dcsimg

Descubra o que se estuda em Logística

Você sabe o que é Logística, o que se estuda no curso e como é o mercado de trabalho? Descubra agora!

Você sabe o que é e o que se estuda em Logística? Trata-se de uma das disciplinas das graduações de Administração que, com o passar do tempo, virou protagonista nos cursos tecnológicos.

A Logística é parte da cadeia de suprimentos (todos os sistemas ligados a um produto, de forma direta ou indireta). É a parte que cuida do deslocamento de um item desde a sua origem até o seu ponto de chegada, que é o consumidor final.

O conceito de Logística vai além disso: é a parte operacional de uma organização, que precisa ter uma ampla visão organizacional e estratégica, a fim de administrar todos os recursos da empresa — financeiros, materiais, informações e pessoas.

Para atingir esse objetivo, o profissional de Logística precisa estar bem capacitado para propor soluções e organizar os processos produtivos da organização. Isso envolve gerir estoques e administrar a parte de transporte, distribuição, fornecedores e tudo que estiver ligado à produção.

Tenha uma visão geral sobre o curso de Logística

Como dito, Logística é um curso tecnológico, que dá a titulação de tecnólogo ao profissional. Tem duração de dois anos e pode ser feito nas modalidades presencial e a distância.

Ao finalizar a graduação, o estudante estará preparado para entrar no mercado de trabalho e atender às expectativas de seus contratantes. Na verdade, muitas vezes os tecnólogos são contratados imediatamente após o estágio pela própria empresa que o concedeu.

Caso existam dúvidas, é preciso saber que é um curso superior diferenciado, feito em um período menor, mas que a sua validade é incontestável. Universidades como a Unicid e a Anhanguera oferecem essa graduação, que é autorizada e reconhecida pelo MEC.

O que se estuda em Logística

Vamos para a parte que sempre nos deixa curiosos: saber quais as disciplinas estão na grade curricular do curso.

Você deve saber que os conteúdos são os mesmos, independentemente da universidade. As disciplinas podem sofrer alterações em sua nomenclatura ou variar de um semestre para o outro, mas a formação é a mesma.

Para mostrar a você os conteúdos, pegamos como exemplo a grade do curso de Logística da universidade Cruzeiro do Sul.

Dê só uma olhada:

  • Administração da produção e operações
  • Armazenagem e movimentação de materiais
  • Contabilidade e finanças
  • Custos logísticos
  • Gestão de suprimentos
  • Comércio exterior e logística internacional
  • Gestão da distribuição logística
  • Logística de serviços
  • Logística reversa
  • Probabilidade e estatística
  • Direito aplicado aos negócios
  • Gestão de demanda e dos estoques
  • Gestão de transportes
  • Economia
  • Matemática
  • Princípios da Administração e Marketing
  • Tecnologia da informação e da comunicação aplicada aos negócios

Além dessas disciplinas técnicas, há a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que também são obrigatórias.

Ao longo do curso, há dois projetos multidisciplinares:

  • De ambiente estratégico: são os conhecidos jogos de empresas. Nessas atividades, os alunos treinam suas habilidades por meio de simulações que colocam as teorias em prática. O objetivo é aperfeiçoar o que foi aprendido e aprimorar aspectos como planejamento estratégico, pensamento criativo e trabalho em equipe.
  • De ambiente logístico: consiste em um trabalho de pesquisa sobre determinada empresa e seus aspectos logísticos.

Mercado de trabalho para quem estuda Logística

Não é exagero dizer que essa ocupação está em franca expansão, pois além das formas de produção, os processos de entrega movimentam os mais diferentes meios de transportes a cada ano.

Isso se potencializou com o crescimento do comércio eletrônico, que faz mercadorias percorrerem o País inteiro. Dessa forma, há bastante espaço para esse profissional na gestão de operações, produção e processos.

Os cargos são os mais variados: encarregado, coordenador, diretor de operações e de suprimentos, por exemplo. Os locais de atuação vão de transportadoras até portos e aeroportos, organizações do varejo e atacado.

Onde estudar Logística

As seguir você conhecerá algumas universidades que oferecem o curso tecnológico de Logística.

Frisamos o reconhecimento dos cursos e do diploma pelo MEC e sugerimos que, ao visitar os sites dessas instituições de ensino superior, você aproveite e conheça todas as opções em cursos e as possibilidades de descontos, convênios, bolsas de estudos e financiamentos.

Veja quais são:

Muitas vezes, um candidato deixa de fazer uma graduação por causa do investimento. No entanto, existem condições que amenizam o valor das mensalidades e que fazem com que elas caibam no seu bolso — essa, aliás, é uma das vantagens dos cursos tecnológicos.

As formas de ingresso são por vestibular, prova agendada ou diretamente com a nota do Enem.

Estas leituras complementares podem também te interessar:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Cursos tecnológicos a distância

Você viu como é interessante a área de Logística? Já fez sua escolha por esse curso? Em qual universidade? Queremos saber tudo. Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin