dcsimg

Descubra quanto ganha um astronauta

Você já parou para pensar em quanto ganha um astronauta? Então, leia nosso artigo e veja qual é o salário desse profissional!

Se tornar um astronauta e explorar o espaço tende a ser um sonho muito comum entre as crianças, mas saiba que concretizar esse feito não é algo tão simples quanto parece, já que é necessário passar por alguns dos exames de conhecimento físico e especializado mais exigentes do mundo.

Justamente por isso, é comum surgir a seguinte dúvida: qual será a recompensa financeira aos astronautas por sua experiência, treinamento extensivo e vontade de arriscar suas vidas para explorar o espaço?

Para tentar responder essa pergunta, vamos usar como base o salário de um profissional que trabalha para a NASA. Confira!

Qual o salário de um astronauta?

De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil. 

Os salários de um astronauta são determinados pelo governo federal dos EUA, que define a escala salarial em diferentes graus. Os graus são determinados pelas realizações acadêmicas e tempo de experiência do astronauta na função.

Os graus GS-12 e GS-13 correspondem a maioria das posições dos astronautas. Um astronauta GS-12 com mais experiência ganha mais de 82 mil dólares anuais e um de grau avançado GS-13 pode ganhar 98 mil dólares também por ano.

Se um explorador espacial adquirir experiência suficiente e continuar a carreira na agência espacial, ele poderá alcançar o nível de salários GS-15 que, como nível mais alto, renderá um salário anual de 120.000 dólares. 

Quais os requisitos para ser um astronauta?

Se você quer ser um astronauta da NASA, saiba que existem alguns requisitos mínimos que devem ser seguidos. Entre eles, podemos citar:

  • Ser aprovado em testes específicos. 
  • Ter diplomas de graduação e pós-graduação.
  • Possuir três anos de experiência profissional em sua área de atuação e pelo menos mil horas de voos enquanto piloto.

Estima-se que o processo seletivo da NASA seja 74 vezes mais difícil do que o da Universidade de Harvard, e a agência elege uma nova equipe de astronautas a cada dois anos, mais ou menos, sendo que, no ano de 2017, escolheu somente os 12 melhores entre 18.300 candidatos.

Quais cursos fazer para quem quer ser astronauta?

Tecnicamente falando, não existe uma graduação específica para astronauta, mas é bom ter em mente que esse profissional precisa sim ter certo nível de qualificação.

Para trabalhar na NASA, é fundamental que o candidato tenha diplomas de instituições de ensino confiáveis em áreas relacionadas à Ciências Exatas: Engenharia, Matemática, Física ou Ciências Biológicas. 

Além disso, como foi dito anteriormente, é necessário pelo menos três anos de experiência profissional na área de atuação e ainda pelo menos mil horas de voos como piloto de jato. 

Onde estudar?

Agora que você já sabe quanto ganha um astronauta e quais são os melhores cursos para ingressar na área, tudo o que você precisa fazer é dar o primeiro passo e começar seus estudos. E, nesse caso, não há nada melhor do que escolher uma instituição em que pode confiar.

Então, saiba que temos algumas indicações de faculdades que contam essas formações indicadas e possuem qualidade assegurada no ensino. Confira:

Você também já pode aproveitar o momento e se inscrever diretamente no site. A maioria destas instituições oferece opções de bolsas de estudos e até 70% de desconto nos valores das mensalidades. É possível até mesmo utilizar sua nota do Enem para conquistar a sua tão sonhada vaga.

É a oportunidade perfeita dar seu primeiro passo rumo às estrelas!

Veja também:

Descubra qual é o salário para quem faz Comércio Exterior

Conheça as melhores faculdades do Brasil segundo o MEC

O que achou sobre o salário de astronauta? Compartilhe conosco nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin