dcsimg

Conheça as profissões que trabalham com esporte

Tá no pique das atividades esportivas? Veja alguns cursos que você pode fazer!

Como você já deve ter lido por aí, “esporte é vida”.

Essa afirmação é tão verdadeira que a humanidade está cada vez mais ligada nas práticas esportivas como um fator determinante para uma melhor qualidade de vida, independentemente da idade.

Musculação, crossfit, natação, funcional, futebol… tudo vale para manter a corpo e a mente em forma!

Se você também pira nessa área, conheça a seguir as profissões que trabalham com esporte e descubra onde estudar com qualidade!

Profissões que trabalham com esporte

São várias as profissões que trabalham com esporte.

A gente escolheu algumas das principais para você conhecer:

Educador físico – O educador físico é o primeiro profissional que a gente lembra quando pensa em esporte. Sob sua responsabilidade está o acompanhamento e o desenvolvimento de atletas, criação de programas esportivos, treinamentos personalizados e atuação como instrutor de diversas modalidades esportivas (vôlei, futebol, basquete, etc.). Também é comum vê-los em sala de aula, como professores. O curso que forma esse pessoal é o de Educação Física, disponível num número gigantesco de faculdades e um dos preferidos dos brasileiros! Está disponível em grau de bacharelado e de licenciatura.

Gestor desportivo – O gestor desportivo é responsável por criar, implementar e gerenciar programas esportivos e de lazer em diversas esferas (pública, privada ou mista). Também gerencia equipes, materiais e finanças na área. O curso que forma esses profissionais é o de Gestão Desportiva e Lazer, um tecnólogo de nível superior com duração de apenas dois anos.

Médico – A Medicina Esportiva é uma das áreas mais importantes do esporte, em todas as modalidades. Quem quiser se enveredar por essa área terá de fazer o tão famoso curso, com seis anos de duração, seguido por mais dois anos de especialização. Médicos ortopedistas, que conhecem a fundo todos os músculos e ossos, também costumam trabalhar com esporte.

Nutricionista – Nutrição esportiva é uma das profissões mais quentes do momento. Elaborar dietas pensadas nas necessidades individuais de cada praticante de esporte tem gerado resultados impressionantes. Para atuar como nutricionista, o profissional precisa investir num curso de Nutrição, um bacharelado com quatro anos de duração.

Fisioterapeuta – A Fisioterapia é a melhor amiga do atleta ou de qualquer pessoa que resolve se enveredar pelo universo esportivo. Os profissionais da área têm a função de reabilitar lesões decorrentes da atividade física, de diferentes maneiras – de preferência com abordagens inovadoras. Para entrar na área é preciso cursar Fisioterapia, uma graduação com quatro anos de duração e alta disponibilidade nas faculdades brasileiras, públicas ou privadas.

Estatístico – Talvez você nem perceba, mas em qualquer grande equipe esportiva tem sempre um bom estatístico anotando tudo o que acontece no decorrer da partida. Ele acompanha o desempenho individual e coletivo e gera informação estratégica importantíssima para gestão dos clubes ou dos atletas. Para atuar como estatístico, o profissional precisa encarar um bacharelado com quatro anos de duração. O curso tem boa disponibilidade nas faculdades brasileiras.

Psicólogo – Outra figura chave para quem quer investir nos esportes é o psicólogo. Ele faz um importante trabalho de fortalecimento psicológico para que os atletas possam encarar situações de pressão com mais tranquilidade ou que superem derrotas. O profissional que desejar se enveredar por esse caminho deve investir no curso de Psicologia, um bacharelado com cinco anos de duração e altíssima disponibilidade nas faculdades brasileiras.

Jornalista – O jornalista esportivo é outra figura importante nesse universo. Ele tem a missão de escrever notícias esportivas para diferente mídias– impressa, TV, internet. Também pode atuar como assessor desportivo, divulgando as ações de seus clientes, ou mesmo acompanhando atletas e personalidades do esporte. O curso de Jornalismo é bastante popular por aqui. Trata-se de um bacharelado com quatro anos de duração.

Engenheiro e designer de produto – Sim, tem engenheiro trabalhando no esporte também. Eles estão lá, em parceria com designers de produto, médicos e fisioterapeutas, desenhando equipamentos ergonômicos que aumentam a performance ou previnem lesões durante a prática. O curso de Engenharia é um bacharelado que dura cinco anos. Se seu lance for Design de Produto, pode optar por formações que dura 3 ou 4 anos.

Marketing – Já ouviu falar de Marketing Esportivo? Pois é, essa é uma dos grandes filões de mercado para os próximos anos, conforme cresce a demanda por práticas esportivas e eventos relacionados. O profissional de Marketing pode ser formado em Publicidade e Propaganda, graduação que dura quatro anos, ou optar pela formação específica em Marketing, um curso tecnológico com dois anos de duração, em média.

Eventos – Há muitos profissionais que se dedicam à realização de eventos esportivos: campeonatos, corridas, olimpíadas, Copa do Mundo e por aí vai. Seu diferencial é dominar toda a cadeia de fornecedores que permitem a realização de um evento impecável. Para se dar bem nessa área há um curso específico e bem interessante: o superior de tecnologia em Eventos, com duração de apenas dois anos.

Onde fazer um curso para trabalhar com esporte

Os cursos que listamos acima podem ser encontrados facilmente em praticamente qualquer faculdade pública ou privada, já que são bastante populares por todo o Brasil.

O desafio do futuro estudante é garantir vaga numa instituição que seja reconhecida e conceituada no mercado.

Para isso, basta avaliar a qualidade do curso junto à avaliação do Ministério da Educação (MEC). Se as notas forem altas (acima de 3), pode investir sem medo!

Abaixo, a gente separou algumas boas faculdades que têm diversos cursos para quem quer trabalhar com esporte.

Conheça:

Veja também:

Quanto ganha um Personal Trainer? 

Qual desses cursos é o mais legal, na sua opinião? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin