Conheça as profissões que trabalham com transporte

Quer trabalhar com transporte? A gente tem uma lista com os principais cursos para quem gosta de carros, aviões, navios e estradas!

Transporte é uma área que, há anos, vem demandando grande atenção do poder público.

Nas grandes cidades, é hoje um dos problemas mais desafiadores: como transportar grandes quantidades de pessoas e de produtos com o menor impacto possível?

Não é por acaso que tem surgido tanta profissão voltada à questão do transporte no Brasil, seja ele terrestre, aéreo ou ferroviário.

Também está pensando em seguir essa área? Então conheça as profissões que trabalham com transporte e onde encontrar os melhores cursos!

Profissões que trabalham com transporte

Não são poucas as profissões que trabalham com transporte no Brasil. Por se tratar de uma área gigantesca, necessita de uma cadeia quase imensa de diferentes conhecimentos.

Para você ter ideia, no transporte terrestre, por exemplo, temos que pensar em: condições de estradas, rede de postos de combustível, rotas, qualidade do asfalto, monitoramento, segurança, primeiros socorros, serviços, pedágios, limite de tráfego, sinalização, transporte de pessoas e de cargas, tipos de veículo, etc.

No aéreo, no ferroviário e no marítimo a situação se repete.

A área também é bastante dinâmica. Você pode se interessar, por exemplo, por projetar automóveis, criar soluções mais rápidas e inteligentes de transporte, pilotar aviões, projetar estradas, criar viadutos, etc.

Para cada aspiração há um curso.

A gente separou alguns para você conhecer e se decidir. Veja a seguir.

Cursos para quem quer trabalhar com transporte

Para você ter ideia do que estamos falando, trouxemos abaixo uma relação com nada menos que 11 cursos em diferentes áreas que estão direta ou indiretamente ligados à questão do transporte.

Escolha o seu:

Engenharia de Transportes – É, sem dúvidas, o curso ideal para quem quer se aprofundar na questão de transportes. São cinco anos de estudos nos quais os alunos vão aprender a projetar, construir, operar e gerir redes de trânsito terrestre, marítimo e aéreo – portos, pontes, hidrovias, rodovias, aeroportos, etc. Vão também mergulhar em estudos de tráfego, logística, tarifas, demandas, segurança, mobilidade, etc.

Transporte Terrestre – Esse é outro curso que se aproxima bastante do tema “transporte” clássico. Ao longo de dois anos, os estudantes vão acompanhar o crescimento dos centros urbanos e a questão do transporte, pensar soluções, alternativas e riscos. É oferecido em grau de tecnologia.

Transporte Aéreo – Outro tecnólogo com dois anos de duração, o curso de Transporte Aéreo ensina aos profissionais os principais procedimentos aeroportuários: emissão de documentos, supervisão de embarque e desembarque de passageiros e cargas, fiscalização de processos internos, controle de operações em terra, elaboração de planilha de custos e ajuda na gestão de pessoal.

Logística – Com dois anos de duração, essa formação em grau de tecnologia ensina os profissionais a lidarem com toda a cadeia produtiva de transporte, acomodação e distribuição de mercadorias. É um curso bastante procurado, com alta demanda no mercado de trabalho.

Estradas – Com esse tecnólogo, em três anos os estudantes aprendem a projetar, planejar e acompanhar a construção de estradas, desde o seu desenho, terraplanagem, drenagem, até a pavimentação e entrega – sempre de acordo com as normas vigentes no Brasil.

Pilotagem Profissional de Aeronaves – É um curso que dá todo o embasamento teórico para pilotos de aeronaves. Em dois anos, os alunos aprendem a, por exemplo, desenhar planos de voo, fazer leituras meteorológicas, seguir trâmites aeroportuários e fazer gestão de equipes. O curso, no entanto, não inclui a formação prática necessária para obter licença de pilotagem.

Engenharia Logística – A Engenharia Logística aborda os mesmos temas do tecnólogo em Logística, mas com mais profundidade. Ao longo de cinco anos, os alunos farão uma imersão total no universo das redes de transporte e terão de pensar soluções que barateiem e agilizem o trânsito de pessoas ou mercadorias.

Engenharia Civil – Entre os mais populares do Brasil, o curso de Engenharia Civil é voltado para a construção de infraestruturas diversas, incluindo aquelas ligadas ao transporte: estradas, portos, aeroportos, viadutos, rodoviárias, vias de escoamento etc. Trata-se de um bacharelado com cinco anos de duração.

Engenharia Aeronáutica (ou Aeroespacial) – É a área da Engenharia voltada para a criação, manutenção e desenho de aeronaves ou dispositivos aéreos para usos diversos (como drones) – ideal para quem é apaixonado por transportes aéreos. O curso tem cinco anos de duração.

Engenharia Ferroviária – O transporte ferroviário vem despontando no cenário mundial como um dos mais eficientes e ecologicamente corretos. O curso, com cinco anos de duração, forma profissionais capazes de desenhar linhas férreas, trens, vagões, definir rotas, locais de instalação, operação, manutenção, integração de linhas de transporte de mercadorias ou de pessoas.

Engenharia Naval – A mesma lógica da Engenharia Ferroviária se aplica ao curso de Engenharia Naval. A diferença é que o aluno irá pensar em soluções para o transporte marítimo, em diferentes tipos de embarcações. Também tem cinco anos de duração.

Onde fazer os cursos que trabalham com transporte

Dos cursos que citamos acima, alguns, como Engenharia Civil, Logística e Pilotagem, são fáceis de achar nas principais faculdades pelo Brasil. Outros, como Engenharia Ferroviária ou Estradas, podem ser um pouco mais difíceis.

O ideal é buscar o curso desejado em faculdades perto de você. Muitas dessas graduações podem ser feitas a distância, num formato mais flexível e econômico.

De uma forma ou de outra, certifique-se de que está optando por uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Embora a área de transportes ainda seja carente de mão de obra, as empresas sempre vão dar preferência aos profissionais formados nas melhores instituições.

Pensando nisso, a gente preparou uma lista com algumas boas faculdades onde você encontra alguns dos cursos citados neste artigo.

Clique e confira:

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia de Transportes 

Está pensando em fazer algum curso relacionado a transporte? Qual? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin