Descubra o que faz um terapeuta

Existem diversas atuações para o terapeuta. Conheça as principais atribuições desse profissional aqui!

Terapeuta vem do grego therapeutes e significa “aquele que cuida, que trata, que cura doentes”.

É uma profissão milenar que até hoje segue bastante popular e não dá sinais de enfraquecimento.

Muito pelo contrário: são profissões que prometem ficar ainda mais fortes nas próximas décadas, impulsionadas por fatores como envelhecimento da população e uma preocupação maior com saúde física e mental.

Mas quais é o papel dos terapeutas em meio a tudo isso?

Descubra a seguir o que faz um terapeuta e como se tornar um!

O que faz um terapeuta

Existem diversas formas de trabalhar como terapeuta.

As mais conhecidas são:

  • Psicoterapeuta
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta ocupacional
  • Arte-terapeuta

Dependendo da especialidade, os terapeutas trabalham no amparo a pessoas com distúrbios físicos ou mentais, o que inclui, por exemplo, vítimas de acidentes, pessoas com depressão, problemas de locomoção, dificuldades cognitivas, que estão se recuperando de traumas, que sofrem de ansiedade e estresse ou simplesmente buscam autoconhecimento e meios de conviver melhor com os desafios impostos pela sociedade atual.

Os profissionais prestam atendimento personalizado, utilizando dinâmicas e atividades pensadas para suprir as necessidades dos seus clientes.

Entenda melhor como é a atuação de cada um:

Psicoterapeuta – É uma atividade desempenhada por profissionais formados em Psicologia ou por médicos especializados em Psiquiatria.

Atendem pessoas com distúrbios mentais e comportamentais, vítimas de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, etc.

Também oferecem orientação para quem busca formas de melhorar a qualidade de vida, superar traumas, fobias, limitações ou encontrar sua orientação vocacional.

Às vezes atuam como um “ouvido amigo” para quem tem um dia a dia muito agitado e precisa de um momento totalmente desconectado para discutir seus problemas.

É uma atividade muito comum e necessária, especialmente nos grandes centros urbanos.

Fisioterapeuta – O fisioterapeuta é o profissional que trabalha com prevenção e recuperação de problemas físicos.

Ele lida com pessoas que precisam recuperar os movimentos depois de um acidente ou uma grande cirurgia, por exemplo, pessoas que têm problemas congênitos de movimento, atletas, que vivem distendendo músculos, torcendo o tornozelo ou quebrando algum dedo e até para quem tem problema de postura.

Os fisioterapeutas prescrevem e executam os tratamentos para cada tipo de problema físico, como exercícios de força, repetição e equilíbrio, massagens, lasers, eletrochoques, etc.

A atividade só pode ser exercida por profissionais formados em Fisioterapia.

Terapeuta ocupacional – O terapeuta ocupacional é o profissional que ajuda pessoas que, por algum motivo, perderam ou precisam desenvolver meios de executar atividades rotineiras.

Ele utiliza técnicas científicas para auxiliar, por exemplo, quem tem problemas motores a desenvolver certas habilidades que facilitem seu dia a dia – desde abrir um pote até escovar os dentes e vestir-se.

Também trabalha bastante com idosos e crianças, por meio de atividades lúdicas que estimulem a saúde mental e física.

A terapia ocupacional é desempenhada por profissionais formados na área.

Arte terapia – é uma técnica terapêutica que utiliza elementos e técnicas das artes para ajudar pessoas.

Guiadas por um profissional especializado, as sessões incluem, por exemplo, oficinas de pintura, teatro, dança e atividades lúdicas para desenvolver habilidades motoras e sociais, desenvolver a autoestima ou ajudar no tratamento de pessoas com autismo, depressão ou ansiedade.

No Brasil, a arte terapia é uma especialidade que se aprende em cursos especiais de formação (veja mais abaixo).

Onde os terapeutas trabalham

Psicoterapeutas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais trabalham em clínicas especializadas, hospitais e postos de saúde.

Fisioterapeutas também são muito disputados em clubes esportivos e academias. Os terapeutas ocupacionais e os arte-terapeutas, em escolas e centros culturais.

Ter um consultório próprio com uma clientela fiel é o objetivo da maioria desses profissionais. Atendimento em domicílio tem se tornado um filão cada vez mais amplo, especialmente para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Cursos para quem quer ser terapeuta

Os cursos que formam terapeutas são bem populares por aqui, especialmente se o seu lance for a Psicologia ou a Fisioterapia.

Psicologia, com cinco anos de duração, pode ser encontrado em mais de 630 faculdades pelo Brasil. O curso está disponível apenas na modalidade presencial.

Fisioterapia, por sua vez, encontra-se em mais de 580 faculdades e tem a opção de ser feito a distância – mas com todas as atividades de laboratório feitas presencialmente. O curso tem quatro anos de duração.

Já Terapia Ocupacional está em mais 40 faculdades e quase metade delas na rede pública.

Arte Terapia não é uma graduação, e sim uma especialização, que pode ser feita por qualquer profissional de nível superior. É indicado para terapeutas que querem expandir suas fronteiras de trabalho. O curso pode ser encontrado com facilidade nas principais faculdades (especialmente na rede privada) e tem um ano e meio de duração. Pode ser feito a distância também.

Ah, não esqueçamos de Medicina, para quem quer trabalhar com psiquiatria. A graduação tem seis anos de duração e é preciso estudar mais três anos na residência em Psiquiatria – totalizando nove anos de formação.

Faculdades que formam terapeutas

Como você viu no tópico acima, temos milhares de faculdades para quem quer trabalhar como terapeuta.

A melhor forma de escolher a ideal é verificando a qualidade da instituição e do curso junto ao MEC. Quanto maior o conceito (4 ou 5, de preferência), mais chances os alunos têm de se darem bem nesse mercado.

Para facilitar sua busca, a gente separou algumas faculdades de qualidade que oferecem cursos para quem quer ser terapeuta. Confira:

Veja também:

Quanto ganha um Fisioterapeuta?

Pensando em ser terapeuta? Em qual área? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin