Arquitetura

A Carreira em Arquitetura

Conheça os primeiros passos do jovem arquiteto no mercado de trabalho. Entenda as dificuldades, as responsabilidades e metas do jovem profissional de arquitetura em sua busca de estabilidade e reconhecimento no mercado.

O Profissional em Arquitetura

Arquitetura e Paisagismo

O futuro profissional de arquitetura terá como tarefas básicas o planejamento de espaços, para diversos fins, como exemplo: espaços comerciais, residenciais e industriais. Tal planejamento é composto por diversas técnicas, além de habilidades artísticas para compor o projeto arquitetônico.

É necessário que o jovem profissional de arquitetura tenha dominado habilidades em diversas áreas, primordialmente as habilidades de desenho e de planejamento de projetos. As características mais essenciais são:

  • Visualização em 3 dimensões
  • Capacidade de Abstração para compor os ambientes
  • Conhecimentos matemáticos, para cálculos de posicionamento
  • Habilidades Artísticas, para dar um toque diferenciado no projeto
  • Sensibilidade, para definir harmonia
  • Capacidade de trabalhar em grupo

As especializações em Arquitetura

Existem vários ramos de especialização disponíveis pro curso de arquitetura, todas elas ligadas de forma a dar suporte as habilidades do jovem arquiteto. A seguir as especializações eventuais:

  • Urbanismo
  • História da Arquitetura
  • Arquitetura de Interiores
  • Comunicação Visual
  • Paisagismo
  • Computação Gráfica aliada a Arquitetura

É interessante destacar as oportunidades em meio acadêmico, para os jovens profissionais que desejam expandir ainda mais os conhecimentos em arquitetura, há possibilidade de efetuar mestrado e doutorado.

A entrada no Mercado de Trabalho em Arquitetura

Há diversas possibilidades de entrada no mercado de trabalho para o profissional de arquitetura. As principais oportunidades são em construtoras, instituições de ensino e pesquisa, escritórios de arquitetura e escritórios de engenharia.

Vale lembrar que o jovem profissional que possuir espírito empreendedor pode abrir seu próprio negócio ou trabalhar de forma independente, como profissional liberal.

É interessante ressaltar que as dificuldades de entrada no mercado de trabalho são muito semelhantes com qualquer curso. Toda experiência adicional que o profissional trouxer da graduação, será extremamente válida para auxiliar em sua entrada no mercado.

Entrevista com Profissional de Arquitetura

• Os aspirantes em Arquitetura sempre ficam na dúvida em qual ramo da profissão seguir após formado. Em seu caso, como foi definido esta escolha?

Para fim foi mais fácil, sempre tive muita afinidade com urbanismo e paisagismo, porém sempre me destaquei como arquiteta de interiores. Desta forma, ao ser contratada pelo escritório de arquitetura, sempre trabalhei de acordo com a demanda do mercado. Elaborei projetos na área de paisagismo e urbanismo, mas também auxiliei muitos trabalhos de design de interiores.

• Quais as características foram determinantes na entrada no mercado de trabalho em Arquitetura?
Com certeza minhas habilidades como arquiteta foram fundamentais. Ao ser avaliada para contratação, tinha um pequeno portfólio com trabalhos que realizei durante a graduação, quando era apenas estagiária. Também possuía trabalhos independentes que efetuei para conhecidos como design de interiores. O diretor do escritório ficou encantando com a qualidade dos trabalhos para uma profissional tão jovem, desta forma fui contratada e sou vista como uma grande potencial de crescimento, o que me estimula a sempre trabalhar da melhor maneira possível.

• Sobre a carreira em Arquitetura, quais são suas metas?
Estou no meu segundo ano de formada, gosto demais do escritório de arquitetura onde trabalho, mas minha meta principal é abrir o meu próprio. O sentimento principal para esta meta é o retorno direto dos projetos, tendo reconhecimento de curto prazo de forma salarial. Outra vantagem é colocar minhas próprias idéias em prática, não sendo questionada por cada atitude. Obviamente que terei muitas outras responsabilidades e estou ciente de todas elas.

• Recomenda alguma instituição em particular para a realização do curso de Arquitetura?
Para aqueles que desejam seguir a carreira de arquitetura, recomendo que façam o curso nos grandes centros urbanos, principalmente em São Paulo. Primeiramente pelo mercado de trabalho e oportunidades de estágio, mas também pelo grande aspecto cultural da cidade, os cursos de especialização e excelentes oportunidades de plano de carreira.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Arquitetura e Ciências Exatas

Quanto ganha um engenheiro elétrico?

Quanto ganha um engenheiro elétrico?

Descubra o salário inicial do engenheiro elétrico e até quanto esse profissional pode ganhar

Ciências Atuariais

Ciências Atuariais

Saiba como é o curso de ciências atuariais, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Saiba como é o curso de gestão financeira, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Processos Gerenciais

Processos Gerenciais

Saiba como é o curso de processos gerenciais, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Oportunidades e o Curso em Sistemas de Informação

Oportunidades e o Curso em Sistemas de Informação

As novidades e oportunidades com o amadurecimento da inserção profissional dos jovens profissionais de sistemas de informação.

 
 
 

Comentários:

  1. Rafael Fonseca

    Desde pequeno sempre gostei de desenhar prédios, no final desse ano vou prestar vestibular pra arquitetura !!

  2. Jessica

    Achei muito interessante,isso me deixou mais apaixonada pela arquitetura !!

  3. Patrícia Silva

    Não sei desenhar..então não posso fazer arquitetura ?

    • dimas

      primeiramente gostaria de comentar sobre ,,, est…bom sou estudante da arquitectura actaulmente em universidade de jean piaget de cabo verde. dediquei fazer este curso porque gosto de criar…coisas. e no inicio foi bem dificel porque nao tinhar o apercoamento do desenho…hoje graças a DEUS ,com forças de vontade estou no ultimo ano… e posso dizer que todo o esforço e força de vontade valeu a pena…
      mesmo ainda sem finalizado o curso.
      Dimas Monteiro.
      5 ano de curso de arquitectura.

  4. thayane

    deciso pra minha vida ser uma grande arquiteta
    adoro planejar,pintar,desenhar e decorar entao decidir q a arquitetura vai me fazer feliz eu queria muito conhecer um arquiteto(a) para saber qual e a sensaçao mas ja sei o q vou ser quando crescer: uma arquiteta !!

  5. Nathállia

    Gostei muito,eu amo Arquitetura
    E pretendo me formar em Paisagismo!

  6. Pedro Addler

    Olá Patrícia Silva

    Pode sim !! Porque não :P O principal fator na carreira de arquitetura não é saber desenhar e sim ser uma pessoa muito criativa.

    Se você pegar para ver os desenhos do Oscar Niermayer são verdadeiros rabiscos, a genialidade dele está na criatividade.

  7. junia

    meu esposo está querendo que eu faça arquitetura mas,não sou muito boa em contas,mas acho muito interesante,gosto de ler,lidar com pessoas,o que devo fazer?

    • Pedro Addler

      Olá Júnia

      Tenho uma boa idéia, pergunte pra ele porque ele acha que você tem talento para a carreira de Arquitetura, se você achar que foi uma boa resposta, faça o curso, se achar que não, melhor pensar melhor sobre o assunto.

  8. jeferson

    pocha sou um jovem de 19 anos,faço parte da classe de baixa renda do estado do Rio de Janeiro.E gostaria de me tornar um profissional na área de arquitetura,sendo qua nao tenho condições financeiras para custear meus estudos na área, existe agum tipo de instituição que favoreça ou ajude de uma certa forma pesssoas com o mesmo intuito que o meu?

    • Pedro Addler

      Olá Jeferson

      Existem sim !! :) há algumas boas instituições e ONGs que podem te ajudar a iniciar sua carreira em Arquitetura, por exemplo, Cursinhos Comunitários que você encontra em várias comunidades.

      Você também pode prestar vestibular para uma Universidade Pública, elas são grátis, no Rio você tem ótimas opções para fazer Arquitetura: tem a UFRJ, UERJ e também a UFF.

      Fazendo uma universidade pública de Arquitetura, seus únicos custos vão ser Ônibus, Comida e Livros.

      • Lidiana

        olá Pedro Addler,estou pensando talvez fazer arquitetura,gosto muito de desenhar a planta de casas comércios como cabeleleiros etc, mas sou muito ruim em matemática aprendo contas complicadissímas mais depois de um tempo acabo esquecendo e isso é grave? oque fazer? e quais conhecimentos precisamos ter de matemática para ser uma boa arquiteta?

        • Pedro Addler

          Olá Lidiana

          O principal no curso de Arquitetura não é a Matemática não, ela até que é bem básica, como eu sempre digo, o principal no curso de Arquitetura é a criatividade, a capacidade de adaptação e a capacidade de se trabalhar com desafios.

          Se o problema for a matemática, pode seguir tranquila a carreira em arquitetura.

  9. Jaqueline

    Gosto dessa profissão , me desperta curiosidade !
    Mas parece ser dificil , né!
    O salário mínino de um arquiteto , esta em torno de quanto atualmente ?

    • Pedro Addler

      Olá Jaqueline

      Sim !! Realmente a carreira em Arquitetura é uma carreira muito interessante :D

      Arquitetura é uma área que envolve, arte, beleza e também muita criatividade.

      Atualmente o salário de um arquiteto(a) médio ( que não seja muito famoso ) está em torno de 2200 Reais.

      • Ismael Duarte

        O salário inicial é de 2200 ??? Pensei que girava em torno de 4000… Essa matéria é recente ?

        • Matilde

          Mesmo agora em 2014, a média salarial para os 3 primeiros anos após formado giram em torno de 2000 reais mesmo, geralmente sem registro, poucos escritórios e construtoras podem oferecer melhores condições mas requerem experiência. Somente após uns 5 anos de experiência se consegue um salário melhor. Caso opte por abrir o próprio escritório também somente com o tempo o rendimento chega a um bom montante mensal. Não é tão fácil, principalmente para quem não tem suporte de um “paitrocinio”.

  10. Diego

    olha pessoal, eu como “ex futuro arquiteto” me sinto no dever de dividir minha experiência. todo mundo pensa que arquitetura é um curso onde se trabalha com arte e criatividade. sim, isso faz parte, mas tem muito, muito mais envolvido. arquitetura é um curso “divulgado” pela maioria das universidades como sendo de humanas, oq na minha opinião é algo muito errado. sim, arquitetura é um misto de humanas e exatas, mas o predomínio é de exatas. muita coisa tem que ser levada em conta em um projeto, existem normas e leis por exemplo, entre outras coisas que limitam o processo criativo, e que acaba ficando chato. existe uma grande diferença entre a maneira como as pessoas enxergam oq é arquitetura e oq de fato é fazer arquitetura. no final oq vc acaba fazendo é “resolver problemas por metro quadrado enquanto tenta deixar tudo bonitinho”.

    • Pedro Addler

      Olá Diego

      Em primeiro lugar, quero lhe dar os parabéns pois foi um excelente comentário, muito realista sobre o mercado de arquitetura, no entanto, você está sendo ligeiramente pessimista.

      Concordo com você em alguns aspectos, por exemplo, concordo que Arquitetura não é da área de Ciências Humanas e sim de Ciências Exatas, tanto é que esta é a nossa classificação pra ela no Guia das Profissões.

      Mas discordo na sua visão geral do mercado de trabalho, claro que o profissional de arquitetura tem os seus problemas por metro quadrado pra tratar, mas esse não é o foco geral.

      Há mercado sim para profissionais criativos e há projetos que demandam inovação, depende do perfil a empresa e do público alvo: Classe Pobre, Classe Média, Classe Rica, etc…

      • Christopher

        Pedro,pretendo passar na faculdade esse ano.Por enquanto,farei um curso pago,profissionalizante de Arquitetura e Edificações,o curso é de 1 ano.O que acha?

  11. Leticia Freitas

    Bom , tenho 15 anos e pretendo fazer arquitetura e queria começar desde já me aperfeiçoando na área , Que curso você me sugeria para começar ? Eu pensei em Edificações estou correta ?

  12. João carlos

    Eu tenho 18 anos e vou começar a faculdade de arquitetura ano que vem, que saber como esta o mercado dr trabalho e mais ou menos o piso salarial
    Obrigado

  13. Mayara

    Tenho muita vontade de fazer o curso de arquitetura e cada vez mais que eu pesquiso sobre a profissão eu me interesso mais. Só que tenho muito medo do futuro meio incerto e também medo de me formar e ter muita dificuldade de conseguir emprego. Tenho 18 anos e moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se realmente é tão dificil entrar no mercado de trabalho.

  14. Mayara

    Olá Pedro, tenho 18 anos e gosto muito da área de arquitetura, mas tenho muito medo pois sei que é uma profissão que está saturada e tenho medo de me formar e não conseguir um bom emprego. Vc acha que eu devo seguir em frente com o meu sonho ou tenhar alguma outra carreira. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber como está o mercado aqui. Me ajude por favor

    • Pedro Addler

      Olá Mayara! O principal é gostar do que faz e buscar fazer da melhor forma possível. Desta forma você ganha credibilidade e destaque na sua área e com certeza oportunidades de emprego surgirão. Arquitetura é um ótimo curso, este ramo está em avanço, o desenvolvimento do país tem levado o crescimento desse setor. O Rio de Janeiro é uma região que concentra grande recursos e investimentos. Boa sorte, abraço!

  15. Josi

    Ahhh… outra coisa não querendo desanimar ninguém, muito pelo contrário, quero apenas que não tenham problemas futuros. Há muito tempo pensava cursar arquitetura, mas os cursos eram na parte da manhã e tarde e eu nunca entendia… agora sim, estudo a noite mas tenho dificuldades em conciliar o curso que toma muito tempo com o trabalho e as tarefas diárias. Estou me dedicando muito porque gosto do que estou fazendo e sei que não vou me arrepender… sem contar que é um curso caro, além de mensalidade, transporte, lanches, livros e todos os materiais gastos que são caros (dois esquadros = preço médio R$ 50,00), calculadora, compasso caríssimo, até o lápis de cor e inúmeras lapiseiras e lápis são mais caros que os comuns, folhas manteiga, canson, calandrado, Sulfite A3 etc, apesar de ser papel fica caro no final do mês, aí depois precisamos também de um bom computador para aguentar os programas e não travar, é bom sair para conhecer obras e lugares para ter base o que aprendemos e tudo gera custos … e por aí vai… É MUITO INTERESSANTE ESTE CURSO, VALE A PENA TUUUDO!!! Mas, como toda profissão você tem que gostar do que faz senão…!

  16. Josi

    Só mais uma coisinha… para quem quer cursar arquitetura e não tem condições financeiras:

    Além de FIES, Bolsa ENEM e outras conhecidas nos estados que atuam… alguns colegas da minha turma estudam com a bolsa do educa maias brasil e pagam apenas 50% da mensalidade e também não é difícil de conseguir. Basta cadastrar no site e insistir no 0800,… segue o link:

  17. Elisama

    olá Pedro,quando eu fazia oitava série meu sonho era ser arquiteta,porém quando cheguei no primeiro ano do ensino médio desisti.Porque não me sai bem em matemática e física.Agora estou no terceiro ano e estou fazendo um curso isolado de física.E estou pensando de novo em prestar vestibular para arquitetura.Não sou muito boa em cálculos,mas me esforço muito para dar o meu melhor e pretendo entrar em uma isolada de matemática.O que você acha?E o que devo estudar além de física e matemática?

  18. thayslane

    Decidi que vou fazer Arquitetura pq me faz muito bem e sou fascinada por uma costrução…………E COM FÉ EM Deus prestarei vestibular para arquiteta…….Serei uma das melhores…..

  19. fernando

    oi Pedro Addler,
    o meu sonho é me tornar um arquiteto!
    não que eu pense em desistir pelo salário, mas…
    um arquiteto pode ou não se tornar rico?
    mas eu falo rico mesmo!
    e se for possível qual o melhor caminho para enriquecer nessa área?
    eu realmente quero ser arquiteto, não pelo salário, que eu sei que é bom, mas é muito legal a rotina, os trabalhos,… é tudo um máximo!!!
    me responda o quanto antes sou muito ansioso!

    • Pedro Addler

      oi Fernando! Faca o curso de Arquitetura, dedique-se, procure estagiar em escritorios renomados para dar credibilidade ao seu nome. Esse e o melhor caminho para ganhar dinheiro com a profissao.

  20. fernando

    oi de novo Pedro Addler
    qual o perfil de um arquiteto renomado?

    • Pedro Addler

      Fernando, na arquitetura hé grandes nomes como Oscar Niemeyer, leia mais sobre. Isso irá te ajudar para encontrar a carreira.

      Obrigada por visitar o Guia da Carreira!

  21. fernando

    oi Pedro Addler,
    fiquei pensando,…
    com dúvidas sobre o que andei lendo e tenho medo de não conseguir um bom emprego em um bom escritório.
    vale a pena arriscar hoje em dia na área de arquitetura?
    e outra,
    eu gosto de desenhar plantas em geral,
    qual ramo da arquitetura devo seguir?

    • Pedro Addler

      olá Fernando!
      Pesquise todos os tipos de ramos da arquitetura e escolha a que melhor identificar com você!

      Obrigada por visitar o Guia da Carreira!

  22. Juliane

    Poxa eu admiro muito esse trabalho,me do muito bem quando o assunto é a criatividade,amo desenhar casas e principalmente ruas,árvores,pena que é uma faculdade muito cara,mais sei que se eu tentar eu consigo,não sou boa em matemática..esse é o meu maior medo.oque faço ?

  23. Alícia

    oi,
    eu gostaria de prestar vestibular para arquitetura, porém fico um pouco receosa em relação a minha habilidade em desenhos que não é muito boa. O que voce acha sobre isso? Para ser arquiteto tem que saber realmente desenhar? E o que voce acha sobre o mercado de trabalho de arquitetura?

  24. L♥rena cristina

    Eu tenho o mesmo problema da patricia mas sempre sonhei em ser uma arquiteta muito famosa mas eu nao sei desenhar nada o que eu faço para resolver esse problema?

  25. Lucas♪♫

    “Eu curto muito desenhar sou bastante criativo faço plantas da minha casa da casa meu irmão da casa da minha irmã e tal… mas na minha cidade “Nova Friburgo”tem muitos cursos,faculdades e tal…mas não de arquitetura”e no Rio tem essa faculdade? pois é perto…e quais são os cursos que seria bom que futuros arquitetos fizessem para se especializar mais no assunto…

  26. Estela cadete

    oi tenho 16 anos e sou apaixonada por arquitetura mas queria fazer um curso antes da faculdade qual você me recomendaria construção civil,design de interiores ou edificações ?
    por favor me ajude !!

  27. Rafael Perez

    Olá!Quero muito fazer o curso mas esta ficando muito concorrido,pensei em prestar o vestibular para uma particular e de inicio contratar o FIES.Será que vale a pena,pois fico com medo de pegar o FIES e depois ter problemas para paga-lo. Por favor,me ajudem,pois tenho certeza de que essa é a profição que escolho para mim.

  28. Leillane Aparecida

    Boa Tarde!

    Estou concluindo um curso de Bacharelado em Administração, mas o que eu gosto é de Arquitetura que é minha paixão. Eu quero ser uma arquiteta.

  29. brenda

    Nooosa eu tenhu 12 anos meu sonho e ser arquiteta desenho casas abaixeei um programa para fazer a planta da casaa e etc desenhooo as minhas casas do futuro meu sonho e ser arquiteta!

  30. Iolanda

    Olá pedro Boa noitee!
    eu tenho 17 anos e pretendo ano que vem presta facul para psicologia, só tenho duvidas em qual erea atuar após a facul, se é psicologia de esporte, de clinicas trabalhar em colegio ou montar um propio escritou. me ajuda.
    Bejão no fundo do coração e parabéns pelo seu trabalho.

  31. Isadora

    Olá!Queria saber se o curso de arquitetura na unip é bom.Quero tentar pelo prouni.

  32. Luan Silva

    Poxa, eu sempre quis fazer Desenh Arquitetônico
    só que eu sou Péssimo em matemática …
    tipo isso interfere em algo ?

    • Rafaela Santos

      Olá! Adoro arquitetura e estou decidida a fazer o curso. Vou financiar minha faculdade, pois não tenho condições, também não posso arriscar uma federal, porque mesmo que eu passasse, não teria condições de me bancar sozinha e dependendo do emprego não teria tempo de estudar, teria que mudar de cidade, pois na minha cidade não universidade, só na vizinha, (Lajeado), ond vou prestar graduação.
      O meu maior medo é do mercado de trabalho, pois não vou poder fazer estágios, porque se eu fizer não vou conseguir pagar o curso e o material didático.
      Para pessoas que querem fazer cursos de especialização antes da faculdade, recomendo pesquisar as matérias do curso na universidade que irá faze- lo, porque senão você faz o curso e depois faz ele de novo na faculdade.
      Não precisa ser bom em desenho, hoje a gente faz tudo no pc, e no papel ó importante é ser criativo! Matemática também não é o pior, pois lá a gente vai aprender só o que a gente usar na profissão (ao contrário do colégio). Se preocupem com os trabalhos em dia e as matérias esclarecidas! O conhecimento e a dedicação que farão a nossa carreira!
      Boa sorte a todos!

  33. sabrina

    Faço arquitetura estou no segundo ano do curso, amo essa area, ela me encanta. Já fiz decoração pratica, introdução ao paisagismo, tecnico em edificações, fiz um curso rapido de autocad, 3dmax, sketchup… Mas pretendo procurar um curso melhor para estes programas. Amo o que faço, mas tenho muito medo de não me dar bem!

    • adrielle

      Ola, tudo bem?
      Eu estava pensando em fazer arquitetura e queria saber se vc ppderia tirar minhas duvidas ja q.é estudante de arquitetura aqui vai:
      Tem q saber fisica p/fazer arquitetura pois eu sou mt ruin em fis e tenho certa dificuldade.
      Eu nao sei desenhar mt bem isso ira me prejudicar?
      Nas aulas quais materia vc usa mais? Arquitetura tem quimica?
      Eu agradeço se puder responder ,e desvulpa pelo incomodo.
      Bjs

  34. Igor

    Oi Pedro tenho 17 anos e sou de Rio preto da Eva ( AM ) quero sabe como e a vida de um Arquiteto? É como posso fazer Arquitetura em outro estado si tem uma organização governamental que ajuda os alunos a fazer faculdade em outra cidades ou estado? E qual a melhor cidade para fazer Arquitetura ?

  35. Leonardo Coutinho

    Eu tenho 15 anos e desde que parei pra pensar qual profissão seguir decidi que quero ser Arquiteto.
    Estou atualmente cursando Formação de Docentes na minha cidade (que não tem a faculdade de Arquitetura e Urbanismo que eu pretendo cursar).
    O que vcs acham que eu devo estudar para me preparar pro vestibular e pra seguir no curso?
    Ps: Pretendo cursar na UTFPR, UFPR ou PUC-PR, os custos com o material didático são muito altos? Há alguma maneira de alunos com renda baixa poderem driblar isso? obrigado ;)

  36. Camilla Machado

    Oi Pedro, adorei ler todos os comentarios..
    Mas estou com uma grande dificuldade e não sei oque fazer.. estou pensando em fazer arquitetura porém não sei desenhar, já pesquisei como é a rotina de uma arquiteto .. eu sou do tipo de pessoa que adoro tudo ” arrumadinho” que adoro enfeitar , inovar, seria a unica coisa que eu possivelmente poderia conceder com a carreira de arquitetura, sou média em relação a matematica, mais estou com medo de não me da bem é ter que troca o curso, será que quando eu começar o curso eu vou gostar?, pois não sei de nada. Obrigado mim responda se possivel..!

  37. Mônica

    oi pedro
    eu sempre fico impressionada com edifícios e grandes obras,o que desperta em mim a vontade de ser arquiteta,mas acho que não sou muito criativa.por isso gostaria de saber se durante o curso ou em viagens eu poderei despertar a criatividade nessa área?e se existe concurso publico para o arquiteto urbanista?

  38. Mônica

    e como não sou muito criativa você acha que devo pensar em seguir outra profissão?

  39. Gabriela

    Oláa,não sei desenhar e não gosto de matemática,será que arquitetura seria um bom curso pra mim? Obrigada !!

  40. Fanklin Martins

    Pedro…
    Qual é o primeiro passo para ser uma arquiteto?

  41. pricila de sá

    eu adoro decorar e criar,e acho arquitetura muito interessante ,eu fico encantada com os detalhes ,só que eu tenho medo de não ser uma boa profissional

  42. gedeon

    olá pedro, gosto muito de desenhar plantas de casas, edificios e estadios. faço tanto a parte estrutural quanto o projeto em geral.
    estou no 3º ano do ensino medio e penso em fazer arquitetura, mas não sei em que ramo me aperfeicoar. qual seria a melhor opção?
    responda por favor, obrigado!

  43. Andrei Passos

    Olá pessoal comecei a fazer o curso de ar

  44. Andrei Passos

    Olá pessoal comecei a fazer o curso de arquitetura e urbanismo.Recomendo o curso para aqueles que são apaixonados pela profissão,vejo também a necessidade de se reciclar antigos conceitos deixados para trás e um planejamento visionário em direção ao futuro…tudo isso aliado a qualidade técnica e claro,humana de cada um.Com relação ao mercado de trabalho já da pra ver que é uma profissão que não diferente das outras requer entrega para conquistar seu espaço.
    Eu incentivo a fazer o curso…é muito gratificante e desafiador.

  45. Vitória

    Qual as vantagens e desvantagens de escolher/ou ser arquiteto ?

  46. Pingback: O Profissional em Arquitetura

  47. Wilma Lima

    Olá Pedro !
    Eu tenho apenas 15 anos , mais eu amo arquitetura de paixão. Se Deus quiser pretendo ser uma grande arquiteta ter meu próprio escritório, realizar muitos trabalhos que já tenho em mente. Eu amo tudo que vem dá arquitetura , os desenhos , as contas ( não são nada fáceis pelo visto ) Mais é isso que Deus possa mim ajuda nessa longa caminhada que eu ainda tenho pela frente. Obrigada pelas dicas , espero te encontrar um dia :)

    Recife- PE

  48. thainaras2

    oiiiii tenho 18anos e quero ser uma grande arquiteta mais nw sei por inde comecar.. ja faço o ultimo ano do ensino medio e to super perdida… da pra vc me ajudar paso a passo o que eu devo fazer por favor deste ja te agradeço pedro addler

  49. carlos henrique

    Ola. Eu sou de Maceió-AL, e gostaria de saber o seguinte;
    O salário de um arquiteto definido em lei, não é prioritariamente levado em conta quando se vai pagar um arquiteto por um trabalho né?
    No curso, alem de criatividade, como vc vem citando desde o inicio, deve-se levar em conta a capacidade da pessoa em relacionar o pedido do cliente com tendencias que já foram expressas?Como as obras de oscar niemeyer, de lucio costa?
    E quanto o mercado de trabalho. Um profissional da área tem que correr a traz de emprego, corre o risco de ficar desempregado?

    • carlos henrique

      Olha eu tenho quatorze anos de idade…
      Gosto muito de expor meus pensamentos no papel, por meio de desenhos, gosto de observar a paisagem e as cidades…
      Desenho muito exteriores, como a aparência de casas e prédios..

  50. Edson Augusto dos Santos

    Gostaria de receber mais informações relacionado ao curso de arquitetura.

  51. pattricia jurubeba

    parabéns pelas dicas. adorei todo o conteúdo, me ajudou bastante. já decidi, farei mesmo o curso de arquitetura e urbanismo e serei a melhor arquiteta do meu estado, e uma das melhores dos brasil.
    obrigado!

  52. isabely

    Olha, eu moro em uma cidade pequena e pretendo me formar em arquitetura,a faculdade fica em uma cidade proxima. Eu pretendo abrir uma loja de acessórios internos, e ser formada nisso, pretendo fazer projetos arquitetônicos e tudo…e divulgar isso nas proximidades. Se estagiar antes é bem benéfico, estagiarei na cidade onde farei a faculdade. Assim como penso em fazer, daria certo?Ou estou totalmente errada? haush Por favor me ajude. kkkk

  53. thbyta soares

    todos falam que tenho que ser arquiteta porque desenho perfeito e eu amo desenhar eu vou fazer arquitetura não sei se vou conseguir mas tenho fé que um dia vou fazer sucesso com a arquitetura

  54. Ricardo Barbosa

    Gostaria de saber qual o salário inicial de um arquiteto …

  55. Constança

    qual piso é mais adequado pra se colocar em cima de mosaíco?
    o pio pvc serve?

  56. Isabella Queiroz

    Oi, tenho 14 anos, estou fazendo o primeiro ano do ensino médio e sempre fui apaixonada por arquitetura, minha mãe disse que desde criancinha eu desenhava muito. Estou certa que quero ser arquiteta desde os meus 12 anos, sou boa em matemática e vivo desenhando casas, prédios etc… mas gostaria de saber mais sobre essa carreira, salário inicial, cursos que devo fazer para me especializar, entre outras coisas

  57. Venilma

    Sempre gostei de desenhar, principalmente plantas de casas onde visitava rs.
    E hoje estou no último ano do Ensino Médio, faço cursinho e pretendo prestar vestibular e passa na FAU.

  58. Marcelo

    Boa tarde. Moro em Campinas, interior de SP. Me formei em Odontologia e nem cheguei a atuar na área. Já estou com 32 anos, e sou APAIXONADO por arquitetura. Já tive o prazer de esboçar o projeto de uma casa que meus pais construíram e ficou linda, e também vários projetos de pequenos jardins,sempre muito elogiados. Estou muito tentado em iniciar o curso de Arquitetura no inicio de 2015, mas tenho um pouco de receio pelo mercado de trabalho e também pela minha idade, pois me formarei com 37 anos. Alguém poderia me dar um help? Abraços a todos.

  59. Maria Barros

    Olá,Pedro Addler. Sou formada em Letras tenho 39 anos,por influencia do meu meio venho me dedicando a Gastronômia inclusive durante 12 anos me dediquei a área,porém, sou apaixonada por arquitetura, já fiz algumas reformas que fizeram sucesso, no meu apartamento todos perguntam se foi algum arquiteto quem o planejou, enfim, estou decidida a estudar Arquitetura, mas gostaria que me desse uma opinião sincera sobre um provável futuro na Arquitetura.

  60. Raquel Akemi

    Olá, estou no 1° semestre de Arquitetura estou dorando, mas gostaria muito de saber quais sao as áreas que o arquiteto pode trabalhar, se há variedades e opções de trabalho nesta área?
    Há emprego nessa área?
    Eu aguardo sua resposta.
    Obrigado.

  61. Emanuelly

    Eu amo desenhar,prédios,casas, ecriar coisas novas,e Pretendo cursar arquitetura,mas estou um pouco insegura pois não sei se vou conseguir um bom emprego,e existe a possibilidade de um arquiteta não conseguir emprego?

  62. Flávia Cristhina da Silva Schmidt

    Ola Pedro
    Este ano me prestarei vestibular para arquitetura que foi uma amiga minha que me orientou disse que combinava muito comigo só que estou muito insegura em relação a calculos e ao desenho

  63. Blender Barbosa

    Quais as matérias que devo realmente me focar para passar no vestibular de arquitetura ?

    • Esther Ribeiro

      Bom arquitetura meche mais com a materia de matematica essa sendo a principal materia..

  64. Esther Ribeiro

    Ola Pedro!
    tenho uma vontade enorme de ser uma arquiteta. logo logo irei fazer o curso de edificaçoes na etec. gosto muito de resolver contas de matematica.
    qual é a sua dica para mim conseguir um bom caminho nesse ramo???

  65. Vanessa Melo

    Olá Pedro !
    Estou com uma grande dúvida em relação a que curso escolher. Tenho 21 anos. e até o ano passado, 2013, tinha certeza em relação a Arquitetura, mas agora estou pensando em Design de Interiores.
    Não sou boa em cálculos e nem possuo muita criatividade em relação a construções, mas em decoração e paisagismo sou muito criativa. Estou em dúvida porque ouço todos dizerem que o profissional de Designer não tem muita oportunidade e que seria melhor me formar em Arquitetura e depois me especializar em Interiores e Paisagismo.
    Por favor, me ajude, pretende começar o curso ano que vem, 2015, mas ainda não me decidi.

    Obrigada :)

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!