Ciências Humanas

A Graduação e o Curso de Relações Internacionais

Entenda os passos do aspirante a profissão de Relações Internacionais, as características da profissão, o mercado de trabalho, além dos desafios da profissão!

O Perfil do aluno aspirante a profissional de Relações Internacionais

Relações Internacionais

Uma das características marcantes do profissional da área de Relações Internacionais é o perfil curioso, com visão abrangente e espírito empreendedor. É interessante que o aspirante já tenha as metas de seu futuro profissional traçadas, para que durante o período da graduação, já tenha condições de explorar as áreas desejadas e aproveitar ao máximo as oportunidades que a instituição proporciona. Seguindo esta linha de metas, o espírito empreendedor deve garantir o entusiasmo durante o processo de ingresso ao mercado de trabalho.

Características sobre o curso de Relações Internacionais

As disciplinas principais do curso de Relações Internacionais são focadas em estudos concisos nas características das instituições internacionais. Seguindo esta linha, são analisados os aspectos de defesa, segurança, integração regional, economia política e política externa.
É necessário ressaltar que cada instituição de ensino tem um foco para cada uma das áreas de estudo, sendo algumas abrangendo apenas a parte teórica e outras com objetivo profissionalizante. Desta forma, o aspirante a carreira, deve fazer uma pesquisa relacionada a universidade que deseja cursar, para entender como é a meta de estudos e o foco como futuro profissional.

Mercado de Trabalho em Relações Internacionais

Há possibilidade de atuação em diversos ramos com o curso de Relações Internacionais, sejam voltados a área acadêmica, ou mesmo em empresas de consultoria.
Na área acadêmica, o profissional pode atuar em centros de pesquisa, ou mesmo em projetos de ensino. Já as consultorias garantem um aspecto mais abrangente, sendo possível a assessoria em escritórios de advocacia voltados ao âmbito internacional, ou mesmo em empresas públicas.
De forma geral, apesar do mercado abrangente, é interessante que o aluno ainda na faculdade tenha contato com o mercado com estágios, pois a dificuldade depois de formado é a mesma para todos os estudantes, é sempre mais difícil encontrar seu espaço sem um diferencial de atuação.

Entrevista com aluno cursando Relações Internacionais

• Os alunos sempre possuem certa dúvida na hora da escolha do curso, e permanecem um pouco inseguros mesmo no começo da graduação. No caso do seu curso de Relações Internacionais, como foi sua experiência?
Fiz minha escolha ainda no começo do ensino médio, conversando com os professores, mas ainda tinha muitos dúvidas em cursar economia ou comércio exterior. Mas a decisão veio mesmo no cursinho, quando tive contato com profissionais na área em palestras promovidas para auxílio a decisão. Porém, admito que mesmo no primeiro ano da faculdade ainda tive dúvidas sobre o curso de Relações Internacionais. Esta dúvida foi diminuindo ao longo do ano, e no fim do segundo ano estava bem mais segura com minha decisão.

• Qual foi o fator determinante na escolha do seu curso? Foi baseado fortemente nos resultados de testes vocacionais, ou teve contato com profissionais ou outros alunos que já estavam cursando relações internacionais?
Fiz vários testes vocacionais na área e li diversos guias de profissões. Mas mesmo com tanta informação, era difícil tomar uma decisão que iria me acompanhar durante toda a vida, era realmente um peso esta escolha. Diante os testes vocacionais fiquei interessada em 3 profissões: comércio exterior, relações internacionais e economia. Mas a escolha veio mesmo com conversas com alunos e profissionais da área.

• Os primeiros anos do curso são determinantes para o aluno decidir se é realmente o que deseja para a vida dele, ou se muda o foco para outra profissão. Em relação ao seu curso, quanto tempo levou para ter a certeza ou não de sua escolha?
Certeza absoluta ainda não tenho, mas afirmo que no fim do segundo ano, a incerteza de largar o curso e mudar para outra graduação já não existia mais. Mas acredito que estas dúvidas são normais, ainda me sinto muito nova para esta escolha, esta decisão gera muita insegurança, é preciso ser mais madura e ter mais idade para tal.

• Agora em relação ao curso de Relações Internacionais, fale um pouco da sua expectativa das matérias. Elas proporcionaram um aumento em sua expectativa como futuro profissional?
Como fiz 2 anos de cursinho, estudar os mesmos assuntos já estava tedioso, e quando ingressei no curso superior, era um prazer todo aquele aspecto novo conhecimento, ainda mais no meu curso que aborda conceitos internacionais, é super interessante o estudo a nível mundial. Por isso afirmo que a cada ano, tenho mais certeza sobre minha decisão, o conhecimento adquirido é muito prazeroso, me sinto satisfeita fazendo as matérias da graduação em relações internacionais.

• Quais as matérias que mais gostou do curso? Fale sobre a que mais se identificou!
Tenho grande afinidade com Economia, até cogitei cursá-la. Desta forma, também tive muita afinidade com economia política, que garante uma visão extraordinária do funcionamento do mundo.

• Após o fim da graduação em Relações Internacionais, qual foco deseja dar para sua carreira? Tem aspiração de entrar no mercado de trabalho diretamente, ou pretende ainda efetuar cursos de aprimoramento, como pós-graduação, mestrado, etc?
Caso tenha boas oportunidades de entrada no mercado, com certeza não hesitarei, mas os cursos de pós-graduação também são muito bem vindos. Prefiro esperar até o fim da graduação para decidir se me aprofundo em relações internacionais, ou busco meu lugar ao sol.

• Sobre o curso em geral, teria alguma sugestão de melhoria, ou alguma forma de apoio extra, para aumentar a experiência dos alunos com a futura profissão, ou mesmo apoio pedagógico, para auxiliar no desenvolvimento como futuro profissional?
Com certeza, no meu ponto de vista, os intercâmbios são essenciais, pois é interessante se tornar um cidadão do mundo, conhecer diversas culturas, abrir o leque de oportunidades. A profissão de Relações Internacionais é algo moderno e arrojado. E é preciso que o profissional tenha o mesmo espírito, entenda o que move o mundo e ter contato com ele. Assim, sugiro instituições que apóiam os intercâmbios culturais, como a Anhembi Morumbi, que ainda tem o reconhecimento dos cursos pela Rede Laureate, isto com certeza garante um diferencial no currículo. As inscrições para o vestibular de Agosto estão abertas, com provas no dia 22/08, boa sorte a todos os estudantes!

Dúvidas ou sugestões sobre o curso de Relações Internacionais? Deixe uma pergunta, e nossos jornalistas farão o possível para respondê-las!

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Ciências Humanas e Relações Internacionais

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Dotado de uma sensibilidade aguçada, o graduado em pintura, ou simplesmente pintor, transmite através de seu trabalho os mais diversos sentimentos e transforma em arte todos os tipos de emoções.

O Curso de Rádio e TV

O Curso de Rádio e TV

O aspirante ao curso de Rádio e TV e as diversas oportunidades e desafios ao longo de sua carreira.

As Oportunidades e o Curso de Cinema

As Oportunidades e o Curso de Cinema

Entenda os passos iniciais dentro da graduação de cinema e as diversas oportunidades do jovem profissional diante o mercado de trabalho.

O Curso de Artes Cênicas

O Curso de Artes Cênicas

Conheça o curso de artes cênicas e as diversas áreas de atuação do profissional. Entenda as oportunidades do mercado de trabalho e os desafios enfrentados.

Turismo e as oportunidades no Rio de Janeiro

Turismo e as oportunidades no Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa receberá de braços abertos grande eventos esportivos. Saiba as oportunidades evidentes em diversas áreas com a vinda da copa do mundo e olimpíadas.

 
 
 

Comentários:

  1. JÉSSICA CAROLINE

    Muito legal essa matéria sobre relações internacionais!

  2. Daniela Lemes

    Adorei a matéria, acho muito bacana a ‘luz’ que vocês dão para os estudantes com matérias desse tipo!
    Mas na verdade eu tenho uma pergunta…
    Tenho 100% de certeza que quero fazer RI, isso desde o 2º colegial, já falo 3 línguas e agora estou na luta por uma faculdade pública. E uma dúvida vem assombrando o futuro profissional que eu possa vir a ter, Tatuagem! Há 1 ano eu penso em fazer uma tatuagem, como o profissional de RI trata com muitas culturas talvez o pré-conceito com quem tem tatuagem seja maior! Se possível, gostaria de saber como é isso na prática, se realmente existe essa cobrança de não ter o corpo tatuado e se realmente eu devo pensar em abandonar essa minha vontade por alguma vaga que cobre isso.
    Desde já, muito obrigada!

  3. Jaqueline

    No primeiro ano de relações internacionais já é necessário o Inglês? Ainda pretendo cursar a faculdade em 2012, até lá quero me preparar. Terminei o ensino médio ano passado e fiquei um ano para decidir o que fazer entre outros cursos que sempre me interessaram, nunca imaginei me interessar por este. E pelo jeito não vou me arrepender!

  4. Felipe Ferreira

    tendo a graduação em Relações Internacionais, existe alguma relação a pós graduação em Turismo
    estou no terceiro ano do ensino médio!
    Obrigado…

    • Pedro Addler

      Olá Felipe Ferreira

      Vou ser sincero, embora ambas tenham relação com viagens, a formação em Relações Internacionais é distante da formação no curso de Hotelaria e Turismo.

      Acredito que não exista nenhuma especialização direta de Relações Internacionais com Turismo.

      No entanto, caso alguém tenha essa informação me corrija por favor :)

  5. Maurício

    Um intercâmbio é bem visto na carreira de relações internacionais ?! Se sim, quais as melhores instituições que oferecem essa oportunidade aqui no Brasil ?!

    • Pedro Addler

      Olá Maurício

      O intercâmbio, como forma de valorizar a sua carreira de Relações Internacionais e também como forma de experiência de vida é sempre válido.

      De um modo geral, a maioria das Universidades que tem o curso de Relações Internacionais tem também a opção do Intercâmbio.

      A USP, por exemplo, oferece várias modalidades diferentes de Intercâmbio.

  6. Victoria

    Ola, curso há 2 anos administração de empresas e queria saber se ingressando no curso de Relações Internacionais poderei aproveitar algumas matérias ? Preciso de uma respota URGENTE! Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Victória

      Sim !! E você tem sorte !! As matérias do curso de Administração de Empresas que mais são aproveitadas na graduação de Relações Internacionais são justamente as matérias dos 2 primeiros anos.

  7. louise

    oi,
    me interessei pelo curso de Relações Internacionais e queria saber se tem muita matematica, muito calculo, durante a graduaçao e durante a vida profissional

    • Pedro Addler

      Olá Louise

      Não !! No curso de Relações Internacionais não tem muita Matemática e cálculos não, a base do curso são as Ciências Humanas.

  8. vania

    ola, depois de ter lido alguns comentarios e de certa forma ter visto também, todos os requisitos do perfil do profissional em relações internacionais, gerou-me ainda uma certa dúvida, sera que eu mesmo estando no curso de relações internacionais poderei seguir mais tarde a especialização de relações económica internacional, para além de analista internacional. será q este curso so tem estas duas saidas profissionais??agradecia que me esclaresse as minhas dúvidas por favor, pois eu ja me encontro no segundo ano, e agora gera uma certa dúvida em relação a saida profissional que devo escolher, obgado

    • Pedro Addler

      Olá Vania

      Se você pretende seguir carreira na área de Economia Internacional e Relações Econômicas em geral, ao invés de Relações Internacionais, minha sugestão é que você faça a faculdade de Economia mesmo.

      Depois de terminar a faculdade de Economia você pode fazer um curso avançado de Idiomas e também um MBA.

  9. Matheus Oppitz

    Olá, tenho muita vontade de fazer o curso de Relações Internacionais, só que fiz o curso de Comércio Exterior e realmente não gostei do curso, pois não tenho muita vontade de trabalhar no comércio. Queria trabalhar com uma parte mais humana, gosto de historia, politica, cultura e tenho muita vontade de fazer intercambios! Tendo esse perfil, será que esse curso se encaixa pra mim?

  10. erika

    Gosto de politica , história ,penso em fazer relações internacionais é uma boa escolha?
    Pois tenho ouvido falar que muitos se formam e não acham trabalho na area que acabam desistindo.É verdade que o mercado de trabalho esta ruim para esses profissionais ?

  11. Marcos

    Quais faculdades de R.I. tem no Ceará? obg

  12. Caroline

    Olá, é requisito ingressar no primeiro ano de relações internacionais falando inglês fluente? Aprendemos outras linguas na propria faculdade ou temos de aprender por fora?

  13. Matheus

    Olá, primeiramente quero parabenizar por você ter lido e respondido com muita atenciosidade cada comentário. Bom, tenho algumas dúvidas no que diz respeito à carreira de RI, estou a ponto de terminar o ensino médio e vontade não me falta em aprender línguas, creio que tenho certa facilidade, embora só saiba um inglês intermediário que com certeza irá evoluir e o português, no curso será necessário saber matemática? pois não é o meu forte, e sim história e geografia, creio que tenho uma boa afinidade com política. E por último e não menos importante, como sou o RJ e ainda não prestei o ENEM etc, gostaria de saber a universidade em que há um leque melhor no que diz respeito a RI, desde já agradeço!

  14. Simão Pedro Portella

    Olá estou com “medo” de cursar o RI me interessei muito pela profissão pelo meu nivel de inglês e conhecimento de francês, além de ter interesse em geopolítica, mas o mercado de trabalha é bom? nao acho muita coisa sobre salários etc… e estou com duvida se curso Economia ou RI. Pode me ajuda Pedro Addler?

    • Pedro Addler

      Olá Simão, o curso de Relações Internacionais é um bom curso e você tendo todo este interesse faz com que ele se torne a melhor opção. Afinal, hoje em dia o bom profissional é aquele que faz o que gosta, pois faz com prazer! A questão do salário entra neste mesmo segmento de pensamento, realizando bem suas atividades no trabalho, sendo criativo, buscando sempre o crescimento, com certeza terá o reconhecimento por isto. No início da carreira é normal receber um pouco menos que se espera, mas isto vale para todas as profissões. Pesquise sobre Economia também e faça uma comparação com RI. Boa sorte! Abraço! :)

  15. Leonardo

    Adorei o curso de RI e desejo muito fazer ano que vem. queria saber se tem problema fazer o curso de RI + um curso de inglês porque ainda não sei falar uma língua estrangeira ?

  16. Marciane

    oi Pedro.. tira um adúvida por favor.
    desde sempre eu quis fazer R.I., mas de uns tempos para cá, umas pessoas me falaram que o profissional de R.I. tem que ter contatos ou algo pareçido com politicos.
    e meu marido disse a mesma coisa.. ele disse: Marciane, se vc fizer esse curso vc NUNCA vai ter futuro, pOIS VC NÃO TEM CONTATO COM NINGUÉM NA ÁREA PUBLICA. eu disse: mas no curso eu vou conheçer. ele disse VAI CONHEÇER ESTUDANTES, QUE TBM Ñ CONHEÇEM NINGUÉM.
    Nossa.. eu fiquei arazada.. R.I. sempre foi meu sonho..
    então deçidi adiar o sonho e fazer ADMINISTRAÇÃO.. e queria saber se na PÓS, tem algo no ramo de R.I que eu possa fazer.
    sa vezes eu penso em ñ ligar para nada, e fazer o curso de R.I., e me focar apenas nele. Mas agora tenho medo de não ter um bom futuro..
    por favor me ajude.. obrigada!

  17. Karla

    Olá, gostaria de pedir algumas informações sobre faculdades que oferecem o curso, pois tenho procurado e nao tenho encontrado. obrigada.

  18. Diego Marinho

    Olá, eu pretendo iniciar graduação em relações internacionais e estou e, busca de terminar meu inglês e começar pelo menos mais duas, pois julgo muito importante ter outros idiomas para seguir bem essa carreira. A minha dúvida é a seguinte: Fazer um intercambio irá valorizar o meu currículum quando eu estiver formado e em busca de oportunidades no mercado de trabalho?
    aguardo ansiosamente a resposta! obrigado desde já!

    • Pedro Addler

      Olá Diego! um intercambio ajudaria e contaria bastante pontos para seu curriculum! ;)

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  19. Doralice dos Santos

    acredito que estudar relações internacionais traz grandes oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, pois o que não falta é um leque de materias interessantes e eficazes para qualquer profissão que se relacione com humanas. eu gostaria muito de estudar realações internacionais o ano que vem.

  20. Doralice dos Santos

    acredito que estudar relações internacionais traz grandes oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, pois o que não falta é um leque de materias interessantes e eficazes para qualquer profissão que se relacione com humanas.

  21. carlos caumba

    ola sou estudante do curso RI e etou com algum receio porque acho que o curso tem pouca abertura no mercado de emprego.

  22. carlos mendes de souza

    olá, ao fazer o curso de relações internacionais e concluir posso atuar ou trabalhar no meu país (Brasil)?

  23. Alberto Nathan

    Olá! Assim como todos os outros, tenho um interesse muito grande por fazer RI, mas tenho medo de ingressar nesse ramo pois ainda não falo nenhum idioma fluentemente e dizem que o mercado de trabalho é um tanto restrito. Gostaria de ajuda para saber se estou no caminho certo e se esses meus medos são naturais ou a profissão é assim mesmo!
    Obrigado desde já!

  24. Drika

    Pedro Addler, eu queria trabalhar como diplomata ou em embaixadas brasileiras, fazendo RI eu terei oportunidade de emprego nessas areas?

  25. Beatriz Mangueira

    Olá, eu acabei de concluir o ensino médio, e passei pra RI. Porém estou preocupada em relação aos idiomas, pois só sei o inglês básico (de cursinho que fiz, mas não sei falar fluentemente o ingl). Gostaria de saber se é necessário, já durante o curso falar, uma outra língua. Obrigada!

  26. larêssa mendes

    Olá , gostei muito do curso de relações internacionais , tenho apenas 16 anos e esse ano termino o 3ºano do ensino médio. Moro em moçambique e pretendo cursar minha faculdade na africa do sul . Gostatia de saber se é aconselhavel eu enrar proximo ano(2014) ou em 2015? E tambem , se é importante eu estudar logo em um país de língua inglesa . Falo inglês fluente e estou aprendendo francês ! Me ajude , pls , rs

  27. Camila

    Olá!
    Me formei no final de 2012 no Ensino Médio, falo inglês fluente, fui educada em alemão a partir dos 8 anos e também fiz alguns anos de espanhol. Enfim, tenho afinidade pela área cultural. Tenho muito interesse por RI, apesar de ainda nao entender exatamente o que um profissional de RI exerce nao se tratando da carreira diplomática.
    Tinha certeza até pouco tempo em fazer publicidade, porém o medo da instabilidade financeira infelizmente me faz descartar a idéia – daí outra dúvida: já ouvi que a carreira de RI só é promissora para quem já é de família influente. Nao faço idéia se isso é verdade ou nao, realmente sei pouco sobre a carreira, mas de fato no Brasil muitos se destacam nao por mérito, mas sim por contatos, familia, etc.
    Obrigada desde ja!! Preciso muito de uma resposta para as minhas dúvidas! :)

  28. rodrigo

    olá, eu gostaria de saber se o mercado esta aberto para pessoas ate com mais de 25 anos , pois tenho 28 anos e minha maior duvida é em relação a idade.( curso admnistração mas penso em mudar para RI POIS GOSTEI das informações.por favor, me dem uma orientação urgente.obrgiado

  29. Paula

    Oi! Adorei a matéria!
    Estou cursando letras com habilitação em alemão e estudo inglês e francês,ultimamente tenho me interessado pelo curso de relações internacionais. A minha dúvida é se tem alguma relação com a minha atual graduação?
    Desde já agradeço!☺

  30. Rachel

    Olá, no curso tem alguma matéria que vou estudar cálculo 1 ou algo similar? Obrigada.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!