dcsimg

Conheça a profissão Produção Têxtil

Confira no artigo de hoje todas as informações sobre a formação em Produção Têxtil que você precisa saber: mercado, disciplinas e o que faz um profissional da área.

Já pensou em trabalhar em um segmento que sempre foi destaque no Brasil e que agora tem ganhado muita atenção dos estudantes nos últimos tempos?

O curso de Produção Têxtil busca preparar os profissionais que se responsabilizam pela produção têxtil, na distribuição, coordenação e orientação de trabalhadores no beneficiamento e preparação do algodão e de fibras de fiação e tecelagem de fios artificiais, de lã, de fabricação de tecidos elásticos e artigos de malhas.

Tudo isso para que a produção atenda às necessidades da população, sem prejudicar o ambiente e a sociedade.

Conheça um pouco mais sobre esta profissão e veja se é a escolha certa para você!

Sobre a área de Produção Têxtil

Como o nome sugere, essa área é voltada para quem quer trabalhar na indústria têxtil, particularmente na fabricação de tecidos. 

Normalmente, o interessado em trabalhar nesse mercado precisa se formar no curso de Produção Têxtil, que pode ser encontrado em forma de graduação tecnológica.

O profissional dessa área poderá atuar diretamente em fábricas ou, se desejar, no setor de serviços.

Como dissemos anteriormente, esse segmento tem ganhado muita atenção dos estudantes justamente por aliar um mercado tão tradicional com as novas tendências tecnológicas.

Isso acaba por gerar um ambiente repleto de inovações e com alta demanda por profissionais capacitados.

Como é o curso?

No caso do Tecnólogo em Produção Têxtil, o estudante aprenderá como atuar no planejamento, execução, controle e avaliação do processo de produção de tecidos. 

Vai conhecer formas de otimização das atividades, além de maneiras de planejar a utilização de matéria-prima, insumos, mão de obra, máquinas e equipamentos. 

Tudo isso obedecendo aos padrões de qualidade nos processos de produção têxtil.

Por fim, o aluno se capacitará na elaboração de layouts e arranjos físicos do ambiente fabril têxtil, gerenciamento de equipes de produção e coordenação de rotinas de manutenção preditiva e preventiva de máquinas e equipamentos.

Vale lembrar que, por se tratar de uma graduação de nível tecnológico, conta com uma duração aproximada de 3 anos.

Disciplinas mais comuns em Produção Têxtil

Embora não seja uma graduação encontrada na maioria das faculdades, ainda é possível listar algumas matérias que estão presentes nas grades curriculares das instituições que possuem essa formação.

De forma geral, o curso está organizado em três grandes pilares: 

  • Tecnologia de material e de produção
  • Gestão 
  • Design e Moda 

São ministradas matérias básicas (como Matemática, Química e Física), disciplinas específicas da área e outras voltadas para aspectos culturais e de negócios. 

Entre as específicas, o aluno estuda desenvolvimento de produtos têxteis, materiais, fibras e fios sintéticos. 

Já nas voltadas para fundamentos culturais há disciplinas como História da Moda, Sociologia da Moda e Antropologia. 

Na área de Negócios, são ministradas aulas de Gestão de produto, Estatísticas e tendências, Marketing têxtil, Logística e Economia. O estágio e o trabalho de conclusão do curso são obrigatórios.

O que faz o profissional graduado nessa área?

Normalmente, esses profissionais atuam em conjunto com engenheiros têxteis em fábricas ou no setor de serviços.

Os formados em Produção Têxtil são habilitados a estudar, projetar e dirigir implementações na indústria têxtil e nas confecções, com condições para avaliar e sugerir diferentes matérias-primas, bem como desenvolver novos produtos. 

Poderão atuar no controle de qualidade em todas as fases do processo industrial, desde a aquisição da matéria-prima até o projeto final. 

São capazes de efetuar projeções orçamentárias de lançamento de novos produtos, dirigir e supervisionar sistemas de produção, podendo gerenciar equipes de projetos, produção e controle, bem como realizar trabalhos técnicos de atualização, manutenção de equipamentos têxteis e correlatos, e ainda nas áreas de Compras, Vendas e Marketing. 

Poderão dedicar-se ao ensino, à pesquisa e à realização de vistorias, avaliações e laudos técnicos dentro de seu campo profissional.

Como é o mercado de trabalho em Produção Têxtil?

O Brasil tem o sexto maior parque têxtil do mundo e é o terceiro maior produtor de malhas. 

Mas a concorrência com os produtos da China tem feito com que a indústria nacional procure novos caminhos para se manter competitiva. Para isso, são necessários profissionais com competência nas áreas de Inovação e Gestão. 

A demanda pelo profissional é maior no desenvolvimento de novos tecidos com foco em inovação tecnológica. 

Apesar de pouco conhecida, a formação em Produção Têxtil já está se firmando no mercado. Portanto, os horizontes são bem positivos para os futuros formados na área.

Quer estudar na área de Produção Têxtil?

Como dissemos anteriormente, pode ser um pouco difícil encontrar boas opções de faculdades, mas não precisa se desesperar.

Se você realmente tem interesse de atuar nesse segmento, pode cursar uma graduação semelhante, como Engenharia têxtil ou Design de Moda e, em seguida, se especializar na área.

É o caminho que muitos dos profissionais que atuam hoje nesse mercado fizeram.

A boa notícia é que, nesse caso, a oferta de ótimas faculdades é bem abundante. Tanto que decidimos listar algumas sugestões de ótimas faculdades que contam com essas formações citadas e também com outros cursos semelhantes da mesma área. Confira:

Além de se formar em uma área que tem ganhado muita força no mercado de trabalho, você terá um diploma válido em todo o país, já que todas as instituições apresentadas são reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Veja também:

Conheça o curso de Engenharia Têxtil

Conheça o curso de Design de Moda

Gostou de conhecer a área de Produção Têxtil? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin