Ciências Exatas

O Curso de Comércio Exterior

O profissional de comércio exterior é o negociador responsável por fazer a mediação entre vendedores e compradores de diferentes países. Conheça mais sobre o curso de comércio exterior.

Curso de Comércio Exterior: Perfil do Profissional

Comércio Exterior: Trazendo mais cooperação e lucro para as relações entre os paísesComércio Exterior: Trazendo mais cooperação e lucro para as relações entre os países

Certa vez o presidente Americano Thomas Jefferson, mais ou menos no ano de 1800, disse: “Comércio com todas as nações, aliança e guerra com nenhuma, deveria ser nosso lema.”, o sábio político Americano sabia o que dizia.

O comércio ( quando feito de um modo pacífico e saudável ) é sem dúvida a melhor forma de unir nações e culturas diferentes. Guerras, alianças e jogos políticos jamais vão alcançar o poder de agregação que o comércio tem para os países.

O comércio é a grande força que movimenta a sociedade e que gera a riqueza do mundo. Atuando como um mediador, no centro desse processo, está o profissional de comércio exterior.

Cabe ao profissional de comércio exterior analisar os mercados, conhecer as regras de legislação entre os vários países e também controlar e acompanhar de perto o processo de exportação/importação. Sua principal função é justamente facilitar e mediar o comércio entre as diferentes nações.

Entre as principais práticas desenvolvidas pelo profissional de comércio exterior ajuda a desenvolver temos:

  • Conhecer as regras de direito internacional e ajustar o processo de comércio de modo que fique regularizado.
  • Conhecer bem as culturas dos diversos países para facilitar o entendimento entre as empresas e criar um ambiente favorável e amigavel de cooperação.
  • Gerenciar e cuidar dos processos de embarque e despacho de mercadoria para as exportações e também cuidar do processo de desembarque no caso de importações.
  • Preparar e cuidar que toda a documentação necessária esteja correta.
  • O profissional de comércio exterior pode também participar diretamente da negociação, sentando na mesa de negociação e falando em nome da sua empresa, defendendo os interesses da mesma.

Atuando como meio de campo é o profissional de comércio exterior que torna possível que empresas de países e culturas diferentes se comuniquem e fechem bons negócios.

Os Tipos de Curso de Comércio Exterior

Durante o curso de comércio exterior, o aluno vai adquirir grandes conhecimentos sobre direito, política, economia e também muitas curiosidades e macetes sobre os diferentes países e culturas. Confira abaixo os principais tipos de curso de comércio exterior e o enfoque de cada um deles:

Curso de Comércio Exterior de Nível Superior ( Bacharelado )

Com duração média de 4 anos, o curso de comércio exterior bacharelado oferece a formação mais completa que um negociador internacional pode ter. Visando formar um profissional moderno e dinâmico, durante o curso são abordados temas bastante variados: estatística, psicologia de negociação, contabilidade, direito e também legislação. É interessante que o aluno matriculado no curso de comércio exterior bacharelado já tenha noções básicas de idiomas ( pelo menos inglês ). De um modo geral, são exigidos a produção de um trabalho de conclusão de curso ( TCC ) e também a realização de um estágio obrigatório no final do curso.

Curso de Comércio Exterior de Nível Tecnológico

O curso de comércio exterior de nível tecnológico se parece bastante com o curso de bacharelado, a principal diferença é que ao contrário do bacharelado, o curso tecnológico de comércio exterior é mais específico. Os conteúdos apresentados no curso são apresentados de um modo mais simples e resumido, o que faz com que o curso dure menos que o bacharelado ( o curso tecnológico dura entre 2 e 3 anos ). É um curso recomendado para quem tem diploma de administração, contabilidade ou direito e quer passar a trabalhar com comério exterior.

Curso de Comércio Exterior de Nível Técnico

Com duração de 2 anos, o curso técnico de comércio exterior é o mais simples entre os três. O principal objetivo deste curso é ensinar ao aluno técnicas e regras práticas para que ele possa entrar no mercado de trabalho e atuar ajudando nas negociações internacionais. Ao contrário dos profissionais formados nos cursos de bacharelado e tecnológico, quem é formado no curso técnico de comércio exterior não atua nas negociações, seu principal ramo de atuação é resolvendo problemas de logística e também de contabilidade.

Tipos de Profissionais de Comércio Exterior e Área de Atuação
Curso de Bacharelado em Comércio Exterior Curso Tecnológico de Comércio Exterior Curso Técnico de Comércio Exterior
Tipos de Profissional Formado Negociador Internacional, Gerente de Exportações, Gerente de Importações, Gerente Comercial, Gerente de Logística Negociador, Técnico de Exportações, Técnico de Importações, Técnico em Logística Técnico de Exportações, Técnico de Importações, Técnico em Logística, Técnico em Contabilidade
Área de Atuação dentro da Empresa Gerência e Negociação Negociação e Área Técnica Área Técnica

As Diversas Fases do Curso de Comércio Exterior

É importante lembrar que de um modo geral, os idiomas estrangeiros não serão ensinados durante o curso, para entrar no curso de comércio exterior é importante saber pelo menos ter um curso de Inglês Intermediário. Confira as principais fases pelas quais passa o curso de comércio exterior ( baseado em um curso padrão de bacharelado de 4 anos ):

Primeiro Ano

Durante o primeiro ano do curso de comério exterior, o aluno vai passar por um forte carga teórica de matérias teóricas. Sociologia, política, geografia e introdução ao direito, toda a base da formação do futuro profissional de comércio exterior será formada a partir deste ano.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de comércio exterior:

  • Introdução ao estudo das relações internacionais ( Teoria Política I ).
  • Introdução a Sociologia ( Sociologia I )
  • Introdução a Economia ( Economia I )
  • Teoria Geral do Estado
  • Introdução ao Direito ( Direito I )
  • Geografia

Segundo Ano

Durante o segundo ano do curso, há um aprofundamento da teoria, principalmente no que diz respeito as ciências políticas, o aluno passando a estudar também relações políticas internacionais a partir deste ano. Além de política, economia ( economia do Brasil inclusive ) também entre para os assuntos principais estudados este ano.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de comércio exterior:

  • Economia Internacional
  • Economia do Brasil
  • Direito Internacional Público ( Direito II )
  • Economia Global
  • Teoria Política II
  • Geopolítica

Terceiro Ano

O principal foco durante este ano do curso vai ser o estudo das relações internacionais. Este ano quase todo o conteúdo vai abordar este tema, o aluno já começando a ser preparado para atuar no contexto internacional depois de formado. O direito e o aprendizado de técnicas básicas de negociação também terão um bom foco durante este período do curso. É considerado o ano mais difícil.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de comércio exterior:

  • Direito Internacional Privado ( Direito III )
  • Relações Ambientais Globais
  • Técnicas Básicas de Negociação
  • Marketing Internacional
  • Direitos Humanos
  • Marketing Internacional

Quarto Ano

No quarto ano, que conclui o curso de comércio exterior, o principal foco do curso vai ser a formação complementar do aluno e também questões práticas, tais como produção e interpretação de contratos ( contratos são um ponto crítico no comércio e relações entre as empresas ). Durante este ano também será produzida uma monografia ( TCC ) e iniciado o período de estágio obrigatório.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso:

  • Legalidade e Contratos Internacionais ( Direito IV )
  • Planejamento Estratégico
  • Diplomacia Internacional
  • Política Externa Brasileira
  • Organizações Internacionais
  • Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC )
Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Ciências Exatas

Ciências Atuariais

Ciências Atuariais

Saiba como é o curso de ciências atuariais, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Saiba como é o curso de gestão financeira, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Processos Gerenciais

Processos Gerenciais

Saiba como é o curso de processos gerenciais, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Oportunidades e o Curso em Sistemas de Informação

Oportunidades e o Curso em Sistemas de Informação

As novidades e oportunidades com o amadurecimento da inserção profissional dos jovens profissionais de sistemas de informação.

Curiosidades sobre o curso de Ciência da Computação

Curiosidades sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba as curiosidades do nascimento do curso de ciência da computação e também uma visão geral sobre o mercado de trabalho, as oportunidades em linhas de pesquisa e o perfil do aspirante ao curso.

 
 
 

Comentários:

  1. Carlos Araújo

    “o curso tecnológico de comércio exterior é uma especialização (só pode ser feito após a conclusão de outra faculdade).”

    Você está enganado. Esta informação não é verdade.

  2. Pedro Addler

    Olá Carlos

    É verdade, estava enganado mesmo. Lí o seu blog Comexblog – O Seu Canal de Comércio Exterior realmente muito bom !! Recomendo a todos que se interessam pelo assunto de comércio exterior.

    Já fizemos a correção dos dados. Obrigado pela sua colaboração !! Continue contribuindo, criticando e comentando no portal Guia da Carreira sempre que você quiser.

    • adriana

      uuufa!! assusteii , me escrevi para o curso tecnólogo , e começo esse ano.. quando li que era só uma especiazilação , quase cai de costas..!! kk
      obrigado por corrigir.. por instante quase pensei em desistir do curso!! rs ^^

  3. Thaís

    Olá…
    Gostaria de saber das fases do curso de comércio exterior valem para todas as faculdades, ou de uma faculdade para outra as matérias mudam.

    Obrigada desde já.

  4. Pedro Addler

    Olá Thais

    Essa foi uma boa pergunta. Quando colocamos a grade básica de um curso aqui no Guia da Carreira, como o próprio nome diz é a grade base.

    Os conteúdos e matérias podem variar dependendo da faculdade de comércio exterior, mas o curso de comércio exterior tem sim essa estrutura básica.

  5. Rafael Lopata

    Boa Noite apos muita pesquisa achei este site, muito bom por sinal, pretendo cursar bacharelado de comércio exterior ano q vem, já falo em inglês fluentemente, pois morei 5 anos no USA, falo um pouco de espanhol, queria saber qual outra lingua seria benefica para minha profissão, e qual o salário inicial, e qual o salário medio, e se é facil conseguir emprego em companias internacionais, grato desde jah

    • Atilio

      Ok Rafael, Idiomas? Inglês e Espanhol fluentes, mas fluentes mesmo, é ideal. E necessitará do Bacharelado de Comércio Exterior. Somente com idiomas, não serve pra nada, só será explorado!
      Salário é muito relativo, dependerá de suas qualificações e experiencias profissionais. O começo não é fácil, aliás pra ninguém, mas o futuro pode abrir muitas portas!

  6. Samuel Pereira

    Olá
    O curso de comércio exterior,faz com que a pessoa tem contato com outros paises?´`viagens“..Obrigado..

    • Daniel

      Olá, pelo que sei, na capital tem duas faculdades com o curso. PUC minas e FUMEC, na FUMEC o curso chama “Negociações Internacionais”, mas é a mesma coisa! Abraço.

  7. Achila

    Oi…
    Tou interessada em fazer Comércio exterior, mas estou tendo uma ENORME dificuldade em achar universidades onde tenha o curso(bacharelado)do mesmo.(de preferência federais.
    Tem como você me indicar algumas, próximas a Minas Gerais, por favor?

    ;**

  8. Mateus

    olá…
    Bom, atualmente estou me formando no EM e estou a busca do “curso ideal”.
    Tempos atraz eu iniciei um tecnico de logistica, porem devido uma mudança de cidade, eu não pude dar continuidade a ele.
    Gostaria de saber se com uma ligação da Logistica com o Comércio Exterior o meu curriculo ficaria diferenciado e tambem gostaria de saber se a lingua inglesa é fundamental para esta profissão.
    abraço!

  9. Pedro Addler

    Olá Rafael Lopata

    Já que você já sabe o básico ( Inglês e Espanhol ) chegou a hora de você ser ousado.

    Se você quer dar um passo adiante na carreira de comércio exterior, pode fazer Alemão ( a Alemenha é o principal país da Zona do Euro/Europa ) ou então fazer Mandarim ( a China é a economia que mais cresce no mundo e em 20 anos deve passar os Estados Unidos ).

  10. gilcelia de assis

    Muito boa esta materia.Minha filha tem 17 anos, não é muito decidida, mas disse que gostaria de fazer relações internacionais ou Comércio Exterior. Nao tem nenhuma experiencia no mercado de trabalho.Fala ingles e vai começar curso de mandarim.O que acham?

    • Mirian Gomes

      Olá Gilcelia!
      Tenho certeza que ela irá se tornar uma excelente profissional. Determinadas áreas de atuação não dependem tanto da aplicação dos estudos, mas sim das relações inter-pessoais, as interações com demais pessoas. Tenho certeza que com estes cursos de idioma, várias oportunidades irão sugir pra ela, tanto se optar por comércio exterior, quanto por relações internacionais.

  11. Lais

    Sou formada em comércio exterior e estou querendo me aperfeiçoar mais, o que você me sugeria ??

  12. Estevão Villalba ( Médico)

    Meu sobrinho decidiu fazer Comércio Exterior, em nível de Tecnólogo.
    Ele alega que, poderá se iguar ao Bacharel, fazendo depois, uma pós graduação de 2 anos.
    Pergunto: As Pós Graduações, oferecidas para o Bacharel em comércio exterior, são as mesmas para o Tecnólogo e vice versa ?
    Quais as reais chances no mercado de trabalho, comparativamente falando entre um e outro ?
    Muito Grato

  13. Ilton Nunes

    Olá, parabéns pela matéria, pois é muito elucidativa. Já tenho curso de comércio exterior de nível superior e, agora, quero fazer um curso tecnológico de Relações Internacionais, pois entendo que esses dois cursos se complementam. Poderia me indicar quais as faculdades em São Paulo o ministram? Grato. Ilton

  14. sarah sthephanye

    oiiiiiiiiii

    gostaria de saber quais as faculdades de comércio exterior fora do País vc me indicaria???
    brigadinha…

  15. Thiago

    Ola, Estou cursando tecnico em comercio exterior (international business certificate) em um faculdade (community college) nos EUA com durancao de 2 anos, falo ingles fluente e tenho espanhol intermediario e no ultimo semestre irei fazer estagio na area.
    Gostaria de saber se com essas qualificacoes irei ter boas oportunidades de emprego no Brasil?

    Tendo como objetivo assim que voltar ao Brasil ingressar no curso de Administracao com enfase em Comércio Exterior.

    Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Thiago

      Com certeza !! Inclusive essa foi uma das melhores qualificações para comércio exterior que já ví !! :P ela inclui 2 línguas e também uma boa experiência internacional.

      Voltando ao Brasil você pode ingressar tranquilamente no curso de Administração de Empresas com enfase em Comércio Exterior ou então no próprio Curso de Comércio Exterior ( bacharelado ).

    • thaynara

      Pedro também estou interessada em fazer faculdade pra fora do pais sera q você podia me ajudar tenho muitas duvidas,por exemplo: q agencia procurar ? nível de inglês que eu preciso,como ingressar em uma faculdade entre outras.Me ajude por favor

  16. Pedro Addler

    Olá Samuel Pereira

    A quantidade de viagens que você vai fazer depende muito da empresa que você vai trabalhar e as atividades que ela faz, mas em geral o curso de comércio exterior proporciona sim que os profissionais formados façam algumas boas viagens.

  17. Pedro Addler

    Olá Mateus

    Você está certo !! A logística tem toda relação com o curso de comércio exterior, é um dos conteúdos que você vai estudar.

    Em relação ao Inglês é fundamental sim, se você não conhecer a lingua Inglesa não vai conseguir nem entrar no mercado de trabalho de comércio exterior.

  18. Laine

    Muito boa esta reportagem, estou quase decidida pelo curso de comércio exterior. No momento estou terminando minha licenciatura em mandarin moro na China e falo fluente mente inglês, espanhol, mandarin estou aprendendo também frances. No momento procuro por um curso para mestrado com o qual eu tenha mais afinidades, fiz o teste de personalidade que resultou em Guardião e que me sugeriu Comércio exterior. Porem em meu teste de vocação mercado internacional nao foi mencionado.

    Segundo o teste nao tenho vocação para a area e sim para a area de humanas fiquei mais confusa do que nunca. Eu tenho experiência acompanhando grupos de homens de negocios na China e no momento trabalho como gerente de relacoes publicas para uma empresa. Seria mercado exterior um bom curso para mim ?

  19. Annitta

    Olá, gostaria de saber quais são as melhores universidades de bacharel em comércio exterior em São Paulo. Obrigada !

  20. Gabriela

    Olá,

    Gostaria de saber qual a melhor faculdade de comércio exterior no estado de São Paulo para cursar comércio exterior. Andei pesquisando e não encontrei muitas, e pública encontrei apenas a Unicamp – Limeira.

    Obrigada

  21. Pedro Addler

    Olá Estevão Villalba

    Acredito que sim, fazendo um curso de Comércio Exterior Tecnológico e depois fazendo uma especialização seu currículo se iguala ou supera o de um profissional formado no bacharelado de Comércio Exterior.

  22. Pedro Addler

    Olá Ilton Nunes

    Realmente a graduação em Relações Internacionais complementa e amplia a formação em comércio exterior.

    Você vai encontrar o curso de Relações Internacionais em São Paulo nas USP da Capital.

  23. cleudiane

    Oi tudo bom mesmo o estudo.

  24. Demetrius

    Ola, obrigado pelo site.

    Sou formado em Letras e pretendo cursar Comércio Exterior, pois tenho completa fluência do idioma ( sou professor de ingles e tb falo espanhol ) e morei 8 anos nos EUA e jah trabalhei la em empresas como Petrobras.
    Qual curso seria o mais indicado para minha situacao?

    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Demétrius

      A sua formação no curso de Letras aliada a sua fluência no idioma Inglês realmente qualificam você ( e muito bem !! ) para o curso de comércio exterior.

  25. Gabriela

    Olá, eu estou no 1º ano do ensino médio e já estou pesquisando sobre graduações e faculdades, no começo eu queria fazer RI, mas com atuação no comércio exterior, depois descobri que existe bacharelado em comércio exterior! Muito bom isso, mas ainda tenho dúvidas que, lendo sua matéria não encontrei informações como: salário inicial; como esta o mercado de trabalho, se existe procura pelo profissional dessa área etc.
    E eu também gostaria que vocês postassem um vídeo mostrando como atua um profissional em comércio exterior, a rotina etc, para que possamos ver na prática como isso tudo funciona.

  26. Sadi

    Muito legal estas informações. Definitivamente quero me formar nesta área,

    Abraço

  27. Gisele

    Oie..Tenho 16 anos e axo q vou fazer bachalerado de comércio exterior nos próximos anos..mas tem q ser boa em matemática? ingles jah tenho o intermediário e até o fim da escola jah irei concluir e ter o basico em espanhol, depois vou fazer frances será q ajuda? Obg e por favor responda =D

    • Pedro Addler

      Olá Gisele

      Para fazer o curso de comércio exterior, boa, boa em matemática você não precisa ser não, mas é bom que você seja pelo menos média.

      Em relação ao idiomas parabéns viu !! :D Você parece que está bem animada para estudar idiomas, você tá no caminho certo.

  28. Pedro Addler

    Olá Laine

    Realmente você tem uma grande vocação sim para o comércio exterior tanto é que mora na China e se interessa muito por línguas, sem contar o fato que já trabalha com comércio exterior.

    Apesar do curso de comércio exterior ser considerado da área de ciências exatas ( devido a sua proximidade com a administração de empresas ) ele envolve sim muitas ciências humanas !!

    Por isso que elas devem ter predominado no seu Teste Vocacional. Mas não precisa ter dúvidas viu você tem sim muito talento para o curso de comércio exterior.

  29. Pedro Addler

    Olá Anitta

    Você vai encontrar o curso de bacharelado em comércio exterior nas seguintes universidades públicas do estado de São Paulo:

    - FATEC de Barueri: Curso de Comércio Exterior

    - FATEC de Indaiatuba: Curso de Comércio Exterior

    - FATEC de Praia Grande: Curso de Comércio Exterior

    • Raquel Silva

      Olá pessoal, então eu vi que você colocou FATEC como faculdade que oferece o curso de bacharelado de comércio exterior, mas isso está errado, na verdade a Fatec é uma faculdade de tecnologia, ela ofere sim o curso de comércio exterior porém o CURSOs de TECNÓLOGO.Eu tenho vontade de prestar vestibular para fatec (estou no 3º ano do ensino médio) até porque é uma instituição pública de qualidade, no momento estou fazendo um curso técnico de administração de empresas na ETEC de 1 ano e meio, já fiz cursos de inglês, espanhol e informática, seria uma boa escolha optar por prestar vestibular para comex, essas carreiras (adm e comex) estão relacionadas??

  30. susan

    Muito interessante e bem explicada a matéria! Muito bom!

  31. Pedro Addler

    Olá Gabriela

    Realmente, no interior de São Paulo a maioria das universidades que tem o curso de comércio exterior são particulares.

    Você já acabou achando a melhor de cara, entre as públicas que tem o curso de comércio exterior, a Unicamp de Limeira está entre as melhores.

  32. Gabriella

    eu gostaria de saber quais universidades publicas oferecem o curso de comércio exterior além das fatecs.

    • Pedro Addler

      Olá Gabriella

      Realmente o curso de Comércio Exterior não é fácil de achar nas Universidades Públicas e as FATECs tem investido bastante nesta carreira.

      No estado de São Paulo, você também vai encontrar o curso de Comércio Exterior também na Unicamp, ele está presente no campus de Limeira-SP.

  33. Camila

    Olá!Sou estudante de direito, mas sempre pensei em fazer Comércio Exterior. O problema que aqui aonde eu moro(Rio de Janeiro)não exitem faculdades de bacharelado nesta àrea.O único curso que existe é o de tecnólogo em Comércio Exterior. Já tenho inglês fluente e pretendo começar o espanhol.Sempre fui apaixonada por líguas.Vale a pena fazer o tecnólogo depois da faculdade?Aqui, geralmente as empresas contratam estudantes de administração de empresas com ênfase em comex.O que devo fazer para ingressar nesta àrea?

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Realmente esses nomes que dão aos cursos confundem a nossa cabeça :P mas não precisa não !! Você não precisa fazer um curso tecnológico depois de terminar o curso de Comércio Exterior.

      E por um motivo simples: o bacharelado já engloba todo o conteúdo do curso técnológico de Comércio Exterior.

      Em outras palavras, ou você faz um, ou faz o outro.

      O curso de Comércio Exterior Tecnológico é mais simples, o bacharelado é mais complexo e completo.

      Para ingressar com o pé direito nessa área, tenha em mãos um bom diploma no curso de comércio exterior e também bons cursos de idiomas, Inglês e Espanhol que você está fazendo são ótimas opções.

  34. Jhulie

    Olá!
    Comecei a me interessar muito pelo curso de Comércio exterior, gostaria de uma indicação de uma faculdade boa em Santa Catarina.Também saber se tem que entrar sabendo falar inglês fluente? ou aprendemos durante o decorrer da faculdade, tenho 17 anos, ano que vem tenho que tomar minha decisão se realmente é isso que eu quero para mim! sem duvida olhando as conversas de vocês tirei minha conclusões. É isso mesmo que eu quero pra mim, Meu pai viaja muito pra China a negócios, ja sei alguma coisa em Mandarim. Cada vez mais estou pegando amor a Comércio exterior.

  35. Raveny

    olá,estou interessada em fazer o curso tecnológico em comércio exterior, queria saber o salário inicial ? e se vale a pena fazer esse curso ? pois tenho medo de me arrepender.

    • Pedro Addler

      Olá Raveny

      Comparando com o curso de bacharelado de Comércio Exterior o curso tecnológico é mais simples, tem vantagens e desvantagens: a vantagem de você terminar antes e já entrar no mercado de trabalho e no entanto a desvantagem do salário ser menor.

      Se o salário inicial para um profissional formado no curso de comércio Exterior bacharelado for de 2500 Reais, o tecnólogo em Comércio Exterior deve ganhar algo em torno de 1700.

  36. Thamires

    Quero fazer comércio exterior, só que gostaria de fazer bacharelado, onde moro não tem, pesquisando na internet consegui achar o tecnológico na estácio no Rio de Janeiro até me escrevi no vestibular, gostaria de saber se vocês sabem de alguma universidade particular no Rio de Janeiro que oferece essa graduação?
    Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Thamires

      Infelizmente vou ficar te devendo… aqui no Guia só trabalhamos mesmo com as Públicas ( Federais, Estaduais, Municipais, etc… ), mas até onde eu saiba, a Estácio de Sá tem sim um bom curso de Comércio Exterior.

      • carolrj

        pedro, eu trabalho por escala, então só me resta msm fazer faculdade a distância. a estácio tem esse curso. o q vc acha? é bom? é fraco? desde já grata :)

  37. thiago

    ola, tenho 20 anos e me matriculei em um curso tecnologico em comércio exterior (duraçao de 2 anos).gostaria de saber o que posso fazer apos o termino deste curso para ter uma formaçao igual ou melhor de um bacharelo em comercio..pois nao achei esse curso aqui perto da minha cidade.

    E se eu fizer um curso de bacharel em administração de empresas e depois um outro em comercio…meu curriculo seria melhor ou igual a de um bacharel em comércio exterior…
    muito obrigado

  38. Paulo Guilherme

    Olá
    Eu vou começar em 2011 o curso Curso de Comércio Exterior de Nível Técnico, mas, eu gostaria de fazer o curso de Nível Superior ( Bacharelado ).Estou tendo dificuldades de encontrar uma faculdade com esse curso, eu moro no norte do paraná.Quais são as universidades do Paraná q disponibilizam tal curso?

  39. Michelle

    Olá! Resolvi fazer comércio exterior pelo fato de meu pai trabalhar a muitos anos nesse ramo e precisar de representantes da area internacional na empresa dele, gostaria de saber qual a recomendação de faculdades para esses curso? Tem uma que tenha uma base melhor? Por favor, ajuda :D
    Obrigado!

  40. Victor

    Olá,estava no terceiro período de relações internacionais e tranquei o curso.Vou começar a fazer um Tecnológico de Comércio Exterior agora neste próximo ano.Seria melhor terminar R.I e depois me especializar em comércio exterior ou posso apenas fazer o tecnologico que futuramente poderia conseguir um cargo de gerencia ou analista ?

    • Pedro Addler

      Olá Victor

      Você agiu bem, se era a hora de trancar o curso de Relações Internacionais você fez na hora certa, no começo do curso.

      Em relação a carreira de Comércio Exterior com o curso tecnológico, você deve ser direcionado mais para área técnica, no entanto nada impede que você prove sua competência e se torne gerente na área de Comércio Exterior.

  41. Gabriela Silva

    Olá! Na verdade, não tenho dúvidas em relação à carreira de comércio exterior, gostaria de ouvir a opinião de um profissional com experiência e carreira no mercado atual! Sou formada em Modelagem (pra quem não sabe: a modelagem é a 2a etapa no desenvolvimento de produto depois da criação, como uma profa. citou na colação “as modelistas dão vida à roupa desenhada num papel” – mas NÃO somos costureiras), e como a faculdade era no período matutino e devido à localização do campus onde estudava, não consegui nenhum estágio na área de modelagem, presente fortemente nas regiões leste e central da cidade. Estagiei com vendas, pesquisa e consultoria mas nunca numa fábrica. Atualmente trabalho numa fábrica mas na área de marketing. Entrei aqui na área de modelagem, não me identifiquei com a função e quando surgiu essa vaga para o marketing aceitei na hora e não tenho a mínima vontade de voltar para a função anterior! Porém, também não me identifiquei muito com essa área! Agora estou com 22 anos e bem mais perdida do q estava quando tinha 17 e a certeza de q moda era a carreira do futuro! Sou fluente em inglês, espanhol e francês e estou estudando mandarim! Tenho muita facilidade com lógica e sou uma pessoa extremamente racional. Infelizmente, essas habilidades não são tão essenciais na minha área. A carreira q pesquisei e combinou mais com essas minhas características foi Comércio Exterior! Mas eis q surgiu um impasse: fazer um curso tecnológico de comércio exterior na UNIP, q é de fácil acesso e curta duração e posteriormente incrementar com uma pós em uma instituição de alto nível, como a FGV por exemplo, ou estudar 6 meses e prestar comércio exterior FATEC, q fica bem longe da minha casa e tem duração de 3 anos, porém é pública e de mais renome? Descrevi bastante o meu percurso acadêmico e profissional para vc poder entender um pouquinho dos meus impasses! Afinal de contas, vou entrar mais tarde no mercado de trabalho então é fundamental eu analisar bem o q será mais vantajoso: entrar no mercado de comércio exterior com qualidade (FATEC) ou rapidez (UNIP)?

    Gostaria também de parabenizá-los por esse excelente site, muito informativo, completo e, principalmente, democrático, sempre aberto às opiniões e críticas! Pena q quando me formei no ensino médio este site ainda não existia!

    Agradeço desde já a atenção!

    • Pedro Addler

      Olá Gabriela Silva

      Pois é o Guia da Carreira é novo mesmo :P estamos na ativa desde 2007 e rumo a ser o maior site de Educação do país hehe

      Mas brincadeiras a parte, se eu fosse você optaria pela qualidade, apesar de entrar no curso de Comércio Exterior da FATEC ser bem mais difícil de entrar que o da UNIP vale a pena entrar nele porque o reconhecimento vai ser muito maior.

  42. Mariana

    Poderiam me dizer quanto ganha em média alguem que faz Comércio exterior ?

    • Pedro Addler

      Olá Mariana

      O salário para um profissional iniciante, recém formado em um bom curso de Comércio Exterior, está na casa de 2100 Reais.

  43. Leticia

    Fazer um curso técnico de contabilidade ajuda na hora de fazer a Faculdade de comércio exterior ?

    • Pedro Addler

      Olá Letícia

      Com certeza !! Fazendo um curso técnico de Contabilidade você já vai aprender toda a estrutura básica da Economia e muitos termos técnicos que você vai usar bastante no curso de Comércio Exterior.

      Ter uma formação mais completa nunca é demais :D

  44. veronica

    ola, gostaria de saber quais faculdades federais oferecem esse curso de comércio exterior no Brasil… especificamente regiao sudeste! obrigada :)

    • Pedro Addler

      Olá Verônica

      No Sudeste, você vai encontrar o curso de comércio exterior nas seguintes Universidades:

      - FATEC – Praia Grande ( Faculdade de Tecnologia de Praia Grande ) – Curso de Comércio Exterior

      - FATEC – Itapetininga ( Faculdade de Tecnologia de Itapetininga ) – Curso de Comércio Exterior

      - UNICAMP ( Universidade Estadual de Campinas ) – Curso de Comércio Exterior

      • ALYNE

        oii..
        Boom termino esse ano o ensino medio , e ainda estou mt confusa com qual curso fazer , como diz meus amigos cada dia eu mudo, mas estou gostando mt de comércio exterior, e queria saber…
        eu nao tenho nenhum curso de ingles tem algum problema?? eu posso fazer o ingles em quanto estiver fazendo a faculdade, ou se nao conseguir acompanhar trabalho e faculdade mas o curso de ingles , e deixar pra fazer o ingles assim q terminar a faculdade vai ficar mt ruim pra mim???
        qual a melhor faculdade no Brasil para o curso de comercio exterior em bacharelado??? e em são paulo???

  45. Talita

    Oie, comecei o curso de comércio exterior de nível técnico que são 2 anos. Após terminar eu posso continuar mais 2 anos para conseguir o bacharelado?

    Abraço

    • Pedro Addler

      Olá Talita

      Na verdade não, após terminar o seu curso técnico de Comércio Exterior, você tem que recomeçar para poder ter o diploma de bacharelado em Comércio Exterior.

      No entanto, muitas matérias que você já fez, não vai precisar fazer de novo, isso vai cortar sim um bom tempo do curso de Comércio Exterior.

  46. Ilton Nunes

    Olá Pedro Addler, obrigado pela resposta. Entretanto, eu gostaria na verdade é de curso de nível técnico ou tecnológico de relações internacionais, em SP (eu não estou com disposição de fazer outra graduação, dessa vez de Relações Internacionais), e os cursos da USP são apenas de graduação. Grato. Ilton

  47. Thiago Amaral

    Olá! tenho 17 anos e pretendo fazer faculdade nos EUA jogando tenis.
    Estou pensando em fazer comercio exterior, gostaria de saber se esta eh uma boa ideia e se vc tem algumas dicas, sei lá, que vc possa me dar.
    vlw.

  48. Felicio

    Olá meu caro. Gostei muito da matéria feita, parabéns.
    Gostaria de uma opinião que quem entende mais desse mercado que eu e como pelo visto o sr. trabalha com comex, o vejo como altamente indicado…
    Sou economista, formado em 2010, e sempre tive interesse grande por comércio internacional, estou querendo entrar nesse mercado de trabalho, mas vejo que meu nível de inglês não contribui (tenho nível intermediário). Há poucos meses me veio a idéia de uma imersão na língua e estou prestes a me matricular num curso de língua nos EUA e morar lá por 6 meses, no mínimo, mas p/ isso terei de abrir mão de algumas coisas que conquistei, como meu trabalho. Minha questão é: será que com fluência no inglês, formação em economia e experiência profissional em setores financeiros, eu terei chance de, facilmente, conseguir uma vaga de trabalho em comércio exterior ?
    Outra questão é: vc saberia me informar quais os pré-requisitos mínimos para se tornar um profissional de comércio exterior negociador internacional de uma empresa de import/export?
    Grato.

  49. monique iris garcia

    ola, eu ganhei pelo pro uni uma bolsa de administração, e estou em 3° lugar na lista de espera da uepg em comércio exterior, mas a bolsa pelo pro uni é mais interessante para min pela faculdade ser mais proxima da minha cidade e eu naum tenho noção nenhuma de ingles nem espanhol. Se eu optar em fazer a administração e um curso de ingles e espanhol durante o tempo da graduação, depois que eu me formar para ter o curso de comercio exterior eu preciso fazer o curso completo ou existe um tipo de pós graduação que quando completa se iguala ao curso de comércio exterior ?

    • Pedro Addler

      Olá Monique Iris

      Fazendo Administração de Empresas realmente você vai ter uma base bem ampla e pode sim fazer uma especialização na área de Comércio Exterior.

      No entanto, se você quer mesmo trabalhar com Comércio Exterior recomendo que você faça mesmo o curso de Comércio Exterior.

  50. Rikley Wemerson

    Boa tarde, Pedro.!
    Estou cursando o 3° ano do ensino médio, estou fazendo inglês e assim que eu concluir vou começar espanhol,você acha q é um bom começo pra quem quer fazer comércio exterior ? E quais são as melhores faculdades em SP? região central.
    Obrigado.!!

    • Pedro Addler

      Olá Rikley

      Com certeza !! Começar a fazer vários idiomas com certeza é a melhor forma de se iniciar uma carreira de sucesso em Comércio Exterior.

      Em relação as melhores faculdades que tem o curso de Comércio Exterior fora da capital de São Paulo, te indico as seguintes:

      - FATEC Barueri ( Faculdade de Tecnologia de Barueri ): Curso de Comércio Exterior

      - UNICAMP Limeira ( Universidade Estadual de Campinas – campus Limeira ): Curso de Comércio Exterior

      - FATEC Indaiatuba ( Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba ): Curso de Comércio Exterior

  51. Larissa

    Ola,estou cursando tecnico administração de empresas e pretendo me graduar em administração.Estou com uma certa duvida se vou fazer a pos em comércio exterior, ciências econômicas ou atuarias. O q e melhor para o meu currículo ?

  52. thiago

    Ola! tenho 17 anos e pretendo fazer uma faculdade nos EUA jogando tenis. Como vou ter ingles fluente procuro uma carreira que o meu ingles fluente seja um diferencial.
    Me interessei muito pela carreira de comércio exterior.
    Voce acha uma boa ideia fazer esse curso lah?

    obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Thiago

      Mas que grande oportunidade hã !! Meus parabéns :D Estudar Comércio Exterior nos EUA com bolsa de esportista vai ser com certeza uma grande experiência, principalmente para aperfeiçoar ainda mais seu Inglês.

      Com certeza fazer o curso de Comércio Exterior em um dos grandes Países Comerciais do mundo é uma grande chance.

  53. thamires

    olá, estou no 3º ano ano do ensino médio. e me interessei muito por comercio exterior pela chance que me dá de trabalhar fora do país. Eu gostaria de saber se é melhor fazer uma faculdade de adminstração de empresas, e depois uma pós de comercio exterior, ou a graduação do comercio exterior mesmo? grata

    • Pedro Addler

      Olá Thamires

      Se você quer especificamente trabalhar na área de Comércio Exterior o melhor mesmo é que você faça o curso de Comércio Exterior em sí e não a especialização.

      Fazendo diretamente o curso de Comércio Exterior ao invés da especialização você vai ter muito mais conhecimentos específicos na área.

  54. Thais

    Olá
    gostei muito da pagina, pois de um tempo para cá, me interessei bastante pela area do curso de comércio exterior, mas uma pergunta
    Em São Paulo, quais faculdades você indicaria para este curso?

  55. Lucas Dias

    Olá.
    Estou cursando o terceiro ano do ensino médio e estou em dúvida em relação à cursos. Fiz o teste vocacional do site, que eu adorei, e uma das sugestões foi comércio exterior. Queria saber se é um emprego bem valorizado e se é dificil de conseguir emprego. Se caso eu não conseguir em comércio exterior, posso atuar em outra área? e eu ficaria um período longo em outro país ?

    Bom, é isso. Acho que deu para perceber que tenho muitas duvidas, ne ? rs é porque estou muito confuso mesmo em relação em que cursar. Gostei da sugestao desse curso pois sempre tive muita vontade de conhecer outros países e trabalhar com algo relacionado a comércio exterior.
    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Lucas Dias

      Que bom que o nosso Teste Vocacional te ajudou :o nossa equipe fica sempre muito satisfeita !!

      Em relação ao curso de Comércio Exterior ele exige uma boa dedicação e também que você aprenda pelo menos o Inglês e +1 Idioma.

      É sim um emprego bem valorizado, apesar de ser concorrido, não vou mentir. Empresas que trabalham com Importação/Exportação estão entre os maiores e melhores empregadores.

      Em relação a última pergunta, caso você não consiga um emprego na área de Comércio Exterior em sí, há boas oportunidades de você também trabalhar na área de Gestão e Administração de Empresas.

  56. Lucas Dias

    Olá, se não for pedir muito, queria saber se você tem conhecimento de todas as federais do Brasil que tem este curso disponivel. Estou procurando e não acho quase nenhuma.

    Agradeço desde já. Obrigado.
    Sobre o site, já está aqui nos meus favoritos rsrs.. ainda voltarei muito aqui.

  57. Lucas

    então…sempre tive a vontade de fazer uma faculdade federal…e agora estou começando a me interessar pelo curso de comercio exterior …porem como sempre fui criado quero entrar na melhor…e queria saber qual a melhor faculdade para o curso de comercio exterior ?

  58. Thaís

    Olá boa tarde
    Gostaria de saber se é necessário anteceder uma faculdade para ingressar no curso de comércio exterior ou se só facilita a compreenção do curso? E se tem que falar inglês fluente por que só tenho o intermediario ( que por sinal ta um pouquinho inferrujado). obrigado

  59. Karina

    Olá,
    Eu queria esclarecer uma dúvida que eu tenho. Eu quero muito fazer o curso de comércio exterior, me identifiquei muito com a área mas quero fazer uma faculdade pública. Vou prestar na Unicamp mas quero prestar em outras também mas no curso de Admistração. Posso fazer o curso de Administração estágiando na área de Comércio Exterior ? É aconselhável fazer uma graduação em Administração e a Pós Graduaçao em Comex? Obrigada!

  60. Jéssica

    Olá. Me informei a respeito de um tecnico a distancia em comércio exterior, ele possue a duração de três semestres (1 ano e meio) me interessei, porém tenho sérias dúvidas se vou conseguir algum emprego com um técnico em comércio exterior, tenho sérias duvidas sobre a área de atuação, que tipo de empresas contratam técnicos em comércio exterior invés de pessoas que possuem a graduação? Desde já, grata.

    • Pedro Addler

      Olá Jéssica

      A questão do curso técnico de Comércio Exterior realmente é um caso sério e uma boa pergunta.

      Não vou mentir pra você, o bacharelado em Comércio Exterior é sim mais valorizado por se tratar de um curso mais completo, mas o curso técnico tem sim seu valor, não só na área de Comércio Exterior mas em todas as áreas.

      A diferença é que os empregos oferecidos para quem tem o curso técnico em Comércio Exterior são mais simples, funções mais básicas que os empregos oferecidos para quem tem o bacharelado em sí.

      Ao fazer um curso técnico de Comércio Exterior ou de qualquer área tenha isso sempre em mente, o curso técnico é um ótimo atalho para o mercado de trabalho, no entanto, tem sim suas desvantagens.

      • Paulo Sérgio

        Olá Pedro, você diz que o “bacharelado” é mais valorizado que o técnico, tudo bem, mas no meu caso, estou concluindo “bacharelado em Administração”ainda este ano, e como aqui na minha cidade não tem “pós graduação em comércio exterior”, talvez tenha que fazer “tecnólogo em comércio exterior”, você acha que no meu caso as minhas chances são as mesmas de um bacharel em comércio exterior ou de um administrador com pós em comércio exterior, ou estou um pouco abaixo?

  61. Luiz

    Olá Pedro,
    Estou com dificuldade de encontra Bacharel em comércio exterior, poderia me endicar uma faculdade legal. Uma dúvida o curso de comércio exterior na FATEC é tecnólogo? Pois estava visitando o site e tinha algo relacionado ao curso ser tecnólogo, você sabe se é?.!

    Grato,

    • Pedro Addler

      Olá Luiz

      Sim, O curso de Comércio Exterior da FATEC é tecnico sim.

      As FATECs em sí, no caso, são escolas puramente técnicas, o nome inclusive é Faculdades Tecnológicas de São Paulo.

  62. Rikley

    Olá Pedro,
    Obrigado pela resposta, me ajudou bastante, pois estava com uma grande dificuldade em achar este curso bacharel. Eu visitei o site da UNICAMP, ví o curso, mas tinha o nome de Gestão de Comércio Internacional é a mesma coisa do que o Comércio Exterior?
    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Rikley

      Sim, isso acontece muito no Brasil, pois aqui as Universidades tem autonomia e podem dar aos seus cursos o nome que acharem melhor.

      Em relação ao curso de Gestão de Comércio Internacional é sim o mesmo que o curso de Comércio Exterior, como disse acima é puramente uma questão de nome.

      Antigamente inclusive, se não me engano, o nome do curso era Comércio Exterior mesmo :P essa mudança foi recente

  63. Ana Silva

    Olá
    eu sou formada em direito e adoro idiomas. Morei 2 anos na França e falo além do françês o espanhol e inglês. Me interessei muito pelo curso de comércio exterior, mas já queria começar logo a trabalhar pois já tenho mais de 30 anos, uma especialização seria uma boa oportunidade?também pensei em fazer curso tecnológico à distancia por uma faculdade na França, o q vc pensa a respeito?ou seria melhor mesmo começar logo por aqui no Brasil já que não é preciso fazer o reconhecimento, mas por outro lado penso q um diploma tec. no exterior é mais bem visto não?e qual outro idioma vc me recomendaria estudar?pensei no alemão, mas e o mandarim na conjuntura atual é melhor para comércio exterior ?obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Ana Silva

      Levando em conta que você já tem uma ótima fluência em Idiomas, que já tem uma vivência na Europa e também que quer entrar o mais rápido possível no mercado de trabalho, você está certa.

      O melhor caminho é mesmo um bom curso técnico de Comércio Exterior, você pode até fazer no exterior, mas aí tem a questão do reconhecimento de diploma, que pode dar muita dor de cabeça…

      Em São Paulo, uma ótima opção é fazer Comércio Exterior nas FATECs são ótimas escolas técnicas presentes no interior do Estado.

      Em relação a um idioma auxiliar, levando em conta que você já sabe Português, Espanhol e Inglês, que são 3 idiomas Ocidentais, o melhor para progredir na sua carreira de comércio exterior seria um idioma Oriental, o Mandarim ( apesar de difícil, não nego :P ) é uma excelente pedida.

  64. thamires

    Olá, muito obrigada pela dica!
    eu realmente estava com dúvida nisso…
    voce poderia citar algumas faculdades de comércio exterior boas?
    obrigada

  65. Alan Brandao

    moro nos Eua ha dez anos estou cursando bacharelado em comércio exterior em um college aqui.
    trabalho na area e há 3 anos. gostaria de saber quais são minhas chances reais de trabalho no brasil quando terminar o curso. falo inglês e espanhol fluente tenho 32 anos.termino do curso de comércio exterior previsto pra 2014.

    • Pedro Addler

      Olá Alan Brandão

      Realmente suas referências são muito boas :) principalmente por fazer o curso de Comércio Exterior em um College e em Inglês.

      A única dificuldade que você vai ter é em reconhecer seu diploma no Brasil, é um processo chato…

      Mas sinceramente, sua experiência em terras Americanas e sua fluência em Inglês vão ser fortes diferenciais a seu favor !!

  66. Raquel Toledo

    Olá, estou fazendo cursinho pois acabei o ensino médio em 2010. Estava dividida entre Relações Internacionais e o curso de Comércio exterior, mas agora decidi, é COMEX mesmo haha.Quero fazer o bacharelado, quais são as melhores faculdades/universidades do BRASIL, pode ser no sul, SP, que tem o curso bacharelado? Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Raquel Toledo

      Atualmente na região de São Paulo, interior e capital, os melhores cursos de Comércio Exterior estão localizados nas FATECs ( Faculdades Tecnológicas de São Paulo ).

  67. Pedro Addler

    Olá Lucas

    Tá certo, sempre que possível devemos buscar pelo melhor, atualmente posso dizer que não temos uma única faculdade melhor na área do curso de Comércio Exterior, mas sim que temos algumas.

    O curso de Comércio Exterior está presente em todas as Escolas da Rede FATEC do Estado de São Paulo, pode procurar qualquer uma delas que o curso é muito bom.

  68. Ivany

    Olá!!

    Só queria uma opinião, eu sou formada em Turismo, um curso nada a ver como os discutidos aqui, mas eu queria fazer esses cursos de 2 anos para poder me especificar um pouco em outra área, e o comércio exterior me chamou a atenção, tenho inglês e espanhol avançado e pretendo apreder italiano ou frances no futuro. Queria saber se compensa eu fazer um curso de 2 anos nessa área de comercio exterior antes de fazer uma pós graduação, que ainda não tenho definida….Obrigada!!!

    • Pedro Addler

      Olá Ivany

      Sim, com certeza, mesmo que você ainda não tenha definida claramente a área que você quer se especializar no futuro, sempre é interessante fazer cursos complementares, no seu caso, Comércio Exterior.

      Os conhecimentos complementares de Comércio Exterior que você vai pegar no curso podem ser muito úteis para você no futuro da sua carreira.

  69. Gabriela

    Oi, tenho 16 anos e pretendo fazer comércio exterior na Fatec da minha cidade, sei um pouco de espanhol e pretendo iniciar um curso de ingles em breve.Gostaria de saber se os cursos de comércio exterior nas Fatecs sao considerados Cursos Técnicos ou Bacharelado ?

    • Pedro Addler

      Olá Gabriela

      Todos os cursos da FATEC, não só o curso de Comércio Exterior todos são considerados técnicos.

      A FATEC, por definição é toda técnica, seu nome inclusive significa “Faculdades Tecnológicas do Estado de São Paulo”

  70. Amanda

    Oi,
    Gostei muito da materia pois estou pensando em seguir para a area de comércio exterior. Sou formada em direito, porem nao tenho mais interesse em advogar. Comecei a segunda graduaçao em relaçoes internacionais, mas tranquei no segundo periodo pois tive a oportunidade de vir aperfeicoar o ingles no Canada. Nao pretendo continuar a faculdade, pois tenho urgencia em ingressar logo no mercado de trabalho pois ja tenho 28 anos. Estou com uma duvida se faco uma pos graduacao em Comércio Exterior ou se faco o tecnologico em Comercio Exterior, sou do Rio de Janeiro e aqui nao tem muita opcao de faculdades na area. O que voce acha melhor, visando o custo / beneficio atrelada a minha graduacao em direito e a urgencia em ingressar no mercado. Ainda, poderia me indicar cursos do Rio tanto de pos quanto de tecnologico (que so conheco o da Estacio de Sa). Desde ja agradeço.

    • Pedro Addler

      Olá Amanda

      Levando em conta que você quer entrar rapidamente no mercado de trabalho e começar a trabalhar, recomendo que você faça mesmo é um curso de Comércio Exterior Técnico.

      Ele não é tão completo quanto o curso de comércio exterior bacharelado, no entanto, dura menos e permitirá que você comece a trabalha rapidamente.

  71. Gabriela Stephanie

    Olá, estou no primeiro ano do ensino médio e estou quase decidida a estudar adm. comércio exterior, mas estou com medo de estudar numa universidade federal, fazer o intercambio e mesmo assim não ter o reconhecimento por tudo isso. Um trabalhador dessa área recebe em média 2100 reais? Mas isso numa empresa de médio porte ou não? Tendo fluência em francês e inglês e intermediário em espanhol posso ter um salário melhor como iniciante ou as chances disso acontecer são mínimas? Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Gabriela Stephanie

      Não tenha medo, claro o reconhecimento não virá do dia pra noite, mas se você fizer tudo certinho como você disse acima, um bom curso de comércio exterior, curso de línguas e intercâmbio tem tudo pra dar certo sua carreira :D

      Em relação ao salário é esse aí mesmo, esse é um salário de quem está começando na carreira de comércio exterior em uma boa empresa ( tamanho médio e grande ).

  72. Rodrigo Campos

    Pedro, andei pesquisando e procurando alguns cursos na área que conclui que a grade de Relações Internacionais é igual à grade do bacharelado em comex que foi postado, dizem que a formação do R.I não é igual à formação de um profissional de comex. Eu queria muito cursar Relações Internacionais e trabalhar com Importação e Exportação. É possível? O tipo de formação não é diferente? Grato.

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo! é possível sim, Importação e Exportação são áreas de abrangência de Relações Internacionais.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  73. Michelle

    Ola, gostaria de uma opinião!
    Faço Adm com ênfase em Comercio exterior, porém nao me identifico com Administração, quando entrei no curso, esperava mais comercio exterior, estou a ponto de trancar a faculdade e tentar fatec para algo mais especifico! Estou fazendo a coisa certa? Tem diferenca entre o técnico e o tecnologico, e na fatec, oferece TECNOLOGICO!
    Algiers ideia?

    • Pedro Addler

      Olá, tecnológio é curso superior de curta deração e tecno é o curso tecnico tradicional.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  74. Marta Souza de Oliveira

    Olá gostaria de uma opinião sou formada em direito vc acha que fazer o curso técnico em comércio exterior é uma boa.

  75. Andrey

    Olá, Pedro. Ótima matéria, ajudou bastante.
    Mas será que vc pode me dar uma opinião?
    Estou perto de terminar o bacharelado em Relações Internacionais, mas com ênfase em política. Vejo que muitos da minha faculdade acabam conseguindo estágios e empregos na área de importação/exportação…o que me levou a me interessar por comércio exterior.
    A pergunta é: seria mais interessante eu fazer uma graduação como tecnólogo em comércio exterior ou cursos mais curtos de comex? Algumas instituições oferecem aqui no RJ cursos em diversos tópicos de comex, com duração de 10 horas, 15 horas…Mas me pergunto se é possível mesmo aprender algo neles que me qualifique suficientemente. Por outro lado, desejo ingressar logo no mercado de trabalho, pois já fiz 24 anos.
    Muito obrigado!

  76. Heris

    Olá, eu quero começar a fazer uma faculdade e me identifiquei com comercio exterior tecnológico, faço mandarim e frances. Basta? ou é necessario ter ingles e espanhol?
    obg.

  77. Ana Esther

    Bom dia,
    minha filha pretende fazer o curso de comércio exterior. Gostaria de saber qual é o melhor curso oferecido neste momento no Brasil.
    Agradeço

  78. Vitor

    Oi, tenho 17 anos e faço curso tecnico de logistica. E fiquei muito interesado em fazer a faculdade de comercio exterior. Bom esta escrito que; “É um curso recomendado para quem tem diploma de administração, contabilidade ou direito e quer passar a trabalhar com comério exterior.” e eu irei ter o diploma de logistica, acho que n seria inviavel fazer o curso, mas gostaria de saber a sua opiniao para q eu fique mais por dentro de como posso me dar bem nessa area.

  79. Otávio Nazar

    Gostaria de saber qual faculdade em Minas Gerais vocês poderiam me indicar.
    Grato.

  80. Camila

    Olá,
    achei o guia sensacional, está de parabéns!
    Bom, pretendo começar o curso de Comex, na Universidade São Judas, e gostaria de saber, se lá o curso é tão bom quanto no Mackenzie.
    E quais diferenças de um pro outro.
    Obrigada.

  81. Rodrigo

    Olá! Eu falo inglês quase fluente e recentemente comecei um curso de espanhol ,porém não estou gostando muito de espanhol e além disso fiquei sabendo de casos de profissionais de comex que falam inglês e espanhol e no trabalho as empresas só mandam essas pessoas negociarem com países da américa do sul, desse modo esses profissionais não praticam seu inglês e não tem oportunidade de negociar em países de primeiro mundo.Por esses fatores estou pensando em desistir do espanhol.Você acha que eu deveria desistir do espanhol? ou ao invés de fazer espanhol fazer outra língua como francês? Obrigado!

  82. Fernanda

    Ola, estou nos Estados Unidos a 14 , terminei meu high school aqui , falo ingles fluente comecei os pre requisitos no college aqui mas desisti. Agora quero retorna ao Brasil .Bem primeira pergunta e ;seria comercio exterior a carreira certa pra min?e outra deveria fazer o college aqui,ou retorno ao Brasil de uma vez e faço ai, ou devo fazer o tecnico? Desde ja agradeco!!!

  83. Maisa Alves

    Olá,tenho 20 anos e estou cursando comercio exterior tecnologo,tenho inglês fluente,e espanhol básico em andamento. Gostaria de saber se esse é um bom caminho a seguir,se após terminar o tecnologo na faculdade posso fazer uma pós graduação em negocios internacionais.

    Parabéns pela matéria! Fico no aguardo da resposta,pois estou com muitas duvidas!
    obrigada!

  84. Daniel bouvier

    olá, acho que essa deve ser uma duvida frequente, .. gostaria de saber se há um curso propriamente dito de comercio exterio, ou devemos fazer apenas uma pós graduação sobre o mesmo.
    desde já, agradeço.

  85. Fernanda Tomaz

    Olá, gostei muito do texto.
    Quero Fazer Comex e sempre quis fazer um intercâmbio ou até mesmo morar no exterio.
    Você acha possível existiram Bolsas de estudos e tals ?
    Obrigada
    Deus abençoe

  86. Carol

    Olá. Bom,eu não tenho conhecimento da língua inglesa,teria como eu iniciar um curso juntamente a faculdade de comércio exterior( graduação tecnológica). Aqui no RJ,existem muitas oportunidades para carreira? Desde já agradeço pelas informações.

  87. Natália

    Acabo de ingressar na na IFRN, no Rio Grande do Norte para o curso técnologo de comercio exterior. Tenho 18 e estou sem saber se essa seria minha melhor opção de curso, visto que quero atuar nessa área!

  88. Ana

    Qual é a melhor universidade pública e particular em Comércio Exterior Bacharelado do Brasil?

  89. luciana

    gostaria de saber como eu faço curso de comercio exterior tenho ingles avançado e espanhol e basico de frances sera ser eu fazer curso vou me da bem aqui no brasil ….

  90. Gisele

    Gostaria de saber se fazer um tecnólogo de comércio exterior (FATEC) é suficiente para um sucesso profissional.

  91. Bruna Caroline

    Olá,

    Trabalho numa escritório de contabilidade, comecei a cursar ciências contábeis devido ja estar trabalhando na àrea, apesar de ter bastante conhecimento na àrea fiscal/contábil e folha de pagamento, não gostei muito do curso e por outros motivos acabei abandonando-o. Agora decidi cursar Tecnologia em Comércio Exterior..gosto muito de aprender novas línguas e me interessei muito sobre o curso, agora o escritório onde trabalho está também atuando com na área de internacionalização/intermediação de empresas. Você acha que o curso de Comércio Exterior contribui bastante para isso também?

  92. Weberton

    E aí galera beleza ?

    Então, eu estou em dúvida sobre qual curso fazer, estou muito interessado em fazer comércio exterior, porém eu me identifico mais com a área de humanas, digamos que sou meio ruim em matemática ou algo relacionado rs, mas eu me interessei bastante…Sou uma pessa bem dinânica e de fácil relacionamento e pelo fato de ter possibilidades de viagens, conhecer outras culturas, me relacionar com pessoas diferentes,
    em fim muitas coisas me chamarão atenção e sei que minha maior dificuldade será na parte de cálculos, porém o interesse me encorajou e me fez querer enfrentar as dificuldades que irei enfrentar…em fim, gostaria da opinião sincera de vocês. Obrigado

  93. Giovanna

    Olá, gostaria de saber a melhor faculdade em SP para fazer Comércio Exterior, e como está o mercado de trabalho para quem acaba de se formar no ramo? Desde já agradeço.

  94. Karen

    Olá,não falo inglês,não me formei e já tenho 24 anos,fiz 1 ano de inglês na wizard,embora ame o idioma não gostei do curso,gostaria de saber onde você me indica a estudar inglês,há uma escola que recomende? e enquanto isso gostaria de fazer na modalidade EAD algum tecnologo que possa ajudar quando eu fizer Comex depois que eu aprender inglês? Obrigada

  95. Patricia Santos

    Olá,estou muito interessada em fazer administração com enfase em Comércio Exterior.Queria saber se é preciso falar algum idioma de imediato?
    Seria o curso mais indicado pra mim no momento?O que me indicam.

    Agradeço desde já.

    At.Patricia Santos

  96. Gabriel Tebaldi

    Ola quero seguir carreira em COMEX mais esta difil achar faculdades privadas para cursar , queria saber qual as faculdades de sp que trabalham com esse curso no nivel de bacharelado ? obs: Instituiçoes privadas só !

  97. Lincoln

    Olá, me interessei muito pelo curso de comércio exterior e estou disposto a fazer. Pode me indicar as melhores faculdades de comércio exterior do Rio de Janeiro ? Não encontrei nenhuma pública do Rio que tenha comércio exterior. Sabe me dizer se é difícil arrumar um emprego nessa área ?

  98. Lincoln

    Qual o salário médio de alguém que trabalha com comércio exterior ? E qual a área dentro do comércio exterior está mais em alta ? Marketing Internacional, Analista… ?

  99. Gustavo Couto

    Ola gostaria de saber faculdades boas e conceituadas aqui em Sao Paulo que tem o curso de Comercio Exterior.

    grato

  100. Karoline

    Ola Pedro, estou indecisa ainda, mas gosto da parte de comércio exterior. Fiz dois anos de Administração de Empresas e estou em dúvida e gostaria de um conselho seu:
    É interessante terminar essa primeira faculdade e depois ingressar em comercio, ou posso fazer tecnólogo de uma vez?
    O mercado se interessa por ter graduação em Adm?

    Obrigada e parabens pelo site e iniciativa

  101. GISELE

    olá adorei este post sobre comércio exterior estava em casa peocupada se esse seria um curso bom pra mim, diante destas explicações creio que sim estou trabalhando na área fiscal tributária de uma grande empresa varejista do Brasil e estou fazendo inglês intermediário você acha que comércio exterior iria aproveitar mais a minha experiencia em area fiscal com o curso de inglês ? desde já agradeço sua atenção

  102. Vivian Pereira

    Olá, faço ciências contábeis e já estou perto de me formar, porém comecei a trabalhar com importação paralelo ao meu serviço no setor financeiro da empresa e gostei muito dessa area. Saí dessa esmpresa e voltei a trabalhar na área financeira e contábil. Mas me interessei mto pela área de comercio exterior tbm, sou fluente em espanhol e tbm faço inglês, e comecei mandarim tbm (na outra empresa os fornecedores eram chineses e se matavam pra falar ingles kkkk)mas não queria fazer mais uma graduação pq iria demorar muito. O Curso de Comércio Exterior de Nível Tecnológico seria uma boa opção de escolha?? EStou na dúvida, poderia me ajudar?

  103. Antônio

    Opa, opa, opa! Vi uma afirmação completamente errada aqui! O curso tecnológico de comércio exterior pode sim! Ser cursado sem que o aluno tenha outra graduação em seu currículo, prova? Eu estou no segundo período do curso e não tenho nenhuma graduação prévia, estudo no IFRN – Natal central.

  104. liliam

    Bom dia!
    Moro em Ribeirão Preto e gostaria de saber sobre a area de atuação de um tec em comercio exterior aqui.

  105. Milena

    Bom dia,

    Tenho 34 anos me formei este ano como tecnóloga Comercio Exterior, não fiz estagio em empresas e sim em pesquisa na própria faculdade( era o único estagio disponível) e minha experiência profissional é no setor financeiro.

    Tenho espanhol avançado e Inglês intermediário, estou procurando emprego desde o inicio no ano no meu curso, porem até agora não consegui sempre que chego nas entrevistas o entrave é que não tenho experiência, pensei em iniciar já uma pós-graduação para poder entrar em programas de estagio sabe se isto é possível? e também outra duvida, quais são os caminhos normais em pós-graduação ou MBA para tecnólogo em Comercio exterior estou com tantas duvidas e diria até que decepcionada por não ter conseguido emprego até agora.

  106. Sousa

    Ola,gostaria de saber se tem como atuar nesta area de comércio exterior sem ter algum idioma a não ser o portugues.

  107. Ingrid

    Olá,
    Olha eu prestei vestibular pra Fatec pra Comercio Exterior e em outra faculdade pra RI. A profissão que quero futuramente é ser diplomata.Mas não sei se o curso de Com. Ext. vai me satisfazer nesse quesito. Mas também conheço muitas pessoas que começaram o curso de RI e desistiram. Não sei a melhor opção.

  108. Júlia

    oi eu adorei artigo e eu vou começar o terceiro ano do ensino médio e estava pensando em seguir a carreira de comercio no exterior, mas tambem de relaçoes internacionais, por isso eu gostaria de saber mais sobre a area de relaçoes internacionais. Obrigada!!!

  109. vitor sotto

    olá, Pedro…
    Gostaria muito de fazer comercio exterior (bacharelado), mas estou com muitas duvidas.
    Eu moro em São Paulo capital, e estou a procura da faculdade certa, mas esta muito difícil quase todas faculdades q eu vi, é formação tecnológica. Queria muito que vc me indicasse uma ótima faculdade, com formação em bacharel…
    Na universidade Mackenzie, tem um curso q é, Administração com linha de formação em Comércio Exterior. Eu queia saber se é uma boa escolha pra quem que se formar em comercio exterior…

    Por favor me ajude,
    grato Vitor Sotto.

  110. Maria Helena Magalhães do Amaral

    Helena
    Olá, tenho uma amiga que mora em Nantes, na França, e cursa o último ano de comércio exterior. Precisa fazer estágio de maio a julho, numa empresa de comércio exterior, em regime de intercâmbio. Ela quer fazê-lo aqui no Brasil e se puder no Rio de Janeiro. Diga-me, por favor, quais são os procedimentos que ela deve adotar. Ela me faz essa pergunta, por e-mail, mas eu não saberia responder-lhe. Então, procurando alguma resposta, na tentativa de a ajudar, encontrei este site!

  111. Bruna Romero

    Olá, eu gostaria de saber qual é as melhores faculdades na capital de São Paulo em Comércio Exterior..
    E quanto ganha em média um profissional formado nesta área ?

    Obrigada.

  112. Talita

    Gostaria de saber quais as melhores faculdades de Comércio Exterior? pretendo começar o curso no 2º semestre deste ano de 2014

  113. Natália

    Olá! Gostaria de saber em quais faculdades públicas ou federais(principalmente na região de São Paulo) o curso está disponível.
    Obrigada

  114. Matheus Zago

    Ola tenho 16 anos e em 2016 eu já entro na faculdade eu queria saber é necesario falar em espanhol ou só Inglês mesmo? e ate quanto ganha um profisional nessa area?

  115. Augusto

    Boa noite.
    Sou formado em ComEx.
    Estou trabalhando na área administrativa.
    Infelizmente não está me agradando, principalmente na questão salarial.
    Imaginei uma coisa e não é o que está acontecendo.
    Gostaria de orientações e informações para trabalhar na área de ComEx, onde possa ter um bom salário.
    Em que área e onde procurar trabalho aqui no Brasil e se no exterior, qual o procedimento.
    Aguardo retorno, obrigado

  116. Priscilla Lopes Augusto

    Sou formada em comes nivel tecnologo e nao consigo emprego. O que devo fazer ?!

  117. Ingrid

    Ola tenho 23 anos, sou formada em RH, mas estou pensando em fazer comércio exterior(graduação, mas tenho um certo medo devido eu não ter um inglês fluente, quero voltar a fazer inglês o mais urgente possível.Será que é possível ?
    Obrigado

  118. Rafaela C.

    Olá,
    Gostaria de fazer Comércio Exterior, porém tenho as minhas duvidas.Na Mackenzie tem o curso de Administração com linha de formação em Comércio Internacional, gostaria de saber se é a mesma coisa que Comércio Exterior. Quais faculdades particulares no estado de São Paulo são boas para a área?
    Obrigada, Rafaela.

  119. Kezia Lisboa

    Olá Pedro !!
    Gostaria de saber qual a sua opinião sobre o curso de Comércio Exterior ( tecnólogo) da Faculdade Carlos Drummond de Andrade (SP),Obrigada.

  120. Joel Max

    Olá bom dia! Eu queria saber uma coisa uma dica que poderiam me dar então eu to muito interessado para fazer Comércio Exterior só que eu queria saber se é melhor fazer direto o Bacharelado ou se é bom fazer antes um curso de nível técnico que tem aqui na minha região, por que eu sempre penso que um técnico antes ajuda bastante no entendimento e acho que facilita mais para quando chegar na faculdade pelo menos já saber o básico n sei se to pesando certo eu queria saber suas opiniões sobre meu assunto ficaria muito grato pela a ajuda.

  121. bruno

    queria saber si com o curso tecnologo de comercio exterior si posso fazer uma pos graduaçao e tambem qual e o preço da pos graduaçao e sua duraçao

  122. Erika Farias

    Olá, gostaria de fazer minha pós graduação em comércio esterior, mas tenho dúvidas visto q minha graduação foi em secretariado executivo, área de humanas.O curso de comex parece conter muitas disciplinas das exatas.Para pós graduação, seria bom no complemento da minha área de formação?
    Gostaria que pudesse me ajudar.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!