Atualidades

A Geração Y e o Ambiente de Trabalho

Os estímulos desde o berço, a linha de raciocínio, as metas, o estilo de vida e o impacto da geração Y diante a sociedade.

A Geração Y e o Estilo de Vida

A Geração Y, ao contrário do que muitos acerditam, não é uma legião de adolescentes revoltados ligados ao mundo fechado da comunicação tecnológica. São pessoas que possivelmente nasceram entre 1980 e 2000 (não há uma limitação específica), também conhecidos como filhos da geração X. É uma geração relativamente nova, e algumas de suas definições ainda estão sendo estabelecidas, além de suas características marcantes. No aspecto geral, possuem em seu berço um mundo com tendências fortementes globalizadas e cercado de tecnologia em ascensão, desta forma é possível verificar a grande afinidade com as mudanças, principalmente no estilo de vida.

Os indivíduos da geração Y também são conhecidos por serem multitarefa, isto é, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, como falar no telefone, entrar em sites de relacionamentos, enviar mensagens e até mesmo ouvir músicas. Esta característica de multitarefa também é fortemente aliada e propiciada pela tecnologia. Na questão profissional, é muito valioso ter pessoas da geração Y na sua equipe, pois estes profissionais sempre estão em busca de informações novas, atualizadas e procuram por soluções rápidas e fáceis para os problemas. Sem contar que são super aptos à tecnologias em geral, como o uso de computador para todos os tipos de tarefas, até mesmo para ler livros, preferem escrever e-mails do que cartas e não costumam ser fiéis a marcas, o que gera maior concorrência entre os fabricantes em geral. De forma geral, os indivíduos caracterizados por serem da geração Y não possuem barreiras perante as tecnologias como as gerações anteriores

Em suma, o que podemos perceber na caracterização dessa geração, é que são pessoas bem resolvidas, inteligentes, que buscam ajudar o meio ambiente, pensam em atitudes sustentáveis, procuram ter menos filhos e tentam se engajar e planejar um futuro melhor para a próxima geração, que serão seus filhos.

A Geração Y e o Mercado de Trabalho

Outro aspecto interessante dessa geração, é a forma como essas pessoas se comunicam na área profissional. Antes a comunicação era formal e de menor interação entre os colaboradores, principalmente quando se tratava de cargos superiores e inferiores, hoje não vemos mais essa formalidade, existe uma interação maior e troca de conhecimentos, sejam eles pessoas mais estudadas ou não. Este tipo de comunicação acaba rompendo barreiras e formando laços de amizade, sem esquecer o lado profissional. Trata-se de pessoas maduras, com maior inteligência emocional, que não misturam as situações. Podem ser melhores amigos, mas na hora do trabalho são totalmente profissionais, e por isso são considerados ótimos colaboradores, que não geram problemas desnecessários de relacionamento interpessoal.

Para muitos especialistas e empresários, as pessoas da são ideais para fazer parte da equipe, pois garantem um ambiente de trabalho tranquilo e confiável, principalmente por que estas pessoas costumam ser fiéis ao que acreditam, e se empenham para cumprir suas metas e conquistarem seus objetivos dentro de uma empresa. Algumas dicas valiosas para os gestores que desejam contratar este tipo de colaborador, é sempre estar disponível, o mais próximo possível para ouví-los, procure se comunicar através de vários meios: como redes sociais, e-mails e celular. Estes com certeza são os métodos mais eficazes para o contato com essas pessoas.

Outra característica interessante desta geração, é que 1/5 dessas pessoas já são chefes de equipe, o que demonstra uma grande capacidade e espírito de liderança. Esta geração tem pressa de subir rápido de cargo e procuram atender a todas as necessidades da empresa, sem gerar concorrência entre os colaboradores da mesma. Devido a tais características, muitas vezes ligadas a pró-atividade e estilo de vida foi necessário re-estruturações em diversos escritórios afim de adaptação. Não existem mais tantas salas e paredes como antigamente, o ambiente é mais limpo e aberto ao diálogo entre todos os integrantes da equipe.

A geração Y com certeza é composta por pessoas que vão gerar cada vez mais lucros para as empresas com uma mentalidade mais avançada. São os profissionais que melhor se adaptam a todas as áreas e que proporcionam aos líderes e donos de empresas os melhores resultados e certeza de bons negócios.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Atualidades e Geração Y

Conheça as 10 carreiras em alta em 2014

Conheça as 10 carreiras em alta em 2014

Confira quais são as carreiras mais procuradas em 2014 e saiba qual a função do profissional de cada uma dessas áreas!

Os desafios em lidar com as novas gerações no mercado de trabalho

Os desafios em lidar com as novas gerações no mercado de trabalho

Saiba como lidar com a geração Y em uma organização. Confira algumas das mudanças necessárias para aproveitar o potencial desses novos talentos.

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

A vida na capital é cheia de oportunidades e parece ser bem mais complicada, oferece mais qualidade de vida por um preço mais alto. No Interior, a rotina é mais leve e livre, paga-se menos para viver e com conforto. Ambos, são favoráveis a diferentes perfis.

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

As crescentes oportunidades diante o cenário brasileiro positivo e o reposicionamento profissional.

 
 
 

Comentários:

  1. Ednilson Carbal

    Essa Geração Y so se preoculpa com redes socias, contratei uns quatro, são muitos inteligentes em tecnologias, mas deeixa desejar, nao trabalha nao se esforça, ou seja uma desgraça para a humanidade, criados com conforto pela geração X ou seja pensan que sâõ reis e rainhas pois foram criados como principe e princesa, ruim de enteder o que é ierarquia, ou seja pessimos profisionais

    • ana

      antes de criticar e comentar alguma publicação é preciso aprender a escrever corretamente, segundo é necessário observar se você não está ocasionando este tipo de reação de seus colaboradores, estamos em época de mudança organizacional e criação de teorias para está geração, ao qual iremos precisar criar estudo científicos para um melhor engajamento dos mesmos com as empresas

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!