Descubra quais são as profissões mais estressantes

O estresse é uma importante resposta do corpo às situações de perigo e pressão. Graças a ele, nossos ancestrais puderam sobreviver. Mas, hoje, não é preciso se estressar fugindo de animais perigosos ou caçando o próprio alimento.

No mundo moderno, uma das maiores fontes de estresse é o trabalho. Fatores como chefia, salário, grandes responsabilidades e cultura da empresa podem fazer com que qualquer profissão seja considerada muito estressante. Mas, existem algumas carreiras que são sabidamente mais estressantes que outras.

Ao escolher uma profissão, é importante pensar em como você lida com situações de estresse. Isso porque o estresse em excesso pode fazer muito mal à saúde, causando doenças como insônia, Síndrome de Burnout, depressão, síndrome do pânico, transtornos alimentares, problemas cardiovasculares e de pele.

Quais as profissões mais estressantes?

Para mapear quais são, de fato, as profissões mais estressantes, em 2015, o site norte-americano Business Insider, em parceria com o instituto de pesquisa Bureau of Labor Statistic, realizou um levantamento para descobrir quais profissões mais estressantes de seu país.

Apesar da pesquisa ter sido realizada nos Estados Unidos, seus resultados podem ser trazidos para a realidade do mercado de trabalho brasileiro.

Curioso(a) para saber quais são as carreiras que mais mexem nos nervos dos trabalhadores? Então confira as 10 profissões mais estressantes e os níveis de estresse (de 0 a 100)!

Atendente de polícia, de emergência e bombeiro

Nível de estresse: 98,5

Esses três profissionais trabalham em alerta à espera de uma ligação sobre um crime, uma emergência médica ou um incêndio. Os atendentes de polícia, bombeiros e a maioria dos atendentes de serviços de emergência são funcionários públicos.

Anestesista

Nível de estresse: 98,2

O médico anestesista é o responsável por escolher e aplicar a anestesia adequada a cada caso e paciente. Durante o procedimento, o anestesista monitora todas as funções vitais do paciente, como pressão arterial, ritmo cardíaco e oxigenação do sangue.

Operador de telemarketing

Nível de estresse: 98,2

O trabalho do operador de telemarketing consiste em atender usuários via telefone ou e-mail para oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos, realizar pesquisas, fazer serviços de cobrança e cadastramento de clientes, seguindo roteiros planejados.

Dançarino

Nível de estresse: 97

Os dançarinos ou artistas da dança podem criar projetos cênicos em dança, realizar apresentações públicas de dança e ensinar dança. Para isso, eles precisam preparar o corpo, pesquisar movimentos, gestos, dança, e ensaiar coreografias.

Obstetra e ginecologista

Nível de estresse: 96,5

O médico ginecologista é o responsável por cuidar da saúde das mulheres, principalmente do sistema reprodutivo feminino. Em geral, o médico ginecologista também é obstetra. O obstetra é especializado na reprodução humana, ele acompanha as mulheres na gestação, parto e pós-parto.

Cirurgião

Nível de estresse: 96,2

O médico cirurgião é quem realiza intervenções cirúrgicas de acordo com sua área de especialização. Ele pode implantar órteses e próteses, transplantar orgãos e tecidos, além de realizar consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes.

Piloto, copiloto de avião e engenheiro de aviação

Nível de estresse: 95,2

Os pilotos de avião têm a responsabilidade de pilotar aviões ou helicópteros de grande porte para transporte de passageiros ou cargas em voos nacionais ou internacionais, seguindo plano de vôo pré-estabelecido e aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Já o engenheiro de aviação ou engenheiro aeronáutico é o profissional que projeta sistemas e conjuntos mecânicos, componentes, ferramentas e materiais de aeronaves.

Cuidador

Nível de estresse: 95

O cuidador é profissional que cuida e acompanha a rotina de idosos, crianças e pessoas que necessitam de cuidados especiais, zelando pelo seu bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer.

Auxiliar de banco de sangue (flebotomista)

Nível de estresse: 95

Em geral, os auxiliares de banco de sangue ou flebotomistas atuam em laboratórios. Eles são responsáveis por coletar material biológico, orientar usuários sobre os preparos para exames, auxiliar no preparo de vacinas e preparar meios de cultura e materiais de trabalho, de acordo com as normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

Comentarista e colunista de TV ou jornal

Nível de estresse: 94,7

Os comentaristas e colunistas da televisão ou de jornais podem ser profissionais da comunicação ou especialistas no assunto que abordam. Suas rotinas incluem tarefas como apurar e registrar fatos e informações, definir pautas, entrevistar pessoas, redigir notícias, apresentar programas jornalísticos, comentar fatos e eventos, seja ao vivo ou de forma gravada.

Como ingressar na profissão dos sonhos?

Você sabia que um curso de ensino superior aumenta suas chances no mercado de trabalho? Por meio da graduação, você pode se especializar na área de interesse, melhorando seu currículo e garantindo salários maiores.

Se interessou? Algumas faculdades particulares dão ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, dê uma olhada em algumas dessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando menos, no ensino presencial ou a distância:

Leia também: Conheça as 10 Profissões mais Estressantes no Mundo

O que você achou das profissionais mais estressantes? Compartilha com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin