dcsimg

Descubra qual é o salário para quem faz Marketing

A área de Marketing está plena de oportunidades. Veja quais são as médias salariais nos principais cargos!

Marketing é a profissão perfeita para as pessoas que são criativas e têm jeito para os negócios.

É uma área que trabalha muito com pesquisas, comunicação, mercados, gestão de produtos e serviços em empresas públicas ou privadas, indústrias e na prestação de serviços.

Os profissionais que souberem desenvolver as habilidades necessárias certamente vão ganhar um salário de encher os olhos no final do mês. As empresas, especialmente as de grande e médio porte, estão sempre à procura de quem pode ajudar a colocar em prática estratégias vencedoras de vendas e posicionamento.

Embora seja uma área bastante concorrida, há muito espaço para crescimento – e isso se reflete nos salários pagos aos profissionais de Marketing em todo o país.

Quer saber quanto esse pessoal está ganhando? Confira os valores a seguir e, de quebra, ainda descubra o que é preciso para fazer parte de uma área tão promissora!

Qual é o salário para quem faz Marketing

A área de Marketing tem muitas possibilidades de atuação – e isso, obviamente, significa que os salários variam bastante de acordo com o cargo assumido pelo profissional.

Segundo a Catho, uma das maiores consultorias em empregos do país, as médias salariais pagas a quem trabalha com Marketing são as seguintes:

  • Diretor – R$ 12.500
  • Gerente – R$ 8.200
  • Coordenador de Inteligência de Mercado – R$ 6.000
  • Gerente de Marketing Digital – R$ 4.700
  • Coordenador – R$ 4.500
  • Especialista – R$ 4.200
  • Consultor – R$ 3.200
  • Supervisor – R$ 3.100
  • Analista – R$ 2.900
  • Assessor – R$ 2.000
  • Assistente – R$ 1.720
  • Auxiliar – R$ 1.340
  • Estagiário – R$ 1.100

Em pesquisa similar realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), o profissional de Marketing ganha, em média, R$ 3.200 por mês – valores que mudam de acordo com o tempo de experiência e o porte da empresa, podendo chegar a R$ 6.600 nos cargos mais básicos.

Quem investir em gestão de pessoas tem mais chances de receber melhores salários. Aqui, o BNE aponta que a média é de R$ 6.000, podendo ultrapassar facilmente os R$ 17.000.

Quem pensa em seguir pela área do ensino, além de um mercado sempre em busca de bons professores, encontrará salários que vão de R$ 4.800 a R$ 10.000.

E não para por aí.

A consultoria Robert Half afirma que nos próximos anos haverá uma demanda enorme para profissionais do Marketing Digital e de Inteligência de Mercado.

Aqui, segundo a consultoria, os salários em alto nível gerencial podem chegar a quantias superinteressantes.

O diretor de Marketing de uma grande empresa, por exemplo, pode receber mais de R$ 45.000 por mês. Os gerentes, R$ 25.000. Um analista de Inteligência de Mercado pode encontrar propostas que vão de R$ 8.000 a R$ 9.500, dependendo do porte da empresa. Um coordenador de Marketing Digital recebe mais de R$ 10.000.

Uma boa, não é?

Ah, um dado bem interessante trazido pela Catho: entre os profissionais que têm cargos mais altos, como o de gerente ou diretor, o índice de quem tem pós-graduação e fala inglês fluentemente é bastante alto, superando os 40%. Portanto, fica a dica pra você: não basta investir numa boa graduação; MBAs, especializações, mestrados e até doutorados podem fazer uma bela diferença na hora de batalhar por salários mais altos. Lembre-se disso sempre!

Cursos para entrar na área de Marketing

Antes, muitas das pessoas interessadas em entrar na área de Marketing tinham que fazer o curso de Administração para depois ingressar em uma pós-graduação mais focada na área.

Hoje essa ainda é uma opção bastante popular e está presente na maioria das faculdades brasileiras. Mas muita gente ainda não se deu conta que o Brasil já tem cursos que formam especificamente gestores na área de Marketing.

Estamos falando dos tecnólogos em Marketing, que são cursos superiores de curta duração e têm um alto impacto no mercado de trabalho. Em apenas dois anos de estudos, o profissional deixa a faculdade pronto para assumir diversas funções na área, em empresas, indústrias, organizações não-governamentais ou no serviço público.

O curso pode ser encontrado em mais de 250 faculdades pelo país e está disponível também no modelo a distância – com diploma reconhecido pelo MEC e tudo!

Durante o período de quatro semestres, em média, o aluno estuda os principais fundamentos da profissão, como pesquisa de mercado, psicologia do consumo, relacionamento com o cliente, segmentação de mercado, estratégia de preços, promoção de vendas, negócios, merchandising, comércio eletrônico e muito mais.

Hoje, o país conta com mais de 50 mil matriculados nessa graduação – o que dá uma ideia da concorrência que você vai encontrar no mercado mais adiante.

Faculdades que oferecem o curso de Marketing

Embora boa parte dos cursos de Marketing esteja disponível em nível de tecnólogo, há também algumas opções em grau de bacharelado – cursos mais longos, com 4 anos de duração, que preparam o profissional para ter uma atuação mais ampla no mercado.

A graduação também pode aparecer em diferentes nomes, dependendo da faculdade – algumas com um enfoque mais específico. Veja alguns:

  • Gerência de Marketing
  • Marketing
  • Marketing Digital
  • Marketing e Propaganda
  • Marketing Estratégico
  • Propaganda e Marketing

A esmagadora maioria dos cursos, cerca de 97%, pode ser encontrada em faculdades particulares.

Para se dar bem, basta escolher uma instituição reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

A gente trouxe algumas onde você pode tentar vaga:

Veja também:

Quanto ganha um Administrador?

Vai se jogar na área do Marketing? Conte para a gente o que você achou dos salários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin