Curriculo

Aprenda a Escrever um Currículo Simples e Eficiente

Leia as nossas dicas e saiba como preparar um currículo simples e eficiente. Descubra também algumas características que os avaliadores buscam no documento e faça o download do nosso modelo básico de currículo.

Curriculo: O resumo da sua trajetória profissional, deve ser simples e direto

Entendendo o Conceito do Currículo

O Currículo deve ser entendido como se fosse um resumo da sua trajetória profissional, indicando o quanto você se esforçou para chegar onde está hoje, qual caminho você trilhou e onde é o local onde você quer chegar.

Para se produzir um bom currículo, três ideias básicas devem ser levadas em conta: verdade, simplicidade e eficiência. Essas ideias são simples, mas certamente darão maior credibilidade e confiabilidade ao seu currículo, permitindo ao recrutador encontrar o funcionário ideal e não ter surpresas no momento da entrevista.

Verdade

Ao escrever o seu currículo a sua meta deve ser buscar um ponto de equilíbrio. Você não deve acrescentar habilidades (dizer que o seu inglês é fluente sendo que ele é básico, por exemplo) e qualificações que você não tem, já que estas artimanhas são facilmente descobertas. Por outro lado deixar de falar das suas qualidades e talentos que o diferenciam das outras pessoas pode fazer você perder boas oportunidades.

Simplicidade

Outra atribuição importante do seu currículo é ser simples. Os examinadores tem uma enorme carga diária de avaliação de currículos (dezenas e talvez centenas) e não podem (e não vão) perder tempo examinando um documento complexo ou confuso.

Eficiência

O terceiro, e último, atributo do bom currículo é a eficiência. Ele deve apresentar de forma direta tudo o que o analisador precisar saber sobre você e que condiz com a vaga em questão.

Modelo Simples de Currículo

Para escrever um currículo simples e completo, uma sugestão interessante é dividi-lo em algumas sessões fundamentais:

  1. Cabeçalho: Nessa seção do currículo coloque somente as informações fundamentais: nome completo, endereço atual, telefones para contato e o seu e-mail atual.
  2. Objetivos: Escreva aqui seus objetivos na empresa, ex.: atuação na área de TI.
  3. Qualificações e Características: Escreva aqui um pouco sobre você, seus talentos e principais características pessoais e profissionais.
  4. Formação Acadêmica: Escreva aqui sobre faculdades, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação cursados por você.
  5. Conhecimentos Técnicos e Especialidades: Escreva aqui as tecnologias, técnicas ou áreas do conhecimento que você domina, e com as quais já trabalhou.
  6. Experiência Profissional: Escreva aqui sobre as suas últimas experiências profissionais, não esquecendo de citar: empresa, cargo e período.
  7. Línguas: Fale aqui sobre os idiomas que você domina, não se esqueça de falar o seu nível para cada um dos idiomas. Ex.: básico, intermediário e fluente.
  8. Outras Informações: Escreva aqui outras informações interessantes a seu respeito, tais como intercâmbios culturais que você possa ter feito.

Para exemplificar melhor o texto acima (nada melhor que um bom exemplo prático) faça o download do nosso Modelo de Currículo

Abaixo algumas das principais questões levadas em conta por quem lê o seu currículo:

  • Estão claras as áreas de interesse principais do candidato?
  • O Currículo apresenta erros de português, gramática ou concordância?
  • O Currículo dá alguma dica clara sobre a personalidade do entrevistado?
  • Qual o intervalo entre os empregos do candidato?
  • Qual a permanência média do candidato em cada emprego?
  • Segundo o currículo, a carreira do candidato está em ascensão, estagnada ou decadente?
  • O candidato tem se esforçado para obter uma melhor qualificação ? Ele se mantém atualizado?
  • De acordo com o currículo, a carreira do candidato tem sido coerente, ou tem havido constantes mudanças e guinadas?

 

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

 

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Curriculo e escrever um currículo

5 melhores aplicativos para conseguir emprego

5 melhores aplicativos para conseguir emprego

Há alguns anos sair em busca de um emprego era uma tarefa cansativa, difícil e muito desgastante. Porém, com o avanço tecnológico tornaram essa busca muito mais fácil. Descubra os melhores aplicativos para conseguir emprego!

4 Dicas para quem deseja atualizar o currículo

4 Dicas para quem deseja atualizar o currículo

Vai atualizar o currículo e quer saber algumas dicas? Então confira as melhores dicas que o Guia da Carreira selecionou para você.

Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

Motivos que eliminam o currículo em uma entrevista de emprego. Conheça cinco causas que são relevantes e acabam eliminando os candidatos nas entrevistas.

Como escrever meu primeiro currículo

Como escrever meu primeiro currículo

Aprenda como escrever o primeiro currículo: desde as informções pessoais até as informações extras, que podem incrementar ainda mais seu currículo. É importante lembrar que deve ser montado de acordo com a vaga que se deseja concorrer.

Currículo: Os 5 Maiores Pecados

Currículo: Os 5 Maiores Pecados

O currículo é o seu cartão de visitas em uma empresa, é sua porta de entrada para um novo emprego. Conheça os 5 erros mais comuns cometidos nos currículos e leia nossas dicas para não cair nessas armadilhas.

 
 
 

Comentários:

  1. Marcia

    Gostaria de saber como montar um currículo com a pouca experiencia que tenho, embora seja uma senhora de 47 anos, trabalhei pouco tempo em escritorio quando solteira e agora voltei a trabalhar como recepcionista de pronto socorro pois passei num concurso, mas não pretendo continuar no municipio e pretendo melhorar na minha profissão, seja ela qual for.

  2. Dimona Lima Santos

    Quero aprender a elaborar um currículo de primeira classe!

  3. Pedro Addler

    Olá Marcia

    Já que você não tem muita experiência profissional para usar no seu currículo, aproveite para destacar outros aspectos positivos tais como o fato de você estar estudando e se atualizando ( tanto é que até passou em um concurso ).

    Escreva sobre os cursos que fez recentemente e também sobre as suas novas experiências de emprego.

    Parabéns pela sua iniciativa de querer melhorar na sua carreira !! Boa sorte no envio do seu currículo.

    • Alexandre Magno

      Já li que não deve dar a impressão de que a qualquer pode pedir demissão porque passou em concurso.

  4. Cristiane

    Olá
    Gostaria de aprender como elaborar um currílo para envialo por e-mail, pois ainda tenho muitas dificuldades principalmente no fato de não saber o que devo escrever ao enviar meu e-mail.

    • Alexandre Magno

      O currículo é uma coisa, o e-mail que anexa ele é outra. Segundo li, neste você deve ser objetivo quanto às suas intenções, e menos formal.

  5. Murilo

    Esse site é muito bom!!!!!!

  6. Bruna Ignácio

    Muito importantes as dicas propostas sobre o currículo

  7. Ana Géssica

    Altas dicas importantísssimas! Obrigada.

  8. Sandra

    Adorei as informações sobre currículo, acredito que foi de grande ajuda para muitos profisionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

  9. elvilene

    olá
    gostei muito das dicas sobre um bom currículo obrigada.

  10. guida

    Muito bom mesmo estas dicas para escrever um bom currículo! Obrigada

  11. Ivan

    caraca, adorei esse site ta me ajudando e muito em muitas decisão de minha vida, muito bom mesmo, sobre o currículo adorei as dicas vcs estão de parabens… sempre vo acompanhar vcs aki…
    Obrigado

  12. Pedro Da Silva

    Ola,Tenho pouca esperiência de registro como auxiliar de serviços gerais depois fiz um curso de vigilante terminei o 2° grau fiz informatica basica tirei carta de motorista e agora 4 anos depois estou tentando me enserir no mercado de trabalho como vigilante, Poderia me dar alguma dica sobre currículo. OBRIGADO !!

  13. symonee

    muito legal essa matéria sobre currículo !!!!

  14. JANE

    Ótimas informações, podem ter certeza que me ajudou bastante a escrever meu currículo, assim como também deve ter ajudado outras pessoas. obrigado

  15. Regina

    Parabéns…vejo a dedicação,carinho e atenção com seus leitores. Muito preciso !!

    • Adriano Fernandes

      Desejo-vos sempre boa sorte na vossa carreira profissional.
      *Adriano Fernandes…

  16. michel portela

    muito bom o espaço reservado ao aluno !! :D

  17. luciene

    oi ,sou comerciante nunca trabalhei como empregada ,em experiencia profissional no meu currículo posso colocar comerciante ? de que forma posso colocar ?
    estaria eu passando uma imagem de que não sabe receber ordens ? no aguardo da resposta ,desde já grata !!

  18. valeria

    Sou experiente em fazer um bom currículo, fiz o meu varias vezes atrás de emprego

  19. Pedro Addler

    Olá Pedro da Silva

    Apesar de você ter poucas experiência, como você diz, você já fez alguns bons cursos e já teve alguns trabalhos.

    Todas essas características podem ser escritas no seu currículo, os empregadores com certeza vão ver que você é uma pessoa esforçada.

  20. Ruy Leandro

    Olá. Tenho 26 anos e nesses quatro anos trabalhei numa empresa de logística, mas com o passar do tempo vi que meu desejo e cursar publicidade e propaganda. Pergunta: Depois que eu entrar na faculdade meu currículo vai ficar confuso para o empregador? Me ajude por favor.

    • Pedro Addler

      Olá Ruy Leandro

      Imagina !! Seu currículo vai ficar é bem interessante, vai mostrar para o empregador que você é uma pessoa de múltiplos interesses e isso é bom.

      • Rafaella

        Ola gostaria mt da sua ajuda, meu currículo.
        Bom desde meus 15 anos trabalho como doméstica até hoje aos meus 20 anos, trabalhei também no Pão De A.. temporário apenas 1 mês com a carteira assinada, devo colocar esses dois? trabalho como garçom em festas, trabalhei em balada já enfim.. mas sempre estou fazendo cursos como: Técnico em s\t , Auxiliar de Log.. Infór .. atualmente estou técnico em Logística. Estou lutando mt para tentar entra na área mas infelizmente não obtive nenhuma resposta até agora, caso possa me da uma dica no objetivo agradeço. Obrigado#deusteilumine.

  21. Helaine

    Boa Tarde!

    Primeiramente quero parabenizar o site, muito bom.

    Eu tenho 27 anos, sou Publicitária e busco uma oportunidade de emprego na área,no caso estou tentando entrar em uma agência de publicidade, mais eu não tenho experiência, nunca trabalhei fora, sempre trabalhei com o meu pai, como faço pra colocar essas informações no meu currículo ?

    Agradeço a ajuda desde já

    Obrigada =]

    • Pedro Addler

      Olá Helaine

      Não se preocupe quanto a isso :D trabalho é trabalho não importa se é pro seu próprio pai ou então pra um completo desconhecido.

      Pode colocar normalmente essa sua experiência no currículo, como se fosse um trabalho comum.

  22. Daniele

    Como elaborar um currículo pra mim, pois tenho 17 anos e ainda não trabalhei, e em relação aos meus objetivos, não sei ao certo o que eu quero ser, mas algo relacionado a moda. Ah já tinha me esquecido, e cursos só tenho 2 que são OnLine, mas que tenho certificados. Isso conta também?
    Poderia me ajudar? Grata.

    • Pedro Addler

      Olá Daniele

      Com certeza !! Toda experiência de trabalho seja um estágio ou emprego e toda experiência acadêmica, seja um curso online ou presencial, tudo vale a pena colocar no seu currículo.

      Claro, também temos que pensar na questão da organização, se você tem 10 cursos online, coloque somente os principais no seu currículo. O mesmo vale para os empregos e estágios.

      Mas complementando a idéia, toda experiência sempre é valida !! Tenha isso sempre em mente.

    • fracine

      eu nao sei muito fazer um curiculo mais espero a prender muito obg

  23. Pedro Addler

    Olá Luciene

    Com certeza, no seu currículo você tem que colocar sempre informações verdadeiras, no seu caso, que você trabalhou com comércio.

    Montando seu currículo assim você não está passando uma imagem de que não sabe receber ordens não, de jeito nenhum :)

  24. Luana Fernandes

    Eu apenas tenho 17 anos tenho vontade de fazer já um currículo mais como eu ainda sou de menor de idade não tenho experiencia nenhuma profissionalmente mesmo assim devo fazer curriculo?
    eu estou no 2 colegeal praticamente agora vou para 3 ano pretendo fazer curso de Rh- Recursos Humanos e informantica.Ano que vem vai ter o enen eu vou fazer se passar pretendo fazer faculdade para medicina..ai se Deus quizer realizarei meu grande sonho de ser medica..
    Mais claro até lá tenho que continuar estudando muito fazer cursos correr atraz arrumar um emprego.Queria aproveitar e perguntar como ainda não tenho experiencia nenhuma o que devo colocar no meu currículo pra chamar atenção?e que cursos é bom em fazer que o mercado vão se interessar?
    Aguardo resposta.

    • Pedro Addler

      Olá Luana Fernandes

      Matou a charada sozinha, nem precisava perguntar :P brincadeira !!

      Você tem na cabeça um ótimo plano: como não tem experiência profissional ( que é o item mais valioso do currículo ) você está correndo atrás do segundo mais valioso que é formação.

      Fazendo bastante cursos de formação, aproveite para colocar todos no currículo, e pule a parte de experiência profissional, vai dar um ótimo resultado no seu currículo.

      Quando você tiver experiência daí, tire alguns dos cursos ( os menos importantes ) que você fez e acrescente essas experiências no seu currículo.

  25. Rafael Souza

    E se alguem não tiver nenhuma experiencia profissional como eu por exemplo… esse seria meu primeiro emprego o que devo escrever em experiencia profissional no meu currículo ?? obrigado

  26. Natalia

    é verdade que um currículo é muito bem visto quando impresso em um papel mais nobre que um sulfite? se sim, qual seria o papel ideal?

    • Pedro Addler

      Olá Natália

      Realmente você está certa e está errada. Na verdade para ter um bom currículo é preciso que ele seja sim muito bem feito, com um papel limpo e uma boa formatação ( letras e cores, etc… ) mas definitivamente isso não é o principal.

      O principal do currículo é sempre o conteúdo. Pode usar o papel sulfite mesmo no seu currículo numa boa !!

      • Tayller

        Queria saber os principais passos para não errar em um currículo,pois eu nunca enviei um .

        • Alexandre Magno

          Busque em mais de uma fonte, vários pontos de vista. Por vezes, um complementa o outro.

  27. Priscila Mauch

    tenho 15 anos e faço 16 em abril-2010, tenho muita vontade de trabalhar e o unico jeito é como aprendiz, certo? Enfim, fiz um curço de informatica basico mas não aprendi muitas coisas, gosto de vender, e dizem que sou boa nisso. só que não sei como colocar isso no meu currículo … me ajude por favor ?

    • Pedro Addler

      Olá Priscila Mauch

      Você pode fazer o seguinte: já que você é boa vendedora você pode aproveitar isso no seu currículo :D !!

      Procure por lojas que estejam precisando de vendedoras e se candidate a uma vaga temporária, todas as suas experiências como vendedora temporária poderão ser aproveitadas no seu currículo depois.

      • Flavia de sousa pereira

        Queria saber se eu colocar no meu curriculo com meu objetivo proficional ter uma renda se isso é errado

        • Keity

          Mas é claro que é errado sua analfabeta!
          PROFISSIONAL se escreve com SS!!!!!!!!!!

  28. Ivete [Carvalho de Oliveira

    Boa tarde

    tenho 36 anos, trabalho desde 15 anos em farmácia.
    gostaria muito de ser representante de medicamentos.
    O que eu faço para conseguir, apesar de ter experiência em medicamentos eles querem pessoas com experiência em vendas.
    Por favor me mandem um modelo de currículo adequado.
    È um sonho.

  29. Mayára

    Excelente Matéria sobre currículo ! Parabéns!

  30. Deisi Serpa

    Olá,

    Tenho vários cursos de diversas áreas, sempre fui muito curiosa em aprender diferentes assunstos para que pudesse ter uma melhor colocação no mercado de trabalho. Meu foco sempre foi atuar em área administrativa, mas é também a área que mais encontro dificuldades de entrar, pois tenho alguns conhecimentos básicos que poderiam ser colocados no currículo e encaixar no perfil de alguma empresa e mesmo assim não sou chamada para empresas nestas condições; já trabalhei em escritórios e também em áreas de produção; pretendo conseguir um emprego na área de departamento pessoal, tenho conhecimento da área, ainda não surgiu uma oportunidade, considero meu currículo simples, objetivo e com as informações que se enquadram no perfil de um concorrente da área administrativa de RH.

    O que posso melhorar ou o que fazer para aumentar as chances de um emprego direto nas condições que descrevi acima?

    Pretendo ao trabalhar na área formar-me em Psicologia e futuramente tenho planos de seguir carreira, trabalhando com Recrutamento e Seleção de Pessoas, leio vários artigos sobre o tema, achei esse site numa pesquisa sobre o assunto.

    • Pedro Addler

      Olá Deisi

      Para tornar o seu currículo melhor sugiro que você foque bastante nas suas experiências de emprego, coloque também todas essas suas experiências que você classificou como “básicas”.

      Se você ainda não tem um curso de informática, recomendo que faça e também que faça Inglês, desse modo o seu currículo vai ficar bem completo !! :D

  31. Fernando Nélio

    Melhoor site do mundoooo !!

  32. Gisa

    Acabei de me formar em publicidade fiquei muito orgulhosa do meu TCC que foi constantemente elogiado pela banca que resultou num 10 com louvor, inclusive um dos profissionais da banca me disse: sinta-se uma de nos…
    Agora estou confusa… qro atuar na minha area mas n sei por onde começar a escrever meu currículo…
    Agradeço desde ja a ajuda de vcs e aproveito para ressaltar a minha admiraçao por esse site.

    • Pedro Addler

      Olá Gisa

      Primeiramente obrigado pela adimiração que sente pelo nosso site :D !!

      Em relação ao seu currículo, para escreve-lo começe pelo fundamental: sua formação acadêmica.

      Depois de elucidar toda a sua formação teórica no seu currículo parta para as experiências de trabalho.

      Se você não tiver experiências de trabalho para colocar, aprofunde um pouco mais a sessão acadêmica, botando mais detalhes.

      Como dados complementares, acrescente idiomas e outras informações pessoais relevantes ao currículo tais como Intercâmbios que você tenha feito.

      Em caso de qualquer dúvida na matéria acima temos um modelo de currículo. Procure pelo link: “Modelo de Currículo”. Você pode baixar e usar como base do seu currículo.

  33. Juliana

    Pessoal tenho 18 anos.Nunca trabalhei resgistrada, mais fui babá durante 2 anos, e tanbem trabalhei junto com minha mãe com vendas.. atendendo clientes. Estou fazendo supletivo 1° e2° ano.E ja fiz um curso de tecnico em computação mais não conclui.. Bom agora queria que vocês me ajudassem a fazer um currículo com essas informações.

    • Pedro Addler

      Olá Juliana

      O primeiro passo para você fazer um bom currículo com a experiência de trabalho e vida que você tem é focar nos seus trabalhos, já que você não tem uma formação acadêmica de nível superior ( faculdade ).

      Dedique bastante espaço para suas experiências profissionais no seu currículo, mas não deixe de comentar também sobre seus cursos que você fez, informática por exemplo.

      Pro seu currículo ficar ainda melhor, minha recomendação é que você também faça um curso de Inglês.

  34. zulene

    Gostei muito da matéria sobre currículos ! Pena que tô á 19 anos fora do mercado de trabalho.Adorei essa idéia! Bjs

  35. Monique

    Olá!
    eu tenho 18 anos e estou ingressando agora no mundo acadêmico,faço faculdade de ciencias biologicas.Mas nas horas vagas eu gostaria de trabalhar,mas eu não sei como montar um bom curriculo pois eu nunca trabalhei e experiencia é bastante cobrado.O que eu poderia colocar em meu currículo para chamar atenção ?
    Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Monique

      Já que você não tem nenhuma experiência de trabalho você deve focar o seu currículo na sua Formação Acadêmica, ou seja, os cursos que você está fazendo ( Ciências Biológicas, no caso ) e também outros cursos que você já tenha feito tais como Inglês ou Informática.

      Em relação a falta de experiência de trabalho para seu currículo e sua vida em geral, tem outra providência que você pode tomar: procure fazer um estágio !! :D assim que você souber de alguma oportunidade de estágio, corra atrás dela.

  36. Roseli

    Gostaria de saber se pode colocar as aprovações de vestibulares no currículo ?! ou se fez alguma prova de caráter nacional e se saiu bem ?!

    • Pedro Addler

      Olá Roseli

      No currículo em geral não são colocados de vestibulares, só as graduações que fizemos, em outras palavras só os cursos que efetivamente fizemos.

      Resultado de exames tais como o ENEM também em geral não são citados no currículo.

  37. Nathália

    Vcs estão de PARABÉNS!
    Adoreeei o site….
    Tá ajudando mto aqui

  38. Letícia G.

    Olá Pedro Addler,

    Tenho 19 anos e nunca trabalhei, nem mesmo com familiares. Realmente não tenho experiência alguma e não fiz nenhum curso, assim como, no momento, não posso pagar um inglês ou informática, pois sou dependente de meus pais e eles pagam a minha faculdade (serviço social). Gostaria de começar a trabalhar pelo menos com vendas, mas sem bagagem me parece difícil.
    Diante desta situação, gostaria de saber o que posso colocar em meu currículo para que tenha algum ‘valor’?

    • Pedro Addler

      Olá Letícia G.

      Para poder incrementar o seu currículo, você pode além da sua experiência na faculdade também colocar alguma experiência mínima de trabalho.

      Como ?? Faça estágios, mesmo que não sejam na área de Serviço Social, trabalhe em lojas, faça trabalhos temporários, isso vai ser muito valorizado no seu currículo.

  39. Sanara

    Olá! Gostaria de saber como preparar um currículo para vendas de automoveis sempre trabalhei com vendas fiz curso do friedmam de vendas e atendimento ao cliente mas sempre em lojas de roupas a única vez que trabalhei com carros foi com consorcio ford e não tive carteira assinada a loja era particular numa empresas em Salvador e foi só por dois meses,antes de mudar de cidade, mas sonho em trabalhar com vendas de carros os ganhos são bem maiores do que o meu salário atual e sou apaixonada por carros dirijo desde 18 anos e hoje tenho 34.

    • Pedro Addler

      Olá Sanara

      Que legal hein !! :D Essa parace ser uma ótima oportunidade de crescer na carreira.

      Realmente trabalhar com carros é muito interessante, eu também adoro carros !!

      Em relação ao seu currículo, foque bastante nos cursos que você fez, dê a entender ao futuro patrão que você está sempre buscando se atualizar.

      Em relação ao seu emprego anterior, sem carteira assinada, pode colocar ele no currículo também, se o empregador tiver dúvidas em relação a este emprego, ele sempre pode ligar e perguntar.

  40. Camila

    Olá, adorei o site de vocês, ótimas dicas! Parabéns.

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Muito obrigado, que bom que você gostou :o !!

      Espero que nossas dicas sobre currículo tenham te ajudado. Muito sucesso aí pra você !!

  41. Ricardo Bruno

    queria dar meus parabéns a equipe de vocês,me ajudaram bastante, já que eu estava pensando em fazer um currículo justo nesse momento.Obrigado msm!virei fã desse site!

    abraço!

  42. Paula

    Todo currículo deve ter objetivo ?
    Se tiver objetivo não parece que a pessoa está procurando trabalho somente naquela área ?
    Fiz faculdade de Logística não consegui nenhum estágio e agora não consigo emprego. Se vc tiver um modelo de currículo bem feito poderia enviar por e-mail por favor.

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      Sim, todo currículo deve ter um objetivo, por um motivo simples: todos nós temos que ter objetivos nas nossas carreiras, sem objetivos claros nenhuma carreira progride.

      Em relação a um bom modelo de currículo, nós temos sim !! Volte na matéria acima e procure o link “Modelo de Currículo” lá temos um ótimo exemplo de um currículo simples de uso geral.

  43. melissa

    oi, gostaria de saber se eu coloco ou não coloco que eu não tenho nenhuma experiência de trabalho.
    como descrever sobre isso no currículo ?
    obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Melissa

      Na realidade, você não precisa colocar no currículo que não tem experiência de trabalho, basta não colocar nada na sessão de Experiência Profissional, basta pular esta sessão do currículo.

      Para compensar, capriche bem na sessão que fala de Formação Acadêmica no seu currículo, bote todos os cursos extras que você fez ( Inglês, Computação, etc… ) se você não fez nenhum, procure fazer e enriqueça ainda mais o seu currículo :)

  44. Yehoshua

    Eu posso, ainda ter 12 anos, mas já estou pensando no fututo, quero ser Designer de Jogos, irei tentar usar este modelo de Currículo quando for trabalhar, bom tópico, continue assim!!

  45. Juliana

    Olá!Tenho 27 anos, me formei em moda, porém nao tenho experiencia o suficiente ,conclui o curso em 2006,fiz curso de artes graficas , corte e costura,tenho ingles pré-intermediário, mas to insegura de apresentar meu currículo que não tem absolutamente nada de experiencia, pois muitas empresas exigem experiencia na carteira até mesmo em outras áreas, por exemplo. Já estou à procura de outra profissao…o que eu faço?

    • Pedro Addler

      Olá Juliana

      É de moda que você gosta, não precisa procurar outra profissão não imagine !! :)

      Em relação a questão da falta de experiência no seu currículo, não vou mentir, você vai ter que compensar de outro jeito, afinal, nada vem de graça…

      Compense a falta de experiência no seu currículo caprichando na parte da Experiência Acadêmica, cite todos os cursos que você já fez, de Inglês, Corte e Costura, etc…

      Desse modo quem ler o seu currículo vai entender que apesar de inexperiente você é uma pessoa muito esforçada e dedicada.

  46. Milla

    Olá tenho 19 anos,nenhuma experiência, quero montar um curriculo e gostaria de ajuda
    Obs:ensino medio completo
    curso de gestão pessoal e tecendo a cidadania
    o q colocar no quesito experiência ???

    • Pedro Addler

      Olá Milla

      Realmente, dentro de um currículo bem feito, a questão da experiência é fundamental.

      Nesta área você pode colocar todos os estágios e empregos que você fez. No caso, se forem poucos coloque todos, mas jamais ultrapasse cinco, pois aí o conteúdo fica poluído.

      Se forem muitos, bote os 5 últimos no seu currículo. Escreva o nome da empresa, o seu cargo, quanto tempo você ficou por lá e também a data em que foi realizado o estágio.

      Agora, se você não tem experiência, faça o contrário :P ignore esta sessão e remova ela do seu currículo, para compensar, capriche mais na sessão de Formação Acadêmica.

  47. Maria Mirelly

    olá,meu nome é Maria Mirelly tenho 17 anos,sou de Recife e faço curso técnico de segurança do trabalho,nunca trabalhei gostaria de saber como fazer um bom currículo ?

    • Pedro Addler

      Olá Maria Mirelly

      Em primeiro lugar, parabéns pela sua iniciativa :) hoje em dia o curso técnico está muito valorizado pelas empresas.

      Em relação ao seu currículo, como você não tem nenhuma experiência, foque bem na área acadêmica, os cursos que você já fez, citando inclusive o seu curso técnico.

      Mas e caso eu não tenha feito muitos cursos, como fica o meu currículo ? Aí não tem jeito !! Corra atrás, procure fazer cursos de Informática, Inglês, o que você puder, todos eles são um ótimo acréscimo a sua formação.

      E também diferenciais no seu currículo.

  48. denyz

    ótimo site! repleto de testes e informações.
    tudo o que nós procuramos sobre carreira profissional encontramos nesse site.
    Parabéns pelo o criador do guia da carreira!!!

  49. Maria Mirelly

    Era justamente a pergunta que eu iria fazer : Mas e caso eu não tenha feito muitos cursos, como fica o meu currículo ?
    obg pela resposta,adorei o site tem todas as informações sobre as profissões,testes e muito mais.futuramente pretendo fazer faculdade de engenharia de produção queria saber qual o custo nas instituições privadas?

    • Pedro Addler

      Olá Maria Mirelly

      A mensalidade para o curso de Engenharia de Produção está entre 600 e 1200 Reais.

  50. Claudia

    Muito bom este site,parabéns,continuem assim ajudando as pessoas que se encontram meio que perdidas na sua carreira profissional…

  51. Giovani

    Olá, eu queria saber o que colocar no currículo, eu estou começando minha vida economica agora, ainda não terminei o ensino médio mas queria realmente ter um bom currículo.

    Existe um meio de isso acontecer? agradeço desde já.

    • Pedro Addler

      Olá Giovani

      Vou ser sincero !! Não se preocupe com currículo ainda, você é muito novo, ainda nem completou o Ensino Médio, nesta etapa da sua vida não é possível fazer um bom currículo ainda, pois falta formação e também falta experiência ( os 2 principais ingredientes de um bom currículo ).

      No entanto, você já pode começar a pensar no futuro, você pode começar um estágio ou então algum curso como Inglês ou Informática desde já.

  52. Bruna

    Achei essas dicas super ótimas,e é realmente muito importante saber elaborar um currículo corretamente!
    Parabéns

  53. andrea

    Eu não sei mandar meu currículo por e-mail. me ajude por favor.

  54. Sabrina

    Olá gostaria de saber como eu faço para montar um currículo, sendo que eu não tenho nem experiencia profissional e também não tenho cursos extracurriculares, meu curriculo fica vazio ?

    • Pedro Addler

      Olá Sabrina

      Sim, não vou te iludir, por enquanto seu currículo está assim mesmo: vazio. Mas não se preocupe tem solução !! Você vai ter que preenche-lo :P

      Preencha a sua vida profissional investindo nela, corra atrás dos estágios, faça cursos paralelos, faça Inglês, faça Informática.

      Como você pode ver, montar um bom currículo só depende de você.

  55. Denise Araujo

    como fazer um bom currículo, para a pessoa que munca trabalhou na vida ??

  56. fabiana

    Oi bom olha eu tenho 15 anos mais esse ano vou fazer 16 e eu quero fazer um currículo mais não fiz nenhum curso por enquanto e não tenho nenhuma experiência mais gostaria de sabe o que eu coloco nos objetivos no meu currículo, e tipo tem um mercado perto da minha casa que pega uma pessoa com 16 anos mais não sei o que escreve no meu currículo você pode me ajudar ?

    • Pedro Addler

      Olá Fabiana e Denise

      Para vocês duas, vale a mesma dica de currículo que dei para a Sabrina ( no comentário de cima ), vocês vão ter que começar a correr atrás.

      Se vocês não correrem atrás, o mundo não vai esperar por vocês, pelo contrário o mundo vai atropelar vocês sem dó.

      No entanto, como vocês ainda não tem experiência e nem cursos complementares, vale a pena fazer o currículo normalmente só que pulando estas 2 áreas.

  57. Tadeu

    Olá bom dia, eu estudo gastronomia, trabalho em outra área, pretendo trabalhar em um restaurante diretamente na cozinha, posso colocar em meu currículo minhas ultimas experiencias de emprego que são da área de eventos e projetos ???
    Pode mandar a resposta para o meu email ??

    Fico no aguardo.

    Agradecido,

    Tadeu.

    • Pedro Addler

      Olá Tadeu

      Sim !! Mesmo que as experiências de trabalho anteriores sejam de uma área totalmente diferente, vale sempre a pena sim coloca-las no currículo.

      No entanto, para que o seu currículo ganhe valor também é importante que ele tenha alguma experiência de trabalho ou curso relacionado a Gastronomia, se você ainda não tem, melhor correr atrás.

    • Suewho

      27 de abril de 2008 Concordo pntlamenee!!! Para as minhas producoes faco exactamente isso e tenho resultados optios (para o meu gosto)!!!Alguns exemplos no meu myspace…Estou gostando da sua pagina!!! Continue

  58. flavia santos

    sempre trabalhei como domestica tenho ensino medio completo agora quero fazer algo novo mas nao tenho nada pra colocar no currículo a nao ser que fui domestica o que faco obrigado..

    • Pedro Addler

      Olá Flavia Santos

      Em primeiro lugar, parabéns !! Não são todas as pessoas que tem a sua coragem para recomeçar.

      Não vai ser fácil, mas você por enquanto, é isso mesmo que você tem.

      Como só tem experiências de doméstica são elas que você tem que citar no seu currículo.

      No entanto, para torna-lo mais atraente não é difícil, comece pelo básico: fazer cursos.

      Faça cursos de Informática, Inglês ou outro que você tenha interesse, eles sempre valorizam bem os currículos.

      Quem sabe mais pra frente você até não pensa em faculdade hein !! :)

  59. Juliana

    Olá tem algumas dúvidas quanto ao meu currículo.Tenho 35 anos experiência como recepcionista, telefonista e auxiliar administrativo. Me formei em Secretariado Executivo,mas atualmente tô disponível ao mercado de trabalho há mais de 3 anos, pois tive q me dedicar ao filho. Quero retomar ao mercado, estou me qualificando com cursos de informática e gestão de pessoas. Não falo nenhum idioma,somente algumas frases em inglês e espanhol posso incluir no currículo?

    • Pedro Addler

      Olá Juliana

      Pelo visto, você tem sim uma ótima formação, mas não vou mentir, para poder ter sucesso no mercado de Secretariado Executivo e conseguir um bom emprego, você vai precisar melhorar ( e muito !! ) seu Inglês.

      Por enquanto, já que você só sabe poucas frases, inclua no seu currículo a frase: ” Inglês Básico “.

  60. kleber fernando

    olá meu nome é kleber eu estou com uma duvida,
    eu vou começar a faze curso técnico de contabilidade ao sábado mais gostaria de fazer ao mesmo tenpo graduação de ciência contabeis no meio da semana sera que vai ficar muito puxado ou tem como fazer isso.
    Obrigado….

    • Pedro Addler

      Olá Kleber

      Melhor você não fazer seu plano não, vai ficar puxado sim :( como alternativa dou a seguinte dica para você:

      Faça primeiro o curso técnico de Contabilidade, depois, quando terminar, comece o Curso Superior de Ciências Contábeis.

  61. Cris

    Olá curti bastante suas dicas. Fui comerciante de uma video locadora durante 7 anos ,sendo que desde 15 anos trabalhei nela pois antes era da minha mãe ,com 18 eu e meu ex marido compramos da minha mãe e fiquei com a mesma ate o começo de 2010 foi ate onde deu para levar,por causa da pirataria. Hj tenho 26 anos,sem experiencia na carteira,porém com bastante conhecimento em administração,custo,atendimento ,fornecedores etc, me encontro meia perdida, estou fazendo um curso tecnico em logística ,e fiz tbém um curso de 12 hr de vistoria de contêires. Minha duvida é o que colocar em um resumo do meu currículo , na area de objetivo eu coloco a carreira que viso integra que é logistica ,mas tentei manda um currículo por um site e pediu um resumo profissional ,fiquei sem saber o que escrever,se eu falo que fui comerciante,ou se so trabalhei na locadora , pois tenho medo de acharem que se não sou mais proprietaria foi pq não soube administra uma fracassada ou algo parecido. Pensei em colocar o motivo ,mas nao achei legal.Gostaria que vc me falasse uma maneira que poderia colocar isso no currículo. Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Cris

      Sim, cortar o episódio da Video Locadora da sua vida não vamos poder né :P mas dá sim para explicar de um modo que fique bem no seu currículo.

      Você pode resumir essa sua história dizendo algo do tipo: ” Entre X e Y fui proprietária de uma video locadora. No entanto, no ano Y resolvi mudar de área de atuação e voltei a estudar, pois meu novo interesse profissional está na área de Logística. “

  62. ingrid

    a idade nao é necessario em um currículo ? se sim coloco a idade ou a data de nascimento ?
    aguardo resposta.

    • Pedro Addler

      Olá Ingrid

      Essa é uma boa pergunta e de um certo modo até mesmo polêmica, quando falamos de currículo, afinal, até onde vai a importância da idade para um emprego nos dias de hoje ?

      Hoje em dia, a idade é cada vez mais relativa, não é mais um fator decisivo, no seu currículo, a opção de colocar a idade fica com você !!

      Se você se sentir a vontade para coloca-la no currículo, fique a vontade, se não quiser também não fará diferença, até porque, se a empresa realmente quiser saber sua idade, o entrevistador te perguntará na entrevista de emprego.

  63. Dayane

    Olá, tenho 16 anos e não tenho o 2º grau completo. Quero fazer meu curriculo, só não sei como preencher a formação.

    • Pedro Addler

      Olá Dayane!
      Na elaboração do seu currículo é possível colocar em sua formação como 2º grau incompleto. É interessante colocar que está cursando o mesmo e a previsão de quando irá se formar.

  64. caroline moreira

    ainda nao tenho experiencia pofissional ,e nao faço ideia de como montar um curriculo ,principalmete por nao ter experiencia …
    queria saber como posso montar um curriculo?

    • Pedro Addler

      Olá Caroline!
      Não se preocupe, o primeiro currículo é sempre o mais difícil !! As empresas entendem que os jovens profissionais não tenham tanta experiência, desta forma valorizam bastante a determinação, a responsabilidade e o empenho. É interessante que coloque cursos extra que tenha feito: iniciação científica, congressos, palestras, trabalho voluntário, etc. Caso já tenha um empresa em vista, procure estudar tudo sobre a empresa (segmento do mercado, quais os clientes, é voltada a produtos ou serviços). Quando elaborar o currículo tente procurar pontos-chave de sua formação com as necessidades da empresa. Um grande abraço e boa sorte!!

  65. ALINE SANCHES

    Olá, Boa Tarde!
    Tenho 24 anos e trabalhei por 1 ano em serviço público e depois tive bebê e não consegui voltar a trabalhar. Minha filha já vai compeltar 2 anos e sinto que estou prepara para voltar novamente ao mercado de trabalho e deixá=la com alguém… Iniciei cursos de informática e técnico em radiologia, e estas são as únicas experiências que possuo. Gostaria de saber se posso acrescentar esses cursos no meu currículo mesmo tendo os iniciados a pouco mais de 2 meses???
    Agradeço!

    • Pedro Addler

      Olá Aline!
      Com certeza você pode incluir toda a informação de estudos e profissional em seu currículo, porém é interessante incluir as datas de início dos estudos e a previsão de formatura. É interessante ser transparente na elaboração do currículo profissional!

  66. Amanda

    Gostei Muito de todas as Informações sobre como escrever um currículo profissional…

  67. Vanusa

    Olá, meu nome é Vanusa, tenho 20 anos e trabalho desde os 17, como recepcionista; porém sem registro! Quero saber se posso colocar no meu currículo como experiência, sendo que saindo desse emprego, só tenho a garantia de uma carta de referência. Desde já Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Vanusa,

      Você pode colocar sim!
      No dia da entrevista, se acaso você não tiver uma carta de referência em mãos, explique ao entrevistador a sua situação.
      :)

  68. Thaiany

    o que eu escrevo no curriculo,pois ainda estou tirando a carteira de habilitação.O que eu escrevo nessa hora?

    • Pedro Addler

      Olá Thaiany,

      Se você ainda não tirou a carteira de habilitação, não é aconselhável que coloque essa informação no currículo.
      :)

  69. ana

    ja terminei os estudos mas nao tenho em mente o quero ser,gotaria de sua ajuda se possivel,sou muito atensiosa ,e aprendo rapido as coisas

    • Pedro Addler

      Olá Ana,

      Essa sua dúvida é muito comum! É normal não saber exatamente qual curso seguir ao sair da universidade.
      Procure fazer um teste vocacional, certamente ele irá te direcionar.

      Espero ter ajudado. :D

      Boa sorte!

  70. Fernando Braz

    Olá acabei de me formar, como fazer um currículo interessante e garantir meu primeiro emprego? tenho duvidas principalmente na parte que é para você se descrever, tenho receio de que fique muito simples ou muito exagerado

    • Pedro Addler

      Olá Fernando!
      É interessante que o currículo seja objetivo. Tente se colocar no lugar de quem irá analisá-lo, esta pessoa irá avaliar diversos currículos, sendo interessante ir direto ao ponto.
      É interessante destacar também seu objetivo na empresa, as experiências profissioais (se fez um estágio é bem interessante incluí-lo), os cursos, palestras, prêmios, trabalho voluntário. Tente focar o currículo para cada empresa que enviá-lo, tente verificar os pontos-chave de seus estudos com os objetivos em sua vaga na empresa. Seja tranparente e honesto ao descrever todos os pontos! Boa Sorte na Entrevista !!

  71. Luiz Azal

    Bom eu tenho 18 anos e nunca trabalhei joguei 5 anos de basquete tenho 3 meses de gestao empresarial e 3 meses de espanhol e estou no ultimo ano do inglês basico. estou fazendo supletivo do 2º e 3º ano. Eu queria saber o que colocar no meu curriculum. Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Luiz,

      Coloque as informações dos cursos que você está fazendo e também dos que você já fez.
      Siga as dicas que não vai ter erro!
      :)

    • Cleidinaldo

      Realmente e9 algo para se pensar. Vivenciei isso com muotis amigos twitteiros no campus party. Ne3o sei e9 porque a maioria era meio maluco por internet, mas o fluxo foi bom (na minha opinie3o). O twitter no tele3o quando bem usado era um espae7o para expressar a opinie3o tanto a favor quanto contra do palestrante. O volume era grande demais e isso, e0s vezes, atrapalhava, mas de uma forma geral achei que foi um novo formato de palestra realmente. Fico imaginando (je1 que minha outra e1rea e9 a safade ale9m do futebol) como seria o comportamento dos me9dicos em uma confereancia com gente twittando durante a apresentae7e3o. Seria bem melhor, eu acho. Parabe9ns, mais uma vez pelo tema. Abs, Cris

  72. Rosa

    Ola! Tenho um grande problema, trabalhei em escritorio qd era solteira, na area fiscal e cobranca(ha 15 anos atras) depois me casei e fui trabalhar no Japao(eletrocicos, alimentacao, comercio de video etc…)Mas hj aos 39 anos, estou de volta ao Br, e me sinto perdida, terminei o ensino medio somente. E nao sei oque escrever no meu curriculo.Voce pode me ajudar?

  73. adeildo silva dos reis

    gostei muito deste email q bom espero ta sempre olhando as noticias do dia a dia ta sempre estudando para ter mas conhecimento.são jãoa dos patos-ma.

  74. Katlin Benites

    Olá. Tenho 18 anos. Estou cursando Técnico em Rh-Recursos Humanos. Faço curso básico de Informática e Desenvolvimento Pessoal. Tenho os cursos básicos de Contabilidade e Escrita Fiscal. No momento eu gostaria de ser aux. de escritório. Gostaria que me falasse uma maneira de colocar isso em um currículo. Agradeço desde já.

  75. edu del

    Ola, tenho duvida no que colocar em meu curriculum, sempre trabalhei com meu pai tinhamos lojas de plantas,depois que faleceu acabamos fechando tudo e partir com carrera solo na area (autonomo) ate hoje, executeiu e projetei muito trabalhos!!! Hoje quero entra em outro ramo, entrar numa empresa como devo montar meu curriculum? se nunca trabalhei numa empresa que nao seja da familia.

    muito obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Edu!
      Com certeza é muito interessante ressaltar que trabalhou em empresa familiar! Não se desvalorize meu amigo! Pense bem em todos os desafios em gerenciar a empresa, todos os tipos de trabalhos que teve que desempenhar nestes anos. As empresas familiares também possuem muitos processos similares as grandes empresas, porém podem não ter registros formais dos setores e atividades, mas com certeza é exigido experiência para cumprir as tarefas!

  76. Hugo

    Olá galera tudo bom? Pedro, aconteceu o seguinte: Eu cursava administração de empresas e no quarto período passei pra engenharia da produção na mesma universidade e larguei o curso de administração. Eu queria saber se seria legal colocar esses quatro períodos que cursei de administração no meu currículo, já que o engenheiro de produção também lida com rotinas administrativas e nesses quatro períodos adquiri além dos conhecimentos em comuns nos dois cursos ( disciplinas de logística, marketing, produção), aprendi também noções de contabilidade, finanças e empreendedorismo. Abraço, aguardo resposta!

    • Pedro Addler

      Olá Hugo!
      Acredito que seja interessante sim!! Mas é possível colocar como se tivesse optado em fazer tais matérias como complemento, ou mesmo como matérias eletivas. Desta forma pode afirmar que também tinha bastante afinidade na área de administração.

  77. Sara

    Olá, fico confusa na hora de colocar o meu objetivo que cargo gostaria de ocupar na empresa pois seria o primeiro emprego. E sei que é uma das partes que mais interessa ao empregador. Terminei o Ensino Médio dai isso colocaria na minha formação e tenho cursos na aréa de administração , inglês(nível 1) e Informática(básica). Me dê uma luz no que devo colocar em meu objetivo ou não mencionar.

  78. gabriel de s.ribeiro

    Não tenha medo do sofrimento, pois nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca dos seus sonhos.
    trabalhar

  79. lui santos

    tive uma entrevista que me sentir enganado no momento tinha so três avaliado pra uma seleção para área de mecânico de refrigeração no minimo cada entrevistado durou no minimo 10min de avaliação pela entrevistadora,ao logo deste período ela mandou os candidatos aguardarem do lado de fora pra dá o parecer quem iria seguir pra proxima fazer neste momento apareceu uma amiga dela apresentando um rapaz para ela bem ao final do processo ela a conduziu o rapaz para sala o que nao demorou 5min de entrevista ao sair mandou todos entrevista entra e deu a noticia que o ultimo rapaz a chegar foi selecionado para concorre para a fase seguinte sem a menor dúvida ficou bem claro que fui carta marcada fiquei super indignado por esta postura de uma psicologa no desrespeito ao demais candidato uma falta de principio na função pois de hipotezi nenhum haveria condições de ela fazer esta consideração sendo que amiga apresentou seu amigo ou irmao para concorre esta vaga considerei uma instituição que nao seja seria para avaliar e considera pessoas capaz para assumir o perfil da empresa lamentavél

  80. Pedro Braz

    Bom dia,
    Faço Graduação e fiz um curso técnico, devo colocar onde e quando conclui o meu ensino médio?

    Na graduação, houve “uma parada” por falta de recursos financeiros. Após um ano, foi retomado o curso.
    Devo colocar tempo de início do curso(uma vez que transmite uma má impressão, tendo em vista que o curso é de 4 anos) ou apenas devo colocar o Període em curso?

  81. Karina O.

    olá, tenho 16 anos faço 17 esse ano, estou no 2º ano do ensino médio, não tenho cursos, mais já trabalhei em uma papelaria perto da minha casa como atendente e repositora de materiais. Como devo preencher meu currículo? como sou menor de idade está um pouco difícil conseguir alguma coisa, você tem alguma dica que eu pessoa deixar meu currículo interessante ?
    desde já agradeço, espero resposta.

  82. Flavia Fernandes

    Olá,tenho 26 anos, sempre trabalhei como domestica mas agora quero trabalhar em outra area. Gostaria de saber como montar um bom currilo, tenho ensino medio, curso de auxiliar de escritorio, curso de informatica mas náo tenho o certificado.

    • Pedro Addler

      Olá Flavia,
      Você está no caminho certo. Parabéns pela iniciativa de buscar algo novo!
      Infelizmente para colocar no currículo é necessário o certificado, se você já trabalhou alguma vez nessas áreas, você pode colocar a experiência profissional, mesmo que tenha sido sem carteira assinada, mas sobre os cursos ficará inviável.
      O que você pode fazer é o seguinte, colocar o que possui certificado no currículo e na hora de uma possível entrevista, você abordar este assunto, adicionando sua qualificação e explicando sua situação. Mas tente ir atrás destes certificados, não sei pelo qual motivo você não os tem, mas, as vezes, é possível obte-los de forma simples. Boa sorte! Abraço! :)

  83. Leticia Gentil

    Olaaa! O meu nome é Leticia e tenho 17 anos, não tenha experiencia profissional, e os cursos que tenho são : Técnico em agropecuária e introdução a informatica. Preciso fazer um curriculo simples e bom, para mandar em uma loja para trabalhar como vendedora, devo colocar o curso técnico que fiz, mesmo que não tenha nada a ver com a vaga? Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Leticia,
      Eu acho que na hora de colocar alguma informação no seu currículo, torna-se tudo viável, afinal é uma experiência que você teve. Por mais que não tenha relação com a área que deseja trabalhar, isto mostra que já teve a experiência do emprego. Boa sorte! Abraço! :)

  84. Gabrielle

    Qual a idade mínima para começar a trabalhar, vou fazer 14 anos este ano e gostaria de começar a trabalhar o quanto antes. Alguns amigos meus já trabalham desde o ano passado.
    Posso criar meu curriculo já? Ou é muito cedo?

    • Pedro Addler

      Olá Gabrielle,
      De acordo com o artigo 7º, XXXIII da Constituição Federal estabelece a “proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos”.
      Por força da Emenda Constitucional n.º nº 20, de 15/12/1998, a idade mínima para o menor poder trabalhar saltou dos quatorze para os dezesseis anos de idade.
      Até os 18 anos o menor depende de autorização de seu responsável legal para contratar trabalho. Aos 18 anos, ao menor é lícito contratar diretamente, adquirindo, portanto, plena capacidade trabalhista.

      O meu conselho é esperar um pouco, fazer o currículo agora não será necessário. Acho que você deva se dedicar aos estudos, no ensino médio buscar um curso técnico, e ao completar 16 procurar algum emprego com autorização de seu responsável. Boa sorte! Abraço! :)

  85. Marisa

    OBRIGADA encontrei o que tanto procurava. boa sorte para todos voces…

  86. Elena

    Bom dia Pedro!
    Possuo graduação na área da saúde(formada a 10 anos) e atualmente faço curso técnico de química, mudança total de área, eu sei, mas analisei o mercado de trabalho e vejo que há uma carência nesse setor…
    Agora,tenho dificuladades em elaborar um CV, pois não me “encaixo” na sequência cronológica de formação, são áreas que não se agregam e questão de idade(31 anos, velhinha né?!! rs)…
    Agradeço desde já qualquer informação que possa me direcionar e apresentar um CV claro para o recrutador(a).
    Aproveito para parabenizá-lo pelo site!!!!

  87. Daiane

    Eu tenho 15 anos, ainda não tive nenhuma ecperiencia proficional, mas espéro que seguindo este exemplo de currículo eu possa realizar o desejo de ter o meu primeiro emprego. Na Área da tecnologia e natureza. Obrigada pelas dicas.

  88. Léa

    Olá,gostaria de saber o seguinte: ao preencher a experiencia profissional no currículo se começo pelo emprego mais recente ou mais antigo.
    Obrigada?

  89. Leandro Agulhari

    Ola, tenho 23 anos, trabalhei desde os 16 em um cartorio, entrei como office-boy e sai como escrevente, sai para fazer um intercambio de um ano, trabalhei durante meu intercambio… mesmo sendo um sub-emprego devo colocar no meu cv?

  90. pumps

    Oi eu sou Scott Lee, analista, consultor, palestrante, estrategista e escritor sobre temas relacionados com tecnologia de conteúdo digital.
    Post interessante!
    pumps

  91. Victor

    Olá, tenho 18 anos e estou cursando T.I, durante os ultimos dois anos eu trabalhei em buffet e adicionei como experiência profissional em meu curriculo, gostaria de saber se isso é bom ou ruim…e agora estou ingressando em um estágio, coloco como experiência profissional também?

    Grato

  92. pamela

    eu quero esse cursol para mim pq eu nao tenho nada para feze de tarde

  93. Apolinario p.silva

    Bom dia,por favor tenho que cadastra meu curriclum no site de uma empresa,tem tres palavras que fiquei em duvida:são descrição,segmeto, e conversação.como pre-encher essas palavras dúvidosas? obrigado!

  94. Silvane lopes

    Eu trabalhei 2 meses temporário e depois trabalhei 1 mês em uma empresa mais acabei pedindo demissão e agora. O que devo falar para conseguir um novo emprego? por favor me ajude.

  95. lucia novaes

    Olá Pedro,
    Sou designer, 52 anos e em 2002 me transferi do Rio para o Ceará e abri uma empresa que cadastrei ao SEBRAE e assim comecei atuar como consultora/instrutora. Em 2010, precisei retornar ao Rio e transferi a base para esta cidade. A empresa continua aberta no CE. Gostaria de saber se cito que sou consultora do SEBRAE/RJ, pois estou em busca de recolocação e no SEBRAE não há atualmente como desenvolver minha função. Se devo citar como fazê-lo?
    Tive uma cafeteria num shopping que eu gerenciava e administrava. Em 1985, quando ainda não era formada, trabalhei como vendedora, subgerente e vitrinista, porém no currículo só coloco a função de vitrinista. Devo citar o café e as duas outras funções do comércio? Como?
    Faço uma pós em gerenciamento de projetos. Trabalhei como docente em quatro escolas, devo colocar esta informação simplesmente como um tópico docência ou coloco em outras informações?
    Devo dar uma “bossa”, para criar um diferencial no layout do currículo? claro nada exagerado.
    Muito obrigada, desculpe por tantas perguntas!Seu site é muito útil!
    Abraços,
    lucia novaes

  96. Leandro

    Olá Pedro, tenho 27 anos, me transferi da Bahia para o RN e estou a procura de emprego mas não sei em que realmente focar porque sou padeiro e vigilante e enquanto trabalha nessas áreas concluir um curso de Pedagogia e uma pós em gestão educacional. Estou tentando preparar um currículo mas não sei como fazer, gostaria muito de suas orientações, desde muito obrigado e parabéns pela página.

  97. thalia souzah

    ola eu trabalhava em um loja chamada gol do jal um aloja de esporte era muito divertido eu aprendi apassar cartao a dar trouco e outro mas foi muito bom em augumas parte em outra foi ruim mais se eu quero manter o meu dinheiro ter minhas coisa precisamos a si manter sozinha bom e oque eu acho eu tenho 14 anos meu noime e thalia souzah

  98. Raphael

    Olá, tenho 17 anos e estou cursando o segundo ano do ensino médio gostaria de saber se quem tem cursos de línguas estrangeiras tem mais oportunidades no mercado de trabalho, pois logo estarei fazendo um intercambio no Canadá com duração de 1 semestre letivo e possivelmente estarei estudando espanhol.

    Atenciosamente.
    Raphael Spínola

  99. Tiago

    ola , eu tenho 17 anos e acabei agora a escola um curso profissional de gestão que e o equivalente ao 12 ano , como posso fazer um currículo bom , se tenho muito falta de experiência , apesar de no próximo mês entrar para a faculdade…? se me pudesses ajudar agradecia!
    p.s. bom site

  100. vanicleia araujo

    estou precisando fazer um bom curiculo

  101. JULIANA SANTOS

    Olá … tudo bem ?

    Gostaria que me ajudasse pois não faço a minima ideia do que escrever no resumo de qualificações, sempre atuei na area de vendas o que escrevo?

  102. Maria

    Sou formada em Design grafico. ha 3 anos atras resolvi mudar de area,ingressei numa faculdade em administração e começei a trabalhar com esta area.Não conclui administração ainda. Hoje faço pos graduação em administração de empresas,
    Minha duvida é a seguinte: Ao fazer meu curriculo, onde tenho interesse na area admnistrativa,devo colocar a minha formação de Design grafico no curriculo? Ou como tenho interesse em areas administrativas não preciso mais colocar minha formação de design grafico,ja que estou fazendo uma pos graduação em adm.
    Obrigada.

  103. aline cristiane

    me chamo aline tenho poucas experiencias,e nos lugares que ja trabalhei fiquei poucos meses,na carteira e o restnte sem registro …. sera que na hora de montar o curriculo é bom menti e colocar tempo logo de trabalho

  104. priscilla

    passei no vestibular (ciências contábeis) e ja fiz minha matricula.
    posso colocar no meu curriculo ou informo na entrevista? inicio é 2013. ja tenho experiência

  105. Isabella

    oi… Tenho muitas dúvidas de como montar meu curriculo, pois este curriculo é para um primeiro emprego, nao tenho experiência nenhuma, so tenho um curso de preparação para o primeiro emprego e este ano inicio a faculdade de arquitetura e urbanismo, mas nao sei como monto meu curriculo teria como me ajudar? obrigada

  106. glau

    OLÁ!!

    COMO ELABORAR UM CURRICULUM ESPECÍFICO PARA PROPAGANDISTA FARMACÊUTICO (REPRESENTANTE DE MEDICAMENTOS)?

  107. MARCIA

    primeira vez que vou preencher um curiculo nao sei o que vou escrever na parte que diz QUEIRA ESCREVER UMA CARTA INDICANDOAS APTIDÕES QUE POSSUI E PORQUE JULGA A VIR SER ÚTIL A ESTA FIRMA . NAO SEI O Q ESCREVER POIS É MEU PRIMEIRO EMPREGO QUERO MANDAR NUMA EMPRESA QUE ESTA SE ESTALANDO É UMA FABRICA DE PAO E BOLACHAS NUMCA TRABALHEI O QUE ESCREVO?

  108. paulo cesar

    de um modo geral ainda penso que devemos primar sempre pela educacao, bons conportamentos e a sima de tudo a umildade. e tudo………

  109. Sueli

    Boa! tarde muito legal essas informações enviadas, pois goto de me manter informada e atualizada

  110. Cintia

    Olá,gostaria de saber, se os cursos a distancia são bem visto no curriculo, pos tenho bastante certificado de cursos profissionalizante a distancia.

  111. Jose Ricardo de Souza

    Meu nome e Jose Ricardo, tenho 32 anos, me formei em administração de empresas no ano de 2003 e atualmente estou fazendo uma pós graduação com mba na área de logística, gostaria de fazer a seguinte pergunta? Desde quando eu me formei em Administração sempre trabalhei na empresa da minha família que presta serviços na área de alimentação! Só que agora eu gostaria de ingressar numa empresa da área de logística! O que eu deveria mencionar no meu curriculum como experiência esses anos que eu passei na empresa da minha família? Devo mencionar no curriculum que a empresa e da minha família? Desde já agradeço a atenção.

  112. Francy

    Ameiii o site!!!!!!!!!tirei muitas duvidas

  113. Eny Gonçalves

    Olá pessoal. Quero receber informaçoes sobre curriculos e entrevista.

  114. Thamires

    Gostaria de saber como elaborar meu curriculo , acabei de fazer 18 anos , mas nunca trabalhei e só tenho dois estagios de curso basico de inglês , ja conclui o ensino médio , mas como montar meu curriculo ? me ajuda por favor ?

  115. Pingback: 4 Dicas para quem deseja atualizar o currículo « Guia da Carreira

  116. Angélica de castro

    Olá, gostaria de saber como faço para colocar em meu curriculo que estou cursando o 1 ano de arquitetura e urbanismo, e como direcionar esse curriculo a um escritório de arquitetura.
    Por favor me ajude!!!

    obrigada desde já pelo espaço oferecido!

  117. Bruno

    Boa tarde.
    Cursei técnico em automação industrial até o ultimo semestre,mas não terminei o curso por algumas pendencias,posso colocar esse curso ,mesmo sem ter finalizado em meu currículo,ou isso ia pegar meio mal,por eu não ter terminado o curso ?
    Obrigado!

  118. Isa

    Olá
    tenho tenho uma formação na área administrativa,e outra em andamento na área tecnológica em eletrônica, fiquei ausente do mercado de trabalho durante o período de 1 ano para terminar a graduação em eletrônica. estou em duvidas para colocar no currículo,pois se coloco duas graduações torna-se confuso, pois não determina a área que quero atuar, porem uma acaba justificando o período fora do mercado de trabalho. como fazer ? dependendo do cargo escolhido se eu tiver muita qualificação a empresa não me contrata. estou perdida pode me ajudar?

  119. Juliana

    Olá, sou formada em fisioterapia há 3 anos, trabalhei na área, já tive uma clínica por 3 anos,na qual administrava e era fisioterapeuta ao mesmo tempo, vendi a minha parte na clínica e me mudei para outro estado para tentar melhores oportunidades. Consegui alguns empregos free-lance na área, mas também trabalhei em outras áreas como recepcionista e na parte comercial. Ano passado decidi que queria seguir outra profissão, já que não estava satisfeita e não tinha um bom retorno. Me matriculei no curso de direito, e estou amando!! Curso o segundo período, e já estou a procura de estágio, porém ao escrever o currículo , fiquei na dúvida se colocar a minha formação anterior, e as experiências na mesma, iriam de alguma forma influenciar negativamente na conquista de um estágio. Pois já tenho enviado currículos com todas as informações, e não tenho obtido sucesso, e tenho a impressão que isso pode estar me prejudicando de alguma maneira. O que você acha disso?

  120. Adriana

    me ajudou muito

  121. Valéria

    Olá, trabalhei 6 anos e meio como ass adm em uma empresa, e decidi sair pois estava me sentindo estagnada, depois disso trabalhei na loja dos meus pais por 7 meses e decidi voltar p a area q sempre atuei adm… consegui um trabalho na area adm novamente onde fiquei por 3 anos, e tive uma oferta de estágio em uma multi nacional na adm/financeira, porem detestei esta area e fiquei apenas 5 meses no estagio, no momento estou a procura de emprego novamente… coloco em meu curriculo o trabalho na loja dos meus pais, e o estágio tb??

  122. cristiane santos

    estou cursando letras mas sinto que nao é a minha area,como faço para montar um curriculo já que minha formaçao, emprego e cursos sempre foram na area de saude.

  123. midia

    eu tenho 16 anos nunca tive nem uma experiencia como eu faco um currículo de acordo das suas dicas

  124. Sorahia Menon

    Vou fazer um curriculum para atuar na area da enfermagem como nunca trabalhei na area devo colocar no curriculum as areas que trabalhei sendo que era a area administrativa?

  125. Adriane

    Gostaria de aprender como elaborar um currículo para envialo por e-mail, pois ainda tenho muitas dificuldades principalmente no fato de não saber o que devo escrever ao enviar meu e-mail. eu ja fiz curso informatica microlins,secretaria,auxiliar de produção… e tbm to fazendo faculdade de curso de logistiça…

  126. Andréia

    Olá! Tenho 42 anos e estou afastada do mercado de trabalho há quase 8 anos. Trabalhei em grandes empresas, inclusive multinacionais. Minha última experiência foi em uma grande empresa de veículos importados instalada no Brasil. Saí de lá em 2005, estressada resolvi dar um tempo, me dedicar mais a família e voltar posteriormente. Nesse meio tempo, comecei a dar aulas de artesanato, primeiro para não ficar parada, segunda para ter uma renda e terceiro porque dominava as aulas e também por gostar demais de artesanato. Até que em 2009 meu marido recebeu uma proposta de emprego em outro estado e nos mudamos. Já neste novo lugar, continuei com encomendas e as aulas de artesanato, porém o ganho não chega nem perto do que ganhava no meu último emprego e olha que já se passaram anos. Acontece que meu marido está desempregado e estou pensando em voltar ao mercado de trabalho. Analisando meu CV tenho algumas dúvidas para atualizá-lo. Percebi que existem algumas qualificações em minha experiência profissional que nem me lembro mais como se fazia, isso eu devo ocultar? Outra coisa e que fiz inglês básico quando comecei a trabalhar, tenho uma noção, mas o básico do básico. Também na última empresa, me forneciam curso de francês fiz 3 anos e tinha um nível intermediário, mas esqueci praticamente tudo. O que devo fazer? Menciono ou não estes cursos. Outra dúvida é se devo mencionar o tempo que dei aula de artesanato. Era coordenadora de vendas, vou procurar algo na área, mas gostaria imensamente de mudar de área para decoração e design de interiores/exteriores. Penso em voltar a estudar nesta área, mas por enquanto não é possível, devido a nossa situação financeira. Desculpe o grande relato, mas só assim acredito que poderão me ajudar, conhecendo tudo na íntegra. Agradeço a ajuda antecipadamente. Abraços.

  127. janize souza da costa

    quero elaborar um curricullum, sou formada em eng. florestal tenho minhas experiencias academicas, porem não tenho ainda experiencia profissional e é isso que eu quero obter atraves do meu curricullum.

  128. Valeria felix

    gostaria de saber se e obrigatorio colocar data e nome das empresa que eu ja trabalhei

  129. graciana

    tenho pouca experiência, e gostaria de saber como eu faço um currículo bem objetivo. No que eu tenho mais duvidas é o que colocar no objetivo e informações complementares.

  130. Mariana Dantas

    Olá, primeiramente gostaria de dizer que gostei muito do site, é excelente.
    Escrevo este comentário porque tenho duas dúvidas na hora de atualizar meu currículo. A primeira é que estou me mudando de cidade, surgiu uma oportunidade de estudo na minha área que não dá para recusar, só que ainda estou em processo de mudança e não tenho um endereço fixo, ainda estou pesquisando os lugares para morar, mas preciso começar a procurar emprego na nova cidade também antes da mudança, e não sei como fazer em relação ao meu endereço, apesar das cidades serem vizinhas acho que isso pode me prejudicar. Mantendo meu antigo endereço como posso explicitar no currículo essa mudança?
    A segunda dúvida é a seguinte; Tenho pouca experiência, trabalhei pouco tempo em uma empresa, logo depois comecei a trabalhar com pesquisa em iniciação cientifica na faculdade, onde me era solicitado não ter vínculo empregatício. Essa minha experiência em iniciação cientifica pode entrar no currículo? Se sim como faze-lo?
    Desde já agradeço,

    Mariana.

  131. Pingback: Saiba como reerguer a carreira depois de uma demissão | MR Suporte em TI

  132. EZIO

    boa tarde, adorei o trabalho de vocês…
    eu acabei de terminar um curso técnico em agropecuária,mas só que não tenho experiência alguma na area, atualmente trabalho em um escritório de uma rádio.
    minha ex-professora do curso em que fiz mandou um email. pra mim mandar o curriculo para uma empresa (usina), a mesma está precisando de 20 técnico em agropecuária. como devo montar esse curriculo, já que não tenho experiência.
    Você pode me mandar um modelo ideal de curriculo.
    desde já agradeço.

  133. paula

    gostei muito desta matéria, mas tenho uma dúvida, devo ou não colocar foto, pois fui a uma entrevista, e a psicóloga estava fazendo dinâmica com o grupo, ela estava com nossos currículos,e eu percebi que um deles tinha uma foto pra chamar atenção, era quase a metade da folha enquanto a minha era uma foto 3X4 que eu nem estava sorrindo, eu não fui uma das escolhidas pra ficar naquele emprego,e aquela moça também não ficou,dizem que a aparência influi muito,mas é certo colocar foto,e qual o tipo de foto?

  134. Priscilla

    Olá,
    Recebi um certificado na minha colação da faculdade de melhor aluna com melhor desempenho do curso. Posso colocar isso no meu currículo?
    Obrigada

  135. Weslei Ramos

    Olá eu não tenho nenhuma qualificação gostaria de saber o que eu devo colocar no currículo.
    Obs: É o minha primeira oportunidade de emprego como menor aprendiz !

  136. Sonia Dantas

    Olá,tenho 51 anos, trabalhei 8 anos em 3 empresas, parei de trabalhar para cuidar de meu filho que nasceu com problemas de saúde.Estou fora do mercado de trabalho há 25 anos.Possuo nível superior e conclui curso Tecnico Administração e Informatica básica em junho de 2013.Atualmente trabalho para um escritório de contabilidade digitando documentos,coisas simples,mas n tenho vinculo empregatício, pois so vou uma vez na semana e so estou ha um mês.Estou em dúvida como fazer meu curriculo depois de tantos anos?? obrigada

  137. Dyana

    Comecei a fazer engenharia florestal mas nao pude terminar o curso, faltando um ano e meio precisei abandonar a universidade. Vivi minha vida pros filhos e com 45 anos a unica experiencia profissional q tenho é dar aulas particulares de ciencias e geografia, e trabalhar com artesanatos de vários tipos, além de ter ajudado minha mae durante uns 2 anos na boutique dela. Enfim, hoje necessito trabalhar pra voltar aos estudos, que é meu maior objetivo, e nao sei como montar meu currículo. Essas minhas experiencias informais podem constar no curriculo, tem alguma valia? Obg.

  138. Filipe

    Bom dia! Sou graduado numa faculdade que é pouco conhecida mas com conceito máximo nas avaliações do MEC. Entretanto, tenho verificado muitas vagas exigindo candidatos que tenham cursado apenas USP, Mackenzie ou PUC. Existe alguma forma de destacar a conceituação da minha faculdade? As vezes sinto que o entrevistador, por não conhecer a faculdade, despreza minha formação. Grato.

  139. elymar

    Olá
    Me formei em tecnico em logistica a pouco tempo e nao sei como preparar meu curriculo,oque colocar no objetivo e uma das minhas duvidas, devo colocar foto?
    Nao temho experiencia como fasso pra preparar meu curriculo?
    Obrigado

  140. kátia lima

    ola eu gostaria de saber o que devo colocar em meu currículum no espaço onde diz(área e cargo pretendido)e no espaço onde tem referências

  141. Aline Marques de Arrudaa

    Oi sou estudante de direito estou no primeiro semestre, pois não sei o que colocar no meu curriculum não tenho curso e nem experiencia .Voce tem alguma dica pra mim ?
    Obrigada

  142. Lucas Sousa

    Olá Pedro, parabéns pelas dicas de como ter um bom currículo.. Espero que me ajudem muito

  143. Fátima

    Olá! a minha dúvida é, como estou cursando ensino superior, devo colocar, cursando ensino superior e o periodo, ou apenas o ensino médio ou os dois? Aguardo contato.

  144. silvio

    Muito bom mas no momento para mim esse curricullum vai alem do que eu estou precisando ,joia

  145. Simone

    Eu fui aplicadora na prova do ENEM. Devo adicionar este dado ao meu currículo?

  146. Samara

    Oi , eu tenho apenas 16 anos e estou em busca do meu primeiro emprego , e também estou em duvida em como fazer meu primeiro currículo ‘
    Olha , coloquei as informações basicas que são : Nome , endereço , idade , email , cidade , tell , e na ” Experiência Profissional coloquei : Primeiro emprego .
    Mais não sei como colocar na formação acadêmica que estudo ainda , conclui o primeiro ano agr e estou indo para o segundo !
    É uma pergunta meio desnecessária , mas é uma duvida que tenho ! Me ajuda ?

  147. Raphael Pedrette

    Sou engenheiro civil e tenho uma empresa que vende produtos para piscinas e também reformo e construo várias delas. Gostaria de voltar ao mercado atuando como engenheiro, devo colocar que sou empresário no currículo?

  148. angela lorenço dos reis

    quero cancelar o curricolo que fiz semana passada,motivo que não quero pagar esta taxa por mês não tenho condições

  149. Pedro

    Obrigada pelo modelo! Estava mesmo precisando. Veja também estas dicas que encontrei http://negocios.umcomo.com.br/articulo/como-escrever-e-imprimir-o-meu-curriculum-vitae-971.html

  150. rafael

    olá! acabei de terminar o ensino médio e prentendo cursar Odontologia ,mas emquato isso eu quero muito trabalhar mais não tenho experiência, também já fiz cursos participei de palestras. já trabalhei antes com meus pais. Como q eu fasso o meu currículo. me manda respostas pelo meu Email

  151. António Augusto

    Olá a todos! Sempre foi meu sonho trabalhar no ramo financeiro especificamente na banca, quais os cursos que devo fazer pra conseguir alcançar os meus objectivos ou como devo constituir o meu Currículum direcionado a uma instituição bancária?

  152. Indaia Santos

    Olá Pedro, gostaria de saber como faço pra elaborar um currículo para eventos, já trabalhei com o mesmo, porém alguns pedem idade, altura , peso e outras medidas. como faço?
    Desde já muito grata !

  153. Indaia Santos

    Olá novamente Pedro, me esqueci de informar minha área, Recepção.

  154. marcia maria de santana

    eu tenho 34 anos nunca trabalhei,gostaria muito de trabalhar naõ tenho experiencia nenhuma e nem curso,eu terminei o segundo grau completo cursei faculdade de administraçaõ por seis meses e tranquei, sou habilitada na categoria B so tenho somente isso como posso fazer meu curriculum.

  155. crislaine

    ola nao tenho experiencia em nada só curso o ensino medio e nao tenho nenhum cursinho e nao sei como fazer meu curriculo me ajudem

  156. Márcia Ludgério De Lima

    Olá
    Tenho uma dúvida quero elaborar um currículo para mudança de carreira,tenho experiência em fármacia,mas quero trabalhar em auxiliar de produção.Trabalhei 2 meses de auxiliar de produção devo colocar no currículo?

  157. Rafaella

    Ola gostaria mt da sua ajuda, trabalhei desde dos 15 anos até hj como doméstica devo colocar? além disso trabalhei no Pão de a.. temporário apenas 1 mês. Faço atualmente técnico em L… Onde já fiz auxiliar em Lo.. Tst . Mas infelizmente obtive nenhuma resposta estou lutando mt para isso. Caso possa me ajudar em colocar no objetivo melhor. Agradeço! MT OBRIGADO.

  158. Rafaella

    Até hj aos 20 rs, trabalho também como garçom, já trabalhei em balada, famosa quebra galho rs,

  159. dani

    posso colocar em meu currículo na parte de experiência, assim trabalho como moto taxista e um trabalho autônomo eu acho, posso colocar na parte de experiência ? sim e curso faculdade quero saber si além de colocar o nome do curso devo colocar o nome da universidade? obrigado.

  160. Carla

    Olá Pedro, sou professora de Inglês há muitos anos, mas gostaria de atuar em outra área, mas nesse momento não tenho como me atualizar com cursos específicos,então fico em dúvida na hora de preencher o currículo no quesito experiência profissional.Devo escrever uma carta falando das minhas intenções de mudança de carreira?

  161. willyams silveira

    boa noite, gostaria que me fosse tirada uma duvida, fiz meu curso de administração quase que por completo só que acabei trancando o curso faltando apenas 5 cadeiras para me formar e acabei perdendo o vinculo com a faculdade, hoje se eu quiser posso prestar novo vestibular e entrar com aproveitamento de cadeiras, minha duvida é a seguinte, posso colocar no currículo superior incompleto?

  162. Jamilles

    Olá! Parabéns pelo site.
    Sou Locutora, comecei muito cedo mas de incio em algumas rádios quase comunitárias “piratas”; devo acrescenta-las no currículo? Obrigada

  163. robson

    oi boa tarde! gostaria de saber se fica bom colocar as DISCIPLINAS de um curso no curriculo além logico do nome do curso. por exemplo eu faço eletrotecnica, um curso tecnico, posso por as materiasou disciplinas que ja fiz? se sim seria em que topico?

  164. Kátia Marcomini

    Bom Dia…

    Bom eu não sei o que colocar em meu resumo profissional, tipo trabalhei à 2 anos de costureira e depois atuei em auxiliar PCP,e agora estou trabalhando no comercio à 7 meses como anlista de credito, estou no momento fazendo faculdade CIÊNCIAS CONTÁBEIS,e cursos de ADMINISTRAÇÃO, procuro nesta área,mas como não tenho experiência não esta fácil,peço que você me ajude a elaborar um contexto…

    Att,

    Kátia Marcomini

  165. Rose

    Bom dia! Sou graduada em administração e, atualmente, curso técnico em segurança do trabalho. Gostaria de saber se, ao relacionar as minhas formações no currículo, devo colocar o curso técnico que estou cursando antes ou após a descrição da graduação. Qual a ordem certo, cronológica ou por nível acadêmico?

  166. amanda marques

    olá grupo npo hoje pela manhã deixei meu currículo com vcs a qui em santos.estou aguardando o chamado quero muito trabalhar nessa empresa desde já obrigada aguaradarei o contato.

  167. sayonara

    Oi, gostaria de saber como posso colocar no currículo, que estou tirando a CNH?

  168. Fabiana

    Olá… sou Fabiana e tenho 30 anos, estou com dificuldade de elaborar um currículum, pois minha formação é simples, apenas ensino médio mesmo e trabalhei por muitos anos numa determinada área, sendo esta, crédito imobiliário, com processos habitacionais, e a pouco mais de 1 ano com vendas de consórcio e agora como corretora de imóveis, tenho interesse em “qualquer” outra vaga, dessa forma não sei como especificar o meu objetivo e também já não me recordo mais de cursos básicos que fiz ainda na minha adolescência para informar, como devo fazer?? aguardo retorno e obrigado.

  169. Isael Pinto Ferreira

    Gostei muito do Material muito bom. OBRIGADO!

  170. raffaely

    Ola , gostaria de saber como acrescentar no meu currículo o motivo pelo qual procuro emprego em outro estado. Porque meu noivo foi transferido e eu preciso ir também . Obrigada

  171. Carla Ap de Souza

    Parabéns pela a iniciativa de levar oportunidade a informação e oportunidade a quem procura . Obrigada!

  172. Antônio Carlos

    Bom dia Pedro Adller, estava pesquisando no google e cheguei neste site aqui e vi suas dicas de grande importância.Sou formado em Administração,mas nunca trabalhei na área e agora estou iniciando um curso técnico em Segurança do trabalho, gostaria de saber como faço para incluir esse curso no meu currículo, já que sempre colocamos o mais recente,porém seria correto colocar o técnico na frente do superior. Diante mão agradeço a sua ajuda, sucesso.

  173. Lucas Matheus

    Olá, Tenho 16 anos e nunca trabalhei,e o meu currículo,não é dos melhores, falhei em cursos profissionalizantes e queria saber o que poderia inserir no meu currículo, já que que não dei – me bem nos cursos. (será que eu posso colocar esses tais cursos?????)

    Obgdo.

  174. Denise Almeida

    Olá! Trabalhei apenas dois meses de carteira assinada, isso já faz algum tempo. Agora estou a procura de um novo emprego será que isso pode me prejudicar ?

  175. RAIANE

    Boa noite !
    Trabalhei em uma loja durante 5 anos, mas registrada só foram 1 ano e 5 meses …Sai para estudar em outro estado. Estou fazendo um currículo para procurar emprego, mas devo colocar que trabalhei 5 anos ou só 1 ano nessa empresa ?

  176. Edinei

    Ola, posso NÃO colocar EXPERIENCIA PROFISSIONAL, visto que eu nunca trabalhei e nem fiz estagio (apenas estudo normalmente -ensino medio-)?

  177. Miriam Frantz

    Boa tarde,

    Trabalhei por 6 anos em uma transportadora onde o cargo registrado em carteira é “controladora de transporte” fazia todo serviço administrativo referente a transporte de cargas. No currículo posso alterar para analista de logística? Pois sempre que deixo me currículo em agências as pessoas não sabem a que está relacionado o cargo ou quando faço cadastro em sites não existe o cargo relacionado. Obrigada

  178. Ivone Leme

    Olá, boa tarde excelente matéria, esclareceu algumas de minha dúvidas. Contudo, hoje estou com 40 anos, há 26 anos trabalho com auxiliar de escritório. Terminei faculdade em 2011, especialização em abril de 2014, não tenho experiência em minha área de formação. Como fazer para destacar o meu objetivo, e não minha falta de experiência. Sem mais, muito obrigada!!!

  179. Juliana Oliveira

    oi tudo bem gostara de saber se através de cursos de administração com certificado vale por uma faculdade de uma empresa ou escritorio

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!