13 profissões que não precisam de faculdade

profissões que não precisam de faculdadeFazer uma faculdade é um sonho para muitas pessoas, devido às portas que um diploma do ensino superior abrem no mercado de trabalho. Mas, ao mesmo tempo, também tem gente que não vê necessidade de passar anos estudando para uma profissão e preferiu seguir outros caminhos.

Ambos os caminhos são válidos, desde que para trabalhar não seja necessário o diploma, pois, em algumas profissões, é proibido exercer a atividade profissional sem ter concluído uma faculdade. Além disso, para ingresso em algumas funções no serviço público por meio de concurso será exigida a apresentação do diploma na área de trabalho. No setor privado, a exigência de diploma também é fato comum.

Por exemplo, será obrigatório ter diploma no curso relacionado se você quiser ser:

Como se dar bem no mercado de trabalho sem fazer faculdade?

Veja bem, não é porque uma profissão não precisa de faculdade que você não precisa fazer um curso ou estudar absolutamente nada. Afinal, você terá que aprender as funções e técnicas e se aprofundar na sua área de atuação.

Para não perder sua posição no mercado de trabalho é muito importante estar atualizado sobre as tendências e novas tecnologias que estão chegando para todos. Estudar nunca é demais.

Além disso, apesar de não exigir um diploma superior, muitos empregadores vão ter como critério pelo menos que você tenha Ensino Médio completo. Se você já é adulto e não concluiu os estudos, pode buscar mais informações sobre como funciona o ensino supletivo na sua cidade e como fazer a prova do Encceja.

Cursos técnicos e tecnólogos

Uma ótima opção para quem quer buscar qualificação mas não quer passar tantos anos em uma faculdade é realizar um curso técnico ou curso superior tecnológico, chamado de tecnólogo.

Os cursos técnicos podem ser feitos até junto com o Ensino Médio, o que permite a muito jovens já saírem da escola formados em uma profissão e muitas vezes empregados aos 18 anos. Alguns estados e municípios possuem escolas públicas com ensino técnico, mas escolas particulares também oferecem vários tipos de cursos.

Em algumas cidades, os cursos técnicos garantem uma ótima empregabilidade e bons salários. Vale a pena conferir como estão as oportunidades de emprego na sua reigão e buscar orientação profissional.

Leia também: Curso técnico é a mesma coisa que tecnólogo?

O curso tecnólogo é uma graduação de ensino superior com menor duração que um bacharelado. Os cursos tecnólogos duram, em média, de dois anos a dois anos e meio. Se a sua cidade não tem uma faculdade, os cursos tecnólogos já estão disponíveis no modelo EaD em várias instituições de ensino.

Saiba mais: Confira quais cursos de tecnólogo existem

Lista de profissões que não precisam de faculdade

1 – Vendedor

Esta é uma profissão muito comum que não exige formação superior. É importante ter uma ótima comunicação para conseguir conquistar o cliente e em algumas situações do cotidiano de trabalho entender funções matemáticas (porcentagem, por exemplo). Um bom vendedor conhece os seus produtos e tem técnicas para “fisgar” seus potenciais compradores.

2 – Motorista ou Caminhoneiro

Para ser motorista é necessário possuir apenas uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria adequada e com a informação que você exerce uma atividade remunerada.

Os cursos de habilitação para moto e carro (categoria A e B) podem ser feitos juntos na primeira habilitação. Elas servem para quem deseja ser entregador de aplicativo ou motorista particular (chofer). A categoria C é para veículos de carga acima de 3,5 toneladas. Para transportar veículos de mais de oito passageiros é necessário ter categoria D. A categoria E é destinada a veículos acoplados, acima de 6 toneladas.

3 – Fotógrafo

A principal exigência para um fotógrafo é a habilidade com a câmera fotográfica para registrar momentos com um olhar único. Ademais, é válido aos profissionais da área aprenderem a editar seus registros para que não seja necessário contratar mais uma pessoa para a entrega de seus serviços.

4 – Bombeiro Civil

Os bombeiros civis trabalham em indústrias, festas, eventos, entre outros locais de grande circulação de forma particular para resguardar a segurança das pessoas. Não é necessário fazer uma faculdade, mas é preciso realizar um curso de formação de aproximadamente 200 horas.

5 – Atleta

Jogadores de futebol, basquete e vôlei, pilotos de automobilismo, boxeadores, tenistas, ou atletas em geral não precisam de faculdade para participar de competições ou dos Jogos Olímpicos.

6 – Cabeleireiro, Barbeiro ou Manicure

As profissões ligadas com a estética em geral não exigem um diploma superior. Mas o mercado é disputado! Ter um curso livre na área aumenta suas chances de contratação e é uma ótima maneira de aprender técnicas diferentes e atualizadas.

7 – DJ

Você não vai precisar fazer uma faculdade se quiser trabalhar com DJ. O trabalho de animar uma festa com uma lista de músicas exige que você esteja sempre atualizado com o cenário musical e também compreenda o estilo que o seu contratante gosta. Um adendo: o DJ trabalha com um equipamento técnico diferenciado que exige estudos que podem ser feitos em cursos livres rápidos.

8 – Pintor e Eletricista

Pintores, eletricistas e pedreiros são profissões que por muito tempo foram passadas de profissional experiente para aprendiz nos ambientes de construção. Hoje em dia, há uma ampla oferta de cursos profissionalizantes que permitem a qualquer pessoa com interesse na área a ingressar nestes tipos de serviço.

9 – Cozinheiro

Apesar de existir a faculdade de Gastronomia, não é obrigatório possuir um diploma para ser contratado como cozinheiro na maioria dos restaurantes comuns.

10 – Atendentes em geral

Recepcionistas, atendentes de telemarketing, garçons e outras opções que envolvem o contato direto com o público não exigem que você possua formação superior. Você vai precisar de uma ótima comunicação, dinamismo e capacidade de resolver problemas de forma rápida.

11 – Piloto de Aeronave ou Comissário de bordo (Aeromoça)

Para trabalhar em aeronaves, como aviões e helicópteros, você não precisa concluir nenhuma faculdade. Isso não significa que não precisa de nenhum curso. Para atuar como piloto ou comissário de bordo é obrigatório apresentar o diploma nos cursos regulamentados pelas autoridades militares e civis competentes. Em alguns casos, também será necessário falar uma ou mais línguas estrangeiras.

12 – Youtuber

Trabalhar como Youtuber ou Influencer não exige nenhuma graduação em específico. É um nicho novo que surgiu nos últimos anos, que demanda boa comunicação, curadoria, habilidade em roteiros, técnicas de marketing e edição de conteúdo. Não é tão fácil quanto parece.

13 – Desenvolvedores e Programadores

A área de tecnologia está contratando como nunca! Muitas pessoas nesse setor estudaram por conta própria para desenvolver programas e aplicativos. Existem faculdades direcionadas para área de dados e informação que são muito importantes para se aprofundar, mas o diploma não é uma exigência das empresas em muitos casos, caso o profissional demonstre habilidade e experiência na área.

Faculdades para se dar bem no mercado de trabalho

Se a profissão dos seus sonhos precisa de faculdade ou se o seu desejo é fazer uma faculdade para conseguir oportunidades melhores de emprego, saiba que é possível estudar pagando pouco (ou com bolsa de estudos!) e em qualquer lugar do país.

O Ensino Superior avançou muito no Brasil nas últimas décadas e oferece opções para quem precisa de um curso presencial ou EaD. Você pode escolher fazer um curso tecnólogo, um bacharelado ou licenciatura. Tudo depende da profissão que vai escolher.

E se sua preocupação é com o valor das mensalidades, aqui vai mais uma dica. A seguir, selecionamos algumas faculdades que possuem bolsas de estudo especiais (incluindo Prouni) e programas de financiamento de estudos próprios ou via Fies. Todas elas são reconhecidas pelo MEC, o que garante um diploma válido no final do curso:

Leia mais: Conheça as 5 profissões mais valorizadas atualmente

E você? Pretende fazer uma faculdade ou prefere um trabalho em que não é necessário ter diploma? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!