a profissão e veja o que estudar

Conheça um pouco mais sobre a carreira de conferente: o que faz um profissional da área e qual é o nível de ensino necessário para começar.

Já parou para imaginar como supermercados, lojas e grandes empresas fazem para manter a ordem e a organização de tudo o que entra e o que sai de seus vastos estoques? Para esse trabalho é que existe o conferente.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre a rotina desse profissional, separamos as melhores informações sobre o ramo: desde as funções realizadas até o nível de estudo necessário. Confira!

Sobre a carreira de conferente

Como o nome sugere, esse profissional é responsável por conferir todos os produtos e mercadorias produzidos ou recebidos. O principal objetivo desse serviço é verificar se tudo está na quantidade correta, seja para distribuição, embarque ou venda. 

A saída de produtos também é responsabilidade do conferente. Ele deve checar todos os produtos que saem do almoxarifado ou depósito a fim de verificar se não há danos na mercadoria e, caso se faça necessário, conferir se tudo está dentro dos prazos de validade. 

Ao final de tudo o conferente ainda deve elaborar um relatório sobre as operações de fiscalização e as condições de recepção e embarque, bem como eventuais alterações e arranjos. 

O conferente sempre está trabalhando em alguma de suas diversas atribuições.

Como esse cargo está intimamente ligado à logística da empresa, também estão entre as suas atribuições as seguintes funções:

  • Armazenar itens de forma organizada e ordenada.
  • Definir métodos adequados de armazenagem e identificação dos materiais
  • Empacotar e desempacotar itens e mercadorias a serem armazenados.
  • Relacionar mercadorias que necessitam de conserto, bem como informar aos supervisores os defeitos dos materiais.
  • Manter o almoxarifado ou estoque limpo, organizado e de acordo com as regras de segurança.
  • Manter os registros de estoque atualizados.
  • Registrar o uso e as perdas do estoque e consequentemente solicitar mais mercadorias quando necessário.
  • Verificar as faturas das mercadorias.
  • Relacionar-se com transportadoras e clientes.

De acordo com o site Vagas.com, o salário de um conferente gira em torno de R$ 1.600,00. A remuneração aumenta conforme o porte da empresa e sua localidade, além, claro, da experiência e conhecimentos profissionais do funcionário.

Conferente, almoxarife e auxiliar de expedição são iguais?

As funções do conferente são bem parecidas com as desempenhadas pelo almoxarife e pelo auxiliar de expedição. Existem, no entanto, características que distinguem cada um deles. Confira:

  • Conferente: recebe e confere quantidade, qualidade e código de barras de produtos.
  • Almoxarife: recebe mercadorias e zela pelas boas condições de armazenamento.
  • Auxiliar de expedição: recebe produtos e é responsável pela distribuição interna e externa.

Precisa de curso superior para se tornar conferente?

Para que se atue como conferente não é necessário nenhum curso superior, basta ter o ensino médio completo. Porém, como a função exige muitas habilidades, cursos e relacionados à área de logística e organização de almoxarifado são muito bem-vindos. 

Vale ressaltar que profissionais bem formados sempre alcançam níveis de salário mais interessantes em relação àqueles com menor formação.

Entre as habilidades necessárias para um bom desempenho como conferente, destacam-se: 

  • Ter boa comunicação.
  • Boa habilidade motora e destreza manual.
  • Saber lidar com pessoas.
  • Ter conhecimentos básicos em informática, internet e pacote Office.
  • Ser atento, organizado e detalhista.
  • Ter facilidade com matemática e raciocínio rápido.

Como o trabalho envolve esforço corporal, também é ideal que o conferente tenha um bom condicionamento físico e resistência. Ou seja, um conferente deve ser alguém que conte com um raciocínio rápido e lógico, mas também com músculos bem preparados!

Por que ter nível superior e onde estudar?

Como dito anteriormente, embora um diploma de nível superior não seja necessário para começar na profissão de conferente, certamente ele é fundamental para aqueles que querem dar o próximo passo em busca do crescimento profissional.

Uma sugestão é escolher entre os cursos de Administração, Logística ou até mesmo Comércio Exterior. Os três casos podem fazer bom uso da sua experiência como conferente e podem levar sua carreira a novos patamares.

Pensando nisso, listamos algumas ótimas instituições para que você possa se matricular.

Você pode utilizar a sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudo ou até conseguir uma porcentagem de desconto nas mensalidades. Além disso, todas são verificadas e aprovadas pelo MEC.

Isso significa que a qualidade do ensino é assegurada por um órgão federal e que seu diploma terá validade em todo o território nacional.

Confira:

Agora você pode começar a estudar para se tornar um profissional altamente capacitado a atuar no mercado de trabalho.

Veja também:

O que é Comércio Exterior?

Descubra o que se estuda em Logística

O que achou da profissão de conferente? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin