Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Especialização

Pós-graduação: diferença entre lato sensu e stricto sensu

14 de setembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Você já pensou em fazer um curso de pós-graduação para incrementar o seu currículo? No Brasil, há duas modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Compreender as diferenças entre estes dois tipos de graduação é essencial para fazer a escolha mais adequada de acordo com o seu perfil profissional e interesses na carreira.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Há uma grande variedade de cursos lato sensu e stricto sensu para escolha, disponíveis em faculdades públicas ou particulares. As Universidades com este tipo de conteúdo precisam de uma estrutura mais robusta, com corpo docente devidamente qualificado e com cursos, sendo necessário obedecer às regras do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A seguir, vamos trazer para você todos os detalhes sobre os cursos lato sensu e stricto sensu, como os tipos existentes, as regras de funcionamento, tempo médio de duração, requisitos para ingresso e alguns locais onde você pode fazer uma pós-graduação de graça ou com desconto. Vamos lá?

O que é pós-graduação lato sensu?

Vamos começar a diferenciar as pós-graduações lato sensu e stricto sensu pelo tipo mais comum escolhido pelos estudantes: a lato sensu. Os nomes lato sensu e stricto sensu vêm do latim. No caso de lato sensu, a tradução mais direta para este termo seria “sentido amplo”.

As pós-graduações lato sensu compreendem os cursos de especialização. Normalmente, são voltados a pessoas inseridas ou em inserção no mercado de trabalho que buscam uma atualização profissional ou conteúdo adicional não trabalhado com foco direto durante o curso de graduação. 

As especializações também podem ajudar o profissional a ampliar o seu leque profissional, em uma área inicialmente diferente da sua, mas que os conhecimentos sejam úteis para os caminhos profissionais que aquela pessoa deseja seguir. Por exemplo, não é mais tão incomum ver pessoas de cursos de Humanas se especializando na área de dados para qualificar ou diferenciar os seus serviços.

De acordo com o Ministério da Educação, um curso de especialização precisa ter, no mínimo, 360 (trezentos e sessenta) horas de conteúdo. Atente-se para o fato de que alguns cursos de especialização possuem uma carga horária mais extensa. Esta é uma escolha da universidade que está oferecendo o curso.

Na maioria das faculdades, esta carga horária é diluída em um período variável de seis a dezoito meses (um ano e meio). Há a possibilidade de fazer o curso em menos tempo, mas como a maioria dos profissionais normalmente trabalha, fica mais difícil concluir as aulas em um período menor que um semestre. As instituições de ensino, geralmente, marcam as aulas uma ou duas vezes por semana, aos sábados ou no período noturno. É muito importante se atentar a este detalhe quando procurar um curso, e, desta forma, você encaixar as aulas e os estudos na sua rotina. 

Tipos de curso lato sensu

Os cursos lato sensu são os definidos como “especialização profissional” ou os de MBA (sigla em inglês para Master Business Administration). Os MBA normalmente são especializações na área de Negócios e Administração.

Confira também: Quem tem diploma de tecnólogo pode fazer pós-graduação?

O que é pós-graduação stricto sensu?

Continuando a explicar a diferença entre lato sensu e stricto sensu, vamos ao significado desta expressão em latim: “sentido estrito”. Para destrinchar este termo, é necessário compreender que neste tipo de pós-graduação o aluno irá se dedicar a uma pesquisa específica com seu orientador.

São cursos muito interessantes para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, como pesquisador em um assunto, sendo um caminho praticamente obrigatório para quem quer se tornar professor em universidades.

Os cursos de mestrado possuem uma duração média de dois anos, enquanto os de doutorado possuem duração média de quatro anos.

Tipos de curso stricto sensu

Os cursos stricto sensu são classificados nos níveis de mestrado e doutorado. Algumas áreas do conhecimento também oferecem cursos de mestrado “acadêmicos” e “profissionais”, com finalidades diferenciadas.

Diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

As formações dos alunos das pós-graduações lato sensu e stricto sensu são diferentes. Enquanto na primeira o aluno recebe um certificado, no mestrado e doutorado é entregue um diploma que lhe confere o título de Mestre ou Doutor naquela área de conhecimento.

Os dois cursos possuem tempos de duração diferenciados e obrigações acadêmicas diferentes. No lato sensu, o aluno precisa entregar um trabalho de conclusão do curso. No stricto sensu, é preciso elaborar uma dissertação (mestrado) ou tese (doutorado) sobre o tema de pesquisa escolhido durante o ingresso no curso.

 

Como escolher uma pós-graduação?

Se você já concluiu seu curso de graduaçaõ (este é um requisito obrigatório, ok?), deve ter percebido que a escolha de uma pós-graduação não é um passo fácil.  Mas, agora que você já está informado sobre as diferenças entre lato sensu e stricto sensu, é hora de pensar qual mais se encaixa com o seu futuro profissional. 

O MEC e a CAPES possuem páginas na internet dedicadas a ajudar as pessoas a encontrarem os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em atividade no Brasil.

Leia também: Saiba como fazer uma pós-graduação a distância gratuita

Para encontrar um curso de especialização (lato sensu), você pode acessar a página emec.mec.gov.br e seguir os seguinte passos:

  1. Selecione a opção “Cursos de Especialização”.
  2. Caso queira procurar por uma instituição ou curso em específico, digite o nome nos campos indicados. Se não, pode deixar em branco.
  3. Selecione uma das Áreas Gerais onde o curso que você deseja está alocado.
  4. Selecione o Estado e o Município onde você deseja fazer o seu curso.
  5. Informe se deseja procurar por cursos presenciais ou EAD (é possível selecionar as duas opções).
  6. No campo “Situação” busque apenas pelos cursos em Atividade.
  7. Digite o código de verificação que aparece na imagem do lado.
  8. Clique em “Pesquisar” e aguarde o carregamento da lista.
  9. Confira os cursos que mais lhe agradam e procure no portal da Faculdade as informações sobre a grade curricular, valores, inscrições e demais detalhes.

Se você deseja encontrar os cursos de pós-graduação stricto sensu, deverá acessar a plataforma Sucupira da CAPES (sucupira.capes.gov.br) e seguir os passos informados:

  1. Clique no botão “Cursos Avaliados e Reconhecidos”
  2. Há quatro tipos de busca: “Por Área de Avaliação”, “Por Nota”, “Por Região” e “Busca Avançada”. Sugerimos que você busque os cursos por Área de Avaliação.
  3. Na nova página, selecione a área do seu curso.
  4. As Áreas podem conter subdivisões. Caso seja este o seu caso, selecione novamente a divisão que você acredita que o seu curso se encaixe.
  5. Uma lista com todas as Universidades com programas de pós-graduação stricto sensu na área escolhida irá se abrir. Ao selecionar uma das faculdades, uma nova página será aberta com o programa de Pós-Graduação oferecido pela instituição.
  6. Procure no portal da Universidade escolhida as informações completas sobre este curso.

Onde fazer uma pós-graduação?

São diversas as possibilidades de fazer uma pós-graduação lato sensu e stricto sensu no Brasil. Os cursos são oferecidos por instituições públicas e particulares. Aqui vai um ponto de atenção: nem sempre os cursos de especialização são gratuitos nas faculdades públicas, pois não há essa obrigação, diferentemente dos cursos de graduação. Em outros casos, também pode ser solicitada uma taxa de inscrição no processo seletivo.

Separamos para você os links de algumas faculdades parceiras, com toda a documentação junto ao MEC e a CAPES em dia para oferecer cursos de graduação e pós-graduação, seja presencial ou EAD, com preços justos e qualidade garantida. Vale a pena conferir os descontos oferecidos.

Leia também:

Em qual área do conhecimento você pretende fazer a sua pós-graduação? Neste momento, entre lato sensu e stricto sensu, qual você prefere? Deixe seu comentário!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.